A Casa da Seda

A Casa da Seda Anthony Horowitz

Resenhas - A Casa da Seda

Elizabeth 04/12/2022

Seda
Uma trama bem elaborada. Uns crimes que além de ser descoberto, gostaria que tivesse fim. Porém o ser humano não está pronto pra isso.

Thay262 24/08/2022

O livro é interessante, um bom enredo misterioso. Mas talvez eu tivesse gostado mais se os personagens fossem originais ao invés da pretensão de imitar Arthur Conan Doyle.
Fique claro que não dou nota assim tão baixa com satisfação, porém é uma imensa responsabilidade tentar dar novos contornos a narrativa de Conan Doyle, e esse autor com certeza deu seu melhor e tem seus méritos, mas penso comigo mesma que cada autor tem sua forma única de escrever, logo ninguém escreverá enredos acerca de Sherlock Holmes e Dr. Watson como seu autor original.

Já li outras tentativas de imita-lo, entretanto, assim como ocorre aqui sempre há elementos do enredo (geralmente em relação aos personagens Holmes e Watson) que me fazem questionar a narrativa ou não gostar dela. Fico a pensar: será que Doyle escreveria isso? Ou, isso não soa como o autor. Ou, aqui nesse trecho os personagens parecem um pouco descaracterizados. Ou, puxa não gostei dessa invenção sobre a vida/ações/métodos dos personagens. Etc...

São pequenos elementos particulares do novo autor, aqui e ali, e colocações novas/inventadas que não seguem o conteúdo canônico que me fazem não conseguir mergulhar no livro por não ser igual ao Doyle (ao menos, oque eu penso que seria se fosse ele).

-Primeiramente, há um excesso de tentativas do autor de mostrar que conhece a obra original, oque é lindo enquanto fã, mas cansativo para o leitor.

-Segundo: Há invenções/novas informações, colocadas por esse autor ao longo da narrativa, sobre os personagens Sherlock Holmes e John Watson que me desagradam.

-Terceiro: Parece uma tentativa de imitar Doyle, fracassada. Lembrando que não acho a escrita ou o enredo desse livro ruim, pelo contrário, o problema é quando há tentativas de imitação do original (oque nunca vai funcionar porque já disse que cada autor é único em sua forma de escrever e narrar).

Para mim, única forma de falar de Sherlock e Watson seria indo contra a maré, sendo inovador, ao invés de tentar escrever como o "Watson", num "enredo que se assemelha ao de Doyle". Além disso, por mim, precisaria respeitar muito o Conteúdo Canônico sem inventar novas informações "extras" sobre os personagens principais, focando a narrativa APENAS no mistério a ser solucionado.

É um livro interessante para curiosos e para quem não conhece Sherlock a fundo, mas como fã da obra original não gostei tanto assim, por mais que o autor aqui tenha se esforçado (digo isso porque essa obra me foi dita ser uma "continuação" do original que inclusive teria ganho "aval dos herdeiros/detentores dos direitos de Doyle" para ser lançado como sequência: fica claro então que criei muitas expectativas e me frustrei. Talvez fosse melhor se não tivessem feito tanta dessa propaganda, pois já li outras releituras despretensiosas que "copiam" Doyle sem colocarem-se como "sucessor" dele).

Enfim, para mim isso foi uma boa fanfic (ficção feita por fã), obra exatamente como de outros autores que também assumiram a responsabilidade de escrever Sherlock, todos muito competentes. Mas não considero isso como conteúdo canônico, não é para mim uma "continuação do original/conto ou livro extra" nem de longe, assim como outros autores que assumiram escrever Sherlock Holmes "pós-Doyle" não são. Não vi nenhuma novidade aqui.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com

Luanna.Maba 21/06/2022

Muito bom mas também chocante
Eu sou suspeita para falar sobre livro de investigações pq é o que eu mais gosto de ler, porém esse livro é muito bom. Um pouco difícil de engatar no início por causa do estilo de escrita mas conforme o a história vai se estendendo você quer mais e mais.
Holmes é procurado pelo Sr. Castairs que conta estar sendo perseguido por um antigo inimigo. Ele vende e compra obras de arte e foi por isso que essas histórias se cruzaram. Porém, no decorrer dessa investigação outras coisas começam a acontecer que obriga Holmes a percorrer outros caminhos, que terminam em sua prisão e em uma descoberta chocante.
Esse final, essa descoberta do que é a Casa da Seda e a afirmação do culpado me deu muito nojo, muito ódio. Da para sentir exatamente o peso que Watson descreve estar o perturbando depois dessa descoberta.
Recomendo muito esta leitura.

elle3 10/02/2022

O nosso Watson de sempre
A Casa da Seda me impressionou tanto que, quando eu terminei de ler, não tinha nem palavras pra expressar o que estava se passando aqui dentro. Meu segundo maior elogio ao livro é o fato de que o autor conseguiu pegar a alma do Sherlock, e escrever de maneira tão natural que muitas vezes eu nem lembrava que eram autores diferentes para o mesmo personagem. Mas o maior elogio que tenho a fazer é como o enredo dessa aventura foi tratado de maneira real ? porque de fato é uma realidade. Compreendi o porquê de, no início, o Watson dizer que o livro só seria publicado 100 anos depois, apesar de eu ter um ponto de vista divergente sobre isso. É uma história que fiquei sem fôlego algumas vezes de tanto que a leitura me impressionou. Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li.

Jansen 01/09/2021

Lido em 31/08/2021
Boa leitura. Uma história do Sherlock escrito por alguém que não o Sir Conan Doyle. É preciso muito peito. A história é boa, há um bom suspense, as análises típicas do Sherlock são bem feitas, notei que há um certo respeito pelo Dr. Watson que não era muito claro no Doyle, mas é diferente. Pior ou melhor? É difícil dar o veredito. Creio que seja pessoal. Eu, sinceramente, prefiro o Sir. Mas é difícil classificar um escritor que assume escrever sobre um personagem tão conhecido. Há um caso semelhante de uma escritora, Sophie Hannah de quem gosto. Escreve livros como se fosse Agatha Christie, a Dama do Crime. É muita petulância, mas dá conta. Li dela Os crimes do monograma, uma história do Poirot, que gostei.

Jooy 04/08/2021

Me surpreendeu
Bem... faz um tempo que li esse livro, mas lembro que amei demais.

Primeiro, porque se trata de mais um caso do Sherlock Holmes (mas escrito por outro autor).

E, segundo, porque realmente lembra muito o Sherlock de Conan Doyle.

No geral, a história foi muito bem feita. O final me surpreendeu e eu fiquei muito feliz, pois é difícil escrever histórias boas sobre personagens que já são tão aclamados ao longo dos anos.

Eu, como fã das histórias do Sherlock, recomendo muito!

Thais.Carvalho 26/03/2021

O livro prendeu minha atenção desde o início. Adoro os livros com as histórias do Sherlock Holmes, que sempre têm um desfecho surpreendente.

Lu Reis 14/08/2020

Quando esse livro caiu em minhas mãos, confesso que não acreditei que estaria à altura dos livros de Sir Arthur Conan Doyle. Acabei lendo pela curiosidade em saber se Anthony Horowitz (autor que eu não conhecia) daria conta de escrever um Sherlock Holmes, e... me surpreendi !!
Apresentado como o novo romance de Sherlock Holmes, nesse livro vemos um Watson já idoso e com um segredo; relembrando e narrando uma aventura final ainda não publicada; a última e mais complicada em que tiveram envolvidos, que ele julga ser a pior e mais assustadora de todas, com repercussões imprevisíveis e esse é o motivo para somente divulgar a história 100 anos depois, quando (segundo ele) as consequências dessas revelações não causariam tanto dando, tamanha a repugnância do problema em que foram envolvidos.
De início temos a apresentação de alguns dados já conhecidos do público, como o dia em que Holmes e Watson foram apresentados, e como passaram a dividir o famoso apartamento na Baker Street, 221B. O triste é que Watson já se encontra sozinho, após a morte de seu amigo, o que dá ao livro um tom de saudade.
O mistério ao longo da história é bem estruturado, e lá para o final, a gente já consegue “sacar” o que é. E é bem polêmico sim, ainda mais considerando o contexto histórico e puritano da época. A revelação final é surpreendente e revoltante. Em resumo, é uma leitura que consegue nos prender e depois da metade flui com muita facilidade. Considero um ponto forte os diálogos, extremamente bem construídos.
Para quem gosta da obra de Conan Doyle, o livro é um prato cheio. Há muitas referências e easter eggs. Achei o livro interessante e super bem vindo. É uma digna adição ao cânone! Quem gosta de Sherlock Holmes não pode deixar de lê-lo.
Os fãs de Sherlock tem a oportunidade de matar a saudade desse personagem incrível; para os que desejam conhecer esse detetive genial, esta é uma oportunidade imperdível; E para aqueles que não conhecem os livros e contos de Sherlock Holmes o livro é também um incentivo a conhecer a obra de Sir Conan Doyle.

Jean Silva 10/07/2020

Adição louvável ao cânone.
Simplesmente indescritível a qualidade desse livro. Tô muito surpreso até agora, muito impactado. Depois que terminei todos os romances e contos de SH escritos por Arthur Conan Doyle jamais esperava ler novamente um romance de SH nos níveis e parâmetros do cânone.
Mas - ainda bem - a estória desse livro provou que minha suposição estava muito errada.
Horowitz consegue nos apresentar de maneira incrível uma nova estória de Sherlock Holmes, com direito a novas deduções interessantíssimas, e claro, com toda aquela singular relação entre Sherlock e Watson descrita de forma única.
Leitura irresistível pra quem gosta das estórias escritas por Doyle, recomendo!

Eduardo313 30/12/2019

Fantastica homenagem a Sherlock Holmes e Dr. Watson! Todos os clássicos elementos estão presentes, numa escrita inteligente e respeitosa com os personagens de Conan Doyle. E a trama é muito bem construída e com um desfecho (ou melhor, dois!) fenomenal! Horowitz aproveita para fazer al umas reflexões pessoais na escrita de Watson, além deprestar pequenas homenagens aquele que foi o "contador" das histórias vividas por ele e Holmes.

Juliana.Duarte 19/10/2019

Holmes
Primeira vez que leio Sherlock das mão de outro autor que não Sr. Connan Doyle. Foi ótimo reencontar Watson e Holmes de volta na 221 Baker Street.
Anthony Horowitz manteve-se fiel os estilo excêntrico do detetive, a trama é de um desenrolar que te envolve do inicio os fim.
A escrita do autor é bem desenvolvida, e não é cansativa, pque te prop~es um leitura prazerosa.
Sou suspeita pra falar sobre Sherlock, mas aos fãs, e aos que querem conhecer o detetive, super recomendo

Aventura de aprender 31/12/2018

O livro é excelente, mas o começo pode ser um pouco difícil por causa do excesso de detalhes e tramas que aparentemente não fazem sentido ou não tem nada a ver umas com as outras. Entretanto, quase chegando à metade, já estamos completamente envolvidos com a história e no final, tudo se conecta.

Sem dar spoilers, o que achei mais interessante é o argumento. Logo no início é dito que esse caso precisou ser guardado por mais de 100 anos porque a sociedade antigamente não estaria preparada para digerir o que aconteceu. E isso é totalmente verossímil porque casos como os relatos no livro, hoje não são mais segredo e há diversos “vazamentos” desse tipo de coisa que foram a público recentemente.

“Foi impossível antes (...) os eventos que estou prestes a descrever foram simplesmente monstruosos demais, chocantes demais (...) Não é exagero sugerir que eles conspurcariam todo o tecido da sociedade (...) Darei instruções no sentido de impedir que o pacote seja aberto nos próximos cem anos. Impossível imaginar como o mundo será então, que avanços a humanidade terá feito, mas talvez leitores futuros estejam mais acostumados ao escândalo e à corrupção do que os meus próprios.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46176609-outros-livros-lidos-em-2017

Silvinha.Teles 14/09/2016

Gostei
Apesar de ser outro autor e não estar tão familiarizada com o universo de Sherlock Holmes, gostei da sensação de suspense e como os fatos vão se tornando óbvios ao longo da narrativa.

Barbara808 28/08/2016

Surpreendente!
A capa e o título me chamaram a atenção logo de cara na estante, e eu sendo uma amante incondicional de Sherlock Holmes, fui seduzida pelo livro. E não me decepcionei! É uma leitura fluida, que vicia, que te faz querer ler e saber o que vai acontecer na página seguinte, que te prende até a ultima folha, e claro, com um final surpreendente, que me deixou boquiaberta após o término da leitura com aquele gostinho de quero mais, de continuação!
Super recomendado aos fãs de Sherlock Holmes!
Sir Conan Doyle aprovaria esta obra.

Tatah Siqueira 06/02/2016

Maravilhoso
Comprei esse livro por acaso, só porque estava em promoção na Bienal do Rio em 2015, porém o livro é muito bom, Sherlock Holmes sempre conhecido por filmes e desenhos, não me decepcionou nessa história.
Mistério, suspense, fatos desencontrados que parecem não ter relação alguma e com sua maestria e ajuda do seu fiel amigo Watson, narrador dessa história, soluciona e conecta tudo.

Recomendo!