Os Clássicos da Política - Vol. 1

Os Clássicos da Política - Vol. 1 Francisco Weffort

Resenhas - Os Clássicos da Política - Volume 1

Nathan 10/01/2010

Os clássicos da política - VOL 1
Esse livro é para aqueles que gostam de filosofia, pois é um livro profissonal e não didático; muitos vestibulares o usam para formularem suas questões. O livro irá tratar sobre FILOSOFIA POLÍTICA, trazendo nesse volume os Contratualistas e falando sobre o Federalismo. Há também trechos das obras de cada autor para auxiliar na leitura. É um livro para aqueles que querem se aprofundar no assunto.

QUEIJO460 19/08/2023

Os Clássicos da Política.
Cada um dos pensadores presentes no livro é apresentado por um professor com ampla experiência no tema e, em diversos casos, com obra publicada a respeito. Em cada capítulo um professor introduz o leitor nas ideias do pensador em questão, logo após essa introdução temos acesso a textos originais das obras de tal pensador.

É de grande valia a introdução desses professores para o pensador que será estudado, mas por outro lado, ficamos suscetíveis a ser influenciados pelas visões que esses professores tenham tido da obra que talvez não condizem com a opinião que teremos da mesma. Por isso é muito importante a obra em questão possuir os textos originais dos pensadores estudados, para que assim, tenhamos nossas próprias conclusões sobre a obra apresentada.

gabriel 05/06/2023

Ideia boa, formato mediano

Vou colocar uma nota relativamente alta a esta leitura, porque a ideia em si é boa: oferecer autores clássicos da filosofia política, com um texto de apresentação dos especialistas (pessoas da academia com histórico de pesquisas/publicações no autor), e depois, trechos do próprio autor selecionados.

É uma ideia boa, pois um dá o gancho para o outro: o texto de introdução "convida" a leitura (meio que como uma "provocação" a ela) e atiça a curiosidade (ou, pelo menos, deveria atiçar); e, ao mesmo tempo, serve como uma chave de leitura, ou seja, um facilitador de uma leitura com fama de complicada.

O problema está em como isso foi feito e na diversidade de estilos dos autores. Destaco aqui Renato Janine Ribeiro, que nos ofereceu um texto interessante sobre Hobbes, mas cheio de vícios acadêmicos, e com a opção desastrosa de inserir trechos do autor no seu próprio texto. Sei que essa é uma prática comum em revistas acadêmicas, mas aí é que está: esta é uma revista acadêmica?

Isso é ainda pior para mim, pois leio a versão em e-book. Imagino que na versão impressa, dê pra identificar o que é Hobbes e o que é Janine. Aqui, sumiu tudo, então as duas coisas se misturaram completamente. Uma tragédia!

Achei que faltou uma linha editorial mais clara, afinal, é uma obra para introduzir autores do gênero, então poderia ter facilitado um pouco com textos mais acessíveis. Não precisa fazer piadinha, nem colocar desenhos nem nada, mas um texto um pouco mais arejado. Um revisor ou um editor mais com esse olhar, seria algo desejável.

Temos aqui um cardápio enxuto, porém certeiro, com Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau; e um texto interessante sobre a publicação "O Federalista", no coração da independência norte-americana.

São textos interessantes e que dialogam um com o outro, principalmente "O Federalista" com o resto. Ficou legal saber como as teorias políticas desembocaram, na prática, na formação política daquele país. Faz você acordar pra realidade e ver algumas implicações reais das teorias políticas.

O contraste entre os estilos de redação é esperado e não pode ser completamente eliminado, faz parte da natureza de textos com seleção de autores. Mas o ranço acadêmico poderia ser melhor administrado.

Isso fica claro quando vamos ler um Rousseau, por exemplo, um autor com um toque literário muito presente, contrastando com os próprios comentaristas. É um caso de inversão de valores, pois geralmente acontece o oposto (comentaristas aliviam e autor "original" pega pesado).

Apesar das críticas, é uma leitura muito interessante, e muito feliz em incorporar trechos dos autores originais (sempre muito mais ricos que qualquer comentário). A leitura é, no mais, relativamente acessível.

Destaco aqui Maquiavel, um dos pensadores mais interessantes (e mais incompreendidos) da história do pensamento político, mas todos eles têm algo a acrescentar.

Não consegui, de momento, checar, mas parece que essa coleção possui apenas dois volumes. O segundo chega no Marx e em outros pensadores. Aqui, trata-se apenas do primeiro volume.

Vale a pena pegar para ter um resumão básico e confiável, com a grife dos chamados "especialistas" (que não devem ser lidos sem sua dose de crítica), só que textos um pouco acadêmicos demais, explicações por vezes incompletas e falta de uma uniformidade no tratamento do texto, me fazem retirar uma estrela.

Lílian 04/10/2012

Essencial
Aí está um ótimo livro para quem quer ter as primeiras noções de Teoria Política clássica. Nessa edição estão resumidas as principais contribuições dos pensadores que simplesmente organizaram o mundo ocidental tal como ele é hoje: Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, Locke, Rousseau, discutindo sobre Estado, Democracia, Liberdade, Divisão dos poderes e muito mais. Para quem quer, inclusive, entender sobre quais pilares repousam a modernidade e mesmo a pós-modernidade.
Muito bom.

Paulo 03/11/2023

Boa coletânea
Esse livro faz parte da bibliografia da minha cadeira de ciência política, e eu decidi lê-lo muito tempo depois? bem. Ele cumpre com sua premissa, oferece uma boa introdução ao pensamento de várias pessoas diferentes, e ainda vem com extratos do texto primário, o que é ótimo

Mariana.Barbosa 17/07/2022

Do início
sou estudante de ciências sociais e posso, com todo o respaldo, dizer que esse é um dos melhores livros de política que eu já pude ler. Tranquilo, didático, contextualizado, com uma linguagem de fácil compreensão. Foi uma das melhores leituras que já pude ter na graduação.
Deixo aqui como dica para quem quiser começar a estudar política e nao sabe por onde.

Tefis 20/09/2021

Um excelente livro de introdução, com bons comentarista e bons trechos dos textos originais dos autores. Contudo a melhor leitura destes autores é sempre os textos originais em seu todo.

Legos 30/01/2023

Filosofia política ?????
Amei esse livro, apesar de ser com comentadores enves de texto integral eu super recomendo caso você queira estudar sobre o básico da filosofia política ( Hobbes,Rousseau,Locke,) e outros.

Naty 15/02/2023

É um bom livro para que tem que conhecer sobre filosofia política, principalmente para quem é da aérea de humanas. Mas acho muito chatos os textos clássicos, não me julguem.
Vale a pena para ter uma noção básica de cada pensador.

Gihwest 04/10/2023

Gostei
Peguei para estudo, por causa da Aula de Ciência Política, achei brm difícil, mas no geral eu gostei do livro.

Juliana 20/02/2012

Um ótimo livro, li para a faculdade na disciplina de "ciências politicas". Trata de maneira fácil e didática sobre cada temática dos autores clássicos colocados em questão.
Muito bom o livro, recomendo a leitura.

Marvyn Monteiro 29/03/2014

Fácil Compreensão e Didático
Achei a linguagem do Francisco Weffort muito simples e bem didática. Para quem deseja aumentar o conhecimento sobre esses principais pensadores, esse livro é ideal. Recomendo.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.