Viver

Viver Yu Hua

Resenhas - Viver

serjdurant 14/04/2024

Um dos melhores livros que ja li simplesmente incrível ele faz você sentir muita tristeza é um livro bem triste mas a história é sensacional, a leitura é fluida e te prende você não consegue parar de ler até terminar

Wiven 28/03/2024

Definitivamente uma das melhores obras que já li em minha vida, esse livro carrega um peso narrativo gigante, fiquei preso a história em cada frase lida, a construção dos personagens é elaborada de forma objetiva, mas sutil, a partir de determinado momento da leitura você já entende como isso vai terminar, mas vale a pena ler cada página para chegar na conclusão da história, esse romance tem uma história única, lotada de sentimentalismo, drama, resiliência e principalmente do amadurecimento pessoal do protagonista. Também cabe citar que mesmo a história se passando na década de 40, é um cenário e narrativa totalmente aplicável aos tempos de hoje, ouso dizer que esta é uma obra atemporal, foi uma leitura deveras prazerosa.

Recomendo como uma leitura obrigatória para todos.

Yuri 24/03/2024

A tragédia de um homem
Este livro foi uma baita surpresa, finalmente tive a chance de ler um escritor chinês.

Viver conta a história de Fugui Xu, todo enredo se passa em uma tarde na qual um jovem andarilho, ao explorar a parte rural da China, se interessa em escutar a história de vida do velho chamado Fugui.

Fugui relata o início de uma juventude opulenta nos anos 40, filho de um abastado dono de terras, levava uma vida muito confortável, sendo carregado por um empregado como forma de transporte, porém perde toda a fortuna do pai por vício em apostas.

Com uma narrativa que conta os impactos das decisões do protagonista e o contexto da época, tais como a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Guerra Civil Chinesa, a ascensão do Partido Comunista e a Revolução Cultural Chinesa, o autor não busca explicar os acontecimentos históricos, mas sim o impacto sobre Fugui e sua família.

A escrita é fluída e viciante, mérito do escritor e da tradução, a linguagem é simples e encantadora, entretanto, é um dos livros mais tristes que eu já li, semelhante com "A Distância Entre Nós" da Thrity Umrigar em termos de martírio, é uma obra que você só lê uma vez.

_bbrcam 20/02/2024

Impactante!
Esse livro me envolveu tanto que quase o devorei com os dedos, passando as páginas. tenho algumas ressalvas, mas em poucas páginas o autor consegue te trazer pra história, te emocionar e ansiar pelos desdobramentos. muito bom!

cyberenjeru 17/01/2024

Que livro foda. Amargo, sofrido, as vezes pesado demais, as vezes tão leve que chega a ser lindo. Apesar de tantas mortes, nos agracia com a simplicidade e detalhes da vida. Acredito que Fugui representante os milhares de chineses que mesmo com a fome, com as guerras e a pobreza, continuaram de cabeça erguida, trabalhando e compartilhando o pouco que tinham, trazendo prosperidade a China. Queria que o livro continuasse, queria saber mais sobre a vida dele, o que ele viveu, até quando ele viveu.

lAvia494 16/11/2023

''A noite negra descia do céu e eu sabia que, num piscar de olhos, testemunharia o fim do crepúsculo. Eu via a terra revelando seu peito descoberto e forte; era uma posição de chamamento e, como uma mulher que chama os filhos, a terra também chamava pela chegada da noite.''

Alessandra 22/07/2023

Quando peguei esse livro pra ler pensei que era o jovem andarilho que ia coletando histórias e vivências e ia compartilhando com a gente, mas não: trata-se de uma única história contada por Fungui, um senhorzinho que o andarilho encontra em seu caminho, e que pacientemente nos conta os percalços de sua vida sofrida, trazendo reflexões pertinentes ao modos operanti de como vivemos hoje.

Marcados pela fome, somos conduzidos pelos incidentes da família Xu, ao que conseguimos ter um panorama histórico da China desde a guerra civil que culminou no governo comunista de Mao Tsé-tung, passando por acontecimentos marcados pela Resolução Cultural no país.

É uma leitura fluida, apesar de ser duro ler sobre tanta desgraça. Gostei bastante da experiência de ler algo traduzido do chinês, da pra ver a diferença da narrativa frente a outras leituras eurocentradas.

Lanninha 22/04/2023

Um olhar geral da vida
Não gostei do personagem principal a princípio, só que fui aceitando um pouco a cada pancada.

A leitura é ótima, as histórias envolventes e o fato do Fugui ter sido daquele jeito no começo realmente trabalha um aspecto mais humano. Mas digo humano no sentido de não ser perfeito MESMO. Porque quando a gente lida com histórias sobre pessoas ?boazinhas? e corretas desde sempre é muito mais fácil ter empatia. Que foi como eu me senti em relação aos familiares dele.

Interessante passar por momentos históricos da China pelo ponto de vista da vida de um indivíduo

LaAnna.Valentim 06/03/2023

O livro que marcou minha vida, sem dúvidas, Viver.
Eu havia perdido a última bienal do livro recente no shopping da minha cidade, e por pura sorte tinha ido até lá um dia depois do evento e eles ainda estavam vendendo alguns livros, e eu me comprometi a comprar ao menos um porque eu queria sair de lá com um livro de qualquer jeito kkkkk

Nisto encontrei Viver, e fiquei indecisa entre comprar ele ou As Crônicas de um Vendedor de Sangue, do mesmo autor, mas como eu só tinha uns trocados na carteira e Viver estava por 10 reais, eu levei ele kkkk ainda tive q pedir umas moedas emprestadas eu tava totalmente quebrada

Um livro de porte médio-pequeno, capa comum e simples, também pequeno com só duzentas e tantas páginas. Não botei fé e só fui ler porque paguei.

E agradeço a minha insistência naquele dia de querer comprar aquele livro de qualquer jeito e à senhorinha que me deu 50 centavos pra completar, porque eu mudei meu ponto de vista sobre a vida depois que li.

Viver é de uma trama simples e muito intensa, um homem que tinha tudo e perde tudo, e arrasta todos os seus familiares a sua ruína também, mas mesmo assim, o protagonista em seu vigor de ser humano, prossegue vivendo independente do que já foi ou do que acontecerá.

Não quero entrar em detalhes sobre a obra para não dar spoiler, não porque eu não saiba da opção de marcar spoiler kkkk mas porque quero que você que esteja lendo esta resenha leia para entender do que eu estou falando, essa obra fala com você. Eu, uma jovem extremamente nervosa que anseia com o futuro todos os dias, utilizo Viver como uma obra para me lembrar que tudo pode acontecer com a gente, tudo mesmo, e estamos aqui apenas para continuar seguindo no que pudermos sem nunca desistir ou abandonar algo.

É tudo extremamente melancólico no final, com uma sensação de que a história é uma sinfonia da vida, de que tudo que você faz tem um preço.

Emprestei este livro a um amigo meu antes do final do ensino médio, e disse a ele que eu emprestara aquele livro porque ele era meu amigo de verdade, não expliquei nada da obra pra ele. No dia que ele terminou de ler e veio me devolver, além de um livro incrível de volta às minhas mãos eu também recebi um abraço de alguém que estava cm a cabeça leve :)

rc 19/01/2023

Viver.
A história é marcante, a narração da vida do personagem, as mudanças que ocorreram em sua vida, a atmosfera, a simplicidade, tornaram este um livro inesquecível. Ler esta obra foi como comer uma comida amarga porém gostosa, se parece com o que é a vida, com o que é viver.

Qlucas 11/06/2022

Mini compilado de desgraças
Esperava bem mais desse pequeno livro...
O enredo trata da derrocada da vida do personagem principal, um jovem rico, que perde tudo. Apesar de o enredo ser carregado de tragédia, quase não senti nada pelos acontecimentos tristes que ocorrem de tão repentinos e demasiados que são.
Embora a narrativa de fundo seja algo positivo no livro, pois trata um pouco da revolução chinesa não é tão singular, pois o que ocorre na estoria é o que poderia acontecer em qualquer país que passou pelo comunismo naquela época, realmente, é aquela coisa genérica de quinta serie, a revolução acontece, as coisas aparamente melhoram, depois vem a fome e opressão do regime.
Não há nenhuma citação memorável.

gabi saraiva 02/06/2022

de rasgar o coração
no começo, a narrativa de Viver parece estar caminhando pra lugar nenhum, algumas páginas depois, passamos a acompanhar a vida cruel de Fugui e sua família? a história é devastadora e vai te arrancar boas lágrimas do meio para o final.
leitura recomendadíssima, podemos acompanhar a história da China através das vivências da personagem e aprender muito sobre a história cultural deste país.
são as 5 estrelas mais sinceras que já dei na vida!!! apenas leiam

david 29/05/2022

De fato, viver
Meu primeiro contato com uma obra literária chinesa, e este não poderia ter sido melhor. Ao longo de pouco mais de duzentas páginas, Yu Hua foi capaz de juntar tudo que a vida representa para um indivíduo. A alegria, a euforia, o vício, o prazer, o medo, a tristeza, a amargura, a resignação, o trabalho, a fé, a esperança, o aprendizado, a espera pelo amanhã e suas indecifráveis surpresas; a percepção de que, apesar dos apesares, sentir é Viver. Acompanhar a Jornada de Fugui e sua linda família em momentos tão sombrios - e, de certa forma, iluminados também - durante um episódio histórico tão conturbado para a China foi decerto uma experiência que não esquecerei tão cedo. Grande leitura.

Armando.Roberto 16/04/2022

Um livro maravilhosamente enriquecedor. Todos nós passamos por dificuldades físicas, mentais e financeiras, mas existem momentos em nossas vidas que nos esquecemos do valor das coisas simples.
Este livro nos traz à tona a fortuna que é possuir um corpo, boa saúde, pessoas com quem conversar, comida e um teto sob a cabeça. Seja pobre ou rico, todos nós temos bençãos ao nosso redor.
Ser abençoado é ter a oportunidade de estar respirando e vivo.