Sim, sou gay... E daí?

Sim, sou gay... E daí? Valdeck Almeida de Jesus

Resenhas - Sim, sou gay... E daí?

Valdeck2007 25/09/2012

Sim, sou gay... E daí?
Por Andrea Franco

Faço aqui um convite à seguinte reflexão: o que é essa Ordem Estabelecida senão um grupo de pessoas que se acham no direito de julgar, criticar, ofender, discriminar, pisar? E, sendo assim, dá para levar a sério esses “pseudoguardiões da ordem?”
O livro de Valdeck Almeida dá um chute no preconceito, um “passa fora” no conformismo e uma porrada na hipocrisia velada que impera em nossa sociedade heteronormativa. Enrustidos, tremei! Hipócritas, calai-vos! Falsos moralistas, preparai-vos! “Santinhos-do-pau-oco”, cuidado! Com “doses cavalares” de sinceridade, coragem e ousadia, Valdeck nos apresenta relatos que traduzem a verdade nua e crua das experiências – e das tentativas de felicidade – de um ser humano que quer mostrar o quanto é importante sermos honestos conosco mesmos e com as nossas escolhas! E o quão devemos estar preparados para as consequências. Aliás, mais honesto impossível! E o autor foi transparente, intenso, ousado, corajoso, perspicaz, sensual, apaixonado... E “arretado”!
O teor de seus relatos - bastante fortes, diga-se de passagem - não tirou a dignidade, o caráter e a sensibilidade desse ser humano que pretende mostrar a sexualidade como ela é: complexa, porém necessária e vital, pois, como dizia Caetano: “toda forma de amor vale a pena”. E já que vale a pena, vamos dar uma rasteira nessa gente que finge que não vê uma realidade que pode estar bem ali a seu lado, na sua cama. E Valdeck expôs, nesta obra, a sexualidade, sem reservas, sem frescuras, sem “não-me-toques”. E essa mesma forma de amar não deve ser motivo de constrangimento, nem tampouco ser confundida com sem-vergonhice ou desmoralização. Não adianta julgamentos, queridos. É a vida como ela é.
O autor não se faz de coitadinho, nem de vítima sofredora. Ao contrário, é um ser humano que viveu com intensidade e que assumiu riscos e fraquezas. E agora grita por respeito e pela defesa de seus princípios, afirmando veementemente seus valores, que estão impressos em cada página.
Uma grande demonstração de sensibilidade se faz presente na ligação que Valdeck faz de suas experiências de vida com a descoberta e a importância da arte em sua caminhada. É tudo muito inspirador e comovente! O “construir castelos”, o encontro consigo mesmo, o embate com suas emoções e reflexões, o “apaixonar-se por si mesmo”, o ato de olhar para dentro de si e se encontrar, e se reconhecer forte e guerreiro!

* Andrea Franco é jornalista no Rio de Janeiro. Autora do livro “Por que toda mulher precisa de um gay em sua vida”

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Não é sempre que me sinto presa a um livro com um “quê” biográfico..
Sim, sou Gay...e daí? Pode ser tudo menos entediante, alguns pontos da leitura podem ser um pouco cansativos por excesso de descrição, mas a história envolve de tamanha forma que me vi hipnotizada pela aventuras e desventuras de André.
Nesse livro curioso, meio biográfico e meio fantasioso vamos acompanhar as aventuras de desventuras de André, um homossexual que está em busca não só do amor mas também de si mesmo (porém no início ainda não sabe disso). Acompanhamos sua vida desde a infância com os preconceitos que sofria dos colegas, as namoradas que teve e amou antes de conseguir assumir sua sexualidade e seus erros e acertos durante a vida que acabaram contribuindo para que ele se tornar-se uma pessoa melhor e compreendesse a si mesmo.
O livro tem momentos cansativos na narrativa, talvez porque durante o início acompanhamos a história contada de forma descontraída e engraçada, quase como se conversássemos com um amigo, mas em alguns momentos ele explicava muito sobre determinada coisa e isso se tornava cansativo pelo excesso de detalhes, porém é fascinante como o personagem reflete de forma crítica sobre as pessoas, suas atitudes e comportamentos abusivos e preconceituosos (que muitas vezes eram contraditórios as opiniões que os mesmos esbanjavam aos quatro ventos) em um tom tão questionador mas ainda assim engraçado, é fácil compreender suas dúvidas e críticas sobre tudo e ainda assim sentir o peso disso mas sem estar lendo algo incomodo ou chato. As reflexões que André faz sobre si mesmo, suas descobertas e redescobertas sobre o que busca são tocantes, é quase como se estivéssemos dentro de sua cabeça, fazendo parte daquela confusão e dor e depois passando pela sensação de “finalmente me encontrei”junto do personagem, sendo um pedaço de André.
Não é sempre que me sinto presa a um livro com um “quê” biográfico, e confesso que de início achei que era exatamente isso, porém no final e depois de tantas desventuras que parecem cena de filme acredito que fui enganada por um bom autor de ficção, um autor que sabe escrever e conversar, apenas com sua escrita.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/04/sim-sou-gay-e-dai-de-valdeck-almeida.html
Poesia na Alma 16/07/2017minha estante
esse livro é perfeito

Na Literatura Selvagem 11/03/2016

Sim, sou gay... e daí?
Sim, sou Gay... e daí? Desabafos do gay Alice no País das Maravilhas, escrito por Valdeck Almeida de Jesus e publicado pela Chiado Editora poderia ser considerada qualquer coisa, menos uma leitura entediante... O narrador André desvela sua trajetória amorosa, desde os primeiros anos, quando descobre a sua [homo]ssexualidade, até o desfecho que se dá de maneira surpreendente, brindando o leitor com uma narrativa fluída cheia de irreverência e bom-humor, mesmo para falar sobre as partes difíceis de sua existência e inúmeras desilusões no campo sexual-afetivo... E o melhor de tudo: como se ele estivesse conversando com você num café ou bar em uma tarde qualquer...

André teve que lidar com o preconceito desde muito cedo, e isso fez com que ele demorasse mais tempo para 'sair do armário.' Desde seus colegas de escola até vizinhos viviam de brincadeiras e amolações pelo fato dele não gostar de futebol e ser delicado... Logo, vê na literatura um refúgio e um prazer, enquanto ainda estava às escuras acerca de sua sexualidade...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/02/sim-sou-gay-e-dai.html