Tarô: Simbologia e ocultismo

Tarô: Simbologia e ocultismo Nei Naiff

Resenhas - Tarô: Simbologia e Ocultismo

Ross 04/04/2022

Tarô, simbologia e ocultismo é o primeiro volume de uma importante trilogia de estudos complementares que pondera sobre a estrutura geral do tarô sem recorrer a outros segmentos esotéricos que não as próprias cartas, desvendando, ainda, os limites da associação com a cabala, a astrologia, a numerologia e a mitologia, provendo um caminho seguro para o estudo comparativo. Para ler o tarô não é necessário ser médium nem vidente, basta estudar a simbologia e a estrutura dos arcanos e praticar, deixando a sua intuição prevalecer. Neste volume, o leitor vai incursionar pela história do tarô e conhecer um pouco mais de suas raízes, desmistificando lendas e crendices sobre suas origens. É um passeio pelas correntes de pensamento sobre o assunto, desvendando o lado oculto dos arcanos em relação à vida humana, com base em novas diretrizes para um estudo eficaz ao autoconhecimento e à divinação.

Diego Piu 23/03/2020

Muito Rico
Que livro maravilhoso, ouso dizer que não tem autor nacional com trabalho que chegue nem perto do conteúdo desse livro.

Comecei a ler essa trilogia do Naiff totalmente fora de ordem, pelo terceiro livro (onde ele aborda os métodos), agora o primeiro e logo logo eu abro o segundo volume (já aqui na minha prateleira), mas não me arrependo um segundo.

Vamos ao livro: Esse volume é voltado principalmente a história do Tarô, portanto foi maravilhoso descobrir as várias transformações (de uso e estrutura) que esse oráculo tão passou no decorrer dos séculos, desde o deck mais antigo que se tem registro aos atendimentos online, das especulações sobre a origem do Tarô a quem inventou as leituras de cartas invertidas e trouxe correlações astrológicas, como cada autor clássico colaborou para as leituras de hoje e as peculiaridades de cada escola.

Não, você não vai encontrar uma explicação para cada um dos 78 arcanos nesse livro, pq isso fica a cargo do Volume 2, mas vai compreender o que é um símbolo, um signo e uma figura arquetípica.

É um livro pra quem realmente estuda o Tarô, talvez um iniciante com a famosa pressa de sair lendo as cartas na mesa não goste tanto e acabe entediado, mas em algum momento da jornada de estudos de um bom tarólogo ou de quem pretende ser um esse livro se faz necessário!

Por isso acredito que li esse presente no momento certo, depois de um certo tempo de prática e muito estudo!
Jaya 25/03/2020minha estante
Por sua causa agora quero os livros. Culpa sua. Hahahaha

Diego Piu 25/03/2020minha estante
Eu que vez por outra dou umas aulinhas, tive ótimos momentos com esse livro, agregou muito sobre a história do oráculo. Como disse, o livro foge o padrão de explicar cada arcano, mas o que tem de conteúdo sobre a história e sobre a estrutura do Tarô é apaixonante! A gente percebe o quanto ele vem sendo poluído por algumas correntes e valoriza mais o Tarô puro que é a base pra uma boa interpretação.

Diego Piu 25/03/2020minha estante
Eu aconselho kkkk! Tem inclusive uma edição mais recente com capa nova (não sei se tem conteúdo adicional, acredito que sim pq o Naiff não para de estudar).

Jaya 25/03/2020minha estante
Obrigado pelas informações! Breve me darei de presente. Hahahaha

vanessamf 15/12/2014

Um estudo sobre símbolos e o oculto
Acabei de ler este livro e fiquei pensando como uma boa leitura sobre o Tarô pode influenciar nossa carreira e mesmo a maneira como atuamos. Por isso, resolvi começar a trazer singelas resenhas sobre obras que, creio eu, podem ajudar os tarólogos a serem cada vez melhores, mesmo que não atuem profissionalmente. Afinal, conhecimento e repertório nos ajudam não só a fazer interpretações mais precisas, mas também nos torna mais completos, pois técnica (prática) deve caminhar lado a lado com a teoria.

Este, que é o primeiro volume de uma trilogia e que passou por revisão recente, traz desde a conceituação do que é símbolo e arquétipo, passando por uma noção de estrutura do tarô – com formas diferentes de compreendê-lo, não pela ótica da carta isolada e sim, pelas relações de significados que se pode criar quando analisamos as imagens dos arcanos em conjunto.

Compila também, de forma ampla e detalhada, a história do Tarô, desde sua provável origem na Europa medieval até os dias de hoje, jogando por terra vários conceitos errados sobre a herança egípcia e cigana das cartas.

Por fim, e um dos pontos altos para mim, foi discernir melhor o que é Tarô, separando-o da cabala, da astrologia e da numerologia, assim como de outras artes ocultas, elevando este maravilhoso baralho de 78 lâminas em algo com identidade própria e valor simbólico, que pode existir e se fazer entender por si mesmo, sem necessitar usar outros conhecimentos para se validar.

Claro que todas as linhas possuem seu valor e podem conversar entre si. Porém, uma coisa é você fazer uma consulta de tarô, na qual se possa trazer um pouco de numerologia ou astrologia, por exemplo, como uma complementação para o auto-conhecimento, outra é ler o Tarô como se este fosse um subgênero das citadas ciências ou mesmo da cabala.

Enfim, recomendo a leitura!

site: http://taronline.wordpress.com/2012/07/31/resenha-taro-simbologia-e-ocultismo-nei-naiff/