O Último Teorema de Fermat

O Último Teorema de Fermat Simon Singh

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

Karina.Melo 06/04/2021

Documentário em forma de livro
Gostei demais, nunca pensei qque leria algo sobre matemática. Muito interessante, disperta curiosidade e esclarece muitas coisas. Recomendo! Fala sobre matemática, matemáticos, curiosos e sonhos, afinal é sempre bom se dedicar em algo enigmático e resolver.
D'Abbreu 06/04/2021minha estante
Adoro livros que envolvem enigmas e coisas afins. Esse vai para a minha lista.

Karina.Melo 07/04/2021minha estante
Não vai se arrepender!

lucas 23/03/2021

conteúdo enriquecedor
O conteúdo do livro é incrível, por meio do último teorema de Fermat, o autor disserta sobre a história da matemática (uma breve história) e os principais pontos que levam a resolução do teorema.
A edição não é muito boa comparando o valor e outros livros da mesma faixa de preço. Contudo, pelo conteúdo vale a pela!

pinguim 20/02/2021

Comprei pensando que era um livro tamanho normal e, quando chegou, pude ver que era da palma da minha mão, hahaha! Todavia, a minha experiência com o livro foi muito boa! O Sr. Simon Singh teve o empenho de contar muitas coisas bacanas, como por exemplo, os matemáticos que eu não costumo muito ouvir serem falados. Eu também gostei da didática do livro, pois buscou uma forma de aliviar o "peso" do conteúdo, de que o Último Teorema de Fermat é bem complexo para uma pergunta tão simples.

Luiz.Felipe 30/12/2020

Inspirador para amantes da Matemática e versátil para qualquer leitor.

Pedro Guilherme 22/09/2020

O Último Teorema de Fermat
O Teorema que ficou sem resolução por mais de três séculos, provado com apoio de muitas gerações de matemáticos, narrado com simplicidade.

Maria Fernanda Greiner 14/09/2020

Incrivelmente surpreendente, não é necessário gostar de matemática para ficar envolvido pela obra, que soube muito bem explorar a beleza da matemática e a secular jornada para a prova do último teorema de Fermat.

ga_brieell 25/07/2020

História matemática para leigos
Um livro sobre a história de um dos maiores problemas da matemática que é escrito de uma maneira que até mesmo as pessoas que não são familiarizadas com a área de exatas pode ler.

Link 20/07/2020

A história do enigma mais longo da Matemática
O título do livro pode induzir a um texto técnico, de difícil entendimento mas ocorre justamente o contrário. O autor utiliza uma linguagem acessível, fórmulas matemáticas em poucos momentos oportunos, analogias e exemplos nas explicações de conceitos matemáticos, convidando assim a todos, não restringindo seu público, que se interessem em aprender ou tenham curiosidades pela Matemática.
Por breves momentos, o problema que dá título ao livro, o Último Teorema de Fermat, é colocado em segundo plano, e curiosidades sobre outros problemas, conceitos e histórias de vidas de matemáticos famosos que possuem ligações com o Último Teorema são devidamente apresentados.
Toda a trajetória de Andrew Wiles em demonstrar seu sonho de infância e obsessão na vida adulta é perfeitamente descrita, incluindo os bastidores da vida de Andrew, seu trabalho em segredo de seus colegas e todas as dificuldades e reviravoltas.
Se você gosta de histórias com muitos personagens, suspense, mistérios e Matemática, junte-se a essa viagem sobre o problema que durou mais de três séculos a ser demonstrado, oito anos de estudos por Andrew Wiles, o mais difícil até hoje e que movimentou a comunidade matemática como nenhum outro.

alex 06/05/2020

Uma boa aproximação ao tema para não matemáticos
Um bom livro para conhecer os bastidores (como funciona, modelo mental, história) de quem produz matemática de ponta.

Lucia 03/04/2020

Um passeio maravilhoso sobre séculos de matemática.
Que livro maravilhoso, bem escrito. Nada é por acaso ou desnecessário, às vezes parece que o pedaço da história da matemática contada ali é puro floreio, mas não, mais tarde, a gente entende o porquê. Mostra séculos de matemática e seus bastidores de uma forma leve que qualquer leigo pode entender, desde os gregos antigos até a mais moderna, para chegar na demonstração mais celebrada do século passado.

Maurício 21/09/2018

Surpreendente
Comecei a ler este livro com a perspectiva de que só me interessaria pela matemática da Revolução Científica. Que mortal entende alguma coisa sobre as teorias modernas? E, no entanto, foi impossível parar de ler. Pelo menos até onde um leigo consegue acompanhar, Simon Singh foi capaz de nos apresentar as aventuras dos grandes gênios do século XX nesse ramo da filosofia exata.
Só faço uma ressalva. A parte inicial, sobre Pitágoras e o início da matemática, pareceu-me um pouco ingênua, em comparação com outras obras sobre esse assunto, escritas por especialistas. Nada que comprometa a questão fundamental - as origens antigas do Teorema de Fermat. Em resumo:um autor brilhante!!!

Humberto.Sampaio 25/09/2017

Fantastico
Este livro é fantástico, muito bem estruturado, é escrito de forma a atingir qualquer leitor. Com uma trama que se confunde com a vida de Fermat o autor explica de forma empolgante como um teorema aparentemente decifrado por ele, se mostrou tão complexo a ponto de só ser revelado décadas depois.

Joca 13/08/2016

A história de um grande problema.
"Tenho uma demonstração maravilhosa desta proposição que esta margem é demasiado estreita para conter". Eis a frase que inquietou os matemáticos mais brilhantes durante mais de três séculos. Pierre de Fermat teria provado um importante teorema - que levou seu nome -, apesar de não se ter nenhum registro de tal demonstração (alguns, inclusive, acreditam que, na realidade, Fermat não teria a teria feito). Assim, no final do século passado, o matemático norte-americano Andrew Wiles acreditou que poderia resolver o problema diante do qual tantas mentes brilhantes sucumbiram. Aliando a Teoria dos Números com a geometria, e tomando como hipótese um importante teorema de dois matemáticos asiáticos, Andrew Wiles teria, enfim, solucionado o problema; no entanto, durante uma conferência que ele ministrava sobre O Último Teorema, descobriu-se uma falha em sua demonstração. Algum tempo depois, revisto o erro, Andrew Wiles consegue seu objetivo, pondo fim à uma odisséia que mexeu com toda a comunidade matemática, de várias gerações.
"O Último Teorema de Fermat" é um livro apaixonante, escrito numa linguagem clara e acessível, que mostra a evolução de um enigma no tempo e o esforço de um homem em decifrá-lo.

João Henrique 22/11/2015

Persistência num problema
O livro mostra a grande alegria da descoberta após longa busca.