A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Lua 13/11/2023

Adorei! Como é tradicional na obra de Machado de Assis, a crítica às elites está fortemente presente. Nesse caso a quem veio das classes baixas e alcançou certa aparência de fidalguia.

Aline Araujo 03/12/2022

Vaidade paternal
Através de uma escrita fluida, Machado de Assis narra um retrato da vaidade de um pai e a humildade de um filho, e as consequências de ambos comportamentos.

Polyana 01/05/2020

Paradigmas quebrados
Nem eu sabia que ia gostar tanto dessa leitura. A história que se passa nesse conto, encanta, pois vemos como a natureza de criação e hábitos enraizados são modificados, desde que se é fiel ao que se acredita.

VilmaPCBrum 19/01/2024

A heroína pianista
Pra mim um conto simples, porém elegante. Cheio de palavras difíceis que quando descobertas ajudam a formar os heróis em questão e a pianista foi a maior entre todos.

Comenta Livros 14/12/2021

Muito bom livro!
Interessante como é tratado o preconceito por Machado através de uma história com um final incrível.

site: https://comentalivros.com/a-pianista-machado-de-assis/

raf's 03/01/2023

um bom conto
não tem muito o que dizer sobre, li de forma despretensiosa mas não deixa de ser Machado de Assis. acaba sendo bem tocante pelo realismo que o livro passa na situação em que os personagens vivem. vale a pena ler por ser um conto rápido e com uma leitura razoavelmente fácil.

kazma ð¤ 19/12/2021

Autor: Machado de Assis
Nota: 4,5?

?A Pianista é um livro super fofo e leve, comecei a ler e quando pisquei já tinha acabado.
Resumidamente, conta a história de uma bela professora de Piano simples que se apaixona pelo filho de um cara muito rico, e o sentimento é recíproco. Porém o pai do amado de Malvina(a pianista) não aprova o romance do casal e no decorrer do livro vemos como tudo isso se desenrola e termina

?Acho que o principal do livro é você conseguir captar as mensagens que o livro transmite

?Personagem favorito: Tomás

?"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever"

Viane 08/10/2023

O amor perante as desigualdades
"- Não, não digas isso... Há de ser minha mulher ante Deus e ante os homens. Que valem as fortunas neste caso? Uma coisa nos iguala: é a nobreza moral, é o amor que nos liga. Não entremos nessas miseráveis considerações do cálculo e do egoísmo. Sim? [...] Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."

dessa 30/12/2021

adorável
é um conto de leitura leve e que para mim foi muito fluida, o Tomás e Malvina roubaram meu coração mesmo que tenha sido algo curto. um clichê bonito sobre julgamentos e arrependimentos quanto a eles.

eu comecei a ler e não quis parar, então, toda vez que precisava fazer algo, minha euforia aumentava porque eu precisava ler até o último ponto final.

Fernando.Camargo 13/05/2020

Uma leitura rápida e simples, mas com uma mensagem poderosíssima.

Aryane 28/05/2021

Singelo e encantador
Uma novelinha que conta a história de amor entre Malvina, uma professora de piano e Tomás, um rapaz rico e filho de Tibério.
Os dois se apaixonam irremediavelmente, no entanto o pai de Tomás é um velho tolo que só se preocupa com aparências e dinheiro e não aprova que os dois se casem. A história toda se desenvolve em cima desse mote, apesar de ser bem clichê e encontrarmos a mesma situação em muitas outras histórias, a forma desprendida como Machado desenvolve o seu texto me prendeu do início ao fim.
O final traz uma lição de moral muito bonita. Gostei!

Geysla 30/12/2020

A Pianista
Uma novelinha de Machado de Assis, super romântica. Acompanha a história de uma mocinha pobre e seu par, que enfrentam o pai dele que é contra o relacionamento por conta das diferenças sociais.

Letícia 18/11/2020

Moral da história
Um conto bem parábola bíblica com arco de redenção bem clichê.