A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Mia 05/08/2021

o livro é bem curto, mas não deixa de agradar; tem uma movimentação e uma linguagem relativamente fácil e acessível para um clássico brasileiro, queria mais desenvolvimento da protagonista como indivíduo, mas no geral gostei bastante.

Bebela 23/08/2021

Uma história simples, mas bela
É impressionante como o Machado de Assis, mesmo escrevendo algo simples e clichê, consegue nos envolver em suas histórias. Achei a história fofa e quando percebi, já estava me importando com todos seus personagens e estava curiosa sobre o final da história.

Juliana.Cristina 08/01/2022

A pianista
Uma leitura rápida, fala um pouco do preconceito social e a forma limitada que vemos o mundo, separado as pessoas por rótulos desnecessário, sendo que, muito vezes não enxergamos o que realmente importa. O dinheiro ajuda em muitas situações, porém, não compra o que é mais valioso.

Joyce654 10/01/2024

Surpreendente
Nunca pensei que leria um conto de Machado de Assis com um final feliz.
Não há nem o que comentar, é um conto emocionante, te leva para dentro da história. É lindo!

Miguel.Moreira 03/02/2022

A pianista
Esse é um pequeno conto do grandioso herói do nosso idioma, Machado de Assis. Por ser o meu prineiro contato com Machado, não tenho muita propriedade para falar da obra, mas um conto como esse, que por essência é um romance (ou uma comédia, no sentido oposto à tragédia), podemos retirar muitas reflexões sobre como nós agimos, e como as pessoas são realmente. E acredito que possa ser uma crítica à nobreza da época em que o texto foi escrito.

Se trata de um amor entre uma jovem pobre e um fidalgo obrigado a escolher entre o amor do pai ou sua amada. O pai simplesmente aceita com a condição de abandonar o filho à sua própria vida, e a não ajudá-lo financeiramente e nem moralmente, o filho perdera o amor do pai.

Uma narrativa onde a humildade salvou o mesquinho fidalgo e uniu a família rica novamente (rica nesse último momento pois acima do dinheiro, temos a redenção de um homem orgulhoso e avarento, e o final feliz para todos os personagens).

Não preciso dizer que amei o livro, não tanto pela história, mas pelas lições disfarçadas de narrativa, pois eu não esperava o desfecho que teve, foi um tapa na cara da sociedade da época.

Tábata Kotowiski 07/01/2024

Conto de Machado de Assis que conta a história da pianista Malvina, moça formosa mas de classe social baixa que acaba se apaixonando pelo filho de um fidalgo, o qual é contra o namoro e casamento. Um conto de destaca bastante o preconceito social da época. Um bom conto. Previsível mas vale a leitura. Gostei.

Ester 04/04/2022

Um romance de época
Algo fora do meu abtial temos essa leitura que, apesar de parecer, não é pesada ou saturada. Pelo contrário, aqui temos uma leitura leve que nos mostrar um romance vivida por uma professora de Piano e como as pessoas evoluem ao decorrer de suas situações de vida. Um dos primeiros contos do autor que tenho contato, porém não deixou a desejar. Ainda não é o meu conto preferido, porém vale a pena lê-lo.

julianas 06/05/2022

Uma boa história do Machado de Assis
"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."

Jeane Esquivel 12/06/2022

Machado Romântico
A Pianista é um conto do genial Machado de Assis, de linguagem simples e direta.

Enxergamos, na história, a escrita típica do autor, marcada pela crítica social e pelas conhecidas interações com o leitor - que eu, particularmente, adoro.

Embora seja bastante Machadiana na forma, o conto muito me lembrou, em seu conteúdo, algumas histórias de José de Alencar, típicas do romantismo, ao abordar a conhecida relação da mocinha recatada e pobre que se apaixona por um homem de diferente classe social e as dificuldades que superam para, finalmente, ficarem juntos.

Na obra, Malvina, órfã de pai, trabalha como pianista para auxiliar no sustento da casa e da mãe. Um dos seus trabalhos é ensinar à Eliza, filha do orgulhoso Tibério.

Rapidamente, Malvina se apaixona por Tomás - o irmão de sua aluna - e é correspondida. Tibério, que é retratado como um homem supérfluo e vaidoso, não admite o relacionamento do filho com a pianista, pois acredita que as relações devem ser travadas em respeito à classe social dos envolvidos.

Tibério utiliza de inúmeras artimanhas para afastar o filho da amada, para grande tristeza de Malvina e Tomás.

A história segue nesse processo de afastamento e reecontro dos amados, redenção, perdão e ventura. Um conto leve e rápido que agrada e entretém.

Vale a pena conhecer!!!

Gizalyanne 04/03/2016

Romance bem tradicional
Uma jovem pobre e um jovem rico se apaixonam, mas o pai dele desaprova .
Será que esse romance irá em frente?

Felipe1503 09/04/2024

As marcas de Machado de Assis
Já li faz tempo essa obra. E fui ouvir um trecho agora do áudio livro. Você é remetido a sensibilidade e graça que Machado de Assis imprimiu em suas obras.

Marcia 04/04/2020

Conto suave e romântico, no sentido filosófico da palavra.

Letícia 19/04/2020

A leitora
Um conto bonito, simples e de rápida leitura. Machado construiu muito bem a história, garantindo leveza e espírito. Mesmo após tantos anos, sua obra continua relevante e de fácil entendimento, mesmo com as mudanças da língua portuguesa

Cris.Costa 19/08/2020

Leitura super rápida e deliciosa. O conto fala de amor e perdão, um lindeza para quem quer começar a ler Machado ?