Para Sempre

Para Sempre Susanna Tamaro

Resenhas - Para Sempre

Ju 27/12/2021

Relido com sucesso
É um livro com um fluxo de pensamento envolvente. Ele fala sobre a vida, sobre os amores, perdas, família e tudo que rege um coração.

Um dos meus preferidos da vida, foi um prazer reencontrar esses personagens, e reconquistar um pouco do olhar sensível pela vida, pelas pequenas coisas... Pelo essencial.

Mah Mac Dowell 30/06/2021

Juro que não sei o que pensar sobre esse livro. Que livro triste! Um livro que nós faz refletir muito sobre a vida, e a morte também. Terminei e precisei de um tempo para pensar. Um livro que fala sobre o luto, como lidar com ele, sobre a fé, crenças, sobre família, o amor, a morte e a vida. Tocante. Precisa estar com o espírito bom para ler.

Suzana.Alencar 25/02/2021

Que livro incrível! Não esperava tanto dele e fui surpreendida; leve de acompanhar, com algumas reviravoltas que fazem parte da vida. Um recomeço narrado de traz pra frente, onde a perda na verdade virou para o personagem um grande reencontro, claro, não sem antes viver uma tormenta ao se ver perdido. A vida é isso, saber perder e resignificar a ausência em nossas vidas, usá-la para assim crescermos, só que para isso também é necessário lidar e permitir o sofrimento.

mpettrus 14/11/2020

Sobre o Luto que habita cada um de nós
O livro da Susanna Tamaro entrou na minha vida por conta da minha ânsia em ler escritoras italianas depois que mergulhei na Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante, e, por conseguinte, fui tomado pela "FerranteFever". Então, nas minhas pesquisas, soube de sua existência e eis que numa bela manhã de outubro o vi na estante de uma livraria e o comprei de imediato.

Nunca um livro me caiu tão perfeitamente bem no atual contexto de minha vida como o "Para Sempre". 2020 é o ano da pandemia e para variar, na minha cidade, novembro é o mês do apagão. Então, em meio ao caos de tudo que nós estamos vivendo, ler um livro que fala profunda e intensamente sobre perdas, superações e luto era o que eu menos iria querer, porém, foi o que mais precisei nesses tempos tenebrosos de incertezas e desesperanças.

Porque a literatura de Tamaro veio no momento em que eu me encontro introspectivo, ansioso, melancólico para conversar com alguém, e a sua história me surgiu como um interlocutor me fazendo questionar as certezas mais absolutas da vida. Foi um livro que conversou página por página comigo, como se eu e o livro fôssemos dois homens resenhando na mesa de um bar bebendo nossas mágoas e desabafando as nossas desilusões.

O personagem central da história sofre uma tragédia horrível na história e esse fato mudou sua vida para sempre. Permeado de incertezas, raivas, rancor, apatia, ele foi se afunilando cada vez mais nas alegrias cotidianas até não restar mais nada para sorrir e se encontrar, enfim, no fundo do poço.

O livro tem como tema central o Luto. Tema tão mal discutido e debatido no Ocidente, porque ainda é permeado de tabus e melindres, e traz à baila uma discussão necessária. Susanna Tamaro com uma linguagem simples, porém, assertiva e pontual, traz para nós leitores o debate acerca de nossas dores mais profundas e nos impulsiona a mexer em nossas feridas. E nos mostra, ainda que timidamente, que temos o poder de escolher os caminhos mais maleáveis para lidar com o sofrimento, que ela mesma pontua em um belíssimo diálogo entre o herói e o padre: “ não há consolo humano para tudo isso que você sofreu. ” E é verdade, não há. Mas há o poder de escolha. Escolha se curar, escolha se dar uma nova oportunidade para ser feliz, escolha aprender as lições que a Vida, essa personagem tão misteriosa e enigmática, nos impõe no decorrer de nossas caminhadas.

Vani Vaninha 14/05/2017

"Somos tão frágeis quanto bolas de cristal, qualquer batida basta para nos transformar em estilhaços. Quanto tempo é preciso, depois, para que essas lascas voltem a ser a linda esfera iridescente? Nenhum tempo por nós conhecido, pois fragmento algum é capaz de voltar a ser forma."

Para sempre conta a história de Matteo, um homem que vive isolado no alto de uma montanha. Curiosas, as pessoas que moram próximo sobem a montanha para conversar com ele. Algumas passam um tempo por lá, ajudando na horta ou com as cabras, respirando o ar puro e se libertando do estresse de viver em uma cidade grande. Outras sobem dispostas a descobrir os segredos daquele homem, do que ele está fugindo, de quem ele está se escondendo.

O livro é narrado em primeira pessoa e, à medida que nos apresenta o seu dia a dia e algumas das pessoas que sobem a montanha para vê-lo, Matteo nos desvenda o seu passado: a infância simples e feliz ao lado dos pais, a adolescência um pouco rebelde e muito questionadora e a sua grande história de amor com Nora.

Susanna Tamaro mostra grande sensibilidade para enxergar o humano. Ela nos mostra como o sofrimento pode fazer alguém descer tão baixo que nada mais importará. O quão frágil o ser humano é. Como o desespero pode nos fazer esquecer tudo aquilo que nos civiliza.

Mas ela também nos mostra como o amor sincero, venha de onde vier, pode ser a tábua de salvação que leva para fora desse poço. Como a força do caráter e do coração de uma pessoa pode ajudar a resgatar alguém que está perdido e sofrendo. Como é importante e difícil perdoar a si mesmo.

O livro é lindo, convida muito à reflexão sobre tantas coisas... Eu li ele bem devagar, saboreando a leitura que é uma delícia. Uma ótima maneira de ser apresentada à literatura italiana, além de ter caído como uma luva no meu projeto de conhecer a literatura de outros países. Um dos melhores presentes que eu já ganhei.

Recomendadíssimo!

site: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=736666619842082&substory_index=0&id=192488037593279

Cristal 06/02/2017

Achei muito parecido com a cabana
Para mim, livros são momentos eu não estava no momento de fazer essas grandes reflexões que o livro força você enxergar sobre a sua vida é um livro profundo.

Delmira Pedrosa 24/09/2016

O livro é maravilhoso! Muito rico. Fala de amor, de vida, morte, renascimento, alegria, dor, religião e principalmente da fragilidade do ser humano...Surpreendente e cativante.Recomendo viajar nessa emoção.

14/09/2016

Uma obra enriquecedora
Amo entrar em livrarias e sebos e percorrer as estantes sem saber o que vou levar... me deixo seduzir pelas capas, títulos, sinopses e então os escolho. Este livro foi assim. Seduziu-me, encantou-me e, por fim, deixou-me apaixonada.
Vale a leitura!

Gabi 05/07/2015

Um livro comovente
Como minha biblioteca de livros é muito extensa, escolhi este livro aleatoriamente, primeiro por ser um livro curto e, segundo, porque eu precisava de uma história diferente para ler. Fui surpreendida por uma história muito comovente, que faz refletir a respeito da vida e que me fez chorar da metade do livro, para o fim. Há muito tempo uma história não me deixava tão comovida.

Cris 03/06/2015

Uma autoanálise ímpar!
Matteo desde criança sonhava em ter um estábulo, precisamente, uma vaca, uma bezerra e ovelhas. Para ele os animais traziam paz, carinho e uma certa confiança. Mas os anos se passaram e aos poucos o sonho de menino ficou para trás; agora adulto, pouquíssimos sonhos existiam, o peso da responsabilidade trouxe outras vontades e desejos. Hoje em dia tudo está perfeito: ele tem uma respeitada profissão, uma esposa e um filho que o amam e de quebra mora perto de seus pais... bem, o que mais ele poderia querer?

(...) Viver, afinal de contas, é apenas isto: ver a minúscula chama e fazer o possível para que ela não se apague.

Escolhi 'Para Sempre' aleatoriamente, não conhecia a história, tampouco quem a escreveu, queria ler às cegas, porém logo de imediato algo me dizia que este livro seria profundo, sua própria sinopse nos revela um enredo comovente e um tanto questionador.
No decorrer dos capítulos, percebi que a história nascia em formato de pensamentos, por meio de um fluxo de recordações contatos pelo personagem principal, e foi assim, minuciosamente, que pude destacar alguns sentimentos, eram eles: o amor, a fragilidade de uma relação, a intensidade de um momento, a dor de uma perda e enfim, a superação de um homem massacrado pelos anos.

A autora Susanna Tamaro nos ensina através de poucas páginas — cerca de 190 — a viver plenamente, independentemente de qualquer situação ou adversidade imposta sobre nós. Sua narrativa é leve e, embora seja piamente introspectiva, nos comove e confronta. Ela nos faz pensar sobre a vida e sobre os meros momentos que passam despercebidos diante dos nossos olhos. Podemos amar uma pessoa e não se ater aos mínimos detalhes? Qual é a real importância dos relacionamentos? E mais, qual a intensidade dessa importância tão exigida?

Não posso categorizar 'Para Sempre' um livro religioso, e sim reflexivo, muitas das perguntas feitas e respostas por vezes não encontradas, baseiam-se no próprio mistério que é a vida; há tantos questionamentos e teorias acerca de tudo e de todos, que a menção de qualquer explicação não nos calaria. Sempre queremos mais, sempre questionamos mais. Porventura essa não é arte de viver e estar vivo?

Indico 'Para Sempre' a todos, principalmente, aos que gostam de assuntos relacionados à existência humana. Sem sombra de dúvida a estrutura do livro nos apresenta uma autoanálise incrível e tocante. Eu particularmente me vejo atraída por temas e enredos que envolvam o nosso "eu interior", eles de uma maneira singular sempre serão enriquecedores. Afinal, o que é vida senão um infinito manual com perguntas e respostas? — momento filosófico.

E é isso, para quem for ler, boa leitura!

Ps.: separe alguns lencinhos...

Klockner 08/12/2014

Essencial
Sem dúvidas um dos melhores que já li, toda história em si e a forma como ela se desloca, faz o leitor se aproximar mais do livro e se interessar ainda mais pelo final, adorei !

Gabriel 14/05/2014

Otimo estilo
nunca tinha lido um livro assim nesse estilo de carta, no começo eu pensei que nao ia gostar muito, mas hoje eu tenho ele na lista dos meus preferidos. "Para Sempre" me levou a reflexoes intensas, que é o que eu gosto de sentir quando eu leio.

site: http://gabrieloliveira-blog.tumblr.com/

Ildina Soares d 16/01/2014

Desabafo, confissão, amor além do limite, erros irreparáveis, extremo egoísmo... Assim, configura a história de vida de Matheo. Homem apaixonado, apaixonante, mas movido por um amor cego que o torna incapaz de perceber outros amores, outros sonhos, outras realidades... Realidade que só é vivida a partir de muito sofrimento, isolamento e histórias de pessoas que o visita. É uma história comovente e deliciosa de se ler. Uma mistura de diário, cartas, poemas... Muito lindo. Com certeza quem ler também vai gostar.

Karolina 13/02/2013

Superação
Meu pai geralmente só gosta de me dar livros que eu não consigo entender nada do conteúdo, ou que me deixam completamente desinteressada, entretanto ele acertou em cheio no "Para Sempre"! Só pela sinopse pude perceber o quanto o conteúdo era simples, porém intenso, então comecei a ler.

É profundamente reflexivo. Aquela leitura que te faz se sentir mais forte em relação aos acontecimentos mais devastadores que a vida te faz passar. O relato de um ser humano covarde que se transforma em um grande e corajoso homem graças a uma única coisa: a dor em seu estado mais puro.

Flavinha 14/10/2012

A vida em forma de poesia
Sensacional! Uma deliciosa surpresa, só assim posso descrever esta obra. Lembro bem que a sinopse dele me cativou logo de cara, quando por acaso peguei o livro numa prateleira da livraria,ainda assim, levei um tempinho até pegá-lo para ler, mas sabe quando vc tem certeza de que escolheu o momento certo? Em muitas das 196 páginas encontrei a mim mesma e ao meu atual momento de vida... Bem, apesar de ter tido uma boa 1a impressão sobre o que recheava esta bela capa, não sabia exatamente o que me aguardava, já que nunca tinha sequer ouvido falar na autora italiana Susanna Tamaro. O que posso dizer agora é que tô ansiosa por encontrar novas obras dela!
Seu jeito de escrever me cativou totalmente! A fragilidade de Matteo, a personagem principal, e ao mesmo tempo a força em tudo o que ele viveu, em toda a tragédia que lhe abateu... O livro inteiro é pura poesia! Um monólogo recheado pela dor de Matteo ao perder a mulher amada e seu único filho, dos quais ele jamais conseguiu se desvencilhar. Um trauma que levou sua vida a um processo de decadência, de fuga, autodestruição, autocomiseração.
E um final absolutamente pelo e inesperado, deixando o leitor com a certeza de que sempre há esperança, e que no final das contas, a vida e o amor sempre prevalecem!