A Cidade de Deus - Vol. 2

A Cidade de Deus - Vol. 2 Santo Agostinho

Resenhas - A Cidade de Deus - Vol. 2

Filino 10/07/2020

A segunda parte de uma obra de primeira grandeza
Na segunda parte da obra, o componente teológico cristão é ainda mais acentuado. O bispo de Hipona retraça a história da perspectiva cristã, desde os primeiros tempos até o juízo final. Nesse itinerário, uma preciosa interpretação das Escrituras é desvelada para o leitor. Questões espinhosas não são evitadas, tanto aquelas relacionadas a passagens bíblicas como a situações desconcertantes (como o que será dos fetos e das crianças, no tempo da ressurreição dos mortos). Trata-se de um grande exercício de reflexão por parte de Agostinho e, para o leitor, uma grande oportunidade de aprendizado - afinal, concordando-se ou não com o que ensina o bispo de Hipona, é inegável a sua engenhosidade, além do seu didatismo.

A obra não é de difícil leitura; pelo contrário. No entanto, será muito melhor apreciada caso o seu leitor se interesse pelas Escrituras e com elas tenha alguma familiaridade.

Vinícius 05/08/2023

Agostinho e sua visão de Deus
Ao longo de quase 700 páginas santo Agostinho de Hipona, insere várias passagens bíblicas na sua visão da fé cristão dos ímpios, aos devotos de Cristo, explicando assuntos complexos dos testamentos, com análises fiéis aos textos dos escritos em uma viagem única para quem já leu a Bíblia integralmente nos mostrando os caminhos da cidade dos homens e a cidade criada nos ensinamentos de Deus.