A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Wesliana.Veloso 16/08/2020

A pianista
Estava com um pouco de receio de ler esse livro por ser do Machado de Assis.Pensei que a linguagem fosse bastante carregada e que eu não iria entender nada,mas me surpreendi, o conto é bem gostoso e rápido de ser lido você nem ver a hora passando.

Letícia Martins 12/01/2024

Fofo
Leitura gostosinha e rápida. O livro é um romance fofo sobre um casal com uma realidade discrepante, mas que superaram todos os preconceitos da época pra ficarem juntos.

Letícia 13/06/2021

“A pianista” é um conto não muito conhecido de Machado de Assis que narra a história romântica de Malvina, professora de piano, e sua relação com uma família rica, por cujo herdeiro irá se apaixonar. Não encontrei uma amostra de genialidade musical ou do realismo machadiano, mas nem por isso deixou de ser um conto interessante, retrato de uma família aristocrática e de um pai que quer “bons casamentos” para os filhos, no sentido que só um dote pode oferecer.

Liih.Meira 03/01/2024

Gosto muito do Machado de Assis, mas confesso que esse conto achei bem fraquinho.
Mas para o primeiro do ano, está bom kkk
Michela Wakami 05/01/2024minha estante
Eu amei esse, Liih. Realmente livro é algo muito pessoal.?

Liih.Meira 06/01/2024minha estante
Realmente kkkk

Arlete49 03/01/2021

Livro pequeno com uma linguagem simples e tema atual, apesar de escrito em meados de 1860. História comum a diversas obras do gênero.

Barboza 29/03/2021

Delicado
Eu sempre e emociono com relacionamento entre pai e filho. É um ponto fraco pessoal, admiro.

Machado de Assis dispensa comentários na sensibilidade em conduzir o conto. A grosso modo, não passa de um clichê sobre preconceito de classes e um coração orgulhoso sendo dobrado pela humildade e bondade. Mas o autor faz com tanta destreza que comove e cativa.

Machado é sempre uma aula! O "o que" pode ser simples, mas o "como" sempre deve ser singelo!

May 08/06/2023

História bem leve
É uma história bem leve sobre o desejo de Tibério Valença de se aproximar dos fidalgos da corte, entretanto o filho se apaixona por uma órfã de um advogado. É importante ver essa discussão feita por Machado entre os sentimentos e o dinheiro/status. Achei a história bem leve e sem grandes reviravoltas, uma história gostosa de acompanhar como folhetim.

Priscila 15/06/2022

Sobre ser feliz na simplicidade
Este conto é um culto a vida simples, com a maestria e o vocabulário de Machado de Assis.

Nele, o jovem Tomás se apaixona pela professora de piano de sua irmã e, como ela pertence a uma classe social mais baixa, o romance é terminantemente proibido.

O pai de Tomás costumava valorizar tanto as posses quanto a posição social dos mais abastados. Ele precisa aprender que, parafraseando Chesterton, "a coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns". Mas será que depois de tanta idade, ainda é possível aprender uma nova lição?

Lala 28/04/2021

Um conto bem realista. O pai nega o casamento de um dos filhos e assim nega a herança ao novo casal... Já li isso várias vezes... Ah a sociedade..

lalidesu 11/03/2022

Um dos melhores contos de Machado
A escrita assertiva do imortal acertou mais uma vez neste que é, na minha opinião, o conto mais lindinho de Machado de Assis que eu li até agora (saiba que eu não li ainda todos os contos de Machadão). Vale muito à pena e acalenta os coraçõezinhos que necessitam de um tico de fé na humanidade.

Chris Silva 22/01/2024

A pianista
Segunda leitura que faço do autor. Adorei, achei super poética a escrita. Menos de uma hora você conclui a leitura. uma história que traz reflexões sobre perdão, amor, relações sociais e preconceito.

Osman.Siqueira 10/05/2021

Conto que surpreende pela simplicidade
Como sempre Machado de Assis com suas histórias gostosas de ler onde a gente tem todas as impressões de como era a sociedade da época. Um romance curtinho com um final tão simples que sinceramente surpreende.

Andre.Barbosa 11/09/2023

Mais um conto de Machado de Assis que consegue extrair em poucas páginas as grandes particularidades da natureza humana.