A História de Buda Em Mangá

A História de Buda Em Mangá Hisashi Ohta

Resenhas - A História de Buda Em Mangá

Judy_m81 06/04/2022

Amei
Que mangá bom de ler, adorei conhecer a história do Sidarta, não conhecia. O mangá todo me fez refletir, mas vou deixar aqui a primeira parte do epílogo que me chamou muita atenção: "Eu me lembro das mensagens de esperança da palestra de um professor, muito tempo atrás, na cerimônia de formatura do primeiro grau: "jovens, o futuro de vocês é brilhante. Quero que batam as asas e voem alto rumo aos seus sonhos e esperanças". Se isso fosse possível, meus amigos e eu estaríamos vivendo hoje uma vida ideal de felicidade. Em vez disso, vivemos de incertezas, apesar da abundância material e dos avanços da tecnologia."

caio.lobo. 21/07/2023

Buda para crianças
Tenho este Mangá há 10 e o reli agora. Na primeira leitura eu tinha amado, 5 estrelas daria na época, agora achei ele bom, pois minha percepção sobre o budismo se ampliou nesse tempo e percebi as influências do autor, que não é um ponto de vista que simpatizo muito. O começo da vida de Buda é bem fiel, e á uma história naturalmente comovente, pois é o questionamento de Sidarta sobre o sofrimento da vida, onde tudo é transitório e nada realmente o satisfaz. Tem algumas partes cômicas para tornar mais leve a leitura, pois Mangá é pensado para esse público.

Quando o autor apresenta um glossário, então ele cita o Buda Amida, e logo percebo que o autor pertence ao budismo Terra Pura, popular no Japão, que não tem ênfase na busca pessoal da iluminação e nem nas práticas de meditação. Terra Pura é um budismo mais devocional, defendendo que essa é a maneira mais fácil de alcançar iluminação. Eles recitam várias vezes o nome de Amida (Namo Amida Butsu), recitam sutras, cultuam os Bodhisattvas e buscam com isso a Terra Pura, um lugar de paz onde poderão alcançar a iluminação de modo mais fácil. Sendo assim, o autor dá uma ênfase na pregação de Buda após a iluminação, onde só de ouvir a lei do Dharma a pessoa já obtém méritos para a Terra Pura. É um caminho de fé e o autor parece ser bem tocado por esta senda quando relata algumas partes de sua vida e isso lhe trouxe benefícios. Independente do modo budista, mesmo não tendo afinidade com Terra Pura eu acho um mangá excelente para os pequeninos questionarem o sentido da vida, a inutilidade da busca de prazeres e auxilia a entrar numa crise existencial benéfica. O que senti falta foi de dar mais destaque na busca pela iluminação debaixo da árvore de Bodhi, que é um momento lindo e sublime que pode e deve ser explorado sempre com vigor.

Annie 23/12/2014

Envolvente e encantador
Encontrei este livro quando procurava um presente de natal para um amigo (curiosamente, acabei comprando este presente pra mim, rs)."A história de Buda em mangá" é um mangá longo (para os padrões de mangás, quero dizer) e subjetivo, pois mostra diretamente a mente do príncipe Sidarta em relação aos problemas da vida (como a doença e a velhice).

O mangá se inicia no início da idade adulta do Príncipe Sidarta, herdeiro do reino de Kapilavastu. Este local (atualmente o centro-nordeste da Índia) era muito próspero e a família real tinha tudo o que poderia desejar. Todavia, o príncipe herdeiro era um rapaz muito inteligente e logo começou a questionar o sentido da vida: por que vivemos?

As pessoas não vivem por viver. Pense nisso. Alguém anda só por andar? Andamos sempre para algum lugar. Existe sempre um destino a atingir. Certo? A vida também deve ter um propósito final. Por mais dolorosa que seja, temos de vivê-la até atingir esse propósito. Tem de haver um objetivo que nos faça gritar quando chegamos: "sou perfeitamente feliz! Não me arrependo de nada na vida!". O que devemos buscar de fato? Para que vivemos? (pgs. 33-34)

Os súditos percebem que o príncipe está inquieto, mas nada parece diminuir a intensidade de seus pensamentos: o rei, seu pai, dá-lhe tudo o que poderia querer, como conforto, instrução, diversão, uma esposa, um harém e até mesmo deixa que ele viaje o reino para que seja mais feliz; a princesa lhe dá um herdeiro saudável, um filho. Entretanto, não conseguem evitar que ele se aprofunde mais e mais naquelas reflexões.

Sidarta: Tenho três desejos. (...) Primeiro, quero que não me deixe ficar velho. Segundo, quero que cuide para eu nunca ficar doente. Terceiro, quero que faça meu corpo não morrer nunca. (...) Rei: Não diga bobagem! Isso é impossível e você sabe disso!Sidarta: A velhice, a doença e a morte destroem qualquer felicidade. O que quero é ser feliz de verdade, poder dizer "que bom que nasci um ser humano". (pgs 115-116)

Um dia, ele encontra um asceta, uma pessoa que busca o caminho da iluminação. Como suas ideias são muito parecidas, Sidarta percebe o que estava procurando durante toda a vida e, apesar de todas as tentativas de seu pai de dissuadi-lo, ele abandona seu lugar como príncipe, filho, esposo e pai e decide se tornar um asceta.

A partir deste ponto, acompanhamos todas as privações e dificuldades por que passou para que buscasse a iluminação, a verdadeira felicidade.

É um livro muito querido: as ilustrações são maravilhosas (como uma apaixonada por mangás e graphic novels, tenho certa experiência. E neste último ano devorei li mais de 200 mangás!), muito bem feitas. A história segue uma linha cronológica muito suave, cheia de questionamentos e reflexões. Além de atribuir uma nota excelente ao escritor, devo também elogiar o trabalho do tradutor. Tenho estudado japonês nos últimos tempos e sei o quanto é difícil transformar as frases daquela língua em algo com tanto sentido como neste livro.

Só posso dizer o quanto adorei esta edição: a capa é excelente, as páginas têm o padrão dos mangás (este foi produzido em parceria com a JBC, que é uma editora bem conceituada em se tratando deste estilo)! Recomendo com louvor.

site: https://seismilenios.blogspot.com

Marcela Mosqueti 28/10/2020

Uma forma muito singela de conhecer um pouco mais sobre Buda.

daniel.gumiero 14/01/2018

Uma otima forma de ler sobre a vida de Buda
Os traços e a forma como Hisashi Ohta nos apresenta a vida de sidarta é imprescionante. Desde o momento em que o principe se depara com as dores da vida (doença, velhice, morte e as inconstancias), caminhamos tanto pelo caminho dos prazeres excessivos até o ascetismo extremi, que gerou o estado de Buda nesta nobre pessoa.

Da para ler tranquilamente em uma hora e, para todos que é fã de religião, nao tem jeito mais gostoso de conhecer a história dessa figura notória.

Sunrise 29/08/2022

Interessante
Um livro muito bom, deixa bem dinâmico o fato de ser em quadrinho, e com certeza te ajuda a conhecer um pouco da doutrina e a história de Buda.

Nanda / Fêfê 07/06/2023

??
Muito leve a experiência da leitura desse mangá. Várias reflexões e é ótimo se você se interessa ou já está no início do budismo.

Raiane64 03/12/2023

Com tantas duvidas na minha vida!
Esse início do Budismo, com ajuda do meu companheiro.
Me fez, buscar mais sobre essa queria filosofia.
Indico para quem gostaria de conhecer!

Buzzio 16/03/2024

Perfeito para introdução ao Budismo
Muito interessante e didático conhecer a história do Buda através de desenhos. Com ilustrações bem bonitas e um ritmo de leitura cativante a leitura é bastante fácil, recomendo para quem esta começando a ter interesse na religião.