A Filha (A Daughter

A Filha (A Daughter's a daughter) Agatha Christie

Resenhas - A Filha

Simone de Cássia 12/01/2024

É um estilo bem diferente de história, aliás, é um estilo diferente também da autora. Estou acostumada com seus crimes e mistérios e quis conhecer essa outra versão dela. Gostei muito. Não tem nada de grandes revelações, nem de suspense banhado a assassinatos, mas nem por isso deixa de surpreender. É um drama familiar que, mesmo ambientado em outros mundos e outras épocas, torna-se atual se trazido para exemplificar nossos próprios conflitos. Leitura gostosinha,leve... parece gelatina: não tem nada demais, mas é bem gostoso!
Fabricio268 12/01/2024minha estante
Bom dia, Simone Malévola. De longe suas resenhas são as mais prazerosas de ser ler, mesmo quando você detona o livro. Dessa vez o escritor ficou feliz em passar pelo seu crivo rs.

Riva 12/01/2024minha estante
Leitura parecendo gelatina ??!
Você não existe!

Simone de Cássia 13/01/2024minha estante
Fabrício, de vez em quando a Malévola tem uns escorregões de bondade... Rsrs

Simone de Cássia 13/01/2024minha estante
Riva, a gelatina é desse jeitim aí...rsrs

Bonini 15/12/2009

Interessante
É um livro que considerei profundo, senti muito as personagens. Mostra que Agatha Christie era mesmo boa escritora, pois aprovei esse livro e passei a gostar de literatura do gênero por causa dele. A história, de início, é pouco original, mas conforme vai se desenrolando você se coloca realmente no lugar de cada pessoa e passa a sentir o mesmo que elas. O que mais gostei foi das alterações de Anne. Realmente, só lendo para descobrir.
Uma coisa posso afirmar: esse livro me surpreendeu. Quando peguei-o, jurei que ia demorar séculos para terminar. Depois que passaram as primeiras 40 páginas, li o resto em 3 dias.
Yara.Neta 12/05/2016minha estante
Curioso. Parece bom ;)

Emilly1245 03/10/2023

Legalzinho
Acabei esse da Agatha, ele foi bem chatinho no começo mas o final já foi melhor, talvez seja a linguagem estranha dele

FLYRoBrasileira 14/02/2013

Impressiona
Ao ler as resenhas sobre esse livro, percebi a mesma sensação:
Agatha sabe "esmiuçar" os segredos que as pessoas não contam, a dor que não declaram e os "labirintos emocionais" que todos tem...

Para quem pensa que Agatha Christie só escreveu mistérios, deve e "precisa" ler esse livro, vale a pena, para quem não é fã e para quem o é, como eu!

Relutei por anos a ler, ficou lá na estante, para um dia talvez, e esse dia aconteceu e a surpresa foi grata:

Só para quem é filha, entende o drama da mãe, e para quem é mãe entende o drama da filha, e para quem assiste ao drama, se sente Dame Laura, a personagem que sabe tudo, não quer opinar, pois parece ser um cientista assistindo pelo microsópio o drama alheio...

O egoísmo do ser humano é retratado com tanta dureza, que por duas vezes meus olhos encheram de lágrimas, aqui percebemos o quanto falta de diálogo entre pais e filhos e o quanto as pessoas "perdem tempo" em busca de uma felicidade fora de si...

Só tenho uma sugestão a dar: leiam!!!

Michelle 07/06/2019

Faltou um final melhor
O livro em si já é bem diferente dos costumeiros assassinatos de Agatha Christie, mas ainda assim, achei que ficaram algumas pontas soltas e 20 páginas a mais não fariam mal a ninguém .

Fran RW 13/05/2012

"A Filha" - Mary Westmacott (Agatha Christie)
A quem lê minhas resenhas: Desculpe escrever tantas sobre os livros de Agatha Christie e por isso ser um pouco maçante para quem nunca leu nada dela. Mas é que Agatha é minha "ídola" e a autora que mais leio, consequentemente, sobre quem mais escrevo.

Já percebi que a maior parte dos leitores não gostou deste livro. Eu também, em muitos momentos, pensei que minha avaliação final para ele seria 3. Porém, como me conheço bem e estava gostando da leitura, pode-se dizer que este foi mais um caso daquilo que escrevi ali no meu perfil: tenho um talento incrível para gostar do que ninguém gosta.

Assim o livro recebeu quatro estrelas.

"A Filha" é mais um daqueles seis romances que Agatha publicou usando nome fictício. Tem como protagonistas Ann Prentice, uma típica mãe apaixonada pela filha, e esta, de nome Sarah.

Durante a ausência da filha, Ann conhece Richard Cauldfield, que lhe pede em casamento. Mas quando retorna, Sarah desaprova a ideia e tomada de ciúmes, faz o possível para separá-los. Depois de inúmeras e insuportáveis discussões entre padrasto e enteada, Ann é obrigada a optar entre a filha e o namorado e fica ao lado de Sarah, quando jamais quereria afastar-se de Richard.

Quando Sarah também perde contato com seu namorado, decide-se que uma profunda madunça deve ser operada na residência das Prentices. Mãe e filha passam a frequentar os mesmos lugares e fazer as mesmas coisas. É então que Sarah conhece o rico e nada-feio - porém de muito má reputação - Lawrence Steene, com quem casa-se mais tarde, "a conselho de Ann".

Mas tanto Ann quanto Sarah, a despeito de tantas mudanças, são infelizes. Abre-se entre elas um abismo que as afasta cada vez mais, sobretudo após uma discussão sobre o péssimo andamento do casamento de Sarah e o estado deplorável em que a saúde dela se encontra. A discussão as deixa brigadas e ainda mais distanciadas.

Gostei do desfecho. Não que ele seja imprevisível como nas histórias de mistério da autora. Nada disso. O que gostei foi da razão para tanta discórdia entre dois entes tão queridos um ao outro. Agatha não nega suas origens. Escreve romances com tanta ironia quanto qualquer outro escritor inglês. Adoro esses romances que parecem bobos e de repente mostram seu lado ácido. Talvez seja por isso que aprecio tanto a literatura inglesa.

Agatha se solta mais escrevendo sob a segurança de um nome falso. Até narra cenas que provavelmente, devido à timidez, não narraria ao escrever usando o próprio nome.

Gostei do livro, como já disse, mas não é dos que agradam sempre, por isso não recomendo a ninguém em especial.

(18/08/2011)

Hester1 08/12/2013

Bem diferente do que conheco da Agatha Christie. Nunca hvia lido nada dela com o pseudônimo. Me lembrou "A Ratoeira".O livro é assim, assim. É sobre o relacionamento mae/filha. Mas também comportamento humano. Pois, às vezes, fazemos sacrifícios pelos outros, mas também cobramos este sacrifício feito.

Kamilla 30/06/2023

Casos de Família
A Rainha do Crime mostra como tem uma mão boa para dramas psicológicos com a história de Ann e Sarah. O livro é curto mas é bem eficaz para chegar ao ponto que deseja, o quanto as vezes nós queremos nos admirar com a nossa capacidade de abnegação e sacrifício e acabamos dando um passo maior do que as nossas pernas, e no momento da decisão impulsiva não avaliamos bem o que vai ser conviver com as consequências.

Ann está acostumada a fazer as vontades de Sarah, e Sarah está acostumada a ser o centro do mundo de Ann, por temer uma mudança no status quo, o conflito entre as duas é decidido de forma a favorecer a vontade de Sarah, o que na hora ninguém percebeu foram as consequências amargas que esse 'triunfo' teria na dinâmica entre as duas.

O ressentimento se infiltra no relacionamento, e a forma que as duas escolhem para disfarçar a frieza e o distanciamento é se jogar em uma vida consumista e frenética. As duas só confrontam o fantasma do ressentimento mútuo no terceiro ato do livro, o que dá a Sarah um final esperançoso e a Ann um final bastante melancólico.

A romântica em mim gostaria que Ann tivesse uma conclusão melhor, mas acho que o final explora de forma bem realista as consequências de se anular em detrimento dos outros e o que realmente é conviver pelo resto da vida remoendo decisões e momentos que nunca vão voltar.

Annaplima 28/08/2023

"Essa paz maravilhosa”... pensou Ann. Velhas palavras lhe voltaram à ​memória.
“A paz de Deus que ultrapassa toda e qualquer compreensão ...”
O lado r​omântico de Agatha Christie. Gostei bastante do livro.