A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

alvsalmeida 14/04/2024

Nada enxuto
O livro trás uma metodologia para o desenvolvimento de produtos e aplicação de recursos sem desperdício e perda de tempo, já que esse é de fato o maior vilão dentro dos negócios hoje em dia sendo fácil ver uma empresa ou até um segmento interno ser nocauteado pela falta desse entendimento.

Mas se formos depender do livro de Ries, alguns poderão o considerar como um leve soco no estômago. De fato o livro é inteligente sobre o assunto, mas na hora de abordar o seu contexto falta aquela maestria. Você começa e compreender erros pessoais e entender o que se está falando e, ao virar a página, se perde em inúmeras explicações e exemplos que bagunçam o que se havia entendido.

Em outras partes, ao ver que o vislumbre volta a mente do entendimento e ao crer que logo se veria uma conclusão do assunto, descobrimos que o livro quase se torna infinito ao repetir em inúmeros momentos coisas já ditas e nada posta às claras. E nessa falta de uma aplicação mais inteligente que muitos fecham o livro sem saber como de fato empregar esse sistema que tem muito para salvar empresas e pessoas que o aplicam de forma errada (ou nem o aplicam).

Por si só, Ries ensina um método enxuto, faltando aprender a ser enxuto nas palavras para trazer a lógica apresentada às claras dos que vivem na escuridão do receio sem saber onde pisar para dar o próximo passo.

Eduardo 25/02/2024

Startups são realmente um mundo a parte...
O livro é bom! Mas é sempre preciso lembrarmos que a realidade das Startups é bem diferente da realidade do restante do MUNDO!

Ainda sim, é possível tirarmos muitos ensinamentos do livro para aplicação em nossas vidas...

Derlane Lima 07/02/2024

Empreendedor, pare agora e leia este livro!
Sério, esse livro fez estrado no meu bloquinho de anotações. Cada instrução mais valiosa que a outra. Nem tem como começar a listar aqui o que mais gostei.

Se faltava alguma coisa pra lhe convencer, saiba que: o livro vai te mostrar que fazer o fácil; o necessário; e a escuta ativa, é tudo que precisa ?

Denis 17/01/2024

"Finalmente acabei"
A Startup é enxuta, mas o livro não, caramba, que livro massivo, repetitivo, eu coloquei para alexa ler e mesmo assim o livro não acabava, Então chegou no capítulo 9 que para mim é o mais longo, e pedi para a inteligência artificial a partir da li me passar os principais pontos, e sendo assim eu não sei se conclui ou abandonei kkkkkkk, entretanto o livro não acaba nunca.

Gilson92 01/10/2023

Bom?
Gostei porém não foi tão proveitoso quanto eu queria. Super indico para quem tem startups e ou quem gosta de administração.

J^! 29/09/2023

Formato do Vale
Algumas coisas não se aplicam muito ao negócio que estou empreendendo mas nessa área todo conhecimento é válido.

Fenrir 15/08/2023

Melhor que muita pós em gestão de projetos
Uma didática incrível , cases de sucesso e de falha , dados bem elaborados e planilhas bem feitas! O ganho aqui na ajuda de tomada de decisões é estupenda! Serve para empreendedores e gestores! Leitura obrigatória!

JoAo.Kroeff 14/08/2023

Repetitivo...
O livro no primeiro tópico conseguiu resumir todo o resto. Conta diversas histórias de empresas que acabam sendo repetitivas, e portanto, tornando uma leitura chata. O método "enxuto" de startups do autor é realmente interessante, mas pra quem se interessa vale mais a pena olhar palestras dele (na Apple é bem bom, tem no Youtube) qual ele explica todo o método "Startup Enxuta"

vica 17/07/2023

Finalmente, o fim?
Eric, abre a definição de startup e explica em detalhes, o que é esse termo, que ficou tão falado, nos últimos anos. E ele nos mostra isso, enquanto conta a história da criação da sua startup, de como ela foi de fadada ao fracasso, ao sucesso. E traz também inúmeros cases de sucesso, que acabam exemplificando as situações abordadas.

Gostei. Mas talvez não devesse ter insistido na leitura, acho que não li no momento certo. Não foram muitas as informações que pude chamar de aprendizados. Foi duro chegar até o final, quem sabe em outra hora.

@brunologan7 22/05/2023

Construir. Medir. Aprender.
Comecei essa leitura com muita expectativa, pois sou aluno d'O Novo Mercado e já vi várias citações sendo exploradas nas aulas, pelo Ícaro de Carvalho, mas confesso que foi duro concluir.

Entendo que não sou o público alvo do livro, mas insisti na leitura porque tem algumas sacadas muito boas para quem é empreendedor ? ainda que não necessariamente na criação de produtos e serviços em extrema incerteza.

Embora prolixo, os conceitos ensinados pelo autor dão um bom direcionamento para quem precisa conduzir o próprio negócio.

O destaque do livro, na minha opinião, é o ciclo de feedback ?construir, medir, aprender?, onde o autor defende a ideia de que o negócio precisa ser conduzido com sensibilidade e objetividade.

Entendi que oferecer múltiplos serviços de uma vez só, no começo, não é o melhor caminho, pois gera um gasto desnecessário de energia não focada. Eric aconselha começar rápido, ainda que pequeno, para errar rápido e saber quando mudar de direção para acertar o que o cliente realmente precisa.

O livro é recheado de cases de sucesso, insucessos e reviravoltas. Acredito que quem for da área de administração e startups poderá aproveitar melhor o conteúdo por completo. Eu foquei nos insights aplicáveis ao meu empreendimento ? designer freelancer ? e segui em frente.

Ramon 19/04/2023

Inovador e um pouco difícil
Trata-se de uma livro voltando a uma revolução. Então não temos um passo a passo claro, mais uma corrente de pensamento. Acredito que trás ideias incríveis para uma evolução, mas temos entender precisamos integrar sua leitura trabalhando ideias. Existem conceitos porém o foco e mudança da forma de pensar.

Conrado Lourenço 05/04/2023

Excelente
O autor propõe uma abordagem inovadora para criar e gerenciar startups de forma eficiente, conhecida como "lean startup" ou "startup enxuta".

A principal diferença entre os processos tradicionais, conhecidos como waterfall (cascata), e os processos ágeis propostos pela metodologia lean startup é a abordagem de desenvolvimento de produtos. O modelo waterfall é um método sequencial e linear, onde cada fase do desenvolvimento, como o planejamento, o design, o desenvolvimento e o teste, ocorrem em uma ordem fixa e só avançam para a próxima fase após a conclusão da anterior.

Esse modelo é caracterizado por ser lento, burocrático e com alto risco de retrabalho, já que mudanças são difíceis de serem implementadas após uma fase ser concluída.

Em contrapartida, a metodologia lean startup propõe um modelo de desenvolvimento de produtos mais ágil e adaptativo, que se baseia em ciclos curtos de aprendizado e feedback contínuo. A abordagem ágil permite que as empresas experimentem, iterem e aprendam rapidamente com o mercado e os clientes, fazendo ajustes constantes no produto com base nos dados obtidos. Isso permite que as startups sejam mais flexíveis, se adaptem às mudanças e otimizem seus recursos de forma eficiente.

Uma das principais ideias do livro é o conceito de "construir-medir-aprender", que é a essência da abordagem lean startup. Em vez de gastar muito tempo e recursos em um produto completo, a metodologia propõe construir um MVP (Produto Mínimo Viável), que é a versão mais básica e enxuta do produto que pode ser lançada para o mercado o mais rápido possível. A partir do lançamento do MVP, a startup mede e aprende com os dados obtidos, e com base nesse aprendizado, faz ajustes no produto para atender às necessidades reais dos clientes.

Outro aspecto importante do livro é a ênfase na importância do feedback dos clientes. Eric Ries destaca a importância de ouvir os clientes de forma ativa, coletar dados e informações valiosas e, em seguida, usar esses insights para fazer ajustes no produto. Essa abordagem baseada em dados e feedback dos clientes ajuda a reduzir o risco de desenvolver produtos que não atendam às necessidades do mercado.

Além disso, o autor também aborda a importância do aprendizado contínuo e da experimentação. Ele enfatiza que é importante estar disposto a falhar, aprender com os erros e iterar rapidamente para melhorar o produto e o processo de desenvolvimento.

Renato.Germanny 18/02/2023

Um bom começo.
Não é um livro profundo sobre startup, mas pode lhe dar uma base sobre como fazer um bom MVP ou saber como se comportar diante das pequenas demandas de clientes e etc.

Leitura boa, me ensinou algumas coisas que não entendia da área, e me mostrou como fazer um bom produto funcionar no mercado.

fer 13/02/2023

Startup Enxuta
É um bom livro para quem está começando a empreender e precisa fixar alguns conceitos básica como o ciclo testar-medir-feedback.

Mas achei bem enrolado e cansativo devido a muitas repetições, faz você se perder do que realmente importa. No final você fica meio ?tá e quais são todas as lições desse livro??, de tanto vai e volta que ele faz.

Mas vale a leitura se vc nunca trabalhou ou construiu uma startup, nesse livro você aprender os conceitos mais falados dentro das Startups.