A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

apropagandista 27/03/2020

Exaustivo
Bem, se você é iniciante na área, talvez se interesse, mas se você já tem uma base de empreendedorismo e conhece um pouco do modelo Toyota, esse livro não agrega em nada.

Não o achei um livro "enxuto". É cansativo e repetitivo. O autor poderia ter resumido tudo em menos de 100 páginas. A escrita não desenvolve, é chata e torna a leitura extremamente lenta.

Li, li e li e não chegando a conclusão nenhuma de como aplicar essa estratégia de forma palpável. Não gostei.
Léo 02/05/2020minha estante
Super concordo com você !!

Sah 22/08/2020minha estante
Ainda não terminei, mas to com a mesma impressão!

Celina 10/09/2020minha estante
Nossa! Também não terminei, mas acho que ao final, ele ficará devendo em objetividade.

Wellingtton Jorge 14/02/2021minha estante
Pensei que só eu estava com essa sensação, estou demorando pra ler... São conceitos, sob conceitos, e conceitos... quem não possui um pouco de experiência, não entende nada.

Renan 03/03/2021minha estante
Concordo, além de ficar mencionando capítulos futuros e quando passa menciona capítulos anteriores....

Flávia 21/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei bem cansativo. Não aguentava mais ler

Stella 08/03/2020

Desenha passo a passo o que é necessário e preciso para ter e manter uma startup. Tambem é uma ótima leitura pra quem empreende, pra quem é gestor. O livro é repleto de exemplos práticos da experiência do autor.

Dje 03/09/2020

Muito bom!
Meu primeiro contato com a teoria, livro didático, em alguns momentos maçante.

Carol 07/08/2012

Inspirador e motivador
Este livro explica e exemplifica como aplicar Ciência ao caos e à incerteza de uma startup.

“A Startup Enxuta” facilita a vida do empreendedor, seja ele dono ou não da empresa, mostrando como impor organização no caminho até o sucesso no desenvolvimento do produto, entendendo como produto qualquer resultado da interação de um cliente com a empresa.

Através de experiência e estudo, o autor, Eric Ries, é responsável por uma nova abordagem de administração para uma startup, condizente com suas características intrínsecas de caos e incerteza. Essa abordagem conta com conceitos importantes advindos, por exemplo, da manufatura enxuta e do desenvolvimento ágil.

Leitura fluida e didática contendo além de conceitos, exemplos reais. Recomendo a todos, pois todos têm um pouco de “empreendedor” dentro de si.

Alex Souza 13/05/2020

Gostei.
O livro entrega o que promete: ensinamentos para conduzir uma startup em todas as etapas de vida dela a partir do lançamento.

Com um detalhe importante: vindos de alguém que vivenciou este universo na prática, e não apenas no campo teórico, como que se aventuram a falar do que jamais vivenciou.

Além dessa divisão de experiência prática por parte do autor, o que mais me chamou a atenção, e agregou em termos de conhecimento, é de onde ele tirou inspiração para sua filosofia empresarial. Do Sistema Toyota de Produção. Que sempre ouvi falar aqui e ali, e tenho até livros a respeito em minha estante, mas ainda não tinha parado para estudar. Gostei muito disso.

Terminada e leitura deste livro, aproveitei que o tema estava fresco em minha mente, peguei um do livros que inspirou o autor, "O Sistema Toyota de Produção", de Taiichi Ohno, e fui me aprofundar na fonte que inspirou o autor.

Enfim, recomendo a leitura do mesmo, vale a pena o tempo investido.

Abraço!

Eloi 25/09/2020

O livro que todo empreendedor deve ler
Este é um livro absolutamente técnico sobre startups.

Ele não fica falando de determinação, força de vontade ou foco.

Ao invés disso ele fala sobre CAC, LTV, ROI e como deve ser feito um ciclo de MVP.

Se você é empreendedor, deve ler este livro para poder escalar o seu negócio.

Pasquina 17/02/2020

Metodologia.
Apresenta o meio de constituição e trabalho em uma startup. Mas meio chatinha a leitura.
apropagandista 27/03/2020minha estante
Achei exaustivo

Serge 21/05/2013

Construir, medir e aprender e para inovar
Na minha ignorância, eu achava que esse livro era muito focado em startups de tecnologia, focadas em negócios para internet. Na minha busca de conhecimentos sobre Inovação, reparei no subtitulo "Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas". Comprei.

Tive a grata surpresa que constatar que as ideias de Eric Ries se aplicam não só a qualquer tipo de empreendimento, mas a qualquer tipo de empresa. É possível, mesmo numa organização gigante, ter projetos inovadores tocados por equipes organizadas como uma "startup interna".

Neste livro bem escrito, fruto da sua própria experiencia como empreendedor, a ideia central é que não dá para trabalhar com as metodologias/técnicas/ferramentas tradicionais, considerando o cenário de incerteza enfrentado pelas startups.

Buscando inspiração no Pensamento Lean, da Toyota, Eric Ries sugere um método de trabalho baseado em pequenos lotes e vários ciclos curtos Construir-Medir-Aprender. Com foco em experimentação e construçao de Produtos Mínimos Viáveis que permitam obter feedback constante dos potenciais clientes. Desta forma é possivel eliminar desperdícios construindo "o produto certo", mudando a estratégia ("pivotear") sempre que necessário (e baseando-se em métricas úteis).

Leitura obrigatória para todos os que tem vontade de empreender ou inovar, mesmo que ainda sendo empregados de empresas tradicionais. Como sugestão, neste post tem um resumo mais detalhado das ideias do livro, junto com slides e um ótimo vídeo explicativo:

Tiago 30/07/2014

Por que 3 estrelas?
Eu vi que a maioria deu 4 e 5 estrelas... Pq classifiquei como 3 estrelas e não 4 ou 5?

1) Qdo leio um livro, eu tenho muita, muita, muita "sede" de conhecimento, de ideias novas, de inspirações, insights de criatividade e eu acabei de sair de um curso de pós graduação que me fez estudar e ler sobre boa parte do assunto que o livro fala, inclusive sobre esse sistema usado na Toyota, ou seja, "matou minha sede" menos do que eu esperava.

2) Tinha necessidade de 276 páginas? O autor conseguiria falar tudo o que ele falou em menos de 150 páginas.

Foi basicamente isso...
Dailton 17/02/2015minha estante
Concordo com a questão da concisão, Tiago. Sem trocadilhos, também acho que o livro poderia ser mais "enxuto" rs. No entanto, ele traz sim abordagens novas para startups que são uteis e valem a pena serem testadas. Gostei do livro e mandei 5 estrelas.

Renata 25/12/2016minha estante
undefined

apropagandista 27/03/2020minha estante
Concordoooo

Sah 22/12/2020

Muito completo
Livro imprescindível para quem está entrando nesse mundo. Eu particularmente achei a leitura cansativa, mas ele com certeza cumpre o papel dele.

Vitor Hugo 21/09/2015

Grandes ensinamentos!!!
O livro trás grandes ensinamentos para empreendedores de todos os setores da economia. Se engana quem acha que os ensinamentos do livro, só podem ser praticados por empreendedores no setor de tecnologia.
O Eric conseguiu trazer motivação + inovação para empreendedores e potenciais empreendedores...
A palavra que mais se repete em todo o livro é: Feedback. Que significa: Ouvir mais o seu cliente ou potencial cliente. Na minha opinião, dar e e receber críticas sejam elas positivas ou negativas, é o alicerce que vai fazer qualquer negócio crescer sustentavelmente.

O único feedback negativo que tenho sobre o livro é: achei o livro muito cansativo, o Autor apesar de excelentes ensinamentos, não conseguiu me prender muito na leitura, mas tirando esse pequeno detalhe, RECOMENDO à todos os empreendedores que queiram aprender mais sobre o modelo Startup Enxuta!!!

Fernando 27/11/2020

Aplicação imediata
Li várias resenhas em que o leitor julga o livro como repetitivo e pouco prático... A minha leitura foi extremamente proveitosa, talvez em parte por ter pouco conhecimento nesse mundo de empreendedorismo e em parte por estar ao mesmo tempo montando meu primeiro negócio.
Criar as estratégias de negócio durante a leitura deste livro foi algo esclarecedor! Ir lendo e ao mesmo tempo desenvolvendo o modus operandi tornou a experiência muito pratica.

Matheus.Finardi 20/08/2017

gente, achei uma merda
sério, fazia tempo q não lia um livro tão ruim. no final ele justifica a teoria com a própria teoria (é tipo falar "minha teoria vai dar certo pq minha teoria disse que vai). na vdd é bom pra quem quer mamar o consumidor de um lado e dar pro venture capital do outro. boa sorte!
PS: empresa pra gente criar bonecos virtuais é um câncer social. as pessoas precisam interagir entre si, no mundo real, e não rumar a mais heterotopias.
José Redson Sena Vital 29/08/2017minha estante
I thought the same thing, it's horrible book anyway, he's surrounding and surrounding the book and never stopped at any, I've tried to read it, I've got a lot of expectation, but when I was reading this one, it's gave me cancer, it's not recommendable book, there is no such thing as " Loan " on this book, he's selling a lot of bullshit and not focusing in a thing properly.

Mariana.Felipe 13/11/2018minha estante
Me indique um bom livro sobre empreendedorismo então. Por favor.

Pedro.Duarte 06/09/2020

Usando os princípios da manufatura enxuta no gerenciamento de startups, o livro traz ensinamentos que ajudam não só startups, mas também empresas tradicionais que buscam a inovação e a trabalhar de maneira ágil.

Rômulo 22/04/2020

Espetacular
O livro é muito completo, ensina a metodologia de maneira muito prática. Provavelmente ao terminar esse livro você vai se sentir mais apto a validar sua ideia. Mesmo que trabalhe dentro de uma empresa, leia! Pois vai te dar insumos para fazer as coisas acontecerem. Recomendo muito!