Sinhá-Moça

LetAcia 08/03/2023minha estante
Muito obrigada ?

Katherine 22/10/2015

Decepcionante
A personagem de revolucionária não tem nada, só faz choramingar pelos escravos, esses sim sofriam. O livro é meloso demais, a narrativa pobre, enfim... mas apesar de tudo, valeu a leitura para conhecer o clássico mais a fundo e descobrir que é bem diferente do que pensei.
Marquinhos 23/10/2015minha estante
concordo com vc!!!!
Terminei de ler esse livro ontem e achei que da parte que o barão morre até o final, a história foi pura enrolação, a questão da abolição fica muito caricata e o livro centra-se muito no romance de sinhá moça com Rodolfo. Enfim,valeu a pena para conhecer o clássico, porém deixou muito a desejar.

cadáver 02/10/2022

nao e possivel
a novela salvou totalmente esse lixo, o abolicionismo aq foi totalmente descartado pra focar em um relacionamento bosta e piegas

Felipe - @livrografando 23/07/2013

Nem todo branco é preconceituoso (época do livro)
Apesar de naquela época a sociedade ser racista e preconceituosa para com os negros, tinha uma pessoa que tinha uma ternura e uma bondade e que muito ao contrário dos brancos hierarquistas, tinha pena e sofria junto com eles: Sinhá-Moça. Esse romance aborda a maior vergonha de todos os tempos do mundo: a escravidão. A história se passa na fazenda Araruna, no interior de São Paulo, prestes a acontecer a Abolição da Escravatura.
A história do livro em si achei muito melosa e quase nada acontece depois que o Barão morre, mas o que salva o livro é essa bondade que Sinhá Moça tinha pelos escravos.

maria rita 09/03/2022

? | Clássico.
O livro não é do jeito que eu pensava, pensei que focaria mais no abolicionismo, nas lutas, mas o livro é isso: a vida de Sinhá-Moça. Uma moça que tem tudo e quer que todos tenham também, "porque a felicidade é algo que desejamos a todos", segundo a própria sinhá. Não me apeguei aos personagens principais, apenas aos secundários, são a Virgínia, Sebastião, Justino... que mesmo com suas pobres vidas, ainda queriam ver a fecilidade da Sinhá. Metade do livro foca exclusivamente na vida dela, seu amor, casamento, algo que eu não tive paciência alguma por tirar o foco da luta contra os escravocratas. Recomendo por ser um clássico, por demonstrar o que viviam realmente.

Valfloripa 11/07/2011

Uma nova leitura.
Li essa obra,pela primeira fez no período que cursava Magistério/2003.
A história me fascina pois,em forma de romance a autora Maria Dezonne Pacheco Ferrandes.Conta uma história de amor (Sinha Moça e Rodolfo Fontes),que representa o outro lado dessa história triste,que tem como pano de fundo para relatar esse romence,a autora realizou um recorter historico mas precisamente no Período do Segundo Reinado (1840-1850),descrevendo um momento muito doloroso que ocorreu no país.
“Uma preta velha, que foi escrava da fazenda de café do Barão, contava que certa vez, uma escrava, de cesta na cabeça, uma criança nos braços e outra agarrada na saia, vinham em direção à senzala. Ao se aproximarem do lago, o Barão, que seguia seus passos, arrancou-lhe o filhinho e o jogou na lagoa. A mãe, desesperada, atirou-se na água para salvá-lo. Como não sabia nadar, morreram afogados, mãe e filho. A menina, que ficara em terra, instintivamente também foi ao encontro da mãe para morrer com ela.”
Através das suas páginas descrever relatos de fatos dantescos ocorrido nesse período, chamado ESCRAVIDÃO.

cacautoledo 10/04/2020

Top
A menina que luta em pró do escravos acaba encontrando um amor abolicionista.

Jamille Santos 17/12/2010

Sinhá Moça
O livro é bem interessante e tem trechos que prende totalmente o leitor. Aborda o sofrimento dos escravos e a disseminação dos pensamentos abolicionistas.

marlyce 24/02/2012

amor ,luta e liberdade
o amor de sinhá foi além de suas forças,lutou pelos seus ideais e por um amor a primeira vista. que o amor é a ecencia de duas almas que se amam. a luta pela liberdade de um povo sofrido pela escravidão e ganancia dos poderosos

Tamires225 06/01/2023

ACABA PELO AMOR DE DEUS
Não quero dizer que é um livro ruim, mas que é de seu tempo. Para os tempos de hoje em dia ele não é nem tão progressista quanto foi na época publicada. Mas que foi uma leitura chata pra mim, foi. O romance é sem sal, açúcar, tempero, nada, os personagens nem tem muita personalidade, além de cumprirem o papel de "personagem boa a favor da abolição", "personagem mau contra a abolição", "par romântico da protagonista boa" e "negro bom e que adora os brancos que serve". Se fosse pra eu resumir, foi um romance que usou escravidão como ambiente de fundo.
Como pontos finais, não entendi o conceito da capa da edição e, por mais que o último capítulo tenha sido um pouco emocionante, ainda é estranho dizerem que a protagonista ajudou com a libertação dos escravos sendo que ela literalmente não fez nada além de se casar com um homem que pode fazer certas coisas para ela.

Manú 16/01/2023

Memória afetiva
Sinhá moça desperta saudável memória, ainda criança assisti a novela com essa história, embora bem diferente o livro obviamente porquê seria impossível ter todo aquele mundo em pequeno livro. Sinhá moça contrariando seu pai escravocrata cruel defendendo os escravos, amor com Rodolfo e posterior abolição.