Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios Marçal Aquino

Resenhas - Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Manú Tristíssimo 08/12/2023

Parecia que o autor tava me contando um babado fortíssimo!
O livro conta a história do fotógrafo Cauby, que se mudou para o interior do Pará, conhece Lavínia e se apaixona perdidamente por ela. Pelo menos o "grosso" do livro é isso.

É o primeiro romance romântico que eu leio narrado pelo homem e a experiência foi bem interessante. Eu acredito de pés juntos que quem gosta de mulher de verdade são as lésbicas, os homens fazem apenas esforço, mas nesse livro aqui isso nem passou pela minha cabeça. Cauby adora Lavínia como se fosse a última mulher no mundo, é completamente apaixonada por sua essência, sua intimidade e sexualidade.

E Lavínia tem transtorno de personalidade e também foi a primeira vez que eu li sobre isso em um romance, estou acostumada com transtornos mentais apenas em livros de suspense ou até de terror. Foi muito bom ver a perspectiva de uma pessoa "comum" se relacionando de uma forma "saudável" (?) socialmente.

Apesar de ser considerado um livro curto, foi difícil terminar, não sei pelos meus problemas pessoais ou por não ser incrível mesmo, só sei que foi muito difícil me acostumar com a escrita poética, na metade do livro eu já tava com uma canseira danada de tanta encheção de linguiça e tanta ladainha, porém, uma coisa me prendia nesse livro.

O Cauby passa o livro todo numa pensão qualquer em algum lugar qualquer do mundo, tudo que sabemos sobre Lavínia é simplesmente ele contando sobre suas lembranças do passado, o que nos leva a pensar que alguma coisa aconteceu, talvez até uma tragédia! E o pode ter acontecido com Lavínia? Onde tá Lavínia? E o marido dela?

Assumo que as dúvidas foram uma ótima idéia pra prender o leitor, mesmo pra quem achou óbvio, até porque, acredito que o óbvio também precisa ser dito, ou escrito.

E como eu citei acima, falei apenas superficialmente do livro, mais a fundo temos personagens e situações muito interessantes que se encaixam muito bem na história.

E o que eu senti lendo esse livro?
Completamente entediada por ter que me adaptar com a escrita na metade do livro, cansada também descreveria. Mas a partir do momento que eu entendi o título do livro eu não quis mais largar, a partir daí foi tudo muito sensível. Acredito que se eu tivesss lido em outro momento da minha vida teria sido um favorito!

Mica CM7 21/11/2023

Uma boa leitura, mas, confesso que esperava mais dele, porque sempre ouvi falar muito dele.

Ainda bem que não foi uma experiência ruim

Luan 26/09/2023

Esse livro é incrível. Uma narrativa poética, sedutora e pungente. Não há como não se apaixonar pela narrativa de Aquino, bem como não há como não se encantar e se envolver por Lavínia e toda carga sentimental e sexual entre ela e Cauby, o narrador dessa história. Longe do protagonismo de Cauby, Lavínia é o centro gravitacional da narrativa, uma mulher composta por três mulheres: a última a mais trágica. Ela não prende apenas nosso narrador, mas também o leitor, que a vê pela lente narrativa de Cauby como um mulher linda, sedutora, simples e complexa, com medos, amores, sonhos e pesadelos - sim, são muitos adjetivos -. Além disso, esse romance apresente um cenário social complexo e em processo ebulição, retratando se maneira sutil o embate entre uma mineradora e os garimpeiros locais pela a exploração mineral no interior paraense. Este tornou-se um dos meus livros favoritos, e uma das melhores leituras desse ano. Aliás, acho esse um dos títulos mais lindos que já vi.

Ethan.Selbach 16/07/2023

Amar alguém banhado por luz e trevas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando as trevas vem de um passado perturbador ... no fim só espero que eles tenham acabado juntos, acredito que ambos se amavam de verdade, a sua maneira.
Em minha imaginação ela se tornou novamente ela, venceu seus traumas e aceitou um amor que merecia.

Gabs. A 31/08/2022

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira.
Lavínia -
Nossa Capitu do Pará.

Quem passa pelo fogo do amor, arde em Braza.

E Mesmo em meio aos destroços, tem a coragem de resistir, apenas com uma brisa distante de esperança.

Uma tragédia grega a brasileira.

Um caso anunciado de que nada iria acabar bem.

Não há nada como a delícia de ler uma obra tão rica, escrita em nossa  língua materna.

Um entrelace de histórias, passado presente e um futuro incerto.

Mas que trás um tom de poesia da nossa terra - Uma leitura maravilhosamente doce e amarga.

Um título tão poético, quase não anuncia a tempestade que está por vir.

Que dor por Lavínia.
Que dor por Cauby.

carol1364 22/02/2022

o que foi isso aqui
demorei pra me prender nessa história, mas gente o que foi isso aqui, tem muita coisa que me incomodou, mas eu gostei bastante ao mesmo tempo sla

Cleo 24/06/2021

Literalmente td q eu n esperava
Eu comecei a ler esse livro pensando q seria um livro com uma escrita poética e sla sabe? Comecei achando q eu ia encontrar um romance SIMPLES e profundo.... KKKKKKKKK

Qnt ironia!

"É música na minha boca. Minha canção e meu estandarte. Meu poema sujo de sangue.
E meu apelo para que volte."

Itamara 24/06/2021

Procure título mais bonito e falhe miseravelmente
Um título convidativo, um narrador bastante questionável e um enredo que parecia sempre uma bomba prestes a explodir.

Esse livro me causou sensações conflitantes... ao mesmo tempo em que queria saber os próximos acontecimentos e ficava remoendo a história durante o dia, também sentia uma angústia pelo que lia e só queria que ele acabasse. Há uma representação de um amor que, na minha visão, é bem tóxico e apresenta uma relação que anda longe de ser romântica e idealizada. Na verdade, o "romance" entre os personagens principais é bem intenso, movido por uma atração física arrebatadora e que pode trazer consequências nada positivas.

A estereotipação da personagem Lavínia me causou muito incômodo. Mesmo tendo sofrido os mais diversos abusos desde criança (alerta de gatilho), a escolha de sua descrição por Cauby, o narrador e seu par na obra, demonstra que devemos mesmo ter cuidado com a condução de uma história por um homem que claramente pode muito bem escolher o que quer contar ou esconder. Ela e outras personagens femininas (como sua mãe) são retratadas como "desequilibradas", " sem juízo", " sem pudor", "louca" e influenciam no juízo de valor que criamos durante a leitura.. É como se Lavínia estivesse sempre à espera de um homem salvador para curar suas dores (e isso acontece mais de uma vez) quando obviamente isso era tudo que ela menos precisava.

Há um clima de tensão bem interessante porque todo o tempo o narrador vai dando pistas do que vem à frente.. Detalhe super positivo para a descrição do cenário- área de garimpo no estado do Pará em um contexto de corrida frenética pelo ouro.

Escrita envolvente e diálogos interessantes. Recomendo a leitura.

"As más notícias, assim como as andorinhas e as varejeiras, sempre voam as bandos"

Lalá 21/02/2021

Que livro!!!
Marçal Aquino entregou tudo aqui, que história, devorei o livro e fiquei querendo mais, história envolvente que me deixou muito intrigada a medida que as coisas iam acontecendo, indico demais!!! ??

Roneide.Braga 21/01/2021

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DE SEUS LINDOS LÁBIOS
Primeiro vamos enaltecer esse título que é o mais lindo que eu já vi na minha vida. Em seguida, enaltecer esse autor, que com certeza lerei TODAS as obras. Que escrita maravilhosa, leve e ao mesmo tempo crua, simplesmente sensacional! E a história? Incrível, fiquei apaixonada pelo envolvimento entre Lavínia e Cauby. O desenrolar da história é intrigante e envolvente, e o final, meus queridos, QUE FINAL!!!

“A prosa de Marçal Aquino caracteriza-se por sua relação estreita com a representação da realidade. Faz uso de uma linguagem enxuta e objetiva para compor um retrato da vida nas grandes cidades, especialmente em seu aspecto mais violento.” Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural
Obs: só não dei 5 estrelas, porque demorei um pouco de pegar o ritmo da história, o espírito do autor. Tendo em vista, que o estilo de escrita do autor é totalmente diferente do que eu vinha lendo.

Victoria 14/01/2021

Meu favorito
A história em si, tenho que dizer, é bem simples, não possui reviravoltas de cair o queixo, mas o que faz toda a diferença é a escrita do autor.
Marçal Aquino escreve de uma forma linda, nos mostrando uma versão mais complicada daquilo que chamamos de amor e deixando explícito, logo de início, que esse não é um livro sobre um amor feliz e cheio de coisas fofas, mas sim um amor trágico e difícil.
Além disso, os personagens são bem construídos, reais e despertaram em mim os mais diversos sentimentos como amor, raiva, agonia, nojo, compaixão e muitos outros.
Infelizmente, não considero esse um livro feliz e, ao terminá-lo, senti uma tristeza imensa, mas valeu a pena cada página.

Viv 07/01/2021

"Eu chamo de amor"
Eu pensei em abandonar o livro algumas vezes mas o final do livro foi grandioso. A forma como o autor escreve é impecável.

Carolina 11/06/2019

Camadas humanas (quase) infinitas!
Em pouco mais de 200 páginas essa obra abordou diversos temas sem que o enredo se perdesse, as personagens apresentam estórias de vida bem diferentes umas das outras, porém, há um fio condutor que é a "humanidade" (ou a falta dela) presente em cada discussão, ou seja, sim, é um clichê pensar que um livro trate do ser humano e suas questões, mas nesse caso, o que acontece é que de maneira simples, porém intensa, o autor trouxe variados assuntos que se entrelaçam por retratarem vidas humanas diversas, é um livro cheio de assuntos pertinentes, tocantes, duros: violência, mineração, religião, prostituição, amor, arte, família. Adorei a leitura!