Albertine

Albertine Décio Gomes

Resenhas - Albertine

milena1259 09/02/2023

aiai albertine
gostei muito da atmosfera do livro mas me perdi em algumas partes e achei umas coisas meio sem nexo, no geral até que gostei e entregou oq prometia! não me apeguei a nenhum personagem mas acho q a casa q montei na minha cabeça pro cenário da história jamais será esquecida

Taiza.Souza 03/11/2021

Adorei! Meu primeiro livro de terror e suspense!
Sempre gostei de filmes de terror/suspense, mas o livro Albertine foi o primeiro do gênero. A leitura é rápida e fácil. O autor traz detalhes em que é possível imaginar as cenas e os espíritos. Já estou doida para ler mais livros assim! Fiquei sabendo que é uma trilogia mas os outros livros não receberam notas boas em resenhas, então estou pensando se vou continuar a leitura ou não. De qualquer forma, o livro não termina sem desfecho? ótima leitura :)

Nai 08/10/2021

Todos temos segredos!
Décio, não deixou a desejar no enredo desse livro. Albertine e Jeremy, se conhecem desde a infância, após se tornarem jovens tentaram de todas as formas se manterem próximos, mas o destino tinha outros planos para o jovem casal.
Após um longo período separados, um ato inesperado de Albertine e uma sequencia de acontecimentos estranhos, uniram os dois, proporcionando os melhores e os piores momentos para os dois.
É um livro extremamente gráfico, de uma leitura muito fluida, você consegue imaginar todo o cenário, sentir o que os personagens sentem.
E quero ler logo a continuação.

Douglas 02/10/2021

Um livro com brilho e que encontrou voz e espaço.
Alguns escritores levam anos para se encontrarem na escrita, encontrar o seu estilo próprio e o seu brilho. Esse livro com certeza foi reescrito muitas vezes até chegar a um nível de grandiosidade que poucos possuem, tem coração, tem alma e tem um brilho eterno.

Li o livro como se estivesse assistindo uma série de suspense, embora seja lento sempre acontecia um evento novo, um novo rumo e descoberta. A revisão é do escritor e é impecável, não encontrei nenhum erro o que é raro.

A narrativa é visual fazendo entrar nas cenas, tem um ar sombrio e sabe conduzir em capítulos em um tamanho ideal. As contrações dos personagens faz com que soem reais, cheio de camadas e personalidades bem definidas ao ponto de querer conhecer ainda mais.

Como é o primeiro livro de uma trilogia o final é aberto, que vai continuar no terceiro livro já que o segundo é uma viagem ao passado.

Oly 11/08/2020

Um dos melhores livros que já li esse ano!!!! Fiquei presa do início ao fim, criando teorias e tentando descobrir o que iria acontecer com Jeremy e Albertine... e, no fim das contas, fui positivamente surpreendida!
Já estou ansiosa pra ler os outros livros da trilogia!

Aninha de Tróia 22/06/2020

Foi interessante, mas não me assustou do jeito que eu precisava hehehe. Algumas coisinhas me incomodaram, principalmente a chatice da Albertine. Mesmo assim, continuei a série e já peguei outro livro do autor para lêem

gabivbritto 24/05/2020

Não sei o que achar
Adoro aprofundar o contato com autores nacionais, e descobri que esse escritor é querido pela comunidade literária. Achei o livro fluido e leve, mas o prólogo me fez esperar muito mais tensão e sombras.

Kamal.Dehn 16/02/2020

Amor e Fantasmas
Simplesmente o melhor livro brasileiro que eu já li com temática sobrenatural e doses de romance. Precisa virar filme!

Karine.Campos 25/04/2018

Albertine
Conheci "Albertine" por um acaso desses inexplicáveis que transformam sua visão do universo literário. Ano passado fui visitar uma grande amiga e escritora @escritoraliviamessias na Bienal do Livro em Recife, e como ela sabia do meu amor pelo terror me apresentou ao Décio e com isso conheci As Crônicas Ridell, do qual Albertine é o primeiro volume.

Não sei porquê demorei um tempo para começar a leitura, mas quando comecei simplesmente não consegui mais parar, li Albertine em um dia e trilogia em três. Dizer que gostei de Albertine é muito pouco, eu simplesmente amei!
A forma como Décio escreve nos faz mergulhar na história. Eu me senti como um personagem no livro. Nesses três dias, que me dediquei a leitura, eu realmente vivi na mansão Ridell, eu torci e sofri com Albertine, Rosa, Jeremy e os demais personagens. Senti seus medos, suas dúvidas e seu amor.

Décio me fez sentir como há muito tempo não me sentia ao ler um livro de terror eu fiquei completamente atemorizada, ao ponto de algumas vezes não querer ficar no escuro. O que mais querer de um livro de terror? Obrigada Décio por me apresentar Albertine e Rosa. Elas serão para sempre duas amigas queridas

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura
LivMessias 21/05/2018minha estante
Corre, Albertine! Essa trilogia é maravilhosa! Obrigada por ter acreditado na minha dica e ter abraçado a literatura nacional.

LivMessias 25/04/2018

Excelente!
Albertine não tinha a menor ideia de que aquele menino pálido, de cabelos escuros, e seu melhor amigo, também seria o amor da sua vida. Essa vida que ela, até então, achava possuir total controle. Engano.
A escrita de Décio Gomes vai te fazer viajar alguns séculos para apresentar uma família influente, bem-sucedida e misteriosa. Os Ridell são aquela caixinha bonita esquecida num sótão há anos e que você não tem certeza por que inventou de abrir. Albertine não teve muita escolha, é verdade, a vida não lhe deu essa chance. Tudo bem, certo? Talvez. Muitas vezes você sentirá vontade de tomar sua mão e dizer "Corra, Albertine", enquanto também corre. Sim, porque vai dar vontade de correr junto em muitas ocasiões. Ou de checar se a janela está mesmo fechada, só por precaução. Não precisa se preocupar porque nem só de sustos vive essa família. Os Ridell são bons anfitriões e você sempre receberá convites para um chá com biscoitos, porém não posso garantir que a companhia será agradável. Qualquer coisa, é só chamar o Padre Juliam que ele ajudará no que for necessário. Albertine que o diga.
As Crônicas Ridell é leitura recomendada para quem gosta de terror clássico e personagens elegantes. E não se esqueça de trancar a porta.

site: https://www.instagram.com/p/BcclVfHAHLR/?taken-by=escritoraliviamessias

Danii36 02/04/2018

Gostei bastante dessa leitura, uma escrita envolvente, cheia de mistérios e suspense sobrenatural.
A narrativa em terceira pessoa é bem detalhada e fundamental para o entendimento de cada acontecimento da história.
Primeiro livro da trilogia As Crônicas Ridell, conta a história de Jeremy e Albertine, amigos de infância que se apaixonam, com histórias de vida semelhantes, encontram a segurança nessa relação.
Alguns acontecimentos ocorrem na vida de Jeremy, que herda uma mansão cheia de segredos, eles se mudam, se casam e é onde tudo acontece: cenas tensas mudam o rumo de suas vidas.
Não tem como falar muito sem dar spoiler, então deixo aqui a indicação desse livro que vale muito a pena.

Markarroni 29/01/2018

Definitivamente o amor e a morte andam juntos
Albertine, do autor pernambucano Décio Gomes, conta a história de dois jovens que vivem no século XIX, que crescem juntos, são praticamente vizinhos. Jeremy, filho do dono de uma imobiliária de sucesso, e Albertine, filha de um simples casal. Por eles crescerem juntos, desenvolveram uma intimidade e amizade muito grande, o que seria levado para a vida toda, se não fosse um trágico desastre que fez com que, até então, os melhores amigos de infância, fossem separados.

Não é possível falar mais da história, sem que algum spoiler seja solto. Albertine é narrado em terceira pessoa, e Décio Gomes soube fazer isto muito bem. Desde a primeira página até a última, o autor conseguiu, de maneira sádica e impressionante, fazer com que o leitor não largue o livro e se envolvesse na narrativa de forma que você mergulhe de cabeça e não volte mais a superfície, até que a última frase do livro seja lida. É incrível como tudo no livro é interligado. Desde os simples acontecimentos até as gigantescas surpresas.

O livro mistura romance, terror, suspense e ação. É extremamente fantástico como Décio conseguiu juntar isso de uma forma extremamente emocionante, nos fazendo rir, chorar, sentir frio na barriga, se arrepiar, sentir os pelos da espinha se eriçarem, sentir medo, se surpreender de uma forma bastante intensa. Enquanto a leitura prossegue, é incontrolável o desejo de continuar lendo cada capítulo. A cada página virada, uma surpresa, um mistério, algo é explicado, mas o mistério sempre está presente. Até chega a ser ridículo (de uma forma boa), mas é maravilhoso como Décio nos faz exprimir tantos sentimentos, desde uma simples risada até a agonia.

De início, de jeito algum alguém me faria acreditar que Albertine foi a primeira obra de um autor bastante jovem, nos seus vinte e três anos. A maneira com que ele escreve, a descrição, as palavras usadas, o enredo e principalmente a ligação extrema entre os fatos ocorridos, são de um escritor, diria eu, de mais idade e de mais experiência. Tenho certeza que Décio Gomes é uma grande promessa para a Literatura Nacional. Assim que a última frase do livro é lida, você fica extremamente ansioso para ler a sequência. Definitivamente, Albertine mostra a experiência de quando o amor e a morte andam juntos.

fabio 29/03/2017

RESENHA: Albertine, Décio Gomes (Lupi Literatus)
Jeremy, o protagonista, é um jovem perturbado com acontecimentos de seu passado. Mesmo com a boa condição financeira de sua família, fruto da imobiliária Ridell herdada pelo seu pai, o garoto sofre grande solidão. Suas únicas companhias são Rosa, a governanta e babá do garoto, e Albertine, sua amiga. Albertine vem de uma família tradicional; também com boa situação financeira, a garota ficou amiga de Jeremy quando seu pai alugara uma dos imoveis dos Ridell. Desde então, os dois se tornam inseparáveis.

Gostei bastante do modo como o autor conduziu o relacionamento deles. Desde o inicio, quando eram apenas crianças, essa conexão já era perceptível. Jeremy é introvertido, tímido, com limitações de saúde, mas mesmo assim combina totalmente com Albertine, que é seu extremo oposto. Além desse relacionamento, a personalidade de ambos também foi maravilhosamente desenvolvida. Suas ações são compatíveis com a personalidade apresentada no decorrer do livro, facilitando o desenvolver da trama. O mais importante é que tudo ficou real, crível. Se tirarmos a parte sobrenatural, o livro poderia se passar como um relato ou até mesmo auto-biografia.

Essa química acaba levando Jeremy e Albertine á um simples casamento, realizado na Mansão Ridell. O imóvel fora herdado pelo garoto após o falecimento de seu pai; a divida que o homem deixara era tão grande que fora preciso vender todas as ações da imobiliária para quita-las, restando apenas a mansão, que não havia sido oficialmente listada como propriedade. A cerimônia acontece sem imprevistos, e no final do dia os dois desfrutam a tão esperada noite de nupcias. Mas essa calmaria dura pouco tempo.

Logo estranhos acontecimentos começam a afetar a sanidade de Albertine; uma estranha presença começa a assombra-la ainda na noite de nupcias. Esse clima sobrenatural também afeta Jeremy, que acaba descobrindo segredos obscuros da própria família no mausoléu da propriedade. O suspense assume grande parte do livro, deixando o leitor tenso a cada capitulo. O autor acertou em cheio em não "encorpar" os espíritos logo de cara: as assombrações vão aumentando gradualmente, junto da tensão que fica maior a cada capitulo.

A coisa que mais gostei no livro, sem dúvidas, foi a escrita do autor. Além da tensão refletida impecavelmente, o texto não tem nenhum tipo de erro, seja de português ou gramatical, e os traços de uma narrativa gótica só contribuíram para o resultado final. Ah, e outro toque de gênio foi dividir o foco dos capítulos entre os dois protagonistas; isso possibilitou uma absorção maior da estória sem limitar os leitores á apenas uma visão das coisas. De certo modo, acabamos por acompanhar duas estórias situadas em um mesmo cenário; a de Jeremy, que descobre segredos nebulosos de seu próprio passado, e a de Albertine, assombrada pelo espíritos do passado de seu noivo.

Outro detalhe que merece destaque é a descrição detalhada de tudo. Fica impossível não se apaixonar pela mansão quando imaginamos os detalhes descritos pelo autor; dos móveis vintage ao cenário gótico/vitoriano. Eu, sem duvidas, passaria uma noite em um lugar desses. (ou não)

E pra complementar ainda mais esse cenário, temos o Jullian; um padre caçador de demônios! A mitologia usada em Albertine foi ao mesmo tempo simples e complexa, saindo do básico mas sem criar algo exageradamente fantástico. Fiquei bastante curioso para saber mais sobre o mundo dos Venatores, bem explorado acredito que esse universo poderá ser expandido tanto quanto o de Harry Potter foi.

Resumindo: Terminei o livro completamente apaixonado por tudo. E não, não estou dando 5 estrelas por empolgação. O livro realmente me surpreendeu bastante: tudo se encaixou perfeitamente no contexto, e nenhuma ponta ficou solta. Recomendo para todos! Na verdade, ainda não entendo como esse livro não se tornou best seller nacional. Espero, sinceramente, ver o nome do autor nos sites de literatura ainda em 2017. Recomendadíssimo!

site: http://lupiliteratus.blogspot.com.br/2017/01/resenha-albertine-decio-gomes.html
Nicole Krueger 31/03/2017minha estante
Décio Gomes, ele é maravilhoso. Só li Equilibrium dele por enquanto, mas já comprei a trilogia e o livro spin-off do padre. Fico feliz que tenha gostado do livro! Ele realmente tem uma escrita mto boa e descreve mto bem cenários e personagens.

Hester1 24/01/2017

O livro é bom, boa narrativa, a leitura flui bem gostoso, a estória é legal. Só um senao, nao é meu tipo de leitura. Comecei a ler por que é bem indicado aqui. Fui lendo até quase o fim, quando a estória toma mais forma. Como nao gosto do tema fui perdendo o pique e só engantando uma leitura din^mica para nao parar, coisa que sempre faço, mas já tinha lido tannnto. Se nao fosse por nao gostar do tema, daria nota 4.