Vítimas do Silêncio

Vítimas do Silêncio Janethe Fontes

Resenhas - Vítimas do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Caroline71 23/09/2022

Não consegui gostar desse livro . Faltou alguma coisa .
Faltou a emoção , faltou um tempero a mais.
E interessante a história tem um enredo bom , mais deixou muitas pintas soltas , o final rápido demais e sem nada resolvido.

Badlagirl 04/06/2020

Uma garota é vítima de um estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história.

Quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas.

Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha que prender o fôlego para acompanhar esta aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.

Nany Rodrigues 28/02/2017

Superou todas as minhas expectativas!!!
A cada capítulo - até mesmo a cada página -, um sentimento novo tomava conta; fui a extremos. E, quando achava que tudo estava começando a ficar bem, lá vinha nova reviravolta, trazendo uma onda de tensão e ansiedade pelo que viria a seguir.
Guida é, de fato, uma personagem forte, daquelas que, mesmo quando se sente fraca, respira fundo, recolhe seus cacos e segue, encara a vida. (medo de dar Spoiler - rsrs)
Uma história muito bem desenvolvida, sobretudo, diante do tema abordado, nos levando a refletir sobre o que acontece a nossa volta. Sem pontas soltas, traz muito mais do que a sinopse promete, consegue prender do início ao fim e deixa o gostinho de quero mais.

site: https://www.facebook.com/JanetheSFontes/?fref=ts

Sol 10/12/2016

Vítima do silêncio
Esse livro conta uma história de superação, medo, suspense etc. Inclusive conta do abuso sexual que a principal sofre e apesar de tudo ela da a sorte de conhecer um grande amor. Vale a pena ler.

Conchego das Letras 20/11/2015

Resenha Completa
Hoje vou falar de um livro que mexeu muito comigo e é um assunto forte para ser abordado. Por várias vezes tive que parar a leitura para respirar e acalmar meu coração. A autora tem uma escrita surpreendente, a história é cheia de suspense e em vários momentos tive que prender o fôlego para acompanhar essa aventura.

Vamos conhecer Margarida, mais conhecida como Guida, uma jovem que fugiu da casa da mãe, indo morar com os tios em outra cidade, por ter sofrido abuso sexual do padrasto. Ela não conta a verdade para a mãe e a irmã, nem para os tios e primos, guardando para si. Mesmo sem saber o real motivo da chegada inesperada da sobrinha, a tia a acolhe e a cuida como filha.

Depois de um tempo morando com os parentes, Guida e o primo Marcos acabam apaixonados, mas esse relacionamento não é aceito pela mãe do rapaz e ele ainda era noivo de uma garota que estava morando fora do país. Chega um momento em que eles não conseguem mais se controlar e se entregam à paixão.
“A verdade era que Margarida estava apavorada com a possibilidade de apaixonar-se por Marcos. Afinal, além de a sua experiência com o sexo masculino ter sido a pior possível, ele estava noivo. Apesar disso, dia após dia, tornava-se cada vez mais difícil evitar uma possível paixão, mesmo que estivesse se esforçando muito para que isto não acontecesse. ” (Pág. 11)
Eu fiquei muito feliz quando Guida conseguiu ultrapassar essa barreira e se entregar ao amor, mas ao amanhecer Guida recebe uma visita inesperada. A mãe de Guida, Magnólia, e a irmã Suze chegam de surpresa avisando a ela que Magnólia separou-se do padrasto e que as duas vão morar em Gramado.

Guida ficou animada com isso, mas sua felicidade acabou muito cedo e não demorou muito para o padrasto, Carlos, ir atrás da família para pedir a reconciliação. A mãe de Guida, por ainda amar o marido, aceita ele de volta. Guida não acredita no que está acontecendo e foge mais uma vez, dessa vez vai para uma cidade sem conhecer ninguém.
“Sentada no último banco do ônibus quase vazio, ela deixou as lágrimas escorrerem por seu rosto, enquanto cenas de sua vida passavam-se em sua mente, lembranças projetavam-se em flashes. ” Pág. 36
Chegando em São Paulo, ela começa a procurar emprego e acaba indo trabalhar como babá de um rapaz que sofreu um grave acidente e se encontra na cadeira de rodas. Willian é um homem lindo, que sempre praticou esportes radicais e não aceita a nova condição que está vivendo. Como ele sempre rejeita todas as enfermeiras, a família tem uma nova tática, contratando uma acompanhante.

Mesmo Guida não tendo experiência e sendo uma menina muito nova, a família sente que ela pode ser uma boa companhia para o filho. Os dois se tornam grandes amigos, um ajudando ao outro em cada conquista e Willian aceita voltar a fazer coisas que não queria nem tocar no assunto, como fazer a fisioterapia.

Com uma única noite com o primo, Guida ficou grávida e vai ter que sustentar seu filho, mas agora ela tem a família de Willian que sente um carinho muito grande e a apoia em tudo o que ela precisa.

Guida não se deixou abater por tudo o que sofreu. Ela vai atrás dos seus sonhos e luta para conseguir cada um deles.

Mas Guida recebe uma notícia infeliz e a partir daí a história fica cada vez mais emocionante. Em cada cena fiquei torcendo ainda mais por ela, que conseguisse superar tudo que passou, que enxergasse o amor que Willian sentia por ela.

A autora mesmo abordando um tema difícil, conseguiu mostrar de uma forma “leve” o que uma garota que foi abusada sexualmente passa e sente. Para mim, os últimos capítulos foram os mais marcantes. A cada capítulo acontece novas revelações e emoções de um passado que parecia esquecido.

Está preparado para viver essas emoções e torcer pela felicidade de Guida? Então super recomento essa história com romance, aventura, suspense, sedução e mistério.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-vitimas-do-silencio.html#more

Malucas Por Romances 15/11/2015

Olá leitores! Não sei se vocês já reparam que estou indo mais pro lado no drama na leitura. Querendo sofrer, chorar até dizer chega estou em busca de livros assim, que deixam meus sentimentos a flor da pele. Com certeza esse livro foi um desses, já no primeiro capítulo tive que chamar a autora para um "tete a tete" e falar como ela é mau por me fazer chorar rsrs. Amo chorar em livros, e te garanto que já nos primeiros capítulos você vai se emocionar, se você não chorar pelo menos segurou as lágrimas que eu sei.

Vítimas do Silêncio foi uma grata surpresa. Há tempos um livro brasileiro não me prendia assim. Ele foi enviado pela autora parceira Janethe Fontes e só tenho a dizer muito obrigada a me apresentar a esse livro. Não é papo de puxa saco não, porque vocês sabem quando não gosto falo mesmo aqui sendo parceira ou não.

Vítimas do Silêncio conta a história de Margarida, uma menina de 17 anos que sai de casa por conta de seu padrasto abusivo. Vai para casa da tia para ficar longe de seu pesadelo. Lá ela tenta levar uma vida normal, tenta sair, se apaixona, aí você pensa: é nessa hora que a mocinha vai viver seus felizes para sempre? Mero engano, a história só está começando e muitos contra tempos estão por vir.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2015/11/resenha-vitimas-do-silencio.html

Blog Flor Roxa 27/03/2015

Vítimas do Silêncio - autora: Janethe Fontes
Queridas Leitoras e Amigos Leitores,

Esta resenha é a meu ver a mais complexa que aceito o desafio de produzir até este preciso momento da minha recém e ainda imatura “carreira” elaborando resenhas em blog literário.

A complexidade não está na escrita da autora, pois esta se apresentou leve, fluida e muito próxima de mim como se eu estivesse sentada em um banco de praça na minha cidade e ao fundo escutasse a historia sendo narrada, esta historia é complexa justamente no ponto em que a torna sutil, a sua perigosa familiaridade.

O exemplar do livro que eu tenho é da 1ª edição cuja capa, mostrada em foto acima me incomodou por mais de uma semana, vendo a imagem da mulher oculta nas sombras com olhos vermelhos e lágrimas quase chegando a boca eu ficava imaginando tantas e quantas mulheres não poderiam perfeitamente ser moça da capa daquele livro, visto que muitas elas já ilustravam as paginas dos jornais.

A autora Janethe Fontes nos traz uma história cuja protagonista é uma jovem de 17 anos que sendo abusada sexualmente por um homem que deveria ser seu protetor resolve silenciar sobre sua dor e se afasta da das pessoas que ela mais ama por medo, muito medo. Medo de não ser compreendida, medo de ser condenada e de causar mais dor a outras pessoas, medo de ficar e continuar sofrendo estupro de seu corpo.

Margarida então se muda para casa de parentes no Gramado - RS, onde começa a construir as bases para restauração do seu emocional e psicológico.

Ela não se deixa dominar pela dor, ela sabe que sua sobrevivência depende apenas dela e havia aprendido da pior maneira a confiar sua felicidade a si mesma. Porem passam-se os anos e Guida volta a ser a jovem alegre de antes, de bem com a vida, uma otimista em potencial, a amargura não havia tocado o coração de Guida apesar de ela trazer no fundo dos olhos uma dor e uma preocupação por muito tempo ocultas.

A vida de Guida volta a sofrer nova reviravolta e ela se vez mais uma vez morando em outra cidade mais especificamente a capital São Paulo e desta vez longe de tudo que lhe fosse familiar, grávida e desempregada ela é acolhida no seio de uma família como funcionaria mais aos poucos conquista um lugar no coração de todos inclusive no de William, um jovem muito bonito e amargurado por ter tido sua carreira e toda a sua vida transformada por uma tragédia e que aos poucos vai se contagiando com a positividade de Guida.

Pois bem Guida tinha motivos e razões de sobras para preferir calar sobre a violência sofrida no passado, mas até que ponto se deve calar quando outras pessoas podem ser vitimas do mesmo criminoso que posa de bom moço e circula a solta inclusive no bojo familiar?

Eu senti certa passividade em Guida frente à ameaça existente, como se o medo ainda a paralisasse, os anos se passaram e ela já não era mais aquela garotinha de antes ela havia se tornado uma mulher forte e guerreira, uma profissional começando uma carreira onde tinha o reconhecimento pelo seu trabalho, então eu não entendia porque ela continuava contando com a sorte quando estava mais do que claro que o estuprador atacaria novamente.

Quando finalmente Guida resolve enfrentar seus próprios fantasmas e lutar por justiça infelizmente já era tarde demais para outra vitimas, e Guida sofre por isso, ela se culpa e se indaga; eu não esperei tempo demais? Eu enquanto mulher e leitora sofro por ela, sofro com ela porque eu poderia perfeitamente ser ela naquele momento e em todos os outros.

Mesmo sabendo se tratar de um romance em que a “vida” do personagem assim como sua trajetória por vezes escapa das mãos do autor, não pude deixar de notar o tom de denuncia que esta ficção tão plausível faz. Por traz de cada vitima coagida e silenciada existe um criminoso a solta na sociedade assim como inúmeras outras prováveis vitimas que serão silenciadas para sempre, tendo suas vidas interrompidas covardemente e que nós nunca saberemos como seria a vida delas, qual carreira elas teriam, elas se casariam? Teriam filhos?

No epilogo do livro um pequeno artigo consta os trágicos números que são as únicas histórias restantes das vítimas do silêncio e a violência sexual não é mero pano de fundo.

Ruth Campos elabora resenhas para o blog Flor Roxa - Poemas & Poesias

site: http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-vitimas-do-silencio-de-janethe.html

Priscila 04/01/2015

Resenha do Blog Sou eu, Pri!
Margarida, ou Guida para os mais íntimos, é uma jovem que sofreu abuso pelo seu padrasto e foge de casa em busca de aliviar o sofrimento. Ela deixa pra trás a mãe e a irmã.

Guida chega na casa dos tios, em Gramado, e lá fica por um ano. Lá ela se envolve com o primo Marcus, que na época era noivo, e a família não aceita.

Na mesma época, sua mãe havia se separado do padrasto e voltou pra Gramado com a outra filha e juntas novamente, recomeçam.

Não demora muito para Carlos, o padrasto nojento, voltar a rondar a casa e sua mãe anuncia que iam voltar a morar juntos. Guida sofre e na mesma noite Carlos a visita e a ameaça: se contasse a alguém ele a mataria.

Mais uma vez Guida sai de casa, sofrendo por deixar a mãe a irmã novamente, e chega a São Paulo. Lá ela vende a joia herdada da avó e consegue um emprego de babá.

Okay, falar babá não é o certo, na verdade ela passa a ser "cuidadora" de um rapaz, de idade próxima a dela que sofreu um acidente e ficou paraplégico.

Willian era um jovem atlético e aventureiro, que num acidente ao pular de pára-quedas, viu sua vida acabar. Ele é deprimido e se encanta com Guida a primeira vista.

Juntos eles se apoiam e vencem seus dilemas e medos. Willian e sua família apoiam Guida durante toda a vida, inclusive quando ela descobre estar grávida.

Vocês devem estar pensando: "Ahhh, que lindo... E assim viveram felizes para sempre..."
Não, não, não... Não ainda!
Guida consegue realizar um de seus muitos sonhos mas perde muitas coisas valiosas.
No meio do caminho ela perde a mãe para o câncer, (e já comecei a chorar), e sofre pela irmã não querer voltar pra São Paulo com ela. Suze decide ficar com o pai.
Guida se culpa e pensa que a irmã pode estar sofrendo o mesmo que ela sofreu, mas não tinha como contá-la, apenas pensava em como ia fazer para trazê-la pra perto.

Willian voltava a fisioterapia e sua melhora era visível. Ele sempre estava por perto quando Guida precisava e ela o ajudou muito neste processo. Willian era apaixonado por ela desde que a viu, mas ela escondia algo dele e ele sabia que era algo muito serio.

Guida tem mais duas grandes decepções, sofre mas não deixa de ser a mulher incrível e guerreira que era. Ela reencontra Marcus, pai de seu filho, e busca por justiça em relação ao seu padrasto.

O livro é cheio de emoção, o tema é tenso mas não é uma leitura pesada. Não consegui desgrudar até saber o desfecho, li em um dia.
É incrível as voltas que a vida dá e saber que existem pessoas boas, capazes de ajudar ao próximo. Guida esteve sozinha num momento muito difícil de sua vida, que foi a gravidez, num local estranho e a família de Willian a ajudou em tudo.
Ela trilhou caminhos tortuosos e com sabedoria e ajuda, conseguiu ir em busca dos seus sonhos.

Quanto ao estupro, será que ela conseguiu colocar o padrasto na cadeia? Será que ele fez o mesmo com Suze, sua irmã? SErá que ela fica com Marcus ou Willian? Willian consegue voltar a andar?
Ai gente... Estou apaixonada pela história! Foi o último livro que li em 2014 e fechei com chave de ouro!
Livro mais do que recomendado! Maior classificação de todas!

site: http://soueupri.blogspot.com.br/

Francine 19/11/2014

Considero leitura obrigatória para sensibilizar o olhar da sociedade e problematizar a violência sexual.
[Atenção: Livro apropriado para leitores com +16 anos]
Tive a oportunidade de ler Vítimas do Silêncio por meio do Book Tour organizado pelo blog Cápsula de Banca, ao qual agradeço por me permitir participar! Há muito tempo queria conhecer a escrita da autora, Janethe Fontes, pelos inúmeros elogios que já li a respeito dela na blogosfera. Não me arrependi.

A história se inicia em 1988. Narrado em terceira pessoa, em Vítimas do Silêncio conhecemos Margarida Esteves, uma jovem de dezessete anos que seguiu de ônibus até Gramado/RS para fugir do traumático estupro que sofreu do seu padrasto. Ela chegou sozinha e desamparada na casa de sua tia, Vânia, que a acolheu sem perguntas.

Margarida se sentia muito perturbada pelas lembranças e pela saudade que sentia de sua mãe e irmã caçula. Não teve coragem de contar a nenhuma das duas o motivo para deixá-las; a mãe poderia não acreditar ou entender e sua irmã era apenas uma criança. Além disso, sua irmã Suzane era filha legítima do padrasto que a havia abusado. Como contar a ela o que seu pai fizera? Era vergonhoso demais e, ao mesmo tempo, Margarida só queria recomeçar sua vida.

Sua tia Vânia tinha três filhos: Bete, Lígia e Marcos. Bete parecia insatisfeita com a presença de Margarida, mas Lígia compensava sua frieza – tornaram-se muito amigas. Já Marcos despertou mais do que apenas afeição. Ainda que estivesse noivo de uma moça que estudava no exterior, apaixonou-se por Margarida. O sentimento era recíproco e Margarida, embora temerosa por tudo o que sofreu, entregou-se a Marcos.

Apesar de verdadeiro, o amor foi breve para Margarida. Uma série de circunstâncias fizeram com que ela precisasse partir outra vez, mas agora com uma descoberta que mudaria toda a sua vida: engravidara de Marcos. Ela segue para São Paulo e se dedica a procurar um emprego, sem importar qual, para que possa se estabelecer o suficiente e ter o seu bebê. É na capital que o seu destino se entrelaça ao destino de um homem amargurado, sem esperanças e que faz dela o seu porto seguro.

William Fraga era jovem, com apenas 25 anos, formado em Direito e filho único de uma família nobre. Ao praticar um esporte radical, acabou sendo vítima de um trágico acidente que o deixou paraplégico. Em seu novo emprego, Margarida cuidaria dele. Bastou que os seus olhos pousassem nela para que soubesse se tratar de uma mulher diferente. Já sendo uma guerreira para enfrentar seus próprios monstros, ela consegue ajudar William a fazer o mesmo.

Queria contar muito mais para vocês! O livro me prendeu de um jeito que concluí a leitura em poucas horas. O sofrimento da Margarida era tão cru, tão latente, que me arrancou lágrimas em várias páginas. Quão absurdamente cruel é o abuso sexual! Quão marcante, como uma ferida aberta que não cicatriza, é carregar o peso desse segredo! E quanta culpa… Culpa pela impotência diante do abuso; culpa por fugir covardemente; culpa pelo silêncio e pelas consequências que ele acarreta.

Sendo psicóloga e pesquisadora na área forense, posso dizer que este é um livro de qualidade para oferecer uma perspectiva básica sobre a violência sexual. Nele é possível conhecer um pouco das suas consequências, da condição vulnerável das vítimas, dos diversos motivos para manter segredo, da dificuldade em levar o agressor à justiça... Além disso, o livro apresenta também a importância de uma rede de apoio e a possibilidade de reconstruir o sentido da vida superando o trauma.

Acredito que Vítimas do Silêncio revela a importância de expor a violência sexual sofrida para sair da condição vulnerável ou para simplesmente não desistir de sobreviver a ela. É um livro que considero leitura obrigatória para sensibilizar corações e problematizar esse tema tão relevante.

Em relação aos aspectos negativos da obra, achei a escrita muito objetiva em alguns momentos. Senti falta de melhor desenvolvimento em algumas cenas. Mas, considerando o tamanho do livro, muitos acontecimentos foram narrados. Entendo, portanto, o estilo de escrita como uma opção consciente da autora. A capa é maravilhosa e retrata muito bem a temática do livro! O fato de haver um risco sobre "Silêncio" me pareceu um convite para quebrá-lo.

Recomendadíssimo para homens, mulheres, pais e educadores!

– Convido a ler os meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/11/resenha-53-vitimas-do-silencio.html
Janethe Fontes 20/11/2014minha estante
Olá, Francine!!

Que bom saber que gostou do livro! Não sabia que tava rolando um book-tour. (rsrs) Foi um grata surpresa!

Bjks

Janethe Fontes 07/10/2014minha estante
Que bom saber que gostou, Adriana!!

Obrigada por comentar aqui.

Bjs

Erika 06/10/2014

Opinião: Em Vítimas do Silêncio conhecemos uma realidade chocante e dolorosa das vitimas de estupro. O livro em si tem um tema bem pesado, pois esse é um daqueles que muitos fogem e preferem não conhecer a realidade de quem passa por esse tipo de violência.

Nossa protagonista é a Margarida, uma jovem que morava com sua mãe, sua irmã mais nova e seu padrasto. Ela vinha se sentindo um pouco ameaçada por ele, porém não queria estragar a felicidade de sua mãe, pois desde que seu primeiro marido morreu ela estava bastante infeliz, e o novo casamento trouxe alegria pra sua vida.

Sempre cuidadosa, Margarida sempre trancava a porta do seu quarto, pois ela achava que o padrasto pudesse sim ter segundas intenções com ela. Mas em um dia de descuido ele acaba a violentando e depois a ameaça, dizendo que se ela contar alguma coisa a mãe, ele irá matar a mãe e sua irmã mais nova.

Transtornada, Margarida foge para a casa de sua tia e lá encontra um refúgio. Sem muitas perguntas a família a acolhe e com isso ela tenta curar as feridas que têm.
Ela começa a ficar muito próxima do primo Marcos e os dois acabam se apaixonando. Em uma noite que os dois ficaram sozinhos em casa, eles acabam ficando juntos. Mesmo com todos os traumas que ela têm, ela sente que pode confiar nele e que ele é o amor da sua vida.

No outro dia de manhã sua mãe vem a sua procura. Ela acaba de se separar do marido e veio reconstruir a vida naquela nova cidade, com suas duas filhas. Margarida fica super feliz, afinal as pessoas mais importantes de sua vida vieram ficar com ela. Nesse mesmo tempo, Marcos é obrigado pelos pais a fazer um intercâmbio em Londres, para afastá-lo da prima. Como o jovem é mimado e um pouco egoísta, acaba acatando a decisão dos pais.

Mesmo triste, Margarida segue com sua vida, afinal ela está perto de sua família. Então ela descobre que aquela noite de amor gerou um fruto e que ela esta grávida. Antes que ela tenha chance de revelar a novidade para alguém, seu padrasto volta e pede para a esposa o aceitar de volta. Vendo aquele homem que lhe fez tanto mal de volta ela decide fugir novamente. Desse vez, ela vai para São Paulo onde não conhece nada e nem ninguém. Na cidade, ela passa por muitas dificuldades até conseguir um emprego de cuidadora de um jovem rapaz que sofreu um acidente e ficou paraplégico.

A vida dela muda a partir daí. Aquela família para a qual ela está trabalhando a acolhe e lhe ajuda a passar pelas dificuldades de ser uma mãe solteira. Willian que é o rapaz de que ela é cuidadora e sua família a ajudam a voltar a estudar, conseguir trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo. Decidida a deixar o passado para trás ela segue com sua vida e tem um filhinho lindo, o Fred, que a ajuda a ter metas para o futuro e só assim poder seguir em frente.

Mas será que ficou tudo realmente para trás?
Será que aquele passado ruim e cheio de magoas pode realmente ser apagado?

O livro é intrigante e emocionante. Esperamos ver o que finalmente, vai acontecer à personagem. Se ela superou mesmo todos os problemas do passado e vai ser tornar uma pessoa feliz ou se aquele passado virá à tona e com ele os tormentos que ela tenta esconder dela mesma.

site: http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 12/11/2014minha estante
Érika,

Cada comentário, cada resenha como essa me deixa super feliz!

Obrigada por deixar aqui a sua opinião!

Bjks

Vitoria Victor 01/09/2014

Emocionante!
Esse é o 2º livro da autora que leio e achei lindo, emocionante!

Elidiane MSF 29/07/2014

Simples e maravilhoso
Vítimas do silêncio é um livro maravilhoso em minha opinião, aborda a violência sexual doméstica, que acontece com muitas mulheres diariamente em todo o mundo.

Margarida é a protagonista, no livro ela é chamada de Guida por todos, ela foi abusada pelo próprio padrasto, quando ela tinha apenas 15 anos, de forma física e psicológica, ele era um fdp pedófilo. Ela jamais abriu a boca para contar a sua mãe, preferiu permanecer em silêncio, pois tinha medo de que o padrasto fizesse algo de ruim com a mãe ou com a irmã. Então poucos anos depois ela saiu de casa e foi morar com uma tia, lá reencontrou os primos e se apaixonou por Marcos, seu primo, mas o problema era que Marcos tinha uma namorada que morava em Londres. E após quase um ano morando com a tia, Guida e Marcos dormem juntos e então ela descobre que a mãe foi morar perto da tia. Guida fica toda feliz por ter a mãe por perto e por ela ter se separado do padrasto. Em pouco tempo Marcos deixa a cidade e parte para Londres, deixando Guida sozinha e grávida. Após esse pequeno detalhe do destino a infelicidade reina e ela vê sua mãe voltar a viver com o padrasto.

Guida então está grávida, após uma única vez na cama com Marcos, e em uma noite o padrasto tenta novamente abusar dela, e é a gota d'água, ela acaba saindo de casa mais uma vez, deixando a mãe, o padrasto e a irmã mais nova com eles, ela então viaja para São Paulo. Em São paulo, foi difícil os primeiros meses e quando ela já não estava com quase nada conseguiu um trabalho de babá, que não era bem babá, pois ela não cuidaria de um bebê, mas sim de um homem feito de 25 anos, o Willian, que sofrera um acidente que o deixara paraplégico.

Aos poucos ela conquistou a confiança de todos na casa, Willian principalmente que acreditava nunca mais conseguir andar. Guida estava sempre ao seu lado, acompanhando ele na fisioterapia. E apesar do passado de Guida ela continuou sendo a pessoa bondosa de sempre.

A vida de Guida muda drasticamente, ela tem seu bebê lindo e Willian ama a criança como se fosse dele. Ela termina os estudos e entra na faculdade de Direito. Willian então volta a andar aos poucos e eles começam a trabalhar juntos, ele como advogado e ela como estagiária. Willian já está mais que apaixonado pela Guida, mas Guida parece não perceber nada disso.

Então um dia ela recebe um telegrama da irmã, e descobre uma tragédia. O mundo de Guida vem abaixo, e ela começa a repensar tudo o que ela deixou de dizer, por permanecer calada. Que se ela houvesse falado algo sobre o abuso sofrido, ela poderia ter mudado o rumo das coisas e aquela tragédia não teria ocorrido.

''Depois, ele a conduziu de volta ao sofá e aninhou-a em seu colo, como uma criança, até que o choro e os soluços transformaram-se em gemidos e posteriormente em silêncio.''

A autora tem uma escrita maravilhosa que cativa e te faz querer correr para saber o fim do livro. Narrado em terceira pessoa, é um livro que mostra a superação do dia a dia de Guida. Me apaixonei pelo Willian, ele é um fofo, carinhoso, gentil, inteligente e um monte de outros adjetivos maravilhosos.

É um livro que nos faz refletir sobre o fato de haver não apenas no Brasil, mas no mundo, diversas mulheres violentadas dentro de casa. Sendo torturadas tanto na parte física por ser abusada sexualmente, como na parte psicológica, que fica tão abalada que não consegue falar para ninguém o que esta passando.

Apesar do tema forte, não é um livro pesado e não contém cenas fortes. Super recomendo este livro para que aprecia literatura nacional.

site: http://www.lidiamedeiros.com.br/2014/07/resenha-vitimas-do-silencio.html
Janethe Fontes 30/07/2014minha estante
Olá, Lídia!

Que bom que gostou de Vítimas do Silêncio!! E muitíssimo obrigada pela recomendação do livro. Isso é importante para mim.

Beijos.

TamiresCipriano 17/05/2014

Vítimas do silêncio
A autora me surpreendeu, o livro se trata de um assunto bem polêmico e abre caminho para bastante discussão, mesmo o livro se tratando de ficção, infelizmente é o caso de várias mulheres todos os dias.

Margarida (Guida), a protagonista da história, resolve ir para Gramado morar com os tios e recomeçar sua vida, ficar longe da pessoa que abusou dela.

O problema é que sua tia consegue reparar coisa a mais na amizade de Guida e seu primo Marcos, o primeiro homem a conquistar seu coração, mas tem um obstáculo, Marcos tem uma noiva, a Olívia. Sua mãe resolve mandá-lo para Londres estudar medicina e ao mesmo tempo, conseguir afastar Guida dele.

Com sua mãe de volta, junto com sua irmã e seu padrasto, Guida tem medo de viver perto do pai de sua irmã (padrasto) e resolve mudar novamente, desta vez seu destino é São Paulo.

Na grande cidade Guida consegue um emprego, ela vira babá (acompanhante) de um homem chamado Willian, que ficou paraplégico a pouco tempo.
Com o encontro dos dois, tanto a vida de Guida quanto a de Willian melhora.

Guida luta pelos seus sonhos, se torna advogada para assim fazer justiça e o primeiro caso a bater em sua porta foi de uma menina violentada por um parente próximo, ao invés de ficar repreendida de resolver, ela lutou para colocar o opressor na cadeia.

A autora foi ótima, a escrita dela é leve e se pensa que só porque a história fala sobre este assunto possui cenas fortes, está bem enganado, Janethe escreve de maneira tão simples e gostosa que logo percebe que está ao fim do livro.

O livro não se trata somente deste assunto polêmico, na verdade, Guida mostra que mesmo tendo passado por isso, tenha fé, segue a vida, vá a luta e seja feliz, a justiça também é feita, até mais do que você pode imaginar.
Fico triste por pensar que neste exato momento tenha alguém sofrendo este tipo de abuso, pior ainda, não denuncia, são vítimas de seu próprio silêncio.
Se forem ler, preparem-se para chorar, ficar indignado, ter muita raiva e ficar feliz por muitos personagens.

Tenho que dizer que desde um certo momento do livro, eu coloquei a musica Eu sei que vou te amar para tocar durante a leitura.

Agradeço a Janethe pelo exemplar enviado, leiam, vale muito a pena.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vitimas-do-silencio.html
Janethe Fontes 30/07/2014minha estante
Que bom que a surpreendi, Tamires! Não é fácil conseguir surpreender uma leitora assídua, como você! Fiquei feliz por saber!! Obrigada.

1 | 2 | 3 | 4