A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Wesliana.Veloso 16/08/2020

A pianista
Estava com um pouco de receio de ler esse livro por ser do Machado de Assis.Pensei que a linguagem fosse bastante carregada e que eu não iria entender nada,mas me surpreendi, o conto é bem gostoso e rápido de ser lido você nem ver a hora passando.

Letícia 13/06/2021

“A pianista” é um conto não muito conhecido de Machado de Assis que narra a história romântica de Malvina, professora de piano, e sua relação com uma família rica, por cujo herdeiro irá se apaixonar. Não encontrei uma amostra de genialidade musical ou do realismo machadiano, mas nem por isso deixou de ser um conto interessante, retrato de uma família aristocrática e de um pai que quer “bons casamentos” para os filhos, no sentido que só um dote pode oferecer.

Arlete.Lima 03/01/2021

Livro pequeno com uma linguagem simples e tema atual, apesar de escrito em meados de 1860. História comum a diversas obras do gênero.

Barboza 29/03/2021

Delicado
Eu sempre e emociono com relacionamento entre pai e filho. É um ponto fraco pessoal, admiro.

Machado de Assis dispensa comentários na sensibilidade em conduzir o conto. A grosso modo, não passa de um clichê sobre preconceito de classes e um coração orgulhoso sendo dobrado pela humildade e bondade. Mas o autor faz com tanta destreza que comove e cativa.

Machado é sempre uma aula! O "o que" pode ser simples, mas o "como" sempre deve ser singelo!

Osman.Siqueira 10/05/2021

Conto que surpreende pela simplicidade
Como sempre Machado de Assis com suas histórias gostosas de ler onde a gente tem todas as impressões de como era a sociedade da época. Um romance curtinho com um final tão simples que sinceramente surpreende.

Lala 28/04/2021

Um conto bem realista. O pai nega o casamento de um dos filhos e assim nega a herança ao novo casal... Já li isso várias vezes... Ah a sociedade..

Ali Vön Med 05/06/2020

Me surpreendeu!
Leitura que me surpreendeu, por ser curta, não esperava muita profundidade e desenvolvimentos maiores. Mas ainda bem que eu estava muito enganada. Conto muito agradável e gostoso de ler! Indico com 100% de vontade de persuadir a quem eu indicar esta leitura!

site: http://instagram.com/alivonmed

Bruno Gordiano 06/08/2020

Machado tem contos bem interessantes, e um que não conhecia era "A Pianista".

O conto foi escrito em um periódico relacionado às famílias, o que já sugere o diálogo com quem o escritor quer abordar.

Malvina é uma jovem pianista que se apaixona pelo Thomás, cujo amor não é aceito.

O pai de Thomás irá usar todos os seus artifícios para acabar com este romance, será que está história terá um final feliz?

A premissa do conto é bem interessante, e o que mais me surpreendeu foi a linguagem mais simples do Machado, você consegue ler o conto em uma tacada.

Ah, os valores morais trazidos por Machado, em pleno século XIX merecem nossa atenção.

Merece com certeza 5 estrelas.

Livia.Sena 15/08/2020

Uma vida honrada
A pianista é aquele romance sem defeitos em que toda a trajetória é extremamente envolvente e culmina em um final feliz.
Uma narrativa com muitos ensinamentos sobre boa conduta, bom caráter, amor e verdadeiros valores.
Um amor que ultrapassa barreiras e vence preconceitos. Com sabedoria e persistência fora mostrado que mais vale um caráter incorruptível do que a conta bancária.
Pequeno em tamanho e gigante em valia, esse clássico de Machado de Assis tem muito a acrescentar em nossas vidas, uma obra que deve ser lida e relida de tempos em tempos.

Essa preciosidade chegou até minha vida por meio do audiobook o que tornou a sensação de pertencente a história ainda mais contagiante.

Bianca 23/05/2021

@oslivros.dela
Mais Machado de Assis e mais um conto. Dessa vez, o tema foi relação familiar, mais especificamente entre pais, filhos e noras.?
?
É uma obra sensível e, apesar de não ter gostado tanto dessa quanto das outras, reconheço sua importância e, como sempre, crítica.?
?
Se. por um lado, não é tão impactante quanto as outras, sua leitura é mais fácil. Talvez, se você é um iniciante nos clássicos, "A pianista" seja uma boa forma de começar.?

Mari 01/06/2020

Minha pequena [e falha] visão de: A Pianista
Com leitura fácil e rápida A Pianista supera as expectativas. Um conto que na nossa cabeça é fadado ao fracasso e que tem um final digno de conto de fadas. É bem resolvido em todas as partes. Gostei bastante. Recomendo.

Srtadd 29/09/2020

Em poucas páginas, Machado de Assis nos expõe nesse conto sobre a história de Malvina. Uma professora de piano, que via nas aulas o único recurso que tinha para sustentar sua mãe, pobre velha a quem os anos e a fadiga de uma vida trabalhosa não permitiam mais trabalhar. Então, a pianista se vê em um romance com Tomás, que está em um diferente nível social que a mesma. Com isso Machado, nos aprofunda em diversas reflexões sobre o preconceito e das diferenças sociais entre as classes, também entra na questão que se só o amor, diante da moral, os títulos sociais e o dinheiro, é suficiente para para sobreviver?

Polyana 01/05/2020

Paradigmas quebrados
Nem eu sabia que ia gostar tanto dessa leitura. A história que se passa nesse conto, encanta, pois vemos como a natureza de criação e hábitos enraizados são modificados, desde que se é fiel ao que se acredita.