Sandman: os Caçadores de Sonhos

Neil Gaiman

Resenhas - Sandman: Os Caçadores de Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Tyr Quentalë 19/08/2022

Essa obra não é uma simples HQ
Aprendi com um amigo que Os Caçadores de Sonhos, do autor Neil Gaiman, possuem 2 versões, a do livro ilustrado e a do quadrinho.
Essa versão do livro ilustrado possui a história contada em prosa que é extremamente bela e as ilustrações do Yoshitaka Amano são dignas de serem emolduradas.
Neil Gaiman também nos agracia contando sua fonte de inspiração e como ele conseguiu a parceria com Amano.
Vale a leitura para todos que desejam conhecer um pouco mais das obras de Neil Gaiman.
Clelia 19/08/2022minha estante
Eu amo o Neil Gaiman ??

Camila_Andrade 07/06/2010

Ainda acho que, todos os dias, em todo o mundo, monges e raposas se encontram e se separam...

Mas nem todos são adaptados pelo Neil Gaiman, muito menos ilustrados por Yoshitaka Amano. Ou seja, o livro é um primor.

Lindo, lindo, lindo... Você vai se perder nele.
Yasmayfair 05/12/2020minha estante
AVISA DO SPOILER NO COMEÇO DA RESENHA Ô DESGRAÇA

vivi 05/03/2022minha estante
Profundo...

Dan 06/01/2009

Uma história linda unida com desenhos maravilhosos fez desse livro algo inesquecivel para mim, recomendo.

Yasmayfair 30/12/2020

Surpreendente
Como posso ter comprado esse livro há anos e anos atrás e só agora ter lido? Quanto tempo da minha vida eu perdi sem conhecer essas páginas... Uma história tocante e incrível, instigante, ágil e com tamanha sensibilidade, tanto em cada palavra escrita por Gaiman quanto por cada traço e pincelada das artes indescritíveis de Amano, que com certeza se torna, desde já, inesquecível pra mim.
O amor da raposa e do monge sempre terá um lugar especial no meu coração.

Lissa Marry 05/01/2021

muito bom!
ótima leitura e imagens fantásticas! gostei da narrativa e dos diálogos; realmente, é um conto. a história desenvolve-se de forma fluída, sem pressa e objetiva. vale a pena! detalhe: a estória não é sobre o Sandman em si, mas, se pode dizer que ele caminha em todos os detalhes. deixo claro que mesmo Sandman não sendo o personagem mais abordado, não diminui em nada o potencial do livro.

p.s.: minha primeira hq. ?

Ivigna 26/04/2015

O livro narra a história de um romance delicado e belo, entre um monge solitário que cuidava do templo onde morava e uma raposa astuta.

Ao fazer uma aposta com um texugo no intento de descobrir qual dos dois conseguiria fazer o monge abandonar o templo, a raposa acaba se apaixonando pelo jovem, nascendo assim um amor tão verdadeiro e puro que fará com que ela faça sacrifícios para manter o amado em segurança.

Neil Gaiman tem uma mente incrível. Some isso às ilustrações belíssimas de Yoshitaka Amano e ao encantamento típico dos contos japoneses, e você terá "Caçadores de Sonhos".

A história nos transmite certos ensinamentos, diálogos interessantes e até mesmo referências à obra original de Sandman. E as ilustrações fazem com que viajemos para outros mundos (literalmente)... A propósito, a versão japonesa do Morpheus é incrível!

Além disso, o final da história é único para cada leitor. Pois cada um tem um sonho diferente, e cada um pode enxergar um final... Sonhos são únicos. "Sonhos são estranhos".

Portanto, é uma leitura recomendada tanto para os fãs do Gaiman quanto para os que nunca leram nenhuma de suas obras. O livro é um tesouro!

Giovaninha 22/01/2022

Sandman!!!!
Essa é mais uma das histórias perfeitas do Sandman. Neil Gaiman mostra seu talento mais um vez com uma história envolvente, explorando a fundo o floclore japonês e toda sua magia.
Cada personagem tem motivações únicas, sejam altruístas, egoístas ou misteriosas, o que os fazem serem incrivelmente reais.
Além da história ser incrível por si só também é uma ótima porta de entrada para o universo das HQ de Sadman; pois ao mesmo tempo que você não precisa ler os quadrinhos para entender, o livro não vai te dar nenhum spoiler e vai te introduzir muito bem ao funcionamento do mundo do Sonho.
E não podemos deixar de falar do deus Yoshitaka Amano, que nessa edição nos presenteia com suas ilustrações brilhantes e hipnóticas!
Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Maírys Lima 07/01/2013

Uma fábula fabulosa...
Era o que eu diria para o Neill Gaiman, romance e terro sempre foram bons companheiros e fica melhor quando tem uma dose extra da criatividade obvia, as astucias de uma raposa para acabar com a vida de um grande sábio enfatiza os perigos de um intenso amor e dar lugar a um fim belo só depende de como você ver, porque sonhos é uma das poucas coisas que são impossíveis de serem roubadas...
LuanadeOliveiraSilva 15/10/2013minha estante
Gata eu gostei...deu vontade ler.

Yasmayfair 30/12/2020minha estante
Não; as astúcias de uma raposa pra salvar a vida de seu amado.

Maírys Lima 07/01/2021minha estante
Yasmayfair
Sim, grata pela correção.

duartecaslu 27/12/2023

A proeza artística da cultura japonesa
Neil Gaiman conta (ou reconta) uma lenda japonesa com diversas referências simbólicas, o que é completamente enriquecido pelas belas pinturas de Amano.

Essa edição é simplesmente fantástica, recebi como presente de Natal e me deliciei com cada detalhe da arte, buscando perceber cada detalhe do conto de Gaiman traduzido para as imagens.

A história do monge e da raposa se apoiam em diversas filosofias, com o budismo sendo o pilar da construção narrativa, porém se metamorfoseando, assim como o próprio Morpheus, para diversas reflexões e leis espirituais de diversos seguimentos.

caiuuocaio 18/11/2020

Monge e Raposa: Excentricidade e Amor
Sandman: Caçadores de sonhos, tem como principal narrativa(porque sim, há outras) a história de um monge, que vive em uma montanha exercendo sua função, quando passa a se encontrar com a Raposa, criatura mística que vive nos arredores da montanha. A HQ é um spin-off da história de Sandman(Neil Gaiman), e aborda o amor impossível, sendo narrada pelo corvo de Sonho(protagonista da HQ principal de Gaiman).

Guta 25/10/2015

Sublime
Uma leitura adulta com um pitada de linguagem para crianças que quase pensei que poderia ler para minha sobrinha de quatro anos. Quase. O autor usa de um vocabulário refinado porém não exacerba em suas escolhas tornando-o de contínua e descomplicada leitura sem deixá-la monótona.
Embora há personagens de uma série de comics conhecida, não se faz necessário ter conhecimento prévio dessa série ou desses personagens para se ler "Os Caçadores de Sonhos". Com toques bem sutis como uma simples cauda de raposa, a narrativa vai se construindo em cada página de modo que uma hora você percebe a ligação entre um elemento e outro que lera anteriormente (não que isso seja raros nos livros, apenas aprecio muito livros assim). Em suma, uma encantadora e, possivelmente, impossível história de amor com belíssimas ilustrações ao melhor estilo japonês clássico medieval.
Julia 28/10/2015minha estante
Imagina se você fosse lendo pra sua sobrinha aí no final dá aquela engasgada e pula as últimas páginas kkk
O Neil Gaiman parece que recriou sobre um conto de fadas. Parece que a história da raposa é uma história mais antiga ainda, e misturaram com uma moral budista do monge mais recente. Pelo menos me pareceu isso.
O livro é lindo e triste, e as ilustrações são de tirar o fôlego.

Luana 09/09/2015

Favoritado na alma
Sandman: Os Caçadores de Sonhos foi escrito em prosa Neil Gaiman (necessita de apresentações?) e ilustrado de forma magnífica, estonteante e encantadora por Yoshitaka Amano. Encantadora é a palavra para essa obra, que surgiu de uma fábula japonesa, e conta a história de uma esperta raposa que se apaixona por um humilde monge.
Conheci Os Caçadores de Sonhos através do quadrinho e me apaixonei, recentemente a Panini lançou o livro ilustrado e a paixão se tornou amor. É tudo tão singelo, tão simples, e nem por isso, menos genial. Para mim é o melhor de Sandman, vale cada folheada, cada página, vale cada pedaço de coração partido, vale ler, reler e acreditar que o mundo dos sonhos realmente está lá.

"Desconheço se
vieste até a mim, ou eu a ti.
Assim come se era
realidade ou sonho,
adormecido ou desperto.

Estou perdido na escuridão
de um coração abatido.
Sonho ou realidade,
Deixa que se decida esta noite."

Alex BS 29/10/2012

Sandman: Os Caçadores de Sonhos
O universo de Sandman vem sendo explorado com certa freqüência pela DC/Vertigo mesmo depois que a saga de Morpheus acabou palas mãos do criador original, Neil Gaiman. Claro, as histórias paralelas nunca continham histórias do próprio Rei dos Sonhos, mas sim dos outros personagens desse rico universo.

Pra comemorar os dez anos da série, Gaiman escreveu um livro ilustrado pelo artista japonês Yoshitaka Amano (Character Designer de vários games da série Final Fantasy), ambientada no Japão, e com Morpheus dando as caras, como não poderia deixar de ser, chamado “Os Caçadores de Sonhos”. Mais alguns anos se passaram até que P. Craig Russel pegou a história desse livro para convertê-la a mídia das histórias em quadrinhos. E a conversão é tão boa, que não consigo imaginar ler essa história de outra forma.

Russel já havia trabalhado com Gaiman em outras ocasiões: Sandman 50 e a adaptação do livro Coraline para uma Graphic Novel. O traço do autor é lindo; simples, mas belo, sem exageros. As expressões dos personagens são muito bem feitas, nos passando com eficiência o sentimento. Além disso, Russel constrói cenas de várias páginas apenas com gravuras, passagens inteiras sem uma linha de texto sequer, e onde há texto, usa transcrições diretas do livro de Gaiman.

E por falar em texto, não me canso de elogiar Neil Gaiman. Ele domina a arte das palavras como poucos, controla o ritmo, cria situações mágicas com simplicidade, e acaba emocionando. O final do primeiro capítulo (a última página), é um ótimo exemplo.

Outro ponto positivo no texto de Gaiman é a forma como ele consegue inserir elementos clássicos de Sandman num conto sobre o Japão antigo. A história é supostamente baseada em um conto japonês antigo. E nós acreditamos nisso, devido a forma como a história é contada. Mas é balela. No posfácio o autor explica que na verdade, inventou tudo. E ao invés de isso diminuir a historia, eleva, mostra mais uma vez o porquê de Gaiman ser considerado um dos melhores escritores da atualidade.

Pra finalizar, não posso deixar de comentar o excepcional acabamento da Panini no álbum. Capa dura, papel couché, galeria de capas originais e alternativas, tudo por um preço extremamente convidativo.

Enfim, foi muito bom ler mais uma história do mestre Morpheus. Mesmo para quem nunca leu a história original, vale a pena ler essa aqui, embora, para aqueles mais familiarizados existam algumas aparições interessantes, como Caim e Abel. Mesmo assim, “Os Caçadores de Sonhos” é uma história fechadinha, com um final onde as lições não são enfiadas por sua goela abaixo.

Sandman Apresenta: Os Caçadores de Sonhos

Editora: Panini
Páginas: 148
Capa-dura; papel couché; volume único
Nota: 10,0

Rahmati 04/11/2015

Gaiman e Amano - como sempre, fantásticos

É engraçado o que a leitura de Gaiman faz comigo. É daquelas leituras que te deixam sentado, em silêncio, olhando para o nada, sem pensar, apenas sentindo. Posso afirmar, sem medo, que ele é o meu escritor favorito — e essa obra, 'Sandman: Os caçadores de sonhos', é uma *realização* — em toda a profundidade que essa palavra traz — dele em parceira com o meu desenhista favorito: Yoshitaka Amano.

Para quem não o conhece, ele é o ilustrador oficial da série 'Final fantasy' — que também é a minha franquia preferida de videogames. Quando descobri essa obra na livraria, comprei-a sem pensar duas vezes. Para melhorar ainda mais, era barata.

Eu só não imaginava que a história me emocionaria tanto.

O texto de Gaiman é aquele negócio, né. Ele não exagera, não se demora, não enrola, não floreia — mas também não é cru. Usa as palavras necessárias para passar exatamente o que ele quer passar, e todas elas, na medida perfeita — e os desenhos de Amano são exatamente assim, também; têm o nível de detalhes na medida exata que precisam ter; podem ser uma profusão de traços e detalhes minúsculos ou um mar de cores e minimalismo que incomoda e deleita. A união de ambos — texto e traços — é imprescindível para a perfeição dessa obra.

E ela é perfeita. Não preciso explicá-la mais do que dizer que ela é uma ode ao amor. Alguns podem dizer que é apenas um conto, ou uma fábula, mas, na minha concepção, ela vai muito além disso. Ela é verdadeiramente um recorte dos sonhos. Gaiman e Amano trabalham com o está além — com o que está *acima* — do mundo real. Talvez eles trabalhem com o *verdadeiro* mundo real...

Mas o que sei é que eles trabalham com o que mais se aproxima do que *eu* realmente sou.

site: oblogdorahmati.blogspot.com.br

Dani 11/09/2013

História de amor de um monge e uma raposa e o encontro destes no mundo dos sonhos. A pedido do próprio ilustrador (como informa o pós escrito) não se trata de um quadrinho e sim de um livro ilustrado. As ilustrações são muuuito lindas e me lembraram um livro sobre o museu de Tóquio que folheei várias e várias vezes durante a infância. Valeu pela história e pelo saudosismo.

Vinícius 17/08/2013minha estante
Quem será que vai me ofereceeeer?

1 | 2 | 3 | 4