Escarafunchando Fritz

Escarafunchando Fritz Fritz Perls

Resenhas - Escarafunchando Fritz

Nazrat 23/12/2021

Caos
Autobiografia, poesia, teoria, ideias, desenhos, projetos, terapia e suas relações, é uma demonstração do que se encontra aqui. Perls se abre de uma maneira que, embora o título do livro já deixe claro, ainda assim é surpreendente. É todo escrito sem capítulos ou pausas, só um constante fluxo constante de reflexões e relatos.

Joooooanaaaaa 14/08/2023

Fritz não segue receita nenhuma para escrever sua autobiografia, que também poderia ser chamada de autópsia, pois neste livro ele derrama exatamente o que se passa em sua cabeça.
Esperava aprender mais sobre sua teoria, mas acabei entendendo muito mais sobre ser humano.

Guaranádoamazonasémassa 26/11/2019

Oxe, que doideira. O bicho sai falando um monte de coisa, sai de um assunto, entra em outro, fala de uma galera que nunca ouvi falar e, ainda acha que tô interessado em saber. Li por recomendação, me disseram que era uma boa introdução para a Gestalt. Porra nenhuma. Talvez seja interessante como endosamento para quem quer conhecer toda a obra de Perls; essa, talvez, seja a que ele mais se abriu.
Bruno.Pontual 13/12/2019minha estante
Acho um bom livro para quem já tem um conhecimento da Gestalt e sabe da história do Perls. Quando se tem essa noção é muito bom porque ele aprofunda vários conceitos, entende como a cabeça dele funcionava. Uma das coisas que me chamam muita atenção é como o livro pula de conhecimento teóricos para coisas banais da vida dele, combinando linguagem artística, com conhecimento científico e psicologia, demonstrando que tudo isso faz parte de um todo de conhecimento e vivência.

Oli.Unbehaun 20/04/2021

O excêntrico mundo de Fritz Perls
Uma odisseia pela personalidade excêntrica de Fritz Perls! Excelente para revisar um pouco da história da Gestalt-terapia através de uma linguagem informal e de fácil compreensão.

Entre ideias conspiratórias, diálogos fantasiados, poesias e esclarecimentos sobre alguns conceitos da GT, nesta autobiografia Perls vai ressignificando sua história ao mesmo tempo que prende o leitor com suas confabulações e seu tom honesto, característica marcante do autor ao longo de sua obra e de suas intervenções terapêuticas.

Há um retorno, nessa e em outras obras tardias de Perls, à uma noção de homem mais biologicista, algo que pode representar um retrocesso em relação à sua principal obra, quase vinte anos antes. Portanto é preciso estar atento à essas novas propostas teóricas e refletir se elas ainda são consoantes com os principais pressupostos da GT.

Lari 27/12/2022

Acho que o livro com mais cara de Fritz
É incrível como o livro tem essa "mágica" Gestaltica de conversar com o leitor. É evidente a frustração de Perls com a Psicanálise, mas incrível como aborda isto com uma boa fundamentação teórica, humor e diversas provocações.

Diria que é uma leitura essencial em gestalt-terapia, e válida de ser lida várias vezes.