Marquete 12/01/2021
Indispensável para envolvidos em uma startup
O livro traz uma visão interessante e muito rica de exemplos de como encarar e dirigir uma startup, que nada mais é que que um conjunto de pessoas que trabalham em um produto ou serviço em um cenário de extrema incerteza. Ou seja, não se resume a iniciativa privada e a empresas que estão começando. Aprendizagem validada, ciclo construir-medir-aprender, trabalho em pequenos lotes, MVP (Mínimo Produto Viável), testes A/B e a decisão de pivotar são alguns dos conceitos bastante enfatizados na obra. O livro irá ensinar que algo é verdade sobre um produto até que os clientes deste produto digam isso e que a melhor forma de obter essa resposta é por experimentos, utilizando métricas apropriadas. Portanto, é melhor envolver o cliente desde o início e evitar o desperdício de tempo, esforço e dinheiro. Isso porque pior que fazer algo de forma ineficiente, é fazer algo de forma eficiente, mas que ninguém queira. A leitura nos capítulos finais parece mais arrastada e prolixa, mas nada que prejudique o todo a ponto de eu não recomendar a leitura. Bom livro!