O Último Teorema de Fermat :

O Último Teorema de Fermat : Simon Singh

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ra-fa-el 15/02/2024

Mais que apenas um livro de matemática
O Último Teorema de Fermat é uma aventura que te apresenta o universo da matemática por outros olhos, e demonstra como a área de exatas tem mais de humanas do que a maioria imagina. Uma história com muitas reviravoltas, superações e determinação envolto por trás de um teorema escrito na borda de um livro.

Papai Smurf 30/01/2024

Um Náufrago em uma ilha
É assim que eu me sinto, este livro me jogou em um universo rico e contagiante em que o conhecimento movia as relações e aventuras dos indivíduos, ao longo de diferentes eras em que a presença de desafios, guerras e matemática eram frequentemente a alma da História

Icaro 29/01/2024

Show!
O último teorema de Fermat - Simon Singh

Livro incrível que conta uma história de amor e resiliência no estudo da matemática.

Além da bela história, o autor é ótimo na narração. Apesar de alguns conceitos técnicos, vale muito a leitura.

Publicado pela Editora BestBolso.

???

Cyle 20/01/2024

O Último Teorema de Fermat
Melhor livro que eu já li. É uma leitura fluída que te leva desde o princípio da matemática até a demonstração do Último Teorema de Fermat. A escrita é impecável e é o tipo de livro que lemos páginas e páginas sem perceber.

Daileon 08/01/2024

Uma breve historia da matemática
O livro é excepecional, faz refletir muito sobre o processo de descoberta dentro da matemática, trazendo desde Pitágoras até as funcões modulares. A forma como o autor aborda cada elemento é incrível.

Clarisse.moura 11/12/2023

Inspirador
A matemática é uma ciência muito negligenciada por ser considerada inútil, principalmente quando se trata de desafios como o de Fermat.

Acompanhar toda essa trajetória da demonstração de Fermat me fez perceber como a persistência e paciência são cruciais em desafios como esse. Mesmo depois de 7 anos trabalhando, e após descobrir uma falha em seu trabalho que demorará mais 1 ano para ser corrigida Wiles não desistiu.

Ler livros como esse, onde acompanhamos a história de um matemático obcecado com um quebra cabeça é inspirador, é possível ver motivação, indignação e persistência. Assim como Alan Turing, Andrew Wiles se tornou uma inspiração para mim, são pessoas que não se assustaram pelo difícil e aparente impossível. Enquanto mais eu conheço matemáticos, mas eu fico impressionada com o quanto essas almas são espetaculares.

Vick.Stocchero 12/10/2023

O Último Teorema de Fermat
"Acho que vou parar por aqui", foi isso que Andrew Wiles disse, depois de resolver o Teorema de Fermat com mais de 358 anos.
Esse livro é fantástico demais. É muito bom ler um livro tão inteligente e lindo quanto esse. Queria muito esse livro pra mim, pena que é do colégio ?. Mas é magnífico, é perfeito, é lindo, é tudo de bom. Ver o tanto que esses cara são inteligente e tão bons no que fazem.
Não vou mentir, teve algumas páginas que eu não entendi direito, mas em compensação as outras... me sentia a própria matemática ?.
E para terminar: Amo demais Pitágoras ?

JoãoMSouza 19/05/2023

Uma leitura prazerosa
Interessante e muito bem escrito, o autor escreve e explica muito bem, mesmo com muitas equações quem é leigo não fica perdido. Tem alguns problemas de ritmo no meio do livro mas é a melhor leitura do ano até agora.

mathhours 15/03/2023

Não é a resolução do último teorema de Fermat e é por isso que eu amei
Li esse livro no primeiro semestre de 2022 e não seria exagero dizer que mudou o rumo da minha vida. Vi alguns comentários de pessoas frustradas por não encontrar a resolução do Teorema nessas 300 e algumas páginas, mas ver o desdobrar da matemática, tudo que teve que ser criado para que a prova fosse possível, fez com que eu eu sonhasse com algo diferente, mudou meus planos de futuro e carreira. O livro me fez querer fazer parte daquilo, me fez querer ser como aqueles muitos matemáticos que tiveram parte nessa história e tantos outros que solucionaram outros mistérios. Para mim, esse livro significa muito mais do que posso dizer nessa resenha.

Estrella â 25/01/2023

"A matemática é uma linguagem que temos em comum com a natureza"
Sou extremamente apaixonada por matemática, pelos números, pela história deles e a evolução da nossa concepção sobre o mundo como consequência do pensamento matemático.
Já pesquisei sobre o último teorema de Fermat antes, mas me surpreendi quando encontrei um livro, e vou te falar, vale a pena, mesmo que você não seja um amante dos números, é uma viajem incrível e inesquecível dentro dos mistérios e as histórias da natureza e matemática. Recomendo demais!!

Yasrir 05/07/2022

Um pequeno aviso para quem deseja ler
No livro não se encontra a demonstração do teorema, pois, como citado mais para frente, o dito tem quase 150 páginas de pura cálculo

Vic 16/06/2022

Um livro que vale a pena
Começando em Pitágoras e terminando em Wiles. Quem gosta de matemática, ou de história, vai se prender nesse livro rapidamente. As reviravoltas e as tentativas frustradas dos matemáticos dão um sabor ao livro. Pensar que tanto foi trazido para a matemática na tentativa de provar esse teorema, que de pouco vale para o desenvolvimento matemático, é maravilhoso. Como Wiles disse "talvez seja sempre assim com os problemas da matemática, temos que encontrar novos para capturar nossa atenção", busco então o próximo problema matemático ou livro sobre ele para me debruçar.

Gaby 16/06/2022

O livro é interessante, e traz várias perspectivas curiosas sobre a história da matemática até chegar na resolução do último teorema de Fermat.

Thirodrigues recomenda 25/04/2022

Que história, que matemática
Um livro que mescla a história ao redor da matemática, contempla tanto histórias quanto conhecimento matemático de altíssimo nível, provavelmente irá aprender muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5