ETECÉTERA

ETECÉTERA Valéria Sales...

Resenhas - ETECÉTERA

Way to Happines 11/03/2014

Etecétera - Valéria Sales e Emanuella (por Priscilla Moitinho)
Pessoal, eu recebi Etecétera das simpáticas autoras Valéria Sales e Emanuella Rachel faz um tempo e prometi resenha-lo, mas como fui recebendo mais e mais livros, acabei deixando-o para resenhar depois, foi um descaso meu claro, peço desculpas a vocês.

Na minha adolescência, costumava a fazer poesias de amor e de amizade nos rascunhos do caderno, era como uma brincadeira e até mesmo aprendemos isso no colégio nas aulas de português. Mas nunca tinha pego um livro destinado somente a poesias para ler e sentir a profundidade de cada trecho escrito.

Etecétera é um livro pequeno, super simples e prático de ser lido, que fala de vários assuntos relacionado a vida. Cada página nos faz parar e refletir e acabamos nos identificando com as poesias e nos sensibilizando. As poesias escrita pela Valéria Sales e pela Emanuella Rachel Santos são de profundo sentimento e com diferencial, cada uma tem um modo de enxergar a vida de maneira diferente uma da outra e no livro isso é expresso.

"Sendo assim o que esperar de duas pessoas com pontos de vista diferentes, nos seus sentidos poéticos? Podem concordar ou discordar sobre temas variados, como: amor, amizade, sofrimento, sonhos, dentre outros tão comuns e tão peculiares a cada um de nós. São pontos de vista enriquecidos com poesia e tão variados que são capazes de fazer com que pessoas diferentes se identifiquem."

Um dos tópicos que mais me identifiquei foi "Tesouros Guardados", por falar de saudade uma das coisas que eu mais sinto e acredito que todos nós sentimos, pois o que mais acontece na nossa vida, são pessoas passageiras e que deixam uma marca, uma lembrança, seja um amor, uma amizade, um familiar, nossas vidas são destinadas a isso, somos passageiros na terra.

Gostei do livro, é um daqueles que em momentos difíceis é bom pegar e reler para espairecer a mente. A capa tem uma borboleta e eu amo borboletas, porque para mim é o símbolo da alma, sem contar que a cada tópico a página é separada por folha lilás e eu também amo essa cor e achei super fofo, ela significa espiritualidade e intuição.

site: http://www.way-2happiness.com.br/2012/05/resenha-etecetera-vida-sob-um-olhar.html

@leitoraincomum 24/10/2012

Revivendo a adolescência
Resenha postada no blog Leitora Incomum, não reproduzir sem autorização ou os devidos créditos

Inicialmente gostaria de agradecer as autoras por me presentearem com essa maravilhosa leitura e me desculpar pela demora na resenha.
Eu sempre amei poesias, na adolescência era o que eu mais lia e, consequentemente, o que eu mais pegava emprestado na biblioteca. Amava de tal forma que tenho um caderno de várias poesias que eu mesma escrevia - meia boca é claro. Gostava de escrever sobre amor, dor e amizade.
Em Etecétera me vi fazendo uma viagem ao meus 14 anos e relembrando o quão intensa era a poesia na minha vida e nos meus momentos de estudo - tinha uma professora que me incentivava a escrever para os concurso de poesia da escola e fazer faculdade de Letras.
É escrito por duas pessoas e sobre temas geralmente diversos do cotidiano nos poemas de Valéria e sobre as doces impressões que o amor nos proporciona na visão em grande parte dos poemas de Emanuella.
Não sei o que busco.
Estou fixada naquilo que não me pertence.
(...)Quero viver em uma cabana onde o que eu sou,
Seja mais óbivio do que aquilo que eu poderia ser.
Trecho do poema Liberdade Utópica - Valéria Sales / Pág. 18

Quem ama não engana,
Não mente, não arma, não trama.
Não morre. Renasce.
Vive e ama.
Trecho do poema Amante - Emanuella Rachel Santos / Pág. 48

A minha maior preocupação era como esse poemas se encontrariam e se casariam nesse livro e felizmente a surpresa foi bem agradável pois os poemas são divididos em temas. A visão critica de Valéria sobre tudo se assemelha a tudo que penso tornando a leitura leve e me deixando mais próxima dela. Por outro lado, a flor que mora no coração de Emanuella me fez viajar pelas nuances do romantismo - e também outras temáticas que ela escreve -, suspirando a cada momento.
É uma leitura leve, para ser lido de uma vez e tem uma diagramação simples. Perfeito para um fim de tarde em que você não busca uma estória envolvente, mas sim descobrir a essência por trás dos olhares de outra pessoa sobre tudo que acontece ao nosso redor, todos os dias. Recomendo não só para os amantes de poesia, porque para quem ainda quer conhecer poesia será um ótimo inicio.

Que as palavras
Sejam como remédio
Para as feridas que o amor causou
E o tempo não conseguiu curar...
Emanuella - Página 85

Amanda's Tale 14/06/2012

Emanuella Rachel e Valéria Sales - Etecétera
Gente, tenho uma novidade: ganhei o livro “Etecétera” das autoras Valéria Sales e Emanuella Rachel. É um livro de poesia muito interessante, apesar de não ser acostumada com esse tipo de leitura, me encantei!
Contudo, desde o nome até seus magníficos escritos me chamaram muita atenção, entrando numa atmosfera sentimental onde as autoras conseguiram expressar o que realmente se passava na mente e, principalmente, no coração.
Vocês devem imaginar que sou uma pessoa pouco racional e muito sentimental, né? Então, foi impossível não se emocionar com algumas poesias, me identificando com diversas delas e não consegui parar de ler enquanto não terminei toda a leitura.
Dentre as poesias que mais apreciei, vou citar algumas que me identifiquei como: “Doença Chamada Saudade”, descreve os efeitos cruéis deste sentimento; “Efeito Fênix”, mostra a superação de uma pessoa sem esperança; “Busca”, é a busca incessante do amor; “Passado Diante dos Meus Olhos”, é a releitura do passado sob a visão do presente.
Bom, eu poderia listar todas as poesias deste livro como favoritas. É muito bom, recomendo! Agora eu tenho uma fila interminável de amigos que vão ler o livro rs.

Para a compra do livro Etecétera entre em contato com:

email: manu.rachel@hotmail.com ou a val.sms@gmail.com

P.S.: A apresentação faz jus ao conteúdo.
Obs: Et Cetera que dizer no dicionário – E as demais coisas; e assim por diante.

Páginas: 108