Freud Criador da Psicanálise

Freud Criador da Psicanálise Marco A. Coutinho Jorge...

Resenhas - Freud - Criador da Psicanálise

Avyla 09/05/2023

Leitura muito boa e fluida. Traz os pontos principais tanto da biografia de Freud como também as principais temáticas estudadas por ele.
Gostei muito.

Aefe! 07/07/2012

JORGE, Marco A. Coutinho FERREIRA, Nádiá P. Freud: o criador da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2aEd, 2005, col. Passo a passo.

“Freud: criador da psicanálise” faz parte da coleção Passo a passo Psicanálise, da Jorge Zahar, no. 14. É o primeiro que lida da coleção e gostei muito. Uma introdução de apenas 70 páginas que cumprem relativamente o prometido. Apresenta um esboço da vida de Freud, os escândalos que causou, os diálogos e os conflitos com alguns de seus seguidores, como Jung, e os dramas pessoais diante da ameaça de Hitler. Mas também não é um livro apenas biográfico, apresenta o desenvolvimento da Psicanálise de Freud ao longo de sua vida, abordando resumidamente alguns de seus conceitos fundamentais como a importância da interpretação dos sonhos, o seu desenvolvimento da histeria e da sexualidade infantil aos conceitos de castração, complexo de Édipo etc. Interessante o desenvolvimento dos conceitos inconsciente, pré-consciente e consciente (primeira tópica) para id ego e superego (segunda tópica).
Allan G. 02/06/2013minha estante
Excelente comentário. Vai ser meu 13º lido da coleção.

Clarissacosta 06/10/2021

O texto é bem claro, o livro fala sobre a vida e o desenvolvimento de Freud e a criação da psicanálise. Tem uma leitura fluida, algumas coisas ainda ficaram um pouco confusas mas acredito que seja a fase que ainda estou, mas muito interessante e bem informativo.

Marcelo 14/11/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Um livro de bolso bastante interessante pois além de apresentar os principais conceitos desenvolvidos por Freud, apresenta também a história do movimento psicanalítico e a biografia de Freud.

O texto mostra as relações que Freud desenvolveu com alguns grandes nomes que contribuíram muito para o desenvolvimento da psicanálise, mas também o rompimento com estes personagens como Fliess e Jung, por não concordar para onde queriam levar o movimento psicanalítico.

Apresenta os últimos anos de Freud convivendo com o tumor que lhe rendeu 31 cirurgias, o exílio para a Inglaterra e sua morte, que foi um pedido ao seu médico e sua filha Anna para que interrompessem seu sofrimento.

Livro muito bom e recomendado para quem quer entender em linhas gerais este importante personagem e a criação do movimento psicanalítico, além dos principais conceitos da psicanálise

Ricardo 25/03/2022

Simples e direto um ótimo livro para conhecer a psicanálise e sua história, assim como o Freud em si e sua família

Isabel659 03/03/2021

Sobre Freud!
É um livro para te introduzir na vida e teoria de Sigmund Freud, nós mostra alguns aspectos interessante sobre ele, e outro já muito conhecidos.

Duda.Oliveira 04/03/2021

Freud
É um livro básico que cumpre com o que promete, se não procurar entender as complexidades das teorias, penas quer ler um pouco sobre a vida e obra de Freud esse é um bom livro introdutório!

pam.ggs 06/03/2022

Bom :)
Li pra faculdade e é uma leitura muito boa que trás um resume bem bom sobre a vida de Freud e sobre o nascimento da Psicanálise.

O livro não só trás detalhes sobre a vida pessoal de Freud, mas também explica conceitos psicanalíticos conforme são apresentados no texto.

Muito bom para quem planeja ter uma introdução da teoria psicanalítica.

Lys Coimbra 23/06/2015

É sempre muito interessante ler sobre Freud!
Com este livro não foi diferente, pois, embora suscinta, a obra agrega conhecimento e também menciona algumas curiosidades a respeito desse, que eu considero um grande gênio!
Excelente para quem nunca leu nada a respeito de Freud e muito boa para quem quer saber um pouco mais sobre ele.

Ana 18/11/2016

Emblemática, a morte de Freud no exílio reflete a vida daquele que desbravou uma terra desconhecida para resgatar o eterno exilado: o sujeito do inconsciente. Mas sua obra continua viva e constitui até hoje aquilo que de melhor foi produzido pelo homem para compreender a si mesmo.

Janaína Martins 15/01/2021

Organizado
Temas muito bem organizados e bem claros para leitores iniciantes de Freud.

isabellebessaa 28/12/2021

Leitura rápida pra quem não tá com paciência de ler calhamaço mas quer se informar com uma fonte confiável sobre a história de Freud. Gosto demais dessa coleção da Zahar e aprendi algumas curiosidades da biografia do pai da psicanálise.