Estranhas Invenções

Estranhas Invenções Ademir Pascale...

Resenhas - Estranhas Invenções

Fernanda 25/09/2012

Confira a resenha de Estranhas Invenções @ornitorrinco_ed

Cristiano Rosa 26/08/2012

Diário CT: Estranhas Invenções
O livro Estranhas Invenções é organizado por Ademir Pascale e reúne dez contos com, segundo ele mesmo, invenções mirabolantes misturadas com elementos fantásticos e ficção científica. A coletânea publicada pela Editora Ornitorrinco conta com prefácio de Daniel Borba e tem como autores Ademir Pascale, Ana Lúcia Merege, Marcelo Bighetti, Daniel Borba, Mauricio Montenegro, Cesar Alcazar, Miguel Carqueija, Tibor Moricz, Alícia Azevedo e Jorge Calife.

A obra de 120 páginas possui uma diagramação simples, mas que ilustra bem o que se propõe a apresentar, auxiliando também no envolvimento do leitor com as narrativas, que se ambientam em diversos lugares: no Brasil, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Austrália e através do tempo e do espaço.

Aliás, “tempo” e “espaço” são as palavras-chaves das invenções, que vão desde máquinas do tempo, naves espaciais e máquina dos sonhos a simuladores de realidades virtuais, computadores quânticos e substâncias que podem ressuscitar. Os inventores são jovens, médicos, jornalistas e pessoas interessadas por física e que não aceitam a realidade como ela é.

Muitos estudos, questionamentos, pesquisas, hipóteses, incertezas, desesperos, erros, experiências e possibilidades rodeiam as mentes daqueles em buscas de novas descobertas, movidos pela curiosidade, imaginação, lembranças, dedicação, sonhos e pesadelos de um indivíduo comum, como eu e você.

As histórias, narradas em 1ª e 3ª pessoas, são envoltas de mistérios e imprevistos, visões e mortes acontecem, referências e filosofias surgem para justificar e talvez confundir as teorias, os trabalhos de anos, por vezes às escondidas, dos que pretendem quebrar as leis naturais do universo, terem controle sobre tudo e não se sentirem tão perdidos em seus próprios meios de vida.

Destaco três das histórias que mais gostei: A Temporalamina, de Miguel Carqueija, Anastasis, de Alícia Azevedo e Apenas um Botão, de Ademir Pascale. Apesar de serem dez contos com um mesmo tema de fundo, as tramas criadas pelos autores participantes do livro não cansam, pois cada uma tem suas características próprias e encantam de maneira única – algumas mais, algumas menos.

Por trás dos esforços e das realizações, as surpresas e as revelações de um novo mundo invadem a mente dos personagens dos contos e do próprio leitor. Ao mesmo tempo em que o inesperado acontece, críticas e reflexões surgem, entre sensações de medo, insegurança, perigo e conceitos que podem ser revistos, e somos convidados a pensar: “E se…” ou “Será?”

A leitura de Estranhas Invenções foi rápida e prazerosa, despertando a vontade de ler mais ficção científica, valorizando principalmente as produções nacionais do gênero. A mistura de autores na obra foi positiva e com bom resultado, e as produções publicadas no livro permitem um estudo interessante e diferenciado sobre as invenções o gênio Leonardo da Vinci, o grande inspirador da coletânea.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18102