A Maravilha das Pequenas Coisas

A Maravilha das Pequenas Coisas Dawn French

Resenhas - A Maravilha das Pequenas Coisas

carbononh 09/01/2022

gostinho de comédia adulta com drama adolescente
que livro maravilhoso!!!! que sabor, que sabor!!!! divertido, engraçado, doce, emocionante e contagiante!!!

A história do livro é bem simples, mas contada através das perspectivas de Ma, Dora e Oscar, membros da mesma família e ainda assim pessoas bem diferentes entre si, o que torna tudo divertido, engraçado e especial.

É uma leitura leve e comovente, super indicada para quem precisa se distraiar e aproveitar a maravilha das pequenas coisas. muito bom!!!

10/10

Isa 04/06/2023

Família disfuncional
O começo já foi um choque. Uma filha de 17 anos totalmente mal educada, que xinga a mãe de gorda, estúpida, astrochata e tá tudo bem. Um filho de 16 ANOS que finge ser o Oscar Wilde e também tudo certo. E uma mãe de 50 anos, terapeuta de adolescente, que não sabe lidar com nenhum dos filhos. O pai só se salva porque não tem o ponto de vista dele, se tivesse com certeza ia ser mais um problemático.
Seguindo a leitura minhas impressões continuaram sendo essas. Dora é uma insuportável que mais parece ter 12 anos, mesmo sendo adolescente ela era muito imatura, boba e mimada. No começo eu fiquei com dó da mãe de ter uma filha dessas, mas depois vi que a Ma não era nenhuma santa. Totalmente relapsa com seus filhos, e até mesmo eu que não tenho filhos e já faz um tempo que não sou mais adolescente entendo mais do que ela, UMA TERAPEUTA DE ADOLESCENTE. Cara, não dá pra acreditar, qualquer pessoa teria mais tato que ela. E depois tudo aquele rolo que ela se meteu, parecia mais infantil que a própria filha.
E por incrível que pareça o melhor personagem foi o Oscar, que apesar de eu ainda achar estranho ele se passar por outra pessoa já com 16 anos, ele era um menino bom e preocupado com todos. O único dessa família praticamente.

?2,5/5

dani_bissoni 23/10/2021

para ser lido em dias agitados
Esse livro é leve, ótimo para ler no fim de um dia conturbado. Muito engraçado, personagens malucos e ousados, gostei disso. O final tem uma reviravolta muito grande, e é claro, chorei. Recomendo

Mo' 13/09/2013

A maravilha das pequenas coisas é um livro que narra os dramas familiares dos Battle, por meio do diário de três membros da família - Ma, a mãe; Dora, a filha mais velha; e Peter (ou Oscar, como prefere ser chamado), o filho mais novo. O pai, até o fim do livro, não tem voz. Engraçado que, ainda assim, desde o início foi o pai o meu personagem preferido.
O negócio é que a família Battle é um verdadeiro caos. O drama principal se dá entre mãe e filha, que já não conseguem mais ter uma conversa civilizada que seja. A ironia fica por conta do fato de Ma ser psicóloga especializada em comportamento adolescente... e não saber lidar com os próprios filhos. A situação se agrava com a chegada de Noel, psicólogo estagiário de Ma, que se apaixona por Ma e vira a paixão de Oscar. Sim, você leu direito: Oscar.
Achei curioso, e ao mesmo tempo legal, Oscar ser um garoto de 13 anos assumidamente gay, e isso não ser um problema pra família. Quer dizer, a família é cheia de problemas, mas essa temática não é abordada nenhuma vez. Por um lado, você fica se perguntando como é que uma família desequilibrada como aquela consegue aceitar tranquilamente ter um filho gay; por outro, acha bom que a história não caia nesse clichê. Eu achei ótimo!
Ok, não achei o livro ótimo. Explico: a intenção da autora (Dawn French), imagino eu, é realmente fazer você valorizar as coisas boas, ao invés de agir como a família Battle e enxergar só as ruins... acho uma ótima intenção e, nesse caso, leitura obrigatória pra quem vive o Battle way of life; mas eu, que sempre tive em casa um modelo de positividade (e uma relação muito boa com a minha mãe), achei os já referidos dramas muita tempestade em copo d'água.
No entanto, repito: julgo que a intenção de Dawn era exatamente exagerar e, nesse sentido, A maravilha das pequenas coisas é um livro até que muito bom.

site: www.bloggerdamo.blogspot.com
Manuella_3 14/05/2014minha estante
Mo, adorei o livro. FOi uma grata surpresa, não esperava me divertir tanto. Eu, que adoro dramas bem reais, fiquei feliz ao final da leitura.

Angi 28/12/2020

Reflexivo
Já é o segundo livro neste mês que me fez refletir, e não vou negar que não gosto, pois normalmente os livros reflexivos são os que mais ficam marcados na memória. Este livro não foi diferente. Ele é surpreendentemente bom. O livro não é do gênero Autoajuda, como muitas pessoas acham, porém é um livro que vai te fazer refletir sobre a vida, os erros que todos nós cometemos, e principalmente, a família.
O livro em si é um pouco arrastado, a história não se desenrola e parece que não flui muito no início, porém no meio ela começa a ficar um pouco mais intrigante, e o final não é menos que isso. Não é um livro UAU/EXPLODIR A CABEÇA, mas é livro fofinho, aconchegante, com gírias de adolescentes bem engraçadas e gostosinho de ler.
A história vai falar sobre uma família onde os pais que não tem uma boa relação com os filhos (principalmente a mãe). A filha, Dora que tem 17 anos, é a típica adolescente rebelde que está "na fase" onde acha que seus pais não a entendem e ela não pode fazer nada. Oscar, tem 16, ele está em uma "crise existencial", tentando entender o mundo e as pessoas, e descobrir a si mesmo. Enquanto tudo isso esta acontecendo na vida dos adolescentes, os pais não estão na melhor fase da sua relação, e isto vai gerar grandes conflitos que influenciarão na vida da família. O livro é narrado pelo ponto de vista de cada personagem principal (Dora, Ma (a mãe), Oscar, e poucas vezes o pai). Recomendo este livro a quem quiser ler para se distrair e rir um pouco.

barbaramr7 04/03/2022

É uma história, dentre muitas coisas, sobre como, independente da idade, podemos nos sentir alienados ao resto do mundo, como se a nossa vida estivesse prestes a começar a qualquer momento. O que nos traz de volta são as conexões com quem amamos!

""As pessoas que nos validam são aquelas que nos veem como iguais." ?

Uma leitura que alterna entre diferentes pontos de vistas dos integrantes de uma família que, como todos, tem suas excentricidades, seus prazeres e seus problemas. Achei o começo do livro um pouco arrastado. Lá pra metade, porém, a narrativa engata e é impossível parar!

Fer Kaczynski 08/10/2012

Não gostei, esperava muito mais desse livro, achei chato e não via a hora que acabasse.

Gio 02/01/2016

A Maravilha das Pequenas Coisas
A Maravilha das Pequenas Coisas é um bom livro. Não desperta sensações intensas, mas não é entediante. Conta do ponto de vista de três familiares os acontecimentos da casa, o que mais me interessou. As paranóias de Ma ao aproximar-se da meia idade. Medos e insegurança da adolescente Dora. E os devaneios de Oscar que me mataram de rir. As perspectivas são o charme do livro e me fez ter uma visão melhor da minha própria família. Conclusão ❤❤❤A Maravilha das Pequenas Coisas é um bom livro. Não desperta sensações intensas, mas não é entediante. Conta do ponto de vista de três familiares os acontecimentos da casa, o que mais me interessou. As paranóias de Ma ao aproximar-se da meia idade. Medos e insegurança da adolescente Dora. E os devaneios de Oscar que me mataram de rir. As perspectivas são o charme do livro e me fez ter uma visão melhor da minha própria família. Conclusão ❤❤❤

site: https://www.instagram.com/p/Ub_l9eStyu/?taken-by=monlivre

Amiga Leitora 02/02/2017

Sabe aquela música: ''Esta família é muito unida. E também muito ouriçada! Brigam por qualquer razão. Mas acabam pedindo perdão.;'' melhor descrição para este livro!

Lhes apresento a família Battle: Ma, Dora, Peter/Oscar, e o pai e a avó, porém os três primeiros citados é que contarão a história.

Ma é uma psicologa que se especializou para tratar/cuidar de crianças e adolescentes, sua profissão por mais que não pareça tanto é esgotante, estressante e ocupa boa parte de seu tempo, sendo ela uma profissional exemplar se dedica de corpo e alma, é tanta dedicação que ela meio acaba por esquecer de sua principal função, a de ser mãe!

Dora, a filha adolescente que está terminando o ensino médio e esta prestes a fazer 'dezoitão'. Assim como eu fui e vocês provavelmente foram, durante a adolescência ser dramático era uma de minhas funções, queria as coisas do meu modo e via problema em tudo quando não as conseguia, Dora não é nada diferente disso, pelo contrário, é até mais!

Ela tem Lottie como sua melhor amiga, fiel escudeira. Elas estudam na mesma sala a um bom tempo sendo assim, juntas elas fantasiam e fazem planos para as diferentes passagens de suas vidas: provas finais, baile de formatura, viagens etc, aquele tipo de irmandade mesmo, sabe?

Dora tinha um idiota como namorado mas ela o amava, porém eles terminaram e desde então ela vem se menosprezando a todo vapor e não tem uma gota de paciência com sua mãe, como Ma vive no trabalho Dora a culpa por tudo de errado que está acontecendo em sua vida e deixa explícito quão intenso é seu ódio.

Em contrapartida ao comportamento de Dora, temos Peter, o filho estupidamente inteligente, determinado, com espírito de liderança e com alto interesse em moda. Ele prefere ser chamado de Oscar, se pudesse seu nome mudaria, não há um argumento concreto mas ele deixa claro que querer mudar de nome não tem nada haver com sua profunda admiração por Oscar Wilde.

Assim como qualquer outra família XXI, os Battle só não se afogam nos problemas porque sabem nadar (piada horrível, que vergonha, é eu sei). Cada capítulo é narrado no peculiar ponto de vista de cada um, o leitor tem a oportunidade de checar todos os lados da moeda logo que em alguns capítulos (principalmente nos de Ma e Dora) acusações são lançadas em todas as direções, pude conferir os argumentos de cada um deles, é tão trágico que chega a ser engraçado.

Aconteceu algo em relação a história que eu não havia vivenciado em nenhum outro livro; com o fluir da leitura fui criando vínculos com os personagens, cada um deles em seu jeitinho foram me conquistando, no entanto a partir de certa altura fui me decepcionando com um deles...

Vamos trabalhar com nomes: ''Hey Ma, psicologa especializada em adolescentes, mãe que não sabe cuidar e dar atenção aos filhos, você me decepcionou !''; da metade do livro em diante ela passar a ter paranoias por causa da menopausa e se declara tão rebelde quando Dora, porém não foi isso o que me abateu, foi algo que ela fez que foi de pura deslealdade. Claro que não vou dizer o que é, para descobrir meus queridos leitores vocês terão que ler 'A Maravilha das pequenas Coisas' livro o qual faz jus ao título que tem.

Não importa qual é sua preferência literária este livro lhe causará reações e risos espontâneos a cada página. A editora Fundamento simplesmente arrasou na edição do livro, a arte da capa, a diagramação e as amáveis folhas amareladas dão à história o cuidado e delicadeza que ela requer ♥!

* Resenha escrita pelo colunista Lucas Rodrigues no blog Amiga da Leitora

site: http://www.amigadaleitora.com/2017/01/resenha-maravilha-das-pequenas-coisas.html

Ana Clara 30/06/2021

Engraçado
Eu ri do início ao fim desse livro. Muito bom, vale a pena ler. Não é dividido em capítulos mas é pelo ponto de vista dos personagens, o que deixa tudo melhor porque tu percebe como eles pensam diferente.

Livia 31/12/2021

A maravilha das pequenas coisas
Estou completamente apaixonada. Não é um livro de fantasia, ou de romance ou então de drama policial, eu diria que é exatamente o que ele se propõe a ser com o nome que tem. É um livro sobre a família e como ela realmente funciona, sobre a saudade dentro de casa e o amor escondido. Também sobre descobrir aquilo que está de verdade dentro de você.
A família Battle foi o que me aconchegou nessa última semana do ano e me deixou de coração quentinho.
Obrigada a Nana Pamela, Ma, Den, Dora e Oscar, e até mesmo um para Caca e Elvis.

Gabrielle46 15/11/2023

Bem humorado e necessário!
Consegue abordar com muito humor o cotidiano de uma família desestruturada, do ponto de vista de cada familiar, e de forta totalmente identificável, se assim como eu tem problemas com a mãe e etc. Resumidamente, tem o proteror, a frustada, o sarcástico e a fanfiqueira. O final é feliz e eles conseguem se resolver com as diferenças, trás reflexões de todas as faixas etárias e sobre o poder de mudar.
Ps: no final do livro tem 4 receitas de bolos e torta que os personagens comem.

Estante da Pri 17/04/2022

Não indico
Escrita confusa.

Não há uma história base ou principal q sustente o livro.

Linguajar por vezes tosco desnecessariamente.