Tom Sawyer (Obras-Primas 16)

Tom Sawyer (Obras-Primas 16) Mark Twain

Resenhas - Tom Sawyer

Luluton 10/08/2020

#9 | TOM SAWYER - MARK TWAIN
"Chegou a manhã de sábado. Era verão e tudo estava fresco, brilhante e cheio de vida. Havia uma cantiga em cada coração e, se o coração tinha poucos anos, essa cantiga vinha até os lábios."

Nessa história, que se passa numa época muito diferente da que vivemos hoje, quando a tecnologia como conhecemos ainda não existia, somos apresentados a Tom Sawyer. Como toda criança, Tom gostava muito de brincar e se meter em confusões com seus amigos.

Tom morava com Sid, Mary e sua tia Polly, que tentava ao máximo colocar o menino na linha. Aos domingos, Tom era obrigado a se lavar e a ir à aula de Religião, tendo que decorar versículos bíblicos - coisa que ele não gostava nem um pouco. Durante a semana, também tinha que ir à escola, mas às vezes Tom conseguia escapar da sua sina e ir pescar.

Apesar das obrigações e dos castigos que tia Polly às vezes lhe dava com a intenção de educar-lhe, Tom se divertia muito com seus melhores amigos Joe Harper e Huckleberry Finn (Sim, Tom e Huck são amigos!), às vezes fingindo ser piratas às vezes Robin Hood... Tom também tinha suas paixões e às vezes passava por maus bocados por causa delas.

Em meio a uma de suas brincadeiras, Tom e Huck presenciam um crime que fará com que as crianças vivam uma de suas maiores aventuras. Isso também os leva a uma caça ao tesouro com final surpreendente. Afinal, Tom corre perigo? Poderia ele, apenas uma criança, mudar o rumo de um julgamento? Teria ele uma recompensa ao final de sua aventura?

As Aventuras de Tom Sawyer, como uma boa história infantil, começa de forma sutil para então se desenrolar numa narrativa completa de fatos que não se espera serem vividos por uma criança, ao mesmo tempo em que não se pode duvidar de que algo assim tenha realmente acontecido, mostrando-se uma história para todo o tipo de público.
Dentre os fatos rotineiros do cotidiano, temos o tal crime que vai se tornando um fato relevante ao longo do livro.

Um livro não muito grande, possível de ler para quem está iniciando o hábito da leitura e que prende o leitor a partir dos primeiros capítulos. A única ressalva que faço é em relação ao vocabulário, que é um pouco diferente do que usamos hoje. Apesar disso, não é de difícil compreensão. Indico para todos aqueles que gostam de uma boa aventura.

Beijo da Luluton e ótima leitura! ;)

Sailor 06/05/2022

Um querido
Peguei aleatoriamente na biblioteca e foi uma das minhas melhores leituras desse ano,bem leve e divertida.

Mariane 12/08/2021

Gostei muito da leitura desse livro. Apesar de ser um clássico, não é difícil e flui bastante. A história tb é muito boa!

Avalon 26/06/2020

Inocência
Nenhuma palavra define melhor esse livro do que "inocência". Uma história simples, narrando as aventuras de um menino bem comum chamado Tom Sawyer.

Munido de uma grande imaginação e muita esperteza, Tom nos leva de volta aos tempos felizes da infância, trazendo aquele cheirinho de nostalgia a cada página lida.

Uma leitura rápida, excelente para dar um "descanso" nas minhas leituras aterradoras.

Henrique 07/04/2010

Rush - Tom Sawyer
Um guerreiro dos dias modernos
Significa transpor
Significa orgulho

Apesar de sua mente não estar disponível para aluguel
Não o coloque como arrogante
Seu jeito reservado, uma defesa quieta
Resistindo aos eventos do dia

O rio

O que você diz sobre a Companhia dele
É o que você diz sobre a sociedade
Pegue a névoa, pegue o mito
Pegue o mistério, pegue o fluxo

O mundo é, o mundo é,
Amor e vida são profundos
Talvez como os céus deles são largos

Ele se liga em você
E o espaço que ele invade
Ele mantêm-se em você

Não, sua mente não está disponível para aluguel
Para nenhum deus ou governo
Sempre esperançoso, ainda que descontente
Ele sabe que mudanças não são permanentes

Apenas é mudança

O que você diz sobre a Companhia dele
É o que você diz sobre a sociedade
Pegue o testemunho, pegue a sagacidade
Pegue o espírito, pegue o cuspe

O mundo é, o mundo é,
Amor e vida são profundos
Talvez como os olhos deles são largos

Saia o guerreiro,
Ele se liga em você
E a energia que você troca

Ele pega precisamente para a fricção do dia
Túlio 30/06/2012minha estante
Rush só fez deixar minha leitura mais apaixonante...

Diego 13/06/2020

A vida simples nas margens do Mississipi e muita criancice
O livro é basicamente sobre as travessuras de um grupo de crianças, entre elas os inseparáveis Tom Sawyer e Huck Finn. Dois guris caipiras do Mississipi.

A obra começa com as primeiras aventuras de Sawyer e seu interesse amoroso pela menina Becky. E depois fica mais interessante com um assassinato, um criminoso perigoso e um tesouro escondido em algum lugar.

Ao longo de todo o texto de Mark Twain você fica maravilhado com seu senso de humor sutil. Algumas espetadas na sociedade americana carola e puritana de sua época, assim como no sistema de ensino. E há os diálogos maravilhosos dos guris -- cheios de inocência da infância com as crendices e superstições da região (e da época). Um achado.

Dani 18/06/2018

Coisa linda de se ler - Recomendadíssimo!
Tom Sawyer me fez voltar a ler sem freio algum.
Aquele livro que marca sua vida de leitor.
Só posso destacar qualidades, em momento algum ficou chato, pelo contrário, sempre cheio de humor e surpresas.
O ponto forte, ao meu ver, foram os diálogos cheios de crenças e misticismo. Lembrei das simpatias que eu fazia quando criança e nas histórias em que eu acreditava.
E aprontava esse moleque! Quem teve uma infância em cidade pequena com certeza vai se identificar.
Enfim, leiam! Não será tempo perdido! Ótima história para adultos e crianças.

Cibele 27/09/2012

O livro me fascinou. Crianças livres e soltas curtindo seus medos suas aventuras, e amadurencendo. Uma época onde a infância parece mais solta e dada a descobrimentos entre o que acontece com cada criança. Sem o envolvimento dos adultos em suas brincadeiras e nem o turbilhão de informação via televisão e brinquedos robotizados etc. Como se precisássemos ensiná-los a brincar com autos super modernos, naves espaciais, bonecas que falam e andam, jogos eletrônicos. Crianças vivendo um ambiente mais lúdico e fascinante. Realmente recomendo a todos.

MARA 03/02/2013

As aventuras do menino órfão e traquinas que vive com a tia numa aldeia americana no final do século XIX. Seus valores de menino, as surras que dá e que também toma, nos familiariza com uma criança feliz, mas que por saber-se incompreendida pelos adultos acha-se má. A amizade com o temido Huckleberry Finn nos mostra como os meninos só querem ser entendidos, amados, livres e felizes. Huck se queixa da vida confortável que leva na casa da viúva por causa das formalidades que tem que seguir: não praguejar, não fumar, não bocejar, andar limpo, frequentar a igreja e a escola... uma maçada. Os planos transgressores dos meninos deixam transparecer a pureza. Romantizam piratas e ladrões, planejam uma vida agitada, longe daqueles que os maltratam, pensam na inveja que causarão aos outros meninos, mas quando se veem em apuros choram e sentem saudade de casa.

Ramon 16/09/2014

O livro Tom Sawyer,fala de um garoto travesso e aventureiro,que junto com os amigos vê como a juventude é boa e apaixonante, mas tbem enfrenta alguns problemas e traumas do passado.
O livro é muito interessante, a idéia de um garoto na adolescência vivendo aventuras, mas ao mesmo tempo convivendo com a responsabilidade e desejando ser livre e carregando consigo seu passado que não parece ser muito bom.

Daniel.Martins 27/10/2015

Menino Maluquinho
Foi essa a primeira impressão que me deu ao começar a ler o livro Tom Sawyer, grande clássico de mais de um século do autor norte-americano Mark Twain.

Vejam, isso não é desqualificar a obra, apenas traçar um paralelo com algo nacional e contemporâneo.

Tom é um menino muito ativo, com uma imaginação muito fértil e extremamente supersticioso. Ele vive aprontando das suas, pregando peças, fugindo da escola e do banho e levando uma boa surra de vez em quando.

Viram só? lembra bastante menino maluquinho.

Minha experiência de leitura não foi a mais prazerosa de todas por causa de um grande problema: a expectativa! Explico; por alguma razão, eu tinha na cabeça que Tom Sawyer fosse um menino de má índole, que vivia a enganar os outros para alcançar seus objetivos. Ele até prega umas peças aqui e acolá, mas é uma criança e age como tal, dentro de uma inocência típica da idade.

Por outro lado, é uma obra que ajuda a conhecer os costumes de uma época bem longínqua, onde o professor podia surrar o aluno em caso de desobediência e a vida era por demais simples. Tem também o lado que pode parecer racista, mas é apenas um retrato de uma época onde a escravidão ainda estava em vigor nos EUA. Também conhecemos bastante sobre como a época era cheia de religiosidade e superstição, um dos traços mais legais do menino Tom.

A história em si me pareceu um pouco monótona, é mais um dia a dia da vida do garoto, apesar de alguns acontecimentos interessantes. Se vale a leitura? Com certeza, apenas diminua suas expectativas para não se decepcionar.

Conhecer os clássicos sempre nos trará um aprendizado, e é um livro muito bem escrito, sem ser difícil de ler, serve como escola para muito escritor por aí que acha que escrita simples é escrita ruim.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

z..... 18/01/2019

Edição Nova Cultural (2003)
Provavelmente, o maior romance da literatura infantojuvenil norte-americana, atravessando gerações contando as aventuras do Sawyer. O menino vivencia travessuras diversas, com momentos de ingenuidade, egocentrismo, picardia e heroísmo, que o autor relata com base em fatos reais. Seja como for, independente das aventuras, o contexto de época é verdadeiro, expresso principalmente no conservadorismo religioso (de mais tradição do que prática cristã, exercido com rigor e imposição) e também certas superstições do imaginário infantil.

Na questão do tradicionalismo religioso, o autor sugere desapego a ele em críticas veladas e explícitas, como no Capítulo XXII, em que Sawyer condiciona a Bíblia à enfado. Influência do contexto, que desperta essa visão deturpada através de tradição religiosa, que não é o cristianismo em sua essência.
Nas superstições, que são muitas, uma das mais bizarras está em um gato morto usado em rito profano entre Tom e Huck. O apego supersticioso (folclórico) era valorizado com vigor.

Podemos dizer que muitas coisas tornaram-se obsoletas na forma como o livro apresenta (no tradicionalismo religioso e folclórico), porém, acredito que permanece naquela cultura (EUA), tal qual nesse protagonista do século 19, postura de superioridade e egocentrismo, capaz de qualquer artifício para satisfazer sua vontade, onde a justiça exercida é ferrenha e favorável a radicalismo para os objetivos. Nas entrelinhas, Sawyer tem algo assim, pratica e testemunha ações com essa caracterização e o desenrolar se satisfaz nessas coisas (a postura dominante). Talvez suas aventuras subjetivamente reforcem esses ideais nas gerações. Quem pode dizer que não...

Katherine 12/03/2019

O retrato de uma geração
Me surpreendi com essa leitura, pois embora seja um livro com protagonista masculino e infantil (algo que nem sempre me atrai), ele tem passagens de reflexão intensa.
Tom Sawyer é um retrato de uma geração que ficou para trás, geração essa que chega a assustar diante das diferenças com a atual. Fiz várias marcações na minha edição.
Tom e seu amigo Huck jamais conseguiriam ficar jogando no celular ou no tablet em uma tarde ensolarada.
Adorei!