Pagu

Pagu Lia Zatz

Resenhas - Pagu

Fran RW 13/05/2012

"Pagu" - Lia Zatz
O que me fez querer ler este livro foi uma frase presente em um livro de história que tenho aqui, na última página de um capítulo entitulado "A Crise do Populismo". Eis a frase, que se encontra entre parênteses no original: "Pagu foi presa e torturada pela polícia getulista". Ao lado, uma imagem da "intelectual ingajada", como se refere a ela o autor.

Sabendo alguma coisa sobre o que foi o governo Vargas, não me foi preciso muito para subentender o porquê da perseguição a Pagu, ainda mais estando a imagem dela, com a legenda supracitada, num capítulo de livro de história em que a ditadura getulista é um dos temas. É interessante como às vezes tão simples palavras podem despertar tamanho interesse, pois para minha curiosidade não bastava: eu precisava saber quem foi Pagu.

Na biografia de Patricia Galvão (era assim que Pagu se chamava) escrita por Lia Zatz, quem conta a história é Telma, personagem fictícia criada pela autora. Telma encontra documentos sobre a jovem que foi um escândalo na década de 1930, e começa a narrativa da vida desta, com o objetivo de "contar direitinho" a história de Pagu.

Nascida em São João da Boa vista, interior de São Paulo, em 1910, "foi muitas coisas: escritora, jornalista, poeta, desenhista, tradutora, diretora de teatro. Militante revolucionária". Sempre indignada com a sociedade paulista da época, queria ser diferente. E foi. Tão diferente que gerou polêmica. Casou-se ainda muito jovem mas amou e foi amada pelo marido de sua melhor amiga, a famosa pintora Tarsila do Amaral. Também muito jovem ingressou no Partido Comunista Brasileiro e por causa dele foi para a cadeia inúmeras vezes. Numa éoca em que mulher nada podia, ela fez a diferença.

E apesar de não fazer, necessariamente, parte importante da história do Brasil, há em Pagu uma figura representativa da força feminina, na busca por seus direitos. Não estou sendo feminista nem ela o foi, mas se por algum motivo deve ela merecer prestígio, é certamente pelos olhos que abriu e pelas pessoas que influenciou.

Um livro bom para entender uma parte importante da história do Brasil. Sem se falar no esmero com que foi feito. Quase todas as páginas têm no fundo desenhos feitos por Pagu ou imagens do Brasil da época. Fica minha recomendação.

(17/07/2011)

pessoalmentefalando.blogspot.com
Dija 01/07/2020minha estante
Preciso de um resumo desse livro,pra escola, alguém me ajuda ??
Pra sexta agora

thaís 13/08/2022

pq neeem toda feiticeira é corcunda.. ?
INCRÍVEL!!
acho que qualquer pessoa, seja amigos ou familiares sabe que eu AMO a Rita Lee, e eu fui atrás de livro na biblioteca da escola pra ler e assim que eu bati o olho nele eu peguei sem pensar duas vezes.
terminei em dois dias, a Pagu juntamente da Rita Lee e das músicas dela se tornou uma inspiração pra mim, Pagu foi guerreira e incrível, ela realmente queria mudar o mundo e mal sabe que ela mudou o meu mundo. O verso: "sou Pagu indignada no palanque" e todos os versos que incluíam o nome Pagu não fazia muito sentido pra mim, eu ficava "mds oq é esse negócio. Pagu??" e eu realmente me sinto uma pessoa melhor e mais inspirada depois de ler sobre a inspiradora Pagu.

Aline.Andrade 09/08/2022

Peguei pra ler pq sou apaixonada na musica da Rita Lee. Nunca tinha feito a ligação da Musica com a Pessoa Pagu... Leitura fluída, linguagem simples, história cativante. Super valeu a pena

Karla23 22/12/2009

Sempre tive curiosidade em saber a história daquela garota que aparecia numa foto pequena no meu livro de história. Fui uma das primeiras a lê-lo quando chegou na escola. Eu simplesmente adorei a história da Pagu, uma mulher fascinante, a frente de sua época e com uma personalidade ímpar. Não é à toa que ela virou letra de música da Rita Lee e da Zélia Duncan.

Fran RW 11/07/2011minha estante
Esse livro de história tinha, por acaso, na capa, umas crianças vestidas de astronautas? Porque se sim, então é o mesmo onde também vi a foto da Pagu. E também tive curiosidade de saber a história dela.

Karla23 18/07/2011minha estante
Nossa! Era esse o livro, sim!

Marry 08/09/2020

Livro marcante
Livro inspirador que marcou muito minha infância e adolescência, mulher incrível

Pauliana 19/08/2023

Não sei dizer se gostei do jeito da pagu. Sei lá. Parece que ela demonstrava e ousava ser diferente dos padrões postos naquele tempo, só prq aparecer (minha opinião), e não porque realmente gostava de ser diferente. Acredito que todos tenhamos um ponto de vista diferente, e esse é o meu, Pagu foi uma jovem que buscava ser diferente de todas. E acabou sendo. Sua vida foi bastante infeliz, pois passou maior parte da sua vida na cadeia. Sendo assim, uma mãe ausente(ops! Spoiler demaiss).
Gostei do jeito que escreveram sobre ela.??
NathDuda 19/08/2023minha estante
Quando for ter spoiler coloca kkkk acabei pegando o "spoiler" da mãe ausente, o que é totalmente previsto para o cenário de vida dela. Enfim, tudo bem hsusj acho Pagu maravilhosa, mas também penso esse tipo de coisa sobre algumas situações

Mariana 15/12/2023

Li coincidentemente enquanto acontecia a Flip desse ano, que tinha Pagu como homenageada. então catei algumas informações a mais. uma potência, inspiradora. mas pretendo ler um livro mais detalhado sobre ela

carol 12/07/2011

é uma história de uma mulher querreira,que lutou pelos seus sonhos e ideais.Um exemplo pra todas nós mulheres,PAGÚ foi e sempre será uma mulher admirável

Carolina.Paulus 31/03/2023

Pagu
É uma biografia não tem oq eu falar kkjkk,mas a escrita é boa e a história tbm, então se quiserem ler,vale a pena