Memórias de Garibaldi

Memórias de Garibaldi Alexandre Dumas

Resenhas - Memórias de Garibaldi

Debora956 03/12/2021

Muito além da revolução farroupilha
Memórias de Garibaldi - Alexandre Dumas
Comprei esse livro num era longínqua onde eu adepta a "cultura" gaúcha. Mas só agora pude dar atenção total ao livro. Conforme fui lendo, ouvia a voz do ator Thiago Lacerda com sotaque italiano de quando ele interpretou guiseppe garibaldi na série "a casa das sete mulheres". Talvez isso me fez largar a leitura por alguns dias, para que eu pudesse esquecer essa voz. "Memórias de Garibaldi" foi escrita pelo autor francês Alexandre dumas complementando o diário do próprio Garibaldi. Começa com o nascimento dele, a infância, adolescência, a passagem pelo Brasil e a participação na guerra dos farrapos, no RS, e depois, o seu retorno à Itália, pela unificação do país em detalhes. Sempre soube que ele participou na guerra aqui no Brasil e depois voltou pra Itália levando consigo Anita. Mas nunca soube dele depois disto até ler esse livro. Garibaldi também participou da guerra no Uruguai contra a Argentina e de volta a Europa, ele lutou na Itália inicialmente contra os austríacos e depois contra os franceses, incluindo contra Napoleão. A quantidade de capítulos (59) assusta um pouco mas não passa de cinco páginas por capítulo e deixando a leitura rápida e leve. O último capítulo contém um pequeno histórico de outros personagens importantes, que lutaram na guerra da Itália ao lado de Garibaldi.

Bruno Mancini 23/04/2021

Interessante
A história de Garibaldi,

Fibonelli 04/11/2018

Livro muito bom cheio de aventuras e histórias maravilhosas desde a Revolução Farroupilha no Brasil até conflitos separatistas em Montevidéu, Buenos Aires e ao final na Itália, culminando no terrível cerco de Roma. Vale a pena ler