O Vestido

O Vestido Carlos Herculano

Resenhas - O Vestido

Carol638 15/04/2024

Lastimável
Esse livro chega a ser interessante em algumas partes e a proposta do autor de transformar um poema no livro foi boa. Apesar disso, o livro é machista, horrível, a personagem principal é fraca e sonsa.

Cassandra 10/04/2024

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

VitAria540 04/04/2024

O vestido
A história é muito boa, e a leitura muito fluida consegui ler em um uma noite de tão interessante que tava, você fica presa na história querendo descobrir como termina, Me decepcionei um pouco no final porque não acho que o Ulisses merecia ser perdoado.

Bibia 18/03/2024

Uma obra maravilhosa
Muito bom esse livro. o Carlos Herculano conseguiu trazer à história uma forma muito interessante e extremamente fiel ao poema de Drummond, além de ter trazido divamente as características de escrita de Carlos Drummond, trazendo aquela urgência para chegar ao fim, dada a linearidade de seu livro.

Mary 02/03/2024

O Vestido (Carlos Herculano Lopes)
Excelente livro! Muito envolvente (nunca o teria conhecido se não fosse pela escola haha).
Obs: que ódio desse Ulisses, que homem patético. Sinceramente, que pouca vergonha a dele de simplesmente voltar para casa como se nada tivesse acontecido. Como que a Ângela consegue amar um homem desses?! A Bárbara que teve um fim triste... A imagem da femme fatale em pessoa.

anajones 21/03/2023

O vestido
Li esse para a escola, e confesso que não fez o meu estilo... não me senti na história hora nenhuma, senti muita falta de intensidade. mesmo assim, em algum momento a história me pegou e me fez ficar curiosa para saber o final, que valeu a pena.

gabi1692 19/03/2023

minha professora de literatura não gostou desse livro, mas eu gostei! eu gosto de histórias que possuem o enredo como foco ( por isso amo romance policial e suspense ).

claro que esse livro é temporal e a gente passa muita raiva lendo algumas coisas. Mas apesar de ser um livro anticlímax, eu fiquei de queixo no chão em alguns momentos.

eu também achei incrível o fato de a obra ser um pastiche, pelo qual amei ter conhecido. o ensinamento desse livro é sobre a perda de dignidade pelas paixões ( palavras da minha professora incrível). o "erro" temporal, onde a mãe conta uma história enorme entre o tempo que o marido chega e sobe as escadas, para mim foi essencial para o sentimento da história. foi um erro que me agradou.

leitura super fluida e de descanso; para ler depois de obras pesadas.

gabi 09/03/2023

Muito bom, o livro prende muito, e é super fluido, sentimos a necessidade de saber o segredo antes que o pai volte

Jay 11/08/2022

Tentei ler esse livro quando tinha mais ou menos uns 14 anos, me revoltei com as atitudes de Bárbara e a falta de atitude de Ângela e deixei de lado, porém depois de um tempo sempre ficava me perguntando como era o desfecho da história, hoje, já com 21 anos, dps de procurar horrores em PDF, consegui reencontrar o livro físico pra finalmente saber o final da história e se por ter um pensamento diferente do que eu tinha na época minha interpretação seria diferente.
Primeiro que o livro tem uma narrativa poética, algo que não estou tão acostumada, porém mesmo assim não é um leitura cansativa, na verdade o autor consegue prender o leitor por curiosidade do que pode acontecer logo em seguida e também pela imprevisão da história. Segundo, é difícil não querer entrar na história e dar umas chacoalhadas em Ângela, mas aí é necessário lembrar que a história acontece em uma época totalmente diferente da atual, a mulher ainda não tinha todo o empoderamento que se tem hoje em dia e afinal de contas, mesmo depois de tantas conquistas femininas, quem é que não conhece uma Ângela? Como o livro não é focado no marido e sim nas duas mulheres, as atitudes dele acabam sendo "varridas para baixo do tapete", (ps. Tô tentando não dar spoiler kk).
Já Bárbara é a personificação da mulher perfeita, que todo homem deseja e as mulheres invejam, ela tem um espírito livre, o que me fez se identificar com ela em determinadas cenas, mas pra ser sincera, na maior parte do livro o que se tem mesmo é raiva dela.
Por fim, o feedback que eu dou é que é um livro bem interessante, diferente do que estamos acostumados, e de certa forma revoltante, meu eu de 14 anos já era empoderado demais pra esse livro, mas finalmente consegui ler o desfecho da história. O que achei interessante é que em algumas partes da narrativa Ângela dá certos spoilers da história mas mesmo assim tudo continua interessante e imprevisível.

july 21/07/2022

outro livro que também li pra escola. foi inspirado pelo poema ?o caso do vestido? e confesso que gostei mais do poemakkkkk porém o livro também é legalzinho e da pra ler beeem rapidinho

Duda mota 02/06/2021

Vestido
A história em sí é muito boa, mas não é uma leitura que te deixa em paz, pelo contrário, é inquietante e revoltante. Perdi as contas de quantas vezes desejei ser uma das personagens do livro e abrir os olhos da mocinha protagonista em relação ao marido. Ou só dar um murro nela para que ela acordasse para a vida e o cérebro voltasse a funcionar! ??
Ariane370 01/04/2024minha estante
TbKKKKK (spoiler)!!
E quando ela simplesmente aceitou que ele voltou ? Não falo nada