A Psicose

A Psicose Andréa M. C. Guerra

Resenhas - A Psicose

Sheila Lima 20/05/2021

A autora desenrola o fio das psicoses (Esquizofrenia, Paranóia e Psicose Maníaco Depressiva [Melancolia]) do ponto de vista da teorização freudiana e dos nós borromeanos de Jaques Lacan.
Enquanto que, para Freud não cabia o tratamento das psicoses na vertente psicanalítica em razão da substituição da realidade e embotamento afetivo característicos nos casos psicóticos, o que impossibilita todo o processo transferencial na análise, Lacan quer dar ao sujeito, lugar e voz através do simbólico e imaginário, do afeto projetivo que viabiliza a formação de laços transferenciais entre o sujeito e o analista.

Allan G. 11/11/2012

Fantástico
Andrea mostra todo o brilhantismo inimaginável e prova ser uma mulher genial e dedicada ao escrever com profundidade nesse pequeno e denso livro. Fui desafiado e encantado por esse livro.

Fabiana Vicentim 24/03/2021

Apesar de um livro simples e introdutório, possui vários conceitos chaves da psicanálise - tanto de Freud quanto Lacan - que precisam ser estudados mais a fundo para uma melhor compreensão. De qualquer modo, é um livro bom no que se propõe: responder o que é a psicose na psicanálise e como tratar essa questão por esse viés.

Alice 09/12/2021

A psicose
Um breve resumo do tema, passando por freud e lacan, levantando alguns dos principais tópicos quando se trata do conceito de psicose.

Fran 29/06/2013

Gostei muito do livro como um complemento no estudo das psicoses. Havia lido recentemente a análise do caso Schreber escrita por Freud, e considero que esse livro trouxe reflexões que ajudam a compreender a teorização freudiana, e além disso, permitem situar mais elementos da história de Schreber, de modo a podermos entender melhor o delírio que é construído.
Também traz reflexões importantes da teoria lacaniana, auxiliando na compreensão não apenas da estrutura psíquica das psicoses, mas de um modo amplo a partir da sua articulação entre os registros real, simbólico e imaginário.