O dilema de Einstein

O dilema de Einstein Jeremy Stangroom

Resenhas - O dilema de Einstein

Marcio 06/06/2012

Exelente livro de cabeceira
Admito que, pessoalmente, esse livro é bem difícil resenhar. Especialmente pelo seu meio incomum de leitura (você "anda" para frente e para trás,no livro,todo o tempo) e pelo tema: Filosofia, no qual eu não li muitos livros a respeito.

Basicamente o livro é dividido em 2 partes: A primeira, apresnta 25 "enigmas" que discutem o dilemas das pessoas (alguns casos são bem bizarros, como viagem no tempo e peguins contra ambientalistas. Mas isso são apenas alegorias para as questões propostas) que dão, ao leitor, duas opções. A segunda parte consite nas "respostas" dos enigmas propostos e na discussão do tema. Claro, não há uma resposta certa. Também tenta advinhar sua linha de reciocinio para escolher tal opção.

É um livro curto (140 páginas), mas deve ser lido lentamente para que consiga seu efeito: pensar sobre os dilemas, caso contário sera um livro rápido e não muito lhe acresentará.

ntampinha 28/06/2015

Bacana
Adorei a capa do livro, kkk, essas duas cabecinhas de Einstein realmente me fizeram rir a primeira vez que os vi... [...] O Dilema de Einstein é um livro bastante filosófico, que apresenta 25 enigmas éticos que devem ser lidos e degustados filosoficamente, individualmente e lentamente, antes de conferir as respectivas respostas no fim do livro... Em outras palavras, você passeia para frente e para trás o tempo todo, hahaha.

Quanto ao conteúdo, o livro possui enigmas muito interessantes (uns mais do que outros), mas se engana quem pensa que as respostas são realmente "respostas". Muito pelo contrário, as respostas não são definitivas para nenhum dos enigmas, o autor apenas apresenta vertentes diferentes dos filósofos para "possíveis" respostas, que pode ou não condizer com a resposta do leitor.

Eu gostei do livro, a proposta é interessante e os dilemas são realmente fortes e alguns até polêmicos, mas assim como aconteceu com o livro "Uma Vida com Propósito", admito que fiquei enjoada de "ler um de cada vez e meditar sobre o assunto", e com isso, passei a ler de dois a três enigmas de uma vez por pura falta de paciência. (vide a resenha do livro citado para entender o porquê).

Isso não torna o livro menos interessante ou legal, é claro, só frisa o fato de que: eu não gosto de livros com este formato!
Também não gosto muito de filosofia e isso pode ter pesado um pouco na minha impaciência, mas acho que o formato do livro foi mais relevante neste quesito, rsrs.

>>> Opinião Final: Interessante e desafiador de conceitos e ideais. Quem gosta de filosofia vai curtir e se algum desses assuntos for colocado à debate, tenho certeza que renderá uma boa discussão... Vale a pena dar uma conferida :)