Chatô

Resenhas - Chatô - O Rei do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Regina 27/11/2023

História do país
Chatô é uma biografia de Assis Chateaubriand um grande brasileiro, dono do Diários Associados. Bem extensa mas acho importante sua leitura para sabermos mais sobre o nosso país. Recomendo

Amaurijbarros 06/11/2023

Chatô
Um país com profundas mudanças e carente, um homem que soube aproveitar as falhas das oligarquias e com isso construir um império. A comunicação manipulando opiniões e medos.
Leiam é um lado da história que faz história.

joaoggur 02/11/2023

Cidadão Kane Tupiniquim?
A máxima ?informação é poder? é verificada; tal como observado pelo clássico do cinema ?Cidadão Kane? [1941], aquele que detém as informações, automaticamente, ascende na hierarquia social.

No Brasil, um país que, convenhamos, sempre fora segregado entre certas aristocracias, seria raro vermos um homem do interior da Paraíba, gago e até um pouco excêntrico subir ao nível de figura reverenciada.

Chatô foi uma figura excêntrica, complexa, e que testemunhou (e, muitas vezes, foi coadjuvante!) de grandes marcos nacionais. Fundou o MASP, foi membro da ABL (instituição que já demonstra lacunas morais desde aquela época?) e responsabilizou-se pela chegada da televisão no Brasil. É triste pensarmos que uma figura tão influente é, hoje em dia, esquecida pelo grande público.

Como toda biografia do Fernando Morais, há detalhes riquíssimos no texto. É inevitável o cansaço em certas partes; em contrapartida, o ar literário criado pelo autor dá uma nova roupagem a obra.

Christiane.Leite 17/05/2023

A obra conta a vida de Chatô, desde sua infância humilde até sua ascensão ao poder, incluindo seus relacionamentos tumultuados, suas lutas financeiras e sua busca implacável pelo sucesso. Os personagens que cercam Chatô são igualmente interessantes, sejam amigos ou inimigos. Em alguns momentos, Morais se perde em detalhes desnecessários, se afastando da narrativa principal. Isso também fez com que algumas descrições de eventos históricos parecessem confusas ao leitor mais leigo. Ainda assim, a narrativa deixa clara a complexidade do Brasil e a importância da mídia na formação da opinião pública. Mais um dos livros que demorei a começar a ler pelo tamanho e me arrependi de ter adiado tanto.

Brenda719 03/03/2023

É muito poder pra uma pessoa só
O livro foi muito eficaz em contar a vida de Chatô sem tranforma- lo em um herói ou vilão. Com ricos detalhes, a biografia mostra o que tornou o Chato na figura que ele é, sem deixar de contextualizar em momento algum o momento político e histórico do Brasil.

Cibele 16/09/2022

Ótimo
É uma biografia bem detalhada, um ótimo trabalho de pesquisa do biografador, é impressionante entender como a história política e a mídia caminham lado a lado neste país.

Reccanello 15/03/2022

"Inteiramente nus e com os corpos cuidadosamente pintados de vermelho e azul, Assis Chateaubriand e sua filha Teresa estavam sentados no chão, mastigando pedaços de carne humana".

Único pedido feito a seus biógrafos, Chatô exigiu que qualquer livro sobre suas memórias começasse com esse delirante piquenique, forma perfeita de, em seu entendimento, explicar a origem de seu sangue ameríndio na Europa.
===
Dono de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão (os Diários Associados), um império colossal e sem comparação no resto do mundo (para alguns, o poder de Chatô não apenas rivalizava como suplantava o de William Hearst, o Cidadão Kane de Orson Welles), mecenas fundador do MASP e responsável direto pela chegada da televisão ao Brasil (com sua TV Tupi), Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, ou apenas Chatô, foi, incontestavelmente, um dos brasileiros mais poderosos, influentes e controvertidos do século XX. Atuando desde muito jovem na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal (o que muitas vezes comprovou realmente ser), mais temido que amado, sua complexa personalidade e sua muitas vezes divertida trajetória estão indissoluvelmente associadas à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960. Apesar de sua conhecida falta de ética ao chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos (seu império foi construído com base em interesses e compromissos políticos, incluindo uma tumultuada porém vantajosa amizade com o Presidente Getúlio Vargas), o livro reforça e destaca a importância da prática jornalística e a necessidade de sua constante transformação e adaptação aos tempos modernos, ressaltando a importância do networking na rotina imprevisível e surpreendente dos jornalistas. Uma obra fundamental para entender como o Brasil dos anos 1930-1960 construíram o Brasil atual.

site: https://www.instagram.com/p/CVOqjt-gD-n/

sasa 09/01/2022

estranhamente bom?
li esse livro na faculdade de jornalismo há 4 anos. é incrível como Chatô revolucionou a história da televisão brasileira e tornou tudo tão real, vivo é incrível.
a televisão se tornou hoje o que é, graças a Assis Chateaubriand que fez um serviço necessário. O livro começa meio arrastado e complicado de entendimento, mas - conforme a leitura - tudo se torna mais entendível é super fácil de compreender e, de certa forma, se aventurar com a história contada.

Para quem quer se tornar comunicador, esse livro se torna essencial.

Pierre 09/10/2021

Excelente biografia
Ao lado de Anjo Pornografico, a melhor biografia que já li. Fernando Morais vai fundo na história de um dos personagens mais importantes do século XX. O livro é envolvente.

Paulinha 06/10/2021

Que pessoa excêntrica esse Assis chateaubriand. Muito interessante ler sobre o começo dos jornais e rede de televisão, e que pessoa visionária que corria atrás do que acreditava, mesmo que por meios escusos.
Li poucas biografias e gostei bastante desta.

Ellen Rayane 22/07/2021

Um choque cultural...
Conheço tão pouco da história do meu país...
É uma biografia extensa e em algumas partes arrastadas.
Mas é tão interessante saber dos bastidores da história brasileira.
Que brasileiro Paraibano o Assis... Inovador em tantos projetos com sua forma peculiar de tirar dinheiro da burguesia, criou o MASP, foi um pioneiro na aviação e na Televisão...amei o livro, mas não é uma leitura fácil! Recomendo...
Italo 31/05/2023minha estante
Se vc gostou desse livro, recomendo que leia Mauá de Jorge Caldeira

Rebecca.Valenca 22/07/2021

Humanidade controversa
Figura emblemática no mundo do jornalismo, Chatô desafiou a honestidade e a ética para conseguir alcançar seus objetivos. Acredito que o livro suavizou a real amplitude de suas perseguições e chantagens. Não foi uma das minhas leituras favoritas

Igor13 09/05/2021

Ordem dos jagunços
Ao longo da história, certos indivíduos deixaram uma marca tão única que seus nomes viraram título, César, ou adjetivos, maquiavélico. Dr. Assis não pode ser simplesmente chamado excentrico. Não faria justiça. Proponho, então, que se crie a palavra chateaubrianico. Só assim, penso, seja possível fazer honra a memória, para o bem ou para mal, deste cavaleiro mais cabra da peste da 'ordem dos jagunços'. Não entendeu? Vá ler o livro e me diga se não tenho razão.

1 | 2 | 3 | 4