A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

thaisdreveck 27/03/2020

Exaustivo
Bem, se você é iniciante na área, talvez se interesse, mas se você já tem uma base de empreendedorismo e conhece um pouco do modelo Toyota, esse livro não agrega em nada.

Não o achei um livro "enxuto". É cansativo e repetitivo. O autor poderia ter resumido tudo em menos de 100 páginas. A escrita não desenvolve, é chata e torna a leitura extremamente lenta.

Li, li e li e não chegando a conclusão nenhuma de como aplicar essa estratégia de forma palpável. Não gostei.
Léo 02/05/2020minha estante
Super concordo com você !!

Sarah.Signorini 22/08/2020minha estante
Ainda não terminei, mas to com a mesma impressão!

Celina 10/09/2020minha estante
Nossa! Também não terminei, mas acho que ao final, ele ficará devendo em objetividade.

Wellingtton Jorge 14/02/2021minha estante
Pensei que só eu estava com essa sensação, estou demorando pra ler... São conceitos, sob conceitos, e conceitos... quem não possui um pouco de experiência, não entende nada.

Renan 03/03/2021minha estante
Concordo, além de ficar mencionando capítulos futuros e quando passa menciona capítulos anteriores....

Flávia 21/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei bem cansativo. Não aguentava mais ler

Carolina.Severo 13/01/2022minha estante
E qual bom você indicaria nesse mesmo segmento?

Denis 15/01/2024minha estante
Concordo muito com você. Leitura super repetitiva, para ficar mais agradável tive que pedir ajuda da Alexa para ler pra mim, porque sozinho ler duas páginas já me cansa

Fenrir 15/08/2023

Melhor que muita pós em gestão de projetos
Uma didática incrível , cases de sucesso e de falha , dados bem elaborados e planilhas bem feitas! O ganho aqui na ajuda de tomada de decisões é estupenda! Serve para empreendedores e gestores! Leitura obrigatória!

Nina 30/07/2021

Razoável
Na minha opinião esse livro fala vários coisas (que para mim) não agregaram tanto e que eu já sabia, porém em algumas partes adquiri um conhecimento legal, e que para quem é empreendedor é importante.

Peupaiva 14/05/2022

Interessante um livro importante para empreendedores e abre muito a mente de gestores, mudando o conceito a cerca da produtividade e a real necessidade dos clientes.

Stella 08/03/2020

Desenha passo a passo o que é necessário e preciso para ter e manter uma startup. Tambem é uma ótima leitura pra quem empreende, pra quem é gestor. O livro é repleto de exemplos práticos da experiência do autor.

Guilherme.Ferraz 06/10/2021

Lições para aprender com o modelo de startup
Eric Ries demonstra em seu livro diversas maneiras de como fazer testes em produtos, manter um ambiente criativo dentro de uma empresa e sempre estar atualizado as mudanças recorrentes no mercado e no mundo. Livro essencial para entender as atuais dinâmicas de trabalho, principalmente em setores de tecnologia

Giulia 22/05/2022

Didático
O livro é extremamente didático, como uma futura engenheira de produção não tenho reclamações. Os exemplos são muito claros, mas as vezes sinto que o autor se perde no pouco no dinamismo. De toda forma é um livro que eu recomendaria?.

Dje 03/09/2020

Muito bom!
Meu primeiro contato com a teoria, livro didático, em alguns momentos maçante.

Carol 07/08/2012

Inspirador e motivador
Este livro explica e exemplifica como aplicar Ciência ao caos e à incerteza de uma startup.

“A Startup Enxuta” facilita a vida do empreendedor, seja ele dono ou não da empresa, mostrando como impor organização no caminho até o sucesso no desenvolvimento do produto, entendendo como produto qualquer resultado da interação de um cliente com a empresa.

Através de experiência e estudo, o autor, Eric Ries, é responsável por uma nova abordagem de administração para uma startup, condizente com suas características intrínsecas de caos e incerteza. Essa abordagem conta com conceitos importantes advindos, por exemplo, da manufatura enxuta e do desenvolvimento ágil.

Leitura fluida e didática contendo além de conceitos, exemplos reais. Recomendo a todos, pois todos têm um pouco de “empreendedor” dentro de si.

Alex Souza 13/05/2020

Gostei.
O livro entrega o que promete: ensinamentos para conduzir uma startup em todas as etapas de vida dela a partir do lançamento.

Com um detalhe importante: vindos de alguém que vivenciou este universo na prática, e não apenas no campo teórico, como que se aventuram a falar do que jamais vivenciou.

Além dessa divisão de experiência prática por parte do autor, o que mais me chamou a atenção, e agregou em termos de conhecimento, é de onde ele tirou inspiração para sua filosofia empresarial. Do Sistema Toyota de Produção. Que sempre ouvi falar aqui e ali, e tenho até livros a respeito em minha estante, mas ainda não tinha parado para estudar. Gostei muito disso.

Terminada e leitura deste livro, aproveitei que o tema estava fresco em minha mente, peguei um do livros que inspirou o autor, "O Sistema Toyota de Produção", de Taiichi Ohno, e fui me aprofundar na fonte que inspirou o autor.

Enfim, recomendo a leitura do mesmo, vale a pena o tempo investido.

Abraço!

Betoaan 16/10/2021

Um clássico!
Sempre bom ler um clássico sobre modelos de trabalhos. O livro é bom guia sobre mentalidade científica, empreendedorismo e organização ágil.

Rudibirck 06/10/2021

Muito teórico
Os métodos apresentados no livro são muito massacres. Uma didática muito de conceito é nada de prática.

Eloi 25/09/2020

O livro que todo empreendedor deve ler
Este é um livro absolutamente técnico sobre startups.

Ele não fica falando de determinação, força de vontade ou foco.

Ao invés disso ele fala sobre CAC, LTV, ROI e como deve ser feito um ciclo de MVP.

Se você é empreendedor, deve ler este livro para poder escalar o seu negócio.

Pedro Duarte 06/09/2020

Usando os princípios da manufatura enxuta no gerenciamento de startups, o livro traz ensinamentos que ajudam não só startups, mas também empresas tradicionais que buscam a inovação e a trabalhar de maneira ágil.

Tiago 30/07/2014

Por que 3 estrelas?
Eu vi que a maioria deu 4 e 5 estrelas... Pq classifiquei como 3 estrelas e não 4 ou 5?

1) Qdo leio um livro, eu tenho muita, muita, muita "sede" de conhecimento, de ideias novas, de inspirações, insights de criatividade e eu acabei de sair de um curso de pós graduação que me fez estudar e ler sobre boa parte do assunto que o livro fala, inclusive sobre esse sistema usado na Toyota, ou seja, "matou minha sede" menos do que eu esperava.

2) Tinha necessidade de 276 páginas? O autor conseguiria falar tudo o que ele falou em menos de 150 páginas.

Foi basicamente isso...
Dailton 17/02/2015minha estante
Concordo com a questão da concisão, Tiago. Sem trocadilhos, também acho que o livro poderia ser mais "enxuto" rs. No entanto, ele traz sim abordagens novas para startups que são uteis e valem a pena serem testadas. Gostei do livro e mandei 5 estrelas.

Renata 25/12/2016minha estante
undefined