O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

15/04/2024

Cada página tem amor, esperança,tristeza, filhos, família com trechos da Bíblia. Gostei muito senti em paz com cada palavra.

Iran28 30/03/2024

O poema de levar a humilde vida
Se apronta apressadamente em nos dizer respostas doces às nossas perguntas mais desafiadoras.
É um ato até mesquinho achar que um profeta teria o dom de saciar-las de alguma forma, no máximo nos atenta a um norte que com certeza não é o mais exato, porém não nos deixa tão perdido ou solitário e que por serem perguntas tão complicada só temos o teor da resposta em sua superficialidade com o texto tendo dificuldades em se afundar no profundo ou pelo menos em cita-lo, quando vai tocar nele se agarra no conforto da religiosidade, fica meio que "só Deus mesmo para saber das coisas" tirando o encargo de sábio e jogando ao abstrato.
Por fim, com poemas que de tão doce o seu texto enjoa, parece um mar de chocolate, algo realmente diabético.

Wallace Jeronimo 13/03/2024

Não conhecia as obras do Khalil Gibran. Peguei esse livro por curiosidade na casa da minha mãe e iniciei a leitura. Pelo que entendi, Gibran foi um escritor Libanês. O livro é uma conversa entre Gibran e algumas outras pessoas, que questionam sobre alguns assuntos do cotidianos como amor, trabalho, vida, alegria e outros. Embora seja uma leitura agradável, não consegui absorver muito da mensagem que Gibran tenta passar.

bluesbird 20/02/2024

O profeta livro de sabedoria
Fiquei encantada com a leitura, mas ainda mais por não saber muito bem o que me esperava.
O livro conta a história da chegada de um profeta na cidade de Orphalese. Lá, ele se encontra com o povo, que parece ansioso para ouvir sua mensagem. Ele os instiga a perguntar. A partir de então profere ensinamentos pelos temas que a humanidade veio se debatendo desde sempre. Suas palavras são sempre gentis, mas sem serem condescendentes.
É uma coisa linda mesmo. Lembra Herman Hesse, um pouco do Jung e até mesmo Cecília Meireles.
Recomendo bastante.

Karina309 10/02/2024

A obra aborda temas fundamentais sobre a vida . As passagens me fizeram transportar entre a minha visão de mundo e a minha realidade, com boas reflexões. Mas, por vezes, achei confusa a linguagem extremamente poética.

Marina 01/02/2024

Esse livro pra mim não fluiu. Tive dificuldade em ler. Achei chatinha a forma da escrita dividida em tópicos.

Max 28/01/2024

Um bálsamo...
Sem ser doutrinário Gibran discorre sobre sabedoria, bom convívio, das relações humanas e da simplicidade da vida. Tudo é dito com muita leveza, seus ensinamentos nos chegam como um gostoso abraço. Um livro para ler e reler sempre...
Amei!
Fabio.Nunes 29/01/2024minha estante
Max, usei um texto dele na celebração do meu casamento cara. Khalil Gibran é mto bom. Acho q tb preciso reler essa obra

Max 29/01/2024minha estante
Que fofo, Fábio!

JAlia61 25/01/2024

É um livro lindo, fala sobre relações familiares, amorosas, de amizades e consigo mesmo. Tem várias passagens que me fizeram refletir e ter alguns questionamentos. É aquele tipo de obra que te inspira a se amar primeiro para poder amar a vida a sua volta.

giulia¡ 22/01/2024

O profeta ; Khalil Gibran
"Pois a vida não volta para trás, nem permanece no dia de ontem."

??: é o tipo de livro para ler com uma xícara de café/chá ao lado, enquanto sublinha a maioria das páginas. Ele nos conta, de forma poética, sobre costumes e sentimentos cotidianos, como uma última conversa antes de partir, solicitada pela Profetisa da ilha em que o Profeta estava. Ele também nos mostra que há beleza no comum da vida, que podemos ver as coisas por outros olhos, e que não há nada 'sem sentido' ou 'feio' no viver, que passamos por diversas fases, e que precisamos tirar proveito de cada uma, já que disse: "Pois a vida não volta para trás, nem permanece no dia de ontem". Tudo faz parte da nossa jornada, nos moldando como humanos, nos mostrando como é bom se esvaziar e doar o melhor de si para ajudar o outro. A dor nos humaniza, e não deve ser vista como uma coisa negativa, por exemplo. Através dela, nós crescemos, aprendemos e nos desenvolvemos.
"Que vossa dor não pareça menos maravilhosa que a vossa alegria; e aceitareis as estações do vosso coração.", já que não poderíamos experimentar ou saber o que é a alegria, sem a tristeza. Mas devemos saber aproveitar e lidar com cada estação da nossa vida.

Marina 22/01/2024

O Profeta
O Profeta caminhará comigo por um longo período, estaremos nos nutrindo p podermos dar acalento a nossa alma.

luarapadilha 18/01/2024

Sensivel. Excelente para ler ao pôr do sol, um parque...
Há anos queria ler este mas nunca parei para ver pois o título, por remeter de alguma forma a religião, me fazia substituir essa leitura por outra que me parecesse mais interessante no momento. Então dia desses encontrei em um sebo e senti que chegou o momento. E que bom que o momento chegou agora, penso que os conselhos dados pelo profeta devem ser absorvidos com sabedoria e cuidado para não ficar no clichê/ rigidez, é muito uma questão de absorver o que te faz sentido. Achei a escrita super organizada, capítulos curtos, o que faz ser dinâmico e leve. Esperava muitas coisas dessa obra e recebi ainda mais do que esperava. Além de tudo tem as ilustrações que são do próprio Gibran e são de uma sensibilidade incrivel. Amei.

José Milton Júnior 15/01/2024

Mustafá, o eleito e o amado
Mustafá, durante os doze anos em que esteve hospedado em Orfalese, sempre foi alguém que nas aparências jamais atraiu o interesse do povo. Mas em seu último dia na cidade, quando estava de partida, atraiu a cidade inteira ao seu encontro, que se apresentava sedenta por mensagens de sabedoria e esperança. Comovido e surpreendido, Mustafá então respondeu cada pergunta com carinho, assertividade, criatividade e poesia.

Mustafá é uma figura que difere das características dos profetas bíblicos do antigo testamento, pois não realiza milagres e não profetiza acontecimentos, se assemelhando mais com a figura de um apóstolo cristão, proporcionando uma curiosa e gostosa sensação de estar lendo uma reimaginação da figura dos profetas do antigo testamento, como se manuscritos de Melquisedeque estivessem a disposição para o deleite dos olhos contemplativos da sabedoria do Anjo do Senhor.

Destaco o discurso de despedida de Mustafá para o povo de Orfalese, um dos meus trechos literários favoritos de todos os tempos...

"Foi apenas ontem que nos encontramos em um sonho.
Vós cantaste para mim em minha solidão, e de vossos desejos construí uma torre no céu.
Mas agora nosso sono sumiu e nosso sonho acabou, e já não é mais aurora.
O meio-dia está sobre nós e nosso meio despertar transformou-se em dia, e devemos nos separar.
Se, no lusco-fusco da memória nos encontrarmos mais uma vez, falaremos de novo e vós cantareis para mim uma canção mais profunda.
E se nossas mãos se encontrarem em outro sonho, construiremos outra torre no céu."

bCarrera 11/01/2024

Estava procurando algo leve para ler durante a preparação para uma prova, e o Skoob me recebeu de volta: O Profeta, de Kalil Gibran, que eu conhecia pelos textos que insistem em apresentar como poemas. De fato, embora sua escrita não seja em versos, seus textos sempre trazem um quê de poesia.

Em O Profeta, o poeta libanês trata de vários temas universais como o amor, a amizade, o matrimônio e até mesmo a moradia por meio das palavras um sábio (um profeta) que está prestes a deixar a ilha de Orphalese para voltar a sua terra natal. E assim a obra pode ser lida como uma série de conselhos sobre os mais variados aspectos da vida. Conselhos que parecem simples, mas se tornam cada vez mais profundos a cada reflexão feita sobre eles.

O que mais me surpreendeu na obra foi a espiritualidade que permeia cada parágrafo, uma espiritualidade sem proselitismo e, de certa forma, universal. Muito especial para aqueles que estão redescobrindo sua própria espiritualidade de algum modo.

Por fim, a pedra de toque deste livro fica nas páginas finais, quando em sua despedida o profeta diz: "Se algo do que vos disse for verdade, essa verdade vos será revelada com voz mais sonora e em palavras mais acessíveis ao vosso entender". Bom, isso diz um pouco sobre a universalidade e atemporalidade desta obra: o que pode parecer difícil de entender em uma primeira lida, ou aquilo que não nos toca por tratar de uma experiência que ainda não vivemos, com certeza aparecerá em algum outro momento da vida nas palavras e gestos de alguém.

Bruno.Oliveira 05/01/2024

Vejo a vida mais leve depois dele
Um livro para ler e reler, agradável. Gosto do jeito que Khalil olha pra vida e como passa isso para a escrita, acabei de ler e já estou com vontade de reler. É um livro que recomendo.