Minhas Tudo

Minhas Tudo Mario Prata

Resenhas - Minhas Tudo

Tuninho 12/04/2023

É sempre um prazer ler Mario Prata. Seu talento para o humor me inspirou a fazer crônicas do cotidiano. Ele é um mestre em tais crônicas e nesse livro ele demonstra isso contando suas "tudo". É um livro muito divertido.

Henrique Fendrich 08/09/2019

Mario Prata é o mais despojado dos nossos cronistas, bocudo mesmo, e isso cai maravilhosamente bem em seu tipo de texto, extremamente ágil e bem-humorado. Também há nele uma originalidade que hoje se tornou difícil de ver no gênero, cada vez mais refém dos modelos que deram certo. A ousadia de Mario Prata na linguagem, na temática, nos títulos e nos hiperlinks das crônicas de “Minhas tudo” são um ótimo exemplo disso. O cronista incorpora muito bem a ironia e principalmente a auto-ironia do gênero, sem medo de sua exposição – ao contrário, usando-a para conquistar o leitor e, frequentemente, levá-lo a uma boa gargalhada.

Muitos textos parecem ser uma piada atrás da outra. Uma espécie de stand up escrito. E Mario Prata faz um tipo de crônica difícil de ser feita, que é a de quem defende uma tese qualquer sobre o cotidiano e em cima dela faz todas as demais piadas e conclusões do texto. Sem uma aguda percepção da realidade, esse tipo de texto pode causar o estranhamento e a discordância do leitor logo de início. Mas Mario observa muito bem o “tudo” que o cerca, e consegue assim se inscrever entre os poucos cronistas atuais que mantém o mesmo nível dos clássicos.

site: http://rubem.wordpress.com

Antonio Maluco 25/01/2018

Livro Explicativo
o livro explica em crônicas o que a gente faz e usa no dia a dia que vai de procutos,movéis e etc

Momentos da Fogui 22/12/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/05/minhas-tudo-incluindo-sexo-drogas-e.html

Fogui 30/05/2016

Minhas tudo: Incluindo sexo, drogas e rock and roll. E umas mulheres peladas. - Mario Prata
Título original: Minhas tudo: Incluindo sexo, drogas e rock and roll. E umas mulheres peladas.
Autor: Mario Prata
Editora: Objetiva
Ano: 2001

Para várias só um pouquinho, fico mega dividida e preocupada quando vou escrever sobre qualquer livro do Mario Prata. Sou tão apaixonada por seus livros que sempre penso que não vou conseguir expressar em palavras: o quanto o livro é maravilhoso e divertido. Sempre fico me martirizando!

Mesmo assim, vamos lá!! É uma leitura simplesmente deliciosa como sempre, são crônicas do cotidiano, mas como já era de se esperar não é só isso, são história descritas por objetos, manias, maluquices, obsessões e muito mais. Cada título começa: Minha…: Minhas livro, Minhas letra, Minhas cartório, Minhas joelho e segue assim até o fim, com os tópicos mais loucos. É um texto simples onde Mario consegue mesclar assuntos triviais com as obras de Dostoiévski ao controle remoto...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

PorEssasPáginas 29/12/2013

A Cuca Recomenda Minhas tudo - Por Essas Páginas
E então, no começo desse mês, viajei para Florianópolis e, nas minhas andanças por sebos de lá, com o quê me deparo? Dois livros do meu querido Pratinha, que pra quem não sabe, adotou Floripa como cidade para viver (e sempre que vou para aquelas bandas tenho essa mesma vontade). Aliás, sua série policial também se passa na capital de Santa Catarina (e eu também comprei um livro dela por lá, logo, logo sai resenha por aqui!). Mas na resenha de hoje vamos falar de mais um livro de crônicas desse autor brasuca sensacional, o meu preferido, top top de todos. Em Minhas tudo – incluindo sexo, drogas e rock and roll. E umas mulheres peladas. (tive que colocar o subtítulo aqui porque já gostei do livro só de olhar para ele), Mario Prata delicia novamente o leitor com suas crônicas divertidíssimas e deliciosas. ‘Bora saber um pouquinho mais delas.

Não há outro adjetivo mais apropriado para descrever esse livro: ele é delicioso. Aqui Mario Prata fala de tudo, tudo mesmo, várias crônicas sobre objetos, manias, maluquices, obsessões, ou seja, tudo que você possa imaginar. Há o “minhas livro”, “minhas joelho”, minhas zona” (essa é de gargalhar sozinho), “minhas controle remoto” (a gente se identifica totalmente), “minhas roupão”, “minhas bunda”… Vocês já entenderam o sentido da coisa, não? É “Minhas tudo” mesmo.

“Quando ela me disse que a garantia era de dez anos, eu senti a responsabilidade que é comprar um colchão. Isso significava que ele deveria ter uma vida útil de uns 40 anos. Isso significava que eu ia morrer naquele colchão. Será que era aquele? A minha decisão tinha que ser precisa e definitiva. Era uma decisão para o resto da minha vida.”

Cada crônica é relacionada à anterior, algo que eu achei muito inteligente. Toda crônica tem uma palavra em negrito que será tema da próxima. Então de livro passamos a letra, em seguida a cartório, logo depois carimbo e por aí vai. Como algo que começou assim vai chegar em “bunda”, “casquinha”, “pêlo” e “soluço”? Só lendo para saber, mas as conexões são fantásticas e divertidíssimas.

É claro que, como faz em todas as crônicas, Mario Prata nos revela em histórias transbordantes de um humor simples, e por isso mesmo, delicioso, fatos simples de seu cotidiano. Uma das melhores qualidades de Pratinha é que ele ri e muito de si mesmo, acho que isso é uma das coisas pelos quais ele é tão divertido. E ele é simples, honesto, direto. Nada de humor refinado, requintado, nada de enfeites desnecessários ou frescuras. Nada disso, gente. Toda vez que leio um livro do Mario Prata tenho a gostosa sensação de estar conversando com ele, de estar sentada em uma mesa de bar, tomando uma cerveja e ouvindo-o contar seus causos. A gente ri solto, despreocupada e despretensiosamente.

“Tenho aqui, na minha frente, quatro controles remotos de ultíssima geração. Um da operadora de cabo, com 28 teclas. Algumas delas jamais ousei tocar, como a Buy e a Credit. Esta última, imagino, debita alguma coisa na sua conta. Ao lado do do cabo, temos o da televisão propriamente dita. Todo metido a besta, se apresenta com 38 teclas. E ainda dá uma esnobada dividindo as teclinhas em três cores diferentes.”

É isso que eu mais gosto nele: ele é não é pretensioso. Ele é simples. E o humor simples é o mais engraçado. A gente se identifica com tudo aquilo, ele fala do dia-a-dia, ele se revela uma pessoa como a gente. Ele mostra que não é porque ele é um escritor famoso que é diferente de nós, e é incrível você perceber isso apenas lendo seus livros. Ele passa por perrengues e situações hilárias como a gente. Quem nunca ficou perdido com os milhares de botões dos nossos milhares de controles remotos? Quem nunca teve medo de resvalar o dedo naquele botão que é pra pagar algo da TV a cabo? Quem não joga porcarias e contas velhas na gaveta do criado-mudo? Eu com certeza me identifiquei com muita coisa e tenho certeza que você aí, leitor, vai também. Eu até me descobri “meia-gordinha” e fiquei feliz por isso, pasmem!

Maria Prata tem a rara habilidade de observar coisas tão simples e torná-las hilárias. Lê-lo é um exercício para rir de si mesmo. A gente lê e ri dele, mas também ri de si. Porque tudo ali tem a ver com a nossa vida. É cotidiano, é você e eu, é um retrato honesto do dia-a-dia. Minhas tudo é uma reunião de crônicas deliciosas e divertidíssimas, imperdíveis para quem curte uma leitura leve, honesta e um humor sem pretensões nem enfeites, o melhor que há se me permitem dizer. Eu babo mesmo em tudo que o Pratinha escreve. Rio dele, rio de mim. Riam vocês também.

“A vida é um livro.”.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-minhas-tudo

Thamires 09/10/2013

Cara, acredita que eu, em plenos dezessete anos de vida nunca tinha lido nada do Mário Prata (nem fumado) . Foi uma experiência deliciosa. Amei a maneira meio machista, meio descolada, meio pai, meio amante, meio crítica, que o Prata escreve.
As histórias são super engraçadas.
Destaque pro título que é demais.

Adriana 23/10/2012

O MEU PREFERIDO
De todos que eu li esse é sem dúvida o meu favorito.
Amo cada cronica desse livro, uma melhor do que a outra e para todo que emprestei o livro, se identificaram com uma diferente.
Muito legal, voce lê e se ve numa cronica dessas.

Marcel 24/05/2012

Leitura de Banheiro...
Minhas Banheiro...rs

Se existisse a possibilidade seria uma nota 3,5 (estrelas), mas como não há...

Um amigo me emprestou e disse "é para ler no banheiro!", na hora me assustei, parece que ele sabia que eu gostava de ler no banheiro, mas entendi que como você, ele também adoro leitura no banheiro!!!

Com certeza o Minhas Tudo do cronista Mario Prata é um titulo para aqueles que como eu, precisam ler alguma coisa nos momentos de uso do sanitário, seja uma bula, um rótulo de xampú, a caixa da pasta de dentes, etc.

Digo isso pq o Mario Prata separou o livro em pequenas cronicas do seu dia a dia, dando o tempo exato para a normalidade do uso de tal comodo da casa... para aqueles que demoram mais, ainda conseguem ler duas cronicas.

São cronicas divertidas e de leitura muito fácil e tranquila, onde, com certeza aqueles que não lerão no banheiro, realizarão esta leitura em algumas horas...

É uma leitura tão tranquila, que não atrapalha a leitura de outro livro, isto é, para aqueles que também como eu, não conseguem ler vários livros ao mesmo tempo.

Leia e depois me diga senão é uma leitura de banheiro...

Boa leitura!

priscilabonatto 20/09/2011

É de chorar de rir!
Não, não é um livro de piadinhas.
Mas é muito, muito bem humorado.
Me arrancou lágrimas de riso com a crônica "Joelho", e todas as demais também me fizeram dar boas risadas solitárias.
A gente nem imagina que as palavras e as coisas que nos rodeiam cotidianamente têm tamanho potencial para tornarem-se textos tão cativantes. Aliás, potencial tem é o autor, de perceber tudo isso.

Carol 30/07/2010

Achei o máximo essa coisa do Mário Prata. Essa coisa de pegar objetos que estamos tão acostumados e falar sobre eles.
É tão louco como tudo tem uma história, um desenvolver importante. Como, por exemplo, um criado-mudo.
O Mário além de tudo tem humor, que me fez rir e passar o tempo rápido nos ônibus e metrôs.
Já tem uma fila querendo pegar emprestado, só por ter lido um trechinho.

Jackie 07/06/2011minha estante
O cara é hilário!!!
Adoro Mario Prata, quando estou chateada pego um livro dele e me divirto!!!!

Camila 03/09/2009

Minhas Tudo
Mais uma vez Mário Prata (que não é a bolsa) mostrou porque é um dos melhores cronistas brasileiros. Com histórias rápidas e bem humoradas, Prata nos leva a olhar as pequenas coisas do cotidiano. Excelente!!

Agnes Topisto 10/02/2009

Minhas Prata Tudo
Como ele mesmo diz é uma mistura de Você quis dizer: dostoiévski com multa de trânsito, escreve sem ser literato.

Preciso avaliar melhor o que aprendi com ele, mas rendeu muitas risadas e pidas, isso eu garanto.

Satiriza tanta coisa que ás vezes é dificíl entender, é preciso ser uma pessoa além, além nas idéias.

saralima 20/01/2009

Livro leve com momentos hilàrios!!!!