Zorro: Começa a Lenda

Resenhas - Zorro

1 | 2 | 3 | 4

Jamerson.Lima 14/09/2021

Zorro
Uma história cheia de aventura e que possibilita um encontro desmistificado com um herói já consagrado pela literatura, televisão e cinema. Um livro de aventura e romance que conta detalhadamente a infância e a adolescência  do justiceiro mascarado californiano Diego De La Vega e a circunstâncias que fizeram ele virar o herói Zorro.

A obra recria a lenda já consagrada, mas consegue dar uma roupagem diferente, consolidando mais ainda o aspecto heroico do personagem, pois expõe todos os ideais e motivos dele ser quem é, trabalhando com delicadeza cada detalhe de seu crescimento, não apenas de herói, mas também do homem atrás da máscara.

Moises Celestino 22/06/2023

Zorro por Isabel Allende...
A consagrada escritora Isabel Allende escreveu uma obra apaixonante e instigante. Este romance de aventuras é fantástico no quesito concepção e elaboração. A leitura é envolvente e espetacular. Adorei!

Higor 13/02/2013

A vida do herói por trás da máscara
Apesar de nunca ter lido ou assistido nada sobre Zorro - sendo que o mais próximo que eu tinha de conhecimento era que Antonio Banderas interpretou-o algum ano em algum filme - sempre tive uma curiosidade inexplicável por esse herói. Talvez não fossem os artifícios sobrenaturais de outros super-heróis. E quando tive a oportunidade de ler este livro, não hesitei, ainda mais sendo de Isabel Allende, uma autora recomendadíssima por uma amiga.

Ao contrário do que geralmente era esperado, o livro não narra as aventuras de Zorro, o mascarado que deixa sua marca "Z" com a espada por onde passa, mas a de Diego de La Vega, um garoto hipocondríaco, filho de um governador da Califórnia no tempo em que era apenas colônia da Espanha. Seu pai, por amor, se não importou em sujar o nome da família e casou-se com uma indígena, transformando assim a linhagem dos De La Vega em impuros perante a sociedade.

Partindo de como De La conheceu a indígena de nome Toypurna, a história vai se desenrolando pela infância de Diego, onde a mãe ensinava às escondidas tudo sobre os indígenas, enquanto o pai lutava para torná-lo um homem decente, passando por uma adolescência e juventude regada de paixonites e descobrimento de um amadurecimento profetizado no passado, e que mudaria a vida dele pra sempre, claro.

É impossível comentar sobre o livro sem soltar spoiler, mas é válido citar que é através das ricas explicações sobre a cultura indígena que temos conhecimento do início do mito que Zorro se transforma.

A explicação, aliás, é o fator principal para que esse livro seja lido apenas por um grupo seleto de leitores - aqueles que apreciam Zorro ou sentem curiosidade com sua história - e com o risco de que ainda mesmo assim parte desses leitores possam não gostar dele. Tudo porque a leitura é quase em sua maioria absoluta sem diálogos, o que não me incomoda em particular, mas sim quase todos os leitores. Os diálogos aparecem basicamente de cada 30 a 50 páginas, e são duas linhas, no máximo, para virem outras 50 páginas. Além disso, todo o livro é dividido em somente cinco capítulos, o que torna tudo um tanto cansativo.

Para a resenha não ficar grande, não falarei dos personagens secundários, que são muitos, mas todos muito bem desenvolvidos, com atenção especial para Bernardo, irmão de leite de Diego e companheiro das aventuras.

Enfim, a resenha ficou horrível, mas não consigo explicar melhor o quão bom esse livro é, e que eu não encontrei erros que me incomodaram. Um livro excepcional, fascinante, e que sempre será tratado por mim de maneira especial.
Hel 06/07/2014minha estante
Não acho que tenha ficado horrível, você descreveu muito bem. Eu gosto de resenhas assim.

Deise.Ferreira 23/07/2020minha estante
Eu também gostei da resenha, obrigada!

Sabrina 25/04/2021

O início da lenda
O livro conta o desenvolvimento do personagem Zorro, infância, adolescência e retorno a cidade natal

André Craveiro 12/12/2009

Putz, que livro massa. Nunca tinha lido nada desta escritora Isabel Allende, mas passarei a ler depois deste romance de um dos meus heróis favoritos.

Finalmente pude conhecer o "ano um" do Zorro. Não custa sonhar com algumas adaptações fiéis para os quadrinhos e para o cinema.
HARRY BOSCH 29/09/2010minha estante
nos quadrinhos e no cinema realmente iria ficar muito bom....

rafabandeira 28/01/2012minha estante
Olá André! Não sei se você já leu A casa dos Espíritos, mas é da autoria de Isabel Allende tbm. E é ótimo! Na adaptação para o cinema lá está Antonio Banderas tbm! Ao lado de Winona Ryder, Meryl Streep e outros grandes nomes do cinema! Vale a pena! Tanto o livro quantoo filme!

lareS2 01/12/2023

Perfeição é a Isabel Allende
Incrível, total e completamente. Isabel consegue cativar em cada frase, oração e palavra. Já sou apaixonada pelo Zorro, seus filmes, séries, etc. A busca do livro me fez cativar ainda mais. Perfeito

Fabricio268 02/05/2020

Inesquecível!
Prezados leitores, após ter lido este maravilhoso romance, eu deveria escrever uma longa e elogiosa resenha sobre esta formidável obra, mas prefiro não fazer. Por favor, leiam, divirtam-se, apaixonem-se e encantem-se como eu me encantei. E quando recuperarem o fôlego, me digam o que acharam. Boa leitura.

Dhewyd 16/04/2022minha estante
Bela resenha

Julio.Argibay 25/08/2021

Okahué
Zorro, o começo da lenda, Isabel Allende, autora de Casa dos espíritos. Como o próprio nome sugere, vamos acompanhar o início da lenda do Zorro. O romance tem início no Sul da Califórnia, no século XVIII, sob o domínio espanhol. O jovem Diego de La Vega é filho de um militar aristocrata espanhol e a mãe é uma guerreira da tribo indígena Shoshone. Mais adiante, já na infância, ele presencia a injustiça sofrida pelos indígenas devido a perseguição dos colonos europeus. Aos 16 anos ele segue para Barcelona para sua educação europeia. Lá ele adere ao movimento clandestino de resistência ?a justiça? que faz frente a corrupção do domínio Napoleônico na Espanha, ajudando pobres e injustiçados. Depois de muitas lutas ele volta ao novo continente para reclamar a propriedade onde nasceu. Vamos agora aos pormenores desta saga. O padre Mendoza era o responsável pela Missão San Gabriel. Nesse lugar viviam várias tribos, num ambiente cheio de recursos, eles praticavam o comércio a milhares de anos e eram bem desenvolvidos. De certa forma, as missões protegiam os índios das barbaridades dos militares. Na época, apareceu um guerreiro chamado Lobo Cinzento que atacava as missões. O objetivo era expulsar os espanhóis. O padre pede ajuda contra os nativos que pretendem atacar a missão. Alejandro de La Vega e mais dois soldados chegam a missão. (São tantas as informações no romance que sofro para resumir a estória e não consigo, é verdade). A missão é um sucesso, tinha leite, vinho, legumes e os índio viviam de barriga cheia graças ao padre. Os indígena invadem a missão, mas são rechaçados. O chefe deles é ferido. Descobriram que era uma virgem. Se tratava de Toypurnia, filha de Coruja Branca, curandeira da tribo, e um náufrago espanhol, além disto a criança foi criado por lobos, reza a lenda. A prisioneira fascinava o capitão Alejandro. Ele a levou a Monterrey para julgamento. Encontra-se com o governador da Alta Califórnia Pedro Fages e sua esposa Dona Eulália de Cállis (tem uma fofoquinha ai, vida que segue). Resumindo, após 3 anos, Toypurnia, atual Regina, dama de companhia de Eulália aceita se casar com Alejandro. O governador doou as terras mais valiosas e ele ficou rico. A comunidade onde moravam passou a ser chamada de Pueblo de Los Angeles. Regina recebe uma índia da Missão, como dama de companhia, ela também estava grávida. Em 1795 chega o primeiro filho. Parto difícil, a criança e a mãe quase morrem. A mãe dela Coruja Branca veio ajudar. Daí Ana, a índia amiga de Regina botou seu seio para o menino mamar. Daí já nascia a amizade entre Bernardo e Diego. Alejandro com o passar do tempo tinha verdadeira adoração ao filho, já a esposa era arredia. Ela se isolava da comunidade. A revelia do pai, a mãe mergulhava os meninos na cultura de sua tribo. Os meninos encontram uma gruta que os indígenas usavam no passado, a qual se liga ao casarão da família. Nesta época, o pai ensina esgrima para o filho, instrumento enviado por Eulália de Barcelona, depois da morte do marido. Alejandro inaugurou a única escola do vilarejo, mas Bernardo não pode estudar com Diego. Lá ele conheceu Garcia, a quem protegia dos outros alunos. Um dia na ausência de Alejandro, que tinha ido a capital, um bando de piratas devastou a fazenda e mataram vários criados, inclusive Ana. O padre Mendoza apareceu e levou os feridos para a Missão. Chegada a hora Bernardo e Diego foram levados a tribo da avó para o ritual de passagem para a vida adulta, Okahué e eles entram em contato com os seus espíritos etc e tal. O pai quer manda-lo para Barcelona para estudar, mas a mãe é contra. Um velho amigo do pai oferece hospedagem aos jovens em Barcelona. Nesta época a Espanha foi invadida por Napoleão e o rei foi deposto. Assim, novos ares de mudanças que afetam instituições antigas, como a Santa inquisição, os feudos, etc e tal. Bernardo aproveita a festa de Diego e vai visitar Raio da Noite, sua pretendente. Depois das despedidas termina a primeira parte do romance. Os jovens aproveitaram a viagem até o Panamá, fazendo acrobacias pelas cordas e jogando com os marinheiros. Os amigos viajaram com o comandante De Leon, um homem experiente com ideias modernas, próximas as dos franceses, como abolição da monarquia e a independência das colônias, em contraponto ao obscurantismo espanhol. Mas ele é contra a invasão francesa à Espanha. Na viagem ele conheceu o cozinheiro Galileo Tempesta, que o ensinou os truques de magia e do ilusionismo. Acho que 6 semanas depois eles já estavam em Barcelona, cidade que já era habitada por cerca de 150 mil pessoas, encrustada entre o mar e a montanha. Os jovens se deparam com esgoto a céu aberto e ratazanas pululando na rua e das janelas observam pinicos com urina sendo despejados nas ruas. Já no casarão, meio decadente, é recebido por Dom Tomaz Romeu, homem pançudo e sanguíneo (???). Diego se interessou pela filha do véi, a jovem Juliana. Moça de pele de leite e olhos verdes, virtuosa e sentimental, com inúmeros pretendentes. Com ela, estão a irmã Isabel e a governanta, Nuria. Diego é atualizado politicamente de quantas andas a Espanha. Dom Tomaz tem ideias liberais, apoia Bonaparte. Já Diego... ele se matricula no Colégio de Humanidades, estuda latim e filosofia. Moncada era o pretendente de Juliana. Diego através de Dom Tomaz tem contados com Chevalier a autoridade francesa no local, cuja filha tá interessada em Diego. Com o passar do tempo, ele se envolve na política local, com seus conhecimentos evita problemas com vizinhos e colegas. Na saída de uma recepção Moncada foi desafiado a um duelo por Diego, depois deste agredir Bernardo. Tretas, tretas e tretas. Bernardo salva uma cigana jovem chamada, Amália. Os dois amigos se juntas a uma comunidade de ciganos e fazem parte de um circo, em segredo. O mestre esgrimista, Manoel Escalante o inicia na organização La Justicia. Ao final do rito de iniciação ele já tem um nome código ? Zorro. Uau. A primeira ação do Zorro foi libertar alguns reféns, dentre eles, Amália, pra isto foi até a casa de Chevalier e conseguiu persuadi-lo. No final da operação temos a usual letra Z na parede riscada. Na época Napoleão sofreu uma duro golpe, em consequência da invasão da Rússia, boa parte dos soldados franceses são mortos. Na época, o assédio de Moncada para com Juliana estava cada vez maior. Novos ares, Chevalier abandona a Catalunha, pois o imperador tá cada vez mais fraco e a volta de Fernando VII a Espanha está próxima. Pouco tempo depois Napoleão é deportado para Elba. Antes, ele aconselha Tomaz a partir também, dado os laços políticos com a França. Bernardo viaja de volta, pois há novidades na América. Algum tempo depois Escalante eh preso, mas foi resgatado por Zorro e a Aliança. Romeu é preso e Juliana eh obrigada a se comprometer com Moncada, cada vez mais rico e importante, assim como Eulália, que é contra o casamento. Moncada não consegue seu objetivo. As irmãs vendem seus bens a Eulália para sair da Espanha, é isto ou nada. Em seguida, Romeu foi fuzilado. Há mais um duelo entre Moncada e Diego no casarão de Juliana. Eles, após a luta, resolvem fugir com a charrete para um porto do outro lado do pais e seguem sem perder tempo. A jornada é épica: bandidos, cansaço, fome e frio. Pelo caminha encontraram a tribo de Amália e viajaram juntos até Compostela, donde embarcaram para as Américas no navio Madre de Dios do comandante De Leon e do cozinheiro Tempesta (eh muita coincidência). A viagem foi tumultuada, com tempestades e piratas. Próximo as Bahamos eles são sequestrados por Laffite um corsário da Luisiania. Eles ficam hospedados na casa do pirata, Laffite e Juliana estão apaixonados. Diego ciente disto, tenta através do jogo conseguir o dinheiro do resgate. (Esta parte do romance é bem bobinha). For força do destino, de vudu, coisas e tal, Juliana resolve ficar e se casar com Laffite. Sendo assim, os três são libertados e seguem para casa. Ao chegar na Califórnia, Diego é avisado que seu pai está preso e na miséria, pois foi acusado de traição à Espanha. Moncada está por detrás de tudo isso, pois é o representante da corte no local. Após visitar a mãe e a avó na aldeia ele bola um plano com Bernardo para retirar seu pai da prisão. Disfarçado de padre, ele provoca um incêndio e com a ajuda de Lolita um admiradora desde a sua infância e de um índio que trabalhava na fortaleza. Depois de muita briga e confusão ele consegue sair com o pai da fortaleza, a qual estava sob a responsabilidade de Carlos Alcázar, sócio de Moncada. Além de soltar os outros presos o Zorro levou as pérolas que o seu adversário tinha conseguido com a exploração dos indígenas em cativeiro. Em seguida, Mocada vai a missão e interroga o padre Mendoza e leva Diego preso. Bom, vários acontecimentos ocorreram no casarão de Diego, onde ele estava aprisionado. Com a ajuda de Bernardo e Isabel, ele consegue resolver a situação. assim como consegue uma confissão de Moncada, relatando todos os seus crimes, que se vê obrigado a fugir da cidade. Considerações finais, achei muito bom. As vezes meio piegas. Mas tudo redondinho, arrumadinho, sem pontas soltas.

mlnetto 19/07/2009

Isabel Allende deixou a marca no Zorro para sempre na história, hehehe

Guida! 07/08/2009

Isabel Allende transformou a lenda em um homem, foi uma leitura fascinante!

Rosa 11/01/2010

Por que não recomendo o Zorro de Isabel Allende?
Não tenho idéia se resenhar um livro valha o tempo gasto. É um exercício dos mais enfadonhos que se tem notícia sobre a Terra. E para quê levantar as funções e utilidades desse sistema quando os insetos também têm suas funções e utilidades, e nem por isso agente gosta deles? Pelo menos ao que se diz respeita às moscas, baratas e moriçocas. Portanto, tranqüilo. Não se trata disso, menos ainda de uma crítica literária. Mais vale uma opnião resgardada pelo direito incondicional de consumidor literário modesto, entretanto, chato, chato assumido, chatinho mesmo!
O caso é que sempre levo em conta nos perfis e blogs que visito as leituras e filmes dos outros, são toques que te podem identificar com o teu próximo ou fazé-lo deixar de ser próximo de uma vez por todas, só que a minha lista é tão pequena para a quantidade de livros que presentiaria aos que gosto. É certo que em parte por não atualizá-la nunca e manter aí os de cabeceira que são os primeiros que agente lembra.
Portanto, indo por uns títulos, o melhor é começar pelos que se têm mais afinidades, pelos autores que se sente mais afinidades. Aproveitando para repassar alguma publicação interessante e quem sabe descartar outras escanteadas por si, mas que seguém lá por qualquer motivo.
Isabel Allende, já leio há anos! A entendo competente e lúcida como escritora. Ela tem uma ótima linha de composição; clara de um humor picante, porém leve. Percebesse o empenho do trabalho. Não duvido que possa escrever sobre o que se disponha e conseguirá um bestseller.
O romance em questão, Zorro, tem bastante impulso, segue a tendência da ficção histórica já vista em outros romances de Allende com muito bom êxito, um ótimo exemplo seria A filha da furtuna; na abordagem sobre a infância do personagem é bem criativa, foi a parte que a autora esteve mais presente, na verdade, tratando-se de uma história tão conhecida já não há tantos ângulo que se possa tirar proveito, porém ao livro me parece que foi adcionada uma dose extra de argumentos vendáveis como aventura, sexo e paixão sem a preocupação de evitar o lugar comum; mesmo estando claro que o mítico Zorro tenha sido explorado como folhetim sempre, ao passar para mãos competentes se espera um tratamento diferenciado justo pelo nome que leva na capa.
O resultado é uma série de pistas históricas costuradas com personagens lendários postos em situação romântica onde se preve o seguinte movimento sem grandes esforços. Uma novela fácil, cuidada editorialmente, porém morna.
Eu não me desfiz do livro, não me revoltei ou mandei às favas Isabel, guardei na estante.
Lá ficará por um bom tempo.
Não há autor(a) que seja invulnerável aos momentos oscilantes da criação, Isabel Allende tem romances legais e biografias que seduzem com suas tiradas e reflexões, mas o Zorro eu não recomendo.

Allan 11/03/2014minha estante
O problema do Zorro de Isabel Allende é simples : MUITO Diego de La Vega e romance adolescente e MUITO POUCO do Zorro. Claro, é legal ver o Diego crescendo e como ele torna-se o Zorro, mas o que mais queremos ler em um livro sobro o Zorro, é o próprio Zorro ...

silvian 08/08/2010

aventura
Este livro,conta história do nosso herói bastante conhecido,pois a televisão já mostrou bastante.É interessante conhecer a história de vida dele.A mãe era índia filha de uma xamã de uma tribo e o pai um militar.O livro narra as diversas fases de vida dele,quando menino,adolescente,suas paixões,a sua relação com o irmão índio e mudo Bernardo.O ritual para ele se transformar em Zorro é muito interessante.O livro é muito grosso,maçiço,quem tem preguiça de ler não vai conseguir,mas vale a pena.é uma aventura e tanta.

PatrAcia44 12/06/2021

Você sabia que o Zorro é um animal?
Pensei que essa história seria baseada ou bem parecida com a do filme. Mas me enganei. É completamente diferente, e fala da infância e juventude do Zorro e como ele se tornou o lendário.
Achei que teve muitos detalhes, o que se tornou bem cansativo. A estória em si é boa, se tivesse sido escrita mais resumida, teria sido melhor.
Teve algumas partes que não gosto em livros, que falam sobre animais, e fiquem triste pelo final da mãe do Bernardo.
Confesso que me deu até vontade de assistir novamente o filme, acho que veria o Diego de uma forma diferente.

Alessandra.Lemes 07/06/2022

Z
Ele sempre marca com a letra Z por onde passa. Z de Zorro. Foi uma experiência muito prazerosa acompanhar o crescimento e desenvolvimento desse herói e dos personagens envolvidos. É um livro muito gostoso de ler. Não consegui parar. E super recomendo ele para quem esta a procura de aventura.

1 | 2 | 3 | 4