O Último Teorema de Fermat

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leo 07/03/2022

Saga matemática
Excelente relato do matemático que tinha como sonho de infância e objetivo profissional desvendar o maior desafio da matemática que estava há 350 anos sem solução.

O autor evita entra em detalhes profundos, para o que um leigo possa acompanhar. Mesmo assim, acredito que alguém que não seja interessado em matemática consiga gostar desse livro.

Apesar de boa parte da narrativa ser tocada em passagens pessoais dos grandes nomes matemática, o cerne é a busca pela prova matemática proposta por Fermat, que afirmava tê-lá, porém, como era seu costume, não deixou registro.

Como gosto de matemática, foi difícil largar o livro. Portanto, indico pra todos que gostam dessa disciplina e quem não gosta, vale a pena dar uma chance.

Robert.Leite 03/03/2022

Sublime
Simon Singh é meu autor favorito porque faz algo incrível: une o aprofundamento típico de um livro de não ficção com a escrita fluída e interessante típica de ficção. Você aprende e se interessa pela história, que é real, como se fosse um romance. Escrita própria do Simon que está presente nos seus três livros que li. Assuntos interessantíssimos unidos com uma escrita fluída e que te prende é o que me faz gostar tanto de seus livros e ter todos que li entre meus favoritos.

Gabriela Crisch 28/02/2022

Fermat rabiscou em um livro e olha no que deu
Aaaa q livro bom, mesmo para os leigos
Primeiramente, tenho que elogiar a escrita acessível que tenta explicar assuntos complexos da matemática e que poucos realmente tem conhecimento embasado sobre. Claro que sendo uma leiga muitas teorias eu só aceitei e de alguma forma notei minha cabeça para funcionar e sempre rendia um "Humm ok faz sentido" haha
Segundamente, meu intuito inicial com a leitura era conhecer mais a matemática além do ensino metódico e por vezes cansativo das escolas e tentar enxergar o modo mais "belo" (?) e fantástico que a matemática possui. Isso não quer dizer que eu a ame, mas é algo poderoso se pararmos para pensar em sua influência, complexidade e por seu desenvolvimento ser bem abstrato as vezes. Sei lá, é uma nova linguagem que gostaria de saber mais sobre porque é doidera demaiss.
Terceiramente, gostei de ver o panorama completo a respeito do desenvolvimento do problema, que de certa forma deve ocorrer com vários, cada um com sua peculiaridade claro. Desde Pitágoras (e incluo agora aquele maravilhoso vídeo do Cortela falando do teorema de Pitágoras KKKK) até os computadores, etc. Ver o envolvimento de tantas histórias e limitações da ideia de que um passa o bastão de corrida para o outro quando acrescentam novas descobertas, mesmo que errôneas como se provou ser a maioria delas. Assim, comecei a refletir sobre o impacto que a inteligência artificial teria por exemplo na solução de tantos problemas na área de exatas e que são limitados para nós.
Por fim, é um livro que para os formados ou loucos por matemática possivelmente serão o queridinho da vida porque tem muito conteúdo, sendo que algumas páginas dão trégua com contextualizacoes históricas enquanto outras me fizeram ficar tipo ?????? Q q eu tô fazendo aqui se eu gosto de estudar revoluções e coisas do tipo?
Mas cara, depois disso
A matemática é revolucionária!!!

Cristian Gusmão 22/02/2022

Epopéia fantástica
O livro detalha o penoso trabalho de um matemático para demostrar um teorema que abalou por cerca de três séculos as mais geniais mentes da matemática.
Wiles realiza o nobre feito, após 8 anos de muito esforço e abdicação, criando, melhorando técnicas matemáticas altamente sofisticadas para concretizar seu feito.
O livro tem uma linguagem agradável, perpassa os fatos históricos em que estiveram os nomes responsáveis pelas tentativas de demonstração e criação de métodos matemáticos úteis ao trabalho de Wiles.

Ana Winchester 23/12/2021

Um dos melhores livros que já li
O livro faz você de apaixonar mais ainda pela matemática, pois ele não foca apenas no teorema em si, mas sim eu todos os envolvidos para que o grande "mistério" por trás desse teorema fosse desvendado. E ele conta a história da matemática lá do começo até o dia que o teorema foi provado novamente. Esse livro é mais uma prova de como a matemática sempre está conectada e como ela é linda!

Cibele 03/10/2021

Adorei, foi bem diferente pra mim porque normalmente não leio esse tipo de livro, comecei ano passado e parei, mas esse ano resolvi pegar de novo pra ler e achei bem mais interessante. Fala sobre matemática superficialmente, então quem não sabe muito sobre matemática mais complexa (como eu) consegue entender!!

Pipuli 31/08/2021

Uma incrível viagem pela matemática!!!
No século XVII um matemático amador chamado Pierre de Fermat, que não documentava muito suas provas matemáticas por achar perda de tempo, escreveu nas bordas das páginas de um livro, algo assim "...Eu tenho um solução realmente maravilhosa para esse problema, mas a margem é pequena demais para caber toda ela...".

O problema: provar que não existe solução para a equação
(X elevado a N) + (Y elevado a N) = (Z elevado a N) para N maior que 2.
Uma derivação do famoso e conhecido Teorema de Pitágoras.

E assim esse brilhante (e grande [*****]), criou o maior problema da história da matemática que por 350 anos foi visto como o Santo Graal da matemática, vencendo incontáveis mentes... Até ser desvendado por Andrew Wiles.

O livro escrito por Simon Singh é realmente uma viagem fantástica no universo da matemática... Criando uma linha temporal dos eventos, descobertas e personalidades mais importantes da história da matematica que foram responsáveis pela base e estrutura da prova de Andrew Wiles, fazendo dele o homem que venceu o ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT.

VinAcius.Dioni 23/08/2021

Muito interessante.
O livro explora a interessante história do teorema matemático que perturbou as maiores mentes dos últimos anos.
Da Grécia Antiga aos dias de hoje, o autor navega através de grandes nomes matemáticos repletos de causos e histórias, com abordagens didáticas e tranquilas acerca dos trabalhos desses.

Não é preciso ser um gênio da matemática para acompanhar o livro. Tanto é que o próprio escritor não o é!

Super recomendo!

mlazza 15/06/2021

Uma aventura leve para o mundo da Matemática
Eis uma aventura ao mundo da Matemática, propriamente ao campo da Teoria dos Números, e ainda mais, diante de um problema secular que intrigou muitos cientistas e matemáticos durante muito tempo. O problema a ser resolvido é a prova do último teorema de Fermat. De uma possível brincadeira ou desafio que Fermat colocou na lateral de um livro de problemas e exercícios diofantinos e que gerou a maior busca de prova matemática dos últimos séculos. Ela foi resolvida, provada diante de muitos percalços do matemático inglês Andrew Wiles, que se debruçou mais de uma década neste problema de aparência insolúvel. A leitura é agradável e traz de uma forma leve o campo 'pesado' da teoria dos números e da dificuldade de provar um teorema deste tamanho. Um legado de um francês que no século XVII quis desafiar os matemáticos, principalmente os seus tradicionais rivais ingleses, que encontrou o seu destinatário na figura de um professor universitário inglês.

sarahpalhano 10/06/2021

Necessário
E hoje tive o enorme prazer de concluir essa obra de arte que sem dúvidas foi um dos livros que mais mexeram comigo na vida, uma história que vai desde o início da matemática, passa por Fermat e o teorema que assombrou a matemática por três séculos até a sua demonstração publicada em 1995. Com muitas histórias maravilhosa sobre mulheres que se dedicaram a matemática num período em que eram proibidas, a origem da irmandade pentagoricas, a teoria dos números, o nascimento dos números imaginários e muito mais, tudo isso numa linguagem super acessível para quem não é da área, com uma cronológica da matemática que auxilia na compreensão. Se fosse resumir uma palavra esse livro seria: NECESSÁRIO!

Karina.Melo 06/04/2021

Documentário em forma de livro
Gostei demais, nunca pensei qque leria algo sobre matemática. Muito interessante, disperta curiosidade e esclarece muitas coisas. Recomendo! Fala sobre matemática, matemáticos, curiosos e sonhos, afinal é sempre bom se dedicar em algo enigmático e resolver.
D'Abbreu 06/04/2021minha estante
Adoro livros que envolvem enigmas e coisas afins. Esse vai para a minha lista.

Karina.Melo 07/04/2021minha estante
Não vai se arrepender!

lucas 23/03/2021

conteúdo enriquecedor
O conteúdo do livro é incrível, por meio do último teorema de Fermat, o autor disserta sobre a história da matemática (uma breve história) e os principais pontos que levam a resolução do teorema.
A edição não é muito boa comparando o valor e outros livros da mesma faixa de preço. Contudo, pelo conteúdo vale a pela!

pinguim 20/02/2021

Comprei pensando que era um livro tamanho normal e, quando chegou, pude ver que era da palma da minha mão, hahaha! Todavia, a minha experiência com o livro foi muito boa! O Sr. Simon Singh teve o empenho de contar muitas coisas bacanas, como por exemplo, os matemáticos que eu não costumo muito ouvir serem falados. Eu também gostei da didática do livro, pois buscou uma forma de aliviar o "peso" do conteúdo, de que o Último Teorema de Fermat é bem complexo para uma pergunta tão simples.

Luiz.Felipe 30/12/2020

Inspirador para amantes da Matemática e versátil para qualquer leitor.

Pedro Schabarum 22/09/2020

O Último Teorema de Fermat
O Teorema que ficou sem resolução por mais de três séculos, provado com apoio de muitas gerações de matemáticos, narrado com simplicidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5