Beco da ilusão

Beco da ilusão Mallerey Cálgara
Nanda Cálgara

Resenhas - Conto de Fadas as Avessas

Tathi (@Doidosporserieselivros) 08/09/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam ler histórias que se passem em um período real?
Minha última leitura finalizada foi Beco da Ilusão, uma trama extensa pesquisa que relembra os horrores do regime nazista.

????????????????????

Ainda estou sem palavras para descrever a qualidade desse livro.
Tive a nítida sensação de estar lendo um relato ou biografia, tamanha a veracidade e riqueza de detalhes colocada no enredo.

Mallerey Cálgara criou uma protagonista forte, apaixonada pela dança, que caiu nas mãos dos nazistas, e passou fome, frio e humilhações, presenciando coisas que um ser humano jamais deveria ser obrigado a ver.

Beco da Ilusão é uma obra que nos mostra como os regimes começam silenciosamente, a portas fechadas, e tomam o mundo com apoiadores conscientes e outros que são obrigados a participar das barbáries, e como sempre temos heróis que fazem a diferença mesmo quando não parece possível.

Este é um dos melhores livros que li esse ano e com certeza o melhor da autora (da qual li todas as obras lançadas até agora).

Beco da Ilusão está disponível em formato digital e fisico pela @mundounoeditora

Renan Friedlaender 04/08/2023

Todos deveriam ler
Beco da Ilusão foi um dos melhores livros lido em 2023. Principalmente por seu contexto está bem próximo da minha família.
Sou filho de judeus e quando criança, ouvia meu avô contar várias histórias desta época. Ele era criança e só não morreu de fome, pq morava ao lado de uma padaria, cujo dono era uma família alemã e os dois filhos estavam no exército nazista. Não por escolha próprias, mas pq eram obrigados. Meu avó dizia que durante a madrugada, ele sempre acordava ouvindo um barulho no fundo da casa. Aí uma vez ele foi ver o que era. Abriu a janela e viu algo voando pelo muro e seus pais pegando. Então ele descobriu que o pão que comiam todos os dias, era jogado pelos vizinhos, enrolado em um pano.
Por muito tempo, esses pães, foram praticamente o único alimento que ele tinha.
Fiquei bastante comovido ao ler esse livro, e tenho certeza que meu avô também teria gostado, mesmo sendo uma história de ficção.
Pouco se sabe sobre as pessoas de bom coração que ajudaram os judeus naquela época, mesmo sendo "alemães" ou "nazistas". Um exemplo disso, foi retratado no livro A Lista de Schindler.
Agradeço imensamente à essa família, pois sem a ajuda deles, eu não estaria aqui hoje. E a autora, pois agora, depois de anos, posso entender com mais clareza, as palavras do meu querido avô.
E fiquei bastante feliz, pela personagem ter consigo seguir em frente com sua vida, assim como meu avô conseguiu.

Sunnie97 30/05/2023

Comecei não gostando, terminei amando
Eu admito que no início ele foi muuuuuito chato.

Achei que, como a história se passa em Berlim, Alemanha, achei que seria todo voltado para o nazismo e o holocausto. Mas no fim, conta a experiência de alguém que viveu nele, tudo que a personagem passa durante sua vida, e isso sim me puxou a atenção e me prendeu na história.

Admito, não é um dos meus favoritos, mas eu nunca vou esquecer o quanto amei ler ele e o quanto o plot dele me fez ficar doidinha. Não é romance mas tem umas migalhas, e sinceramente pra mim foi ótimo, já que não sou tão fã de romance, mas gostei do mesmo jeito.

Recomendo muito

Aliffer.Pereira 13/08/2022

O Beco da Ilusão é impactante..
O nome dela é mais de um, o seu verdadeiro poucos sabem, sua vida é uma constante adaptação, mas não por escolha própria, mas para sobreviver. Teve uma boa infância, e depois tudo desmoronou e ela desviando, escapando, lutando contra sua grande vontade de desistir, que muitas das vezes a vinha perturbar.
Ainda mais por ter vivido é uma família tão grande, a ausência de todos, não saber o que cada um passou, se sobreviveram, a atormentava, mas ela tinha que lutar por si mesma justamente pensando em encontrá-los.
Tudo por conta da herança que sua família ganhou de um tio falecido, se deparando com uma realidade jamais imaginada por qualquer um de sua família.
O nome dela é Sarah, e ela já morou no Beco da Ilusão!

Julia Tristão 23/02/2021

Fiquei interessada em ler esse livro pq adoro histórias sobre o holocausto e ele estava bem avaliado, masss... achei q fosse ser uma narrativa diferente. Trata-se, na verdade, de um romance entre uma judia e um soldado alemão nazista, mas esse romance é tão ?romântico? que simplesmente não combina com a época do holocausto, não convence.

Gio 22/02/2021

Necessário
A obra Beco da Ilusão trás uma perspectiva judia da segunda guerra mundial, de uma garota no auge da pré-adolescência. Trás descrições pesadas do contexto terrível da época, e é extremamente necessário.
Tive o prazer de conhecer a autora em 2016 em uma feira do livro na minha antiga escola. Mallerey Calgara é uma pessoa muito sensata e interessante, com uma sensibilidade muito bonita ao descrever as cenas do livro.
Se eu pudesse dar 6 estrelas, eu daria.

Simone de Cássia 17/02/2021

Fraco. E  desjeitim eu continuo Malévola pelo visto.  Todas as resenhas falam que ele é maravilhoso, emocionante, que levou às lágrimas, enfim, que ele é top. O assunto é bom, claro, tudo que nos remete às atrocidades do nazismo merece atenção e respeito, e a historinha em si não é ruim, mas fraca. Tem muita exploração de sentimentalismo, às vezes, pelo contrário, mostra uma alegria  e uma camaradagem que não podiam existir ali, sem falar nas passagens românticas ... Tá, nesse quesito a culpa é minha que sou chatinha: não tenho paciência para suspiros dobrados em livros que não são do gênero (e os que são do gênero eu não leio. Ponto.) E o que mais me incomodou foi o que considerei "propaganda enganosa" : a sinopse deixa entender que o foco será a vida da protagonista no "Beco da Ilusão", a casa de prostituição. E não é.  Enfim, opinião de Malévola: não gostei.
Riva 17/02/2021minha estante
Não lê livros em que tem suspiros dobrados, mas ficou apaixonada por um tal ?Duque Caramelo? - kkkkkk!

Simone de Cássia 17/02/2021minha estante
É diferente...aquilo foi um atentato à minha integridade moral...kkkkkkkk

Riva 17/02/2021minha estante
Chorando de rir... atentado à sua integridade moral!!!! Só você para ter resposta deste nível.

Livro açucarado 07/02/2021

Leitura concluída ??
Beco da Ilusão - @ 5/5?+??

"Asas... Nem todos nós temos, mas existe algo em nosso íntimo que nunca para de voar: Os sonhos."

??Alerta de gatilho - Conteúdo pode ter cenas de tentativa de abuso ??

? Esse livro é da minha parceira @mallerey e como sempre ela me deixando aos prantos, com a escrita maravilhosa dela, que nos prende desde o começo

? Yidish, uma garotinha judia que tem uma família bem grande e maravilhosa, é muito feliz vivendo com todos eles, quando recebe a notícia que vai se mudar para Berlim, para o seu pai cuidar da gráfica de seu falecido tio, que é apenas uma faixada para a Resistência Alemã,

? No começo ela ama aquela cidade linda cheia de coisas novas, e logo se apaixona pelo balé, e seu sonho é se tornar bailarina,

? Nesse tempo vai descobrindo muitas coisas em sua família, principalmente descobre que seu irmão faz parte da Resistência alemã, no começo ela não entende muito mais logo irá descobrir o que isso significa,

? Um tempo depois deles estarem em Berlim, começa a perseguição contra os Judeus, um dia a sua casa é arrombada e Yidish, vê toda a sua família ser levada embora, sem saber para onde e se estarão vivos até o fim do dia,

? É um livro muito rico em detalhes da segunda Guerra, que nos emociona muito como qualquer outro livro desse gênero, nos toca na alma como o ser humano é capaz de tamanha maldade,

? E a autora soube escrever muito bem, nos levando para dentro dele, vamos amadurecendo junto com os personagens principais e sofrendo junto com eles também, sempre torcendo para o pior não acontecer,

? Eu indico muito esse livro pra quem gosta de temas fortes como esse, tenho certeza que vão amar

? Eai meus amores, gostam desse tipo de livro? Eu particularmente amo a história da segunda Guerra e sou suspeita para falar ? Me conta aqui o que acha, vou amar saber

Lilian.Ladeira 05/11/2020

Um livro com muitos detalhes sobre essa parte sombria da história europeia com um toque romance na medida.
Uma visão diferente do que estamos habituados a ler sobre a 2GM.
Incrível, minha primeira leitura desta escritora e fiquei totalmente apaixonada.

Renata 05/10/2020

Que livro incrível! Que final surpreendente! Tão triste, mas que final lindo. Recomendo demais. Tenho certeza q quem ler n vai se arrepender
Rafa 04/11/2020minha estante
É um dos meus preferidos

Kelly Brandão 14/09/2020

O livro é bom, mas achei leve para o período em que foi retratado. Não sou nenhuma expert no assunto, só estou relatando a experiência que tive com esse livro me baseando em outros que li bom a mesma temática. Achei esse legalzinho

Alane Brito 13/09/2020

Fascinante
Livro emocionante e extremamente bem escrito, Beco da Ilusão nos transporta para um dos episódios mais macabros da história da humanidade, onde acompanhamos a trajetória de Ydish, uma jovem judia que tem o sonho desde criança de se tornar uma bailarina. Diante de tanto sofrimento, esse desejo dava a ela um fôlego a mais, uma determinação de continuar lutando pela vida. Até que conhece o amor e então isso a impulsiona ainda mais a ser forte. Algo que achei interessante na história, foi o fato de a autora não tomar apenas um lado, ela mostra também que os soldados alemães não eram totalmente a favor do que estava acontecendo, que eles também tinham compaixão pelo sofrimento dos judeus, e tenho certeza de que muitos que estiveram lá naquela época salvaram muitas vidas de quem deveriam matar. Mallerey Cálgara tem o dom da palavra, isso é inquestionável. Já li outros trabalhos dela e todos são maravilhosos! E quem ainda não leu esse livro, não deve perder mais tempo! Recomendo muuuuito!!

Nivia.Oliveira 25/05/2019

"É sempre mais difícil lutar contra a fé do que lutar contra a inteligência." Adolf Hitler
Não é uma apologia ao antissemitismo. Vou deixar claro que concordo com a frase de Hitler que resume o livro Beco da Ilusão, não com ele.
Já li vários livros sobre o nazismo mas nenhum contém um rico anexo de notas sobre os termos alemães e práticas da época como fez a autora Mallerey Calgara.

Simone 15/10/2018

Um enredo dilacerante!
BECO DA ILUSÃO é um tiro no escuro, uma trama para corações fortes, tecido de forma magistral, apresentando cenários perturbantes e personagens fortes, cada qual com suas dores, alguns com sua cota exacerbada de maldade. Trata-se de um enredo datado da época da ditadura, em 1931 (na Alemanha). Talvez por a história ser inspirada em fatos reais, a cada virar de página o leitor se sente com a cerne inflamada, fazendo parte de tamanha atrocidade. Eu senti as dores de Sarah como se fossem as minhas dores. E, aos poucos, tornei-me como ela, uma rocha cheia de esperanças. Os personagens secundários, mesmo aparecendo menos, são de grande importância na trama. Mas é certo que o amor de Sarah para/com a família e amigos, principalmente a paixão dela e de Erdman foi a cereja do bolo, conduzindo um cenário destruidor para uma fagulha de esperança e amor. Eis uma história belamente tecida, com conteúdo e um desfecho ainda mais dilacerante. Em vários trechos senti-me emocionada e o final não poderia ser mais perfeito. Se eu gostei?! NÃO, EU NÃO GOSTEI! EU MEGA, MASTER, BLASTER, HIPER AMEI!!! 💘💘💘 E digo mais: "Eu leio até mesmo a lista de compras da Mallerey!" o/

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2018/10/falando-em-beco-da-ilusao-de-mallerey.html

Clara.Calais 09/07/2018

fascinante
E um livro estilo montanha russa a cada capitulo uma nova emoçao, a cada cena uma nova descoberta, o livro te prende de todas as maneiras possiveis, eu me senti como se estivesse dentro do livro.As emoçoes ficam a flor da pele,e impossivel nao se envolver por completo com a historia.