O Último Teorema de Fermat

O Último Teorema de Fermat Simon Singh

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria Fernanda Greiner 14/09/2020

Incrivelmente surpreendente, não é necessário gostar de matemática para ficar envolvido pela obra, que soube muito bem explorar a beleza da matemática e a secular jornada para a prova do último teorema de Fermat.

ga_brieell 25/07/2020

História matemática para leigos
Um livro sobre a história de um dos maiores problemas da matemática que é escrito de uma maneira que até mesmo as pessoas que não são familiarizadas com a área de exatas pode ler.

Link 20/07/2020

A história do enigma mais longo da Matemática
O título do livro pode induzir a um texto técnico, de difícil entendimento mas ocorre justamente o contrário. O autor utiliza uma linguagem acessível, fórmulas matemáticas em poucos momentos oportunos, analogias e exemplos nas explicações de conceitos matemáticos, convidando assim a todos, não restringindo seu público, que se interessem em aprender ou tenham curiosidades pela Matemática.
Por breves momentos, o problema que dá título ao livro, o Último Teorema de Fermat, é colocado em segundo plano, e curiosidades sobre outros problemas, conceitos e histórias de vidas de matemáticos famosos que possuem ligações com o Último Teorema são devidamente apresentados.
Toda a trajetória de Andrew Wiles em demonstrar seu sonho de infância e obsessão na vida adulta é perfeitamente descrita, incluindo os bastidores da vida de Andrew, seu trabalho em segredo de seus colegas e todas as dificuldades e reviravoltas.
Se você gosta de histórias com muitos personagens, suspense, mistérios e Matemática, junte-se a essa viagem sobre o problema que durou mais de três séculos a ser demonstrado, oito anos de estudos por Andrew Wiles, o mais difícil até hoje e que movimentou a comunidade matemática como nenhum outro.

alex 06/05/2020

Uma boa aproximação ao tema para não matemáticos
Um bom livro para conhecer os bastidores (como funciona, modelo mental, história) de quem produz matemática de ponta.

Lucia101 03/04/2020

Um passeio maravilhoso sobre séculos de matemática.
Que livro maravilhoso, bem escrito. Nada é por acaso ou desnecessário, às vezes parece que o pedaço da história da matemática contada ali é puro floreio, mas não, mais tarde, a gente entende o porquê. Mostra séculos de matemática e seus bastidores de uma forma leve que qualquer leigo pode entender, desde os gregos antigos até a mais moderna, para chegar na demonstração mais celebrada do século passado.

Mauricio186 21/09/2018

Surpreendente
Comecei a ler este livro com a perspectiva de que só me interessaria pela matemática da Revolução Científica. Que mortal entende alguma coisa sobre as teorias modernas? E, no entanto, foi impossível parar de ler. Pelo menos até onde um leigo consegue acompanhar, Simon Singh foi capaz de nos apresentar as aventuras dos grandes gênios do século XX nesse ramo da filosofia exata.
Só faço uma ressalva. A parte inicial, sobre Pitágoras e o início da matemática, pareceu-me um pouco ingênua, em comparação com outras obras sobre esse assunto, escritas por especialistas. Nada que comprometa a questão fundamental - as origens antigas do Teorema de Fermat. Em resumo:um autor brilhante!!!

Humberto.Sampaio 25/09/2017

Fantastico
Este livro é fantástico, muito bem estruturado, é escrito de forma a atingir qualquer leitor. Com uma trama que se confunde com a vida de Fermat o autor explica de forma empolgante como um teorema aparentemente decifrado por ele, se mostrou tão complexo a ponto de só ser revelado décadas depois.

Joca 13/08/2016

A história de um grande problema.
"Tenho uma demonstração maravilhosa desta proposição que esta margem é demasiado estreita para conter". Eis a frase que inquietou os matemáticos mais brilhantes durante mais de três séculos. Pierre de Fermat teria provado um importante teorema - que levou seu nome -, apesar de não se ter nenhum registro de tal demonstração (alguns, inclusive, acreditam que, na realidade, Fermat não teria a teria feito). Assim, no final do século passado, o matemático norte-americano Andrew Wiles acreditou que poderia resolver o problema diante do qual tantas mentes brilhantes sucumbiram. Aliando a Teoria dos Números com a geometria, e tomando como hipótese um importante teorema de dois matemáticos asiáticos, Andrew Wiles teria, enfim, solucionado o problema; no entanto, durante uma conferência que ele ministrava sobre O Último Teorema, descobriu-se uma falha em sua demonstração. Algum tempo depois, revisto o erro, Andrew Wiles consegue seu objetivo, pondo fim à uma odisséia que mexeu com toda a comunidade matemática, de várias gerações.
"O Último Teorema de Fermat" é um livro apaixonante, escrito numa linguagem clara e acessível, que mostra a evolução de um enigma no tempo e o esforço de um homem em decifrá-lo.

João Henrique 22/11/2015

Persistência num problema
O livro mostra a grande alegria da descoberta após longa busca.

Letícia 17/10/2015

Ótimo
O livro parece bem completo e a história foi bem conduzida, de modo a ficar bastante interessante. A leitura proporciona um conhecimento bastante amplo sobre a história matemática, já que o autor se preocupa em contextualizar a história do teorema.
Como o autor é um leigo no mundo científico, é claro que houve alguns escorregões, como alguns termos mal-empregados (que não sei se devo atribuir ao autor ou ao tradutor) e o desprezo em alguns trechos por certas áreas da ciência, como a física, o que não me agradou muito. Mesmo assim, o tema proposto pelo livro foi muito bem desenvolvido, portanto, é justo dar a nota máxima a ele.

Lareska Rocha 11/03/2015

Fantástico é pouco
Qualquer pessoa que tenha interesse em matemática, mesmo que não tenha muito conhecimento desse assunto, possui grandes chances de adorar esse livro. Ainda mais, porque ele não se restringe a contar a história por trás da demonstração do teorema. É como uma espécie de relato sobre os grandes avanços matemáticos ao longos dos séculos, culminando com a sonhada demonstração. A leitura é tão fluida e a exposição dos conceitos é claríssima, dada a sua dificuldade. Em suma, se você procura um livro que fale sobre matemática na sua mais pura forma, não deve ter dúvidas de que esse livro é uma ótima opção.

ricardotda 04/12/2014

Livro que te prende
Livro excelente, que prende o leitor. Fala de história e matemática em linguagem simples, mas muito bem trabalhada. Tem um ótimo enredo dramático também.

Israel145 15/03/2013

O último teorema de Fermat é um livro que conta a trajetória do problema mais difícil do mundo. Fermat foi um matemático francês amador que propôs esse problema em vida, mas ao morrer, sabia-se que ele tinha a solução, porém, esta nunca foi encontrada. Dissecado pelas mentes mais brilhantes do mundo, o último teorema de Fermat se confunde com a história da própria matemática e tem uma importância cabal no desenvolvimento desta ciência, pois diversas técnicas foram tentadas para a solução (obtenção da prova) forçando assim ao desenvolvimento e aprimoramento durante 358 anos até sua solução em meados da década de 90 por Andrew Wiles.
O legal desse livro é que grande parte da história da matemática, assim como detalhes das biografias de grandes nomes dessa ciência são abordados aqui, mostrando sem se ater aos detalhes técnicos toda a riqueza dessa fantástica história permitindo ao leitor mergulhar nesse mundo sem preocupar-se em entender a resolução do teorema, já que o mesmo é de uma complexidade absurda. O livro mostra ainda uma bela história de força de vontade e paixão pela ciência. Recomendo para quem gosta da história da matemática e afins.

1 | 2 | 3 | 4 | 5