Vítimas do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 06/10/2012

Resenha do livro Vítimas do Silêncio da autora: Janethe Fontes

Caroline71 23/09/2022

Não consegui gostar desse livro . Faltou alguma coisa .
Faltou a emoção , faltou um tempero a mais.
E interessante a história tem um enredo bom , mais deixou muitas pintas soltas , o final rápido demais e sem nada resolvido.

Badlagirl 04/06/2020

Uma garota é vítima de um estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história.

Quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas.

Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha que prender o fôlego para acompanhar esta aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.

sabrina sexton 20/06/2010

Em “Vítimas do Silêncio” Janethe aborda de forma autêntica um crime que, infelizmente, acontece diariamente no mundo todo: o estupro. É um tema extremamente forte, mas que vem a calhar nesse momento pelo qual a sociedade vem passando, de tolerância zero aos abusos.
Contraditoriamente ao que de fato deveria ser feito, como sugere o título, a grande maioria sofre silenciosamente... não denunciando. Essas Vítimas do Silêncio se calam por medo e vergonha, ou muitas vezes impedidas pelas circunstâncias, pela própria família e meio cultural no qual está inserida. A realidade acaba por distorcer os fatos, mascarando as estatísticas, tanto que por vezes não é possível determinar com precisão os reais índices de abuso.

Essa sinopse está meio por fora, lendo tem-se a impressão que a autoria do estupro contra a jovem Margarida Esteves é anônima, mas foi cometido pelo padrasto Carlos.O livro inicia-se na primeira fuga da então adolescente Guida. Ela resolve passar uns tempos na casa de seus tios, bem longe do monstro e do pesadelo que sofreu.

É bem recebida, e o tempo vai sarando um pouco de sua profunda agonia. A violência que sofreu nunca é esquecida, mas ela passa viver relativamente bem.
Cerca de um ano depois se vê apaixonada pelo primo, Marcos, com quem se envolvem uma única noite... No dia seguinte, a mãe e a irmãzinha chegam e comunicam-na da separação do padrasto. Guida vê uma nova perspectiva de vida, e volta a morar com sua família, mas é novamente golpeada por dois lados:
O primo Marcos é forçado pelos pais a estudar fora do país, ao mesmo tempo em que ela descobre estar grávida,;e sua mãe anuncia a reconciliação com o padrasto estuprador.

Margarida sofre demais, e fica com o pé atrás....
Tanta suspeita se confirma, pois logo na primeira noite, o padrasto a procura para ameaçá-la e tentar abusar novamente dela. Claro que acontece uma segunda fuga, e ela se vê sozinha no mundo sem dinheiro, sem um lugar para ir, e grávida.
Procurando desesperadamente por emprego, Guida é contratada para ser babá: Não uma babá qualquer, mas como acompanhante de um jovem advogado de família abastada, que ficou paraplégico após um acidente quando praticava de esportes radicais. É quando Willian, grande anjo da nossa heroína, entra na história.

Eu admirei demais essa capacidade da autora Janethe Fontes em abordar temas tão fortes, de forma simples, concisa e... bela. Willian é extremamente amargurado devido à sua limitação física, desistiu das sessões de fisioterapia, e até mesmo de se dar uma segunda chance. E expressa muito bem os sentimentos de milhões de cadeirantes no mundo todo, e suas dúvidas e anseios quanto á possibilidade de ter uma vida normal, constituir uma família, ter vida social, manter relações sexuais, etc.

Embora sua família pudesse prover tudo o que ele precisava, não havia meio de estimulá-lo a querer viver, estímulo esse que somente a jovem loira de olhos cor de mel e nome de flor pode lhe dar... Willian e Margarida logo se tornam amigos e essa amizade sincera seria a salvação de ambos.
A família de Willian ajudou Margarida e acolheu seu filho, o lindo Fred, com muito carinho. Em troca, Margarida e o bebê devolveram a Willian a alegria de viver.A trama do livro transcorre num tempo cronológico de julho de 1988 à maio de 2007, ou seja, bons quase 9 anos. E muitaaaaaaa coisa acontece! Acompanhamos a luta de Margarida para conseguir se recuperar do trauma, de conseguir voltar a estudar e realizar o sonho de se tornar a advogada, acompanhamos sua trajetória na profissão rumo ao sucesso, e também o crescimento de Fred... E o desabrochar de seu amor por Willian, que consegue se recuperar da paralisia.

Quando acreditamos chegar num denominador comum, e inclusive prever o fim do livro, grandes guinadas acontecem na trama e nos mantém em constante suspense quando ao fim: O pesadelo de Margarida retorna com força total, atingindo de novo, silenciosamente, pessoas que lhe são caras... E a busca por justiça é única coisa capaz de trazer alento á sua alma tão sofredora.

Finalizando, ainda que o livro seja relativamente “pequeno”, com suas 187 páginas, é capaz de transmitir inúmeros sentimentos. Confesso que não me sinto á vontade lendo esse tipo de trama, nem assistindo notícias similares... Mas também confesso que amei a experiência de ler e resenhar esse livro de Janethe Fontes, foi muito gratificante.
Andréa Bistafa 19/07/2010minha estante
Gostei da explicação! Irei ler, gosto de conhecer autores nacionais!

Rose 30/04/2014

Margarida Esteves, a nossa "Guida" estava decidida a recomeçar a sua vida. Vítima de estupro, saiu de casa e foi morar com seus tios em Gramado. Sem coragem para revelar o mal que devorava sua alma, ela aos poucos vai se sentindo em casa e seu coração começa a se renovar de esperanças.
Aliás não é só de esperanças que o coração de Guida se enche, pois ela acaba se apaixonando por seu primo Marcos. Ele também se apaixona por Guida, mas do meio deste amor existe Olívia, a noiva de Marcos que estudava em Londres.
Fraco, Marcos acaba aceitando a pressão da família e se muda para Londres, deixando Guida para trás e sem desconfiar do drama que a menina passa ou já passou. Acontece que Guida tem coisas mais urgentes para pensar, pois seu estuprador está de volta e com novas ameaças.
Guida mais uma vez por medo e vergonha foge. Desta vez seu destino é São Paulo. Quando sua situação já estava beirando o desespero, ela consegue um emprego de babá. Guida seria babá de Willian, um jovem de 25 anos que ficara paraplégico a pouco tempo.
O encontro entre Willian e Guida é o início de uma grande mudança na vida dos dois. Ele que vivia revoltado com sua nova condição e mergulhado em autopiedade, aprende com Guida que por maior que seja o problema, não devemos perder a fé ou desistir de nossos sonhos.
Apesar de todo o sofrimento que lhe foi imposto, Guida não perdeu a fé e não se tornou uma pessoa amarga. Lutava diariamente pela recuperação de Willian e pela conquista de seu sonho: tornar-se uma advogada. Foi esta a forma que ela encontrou para fazer justiça.
Guida e Willian ficam muito amigos e a família de Willian junto com ele, fazem de tudo para ajudar Guida em sua caminhada. Com muitos planos em mente e seguindo em frente, eis que cai em suas mãos um caso muito parecido com o seu e de milhares de mulheres espalhadas pelo mundo. Mais uma garota fora vítima de estupro e por um parente muito próximo.
Desta vez, Guida iria usar todo o seu conhecimento para ajudar aquela menina a colocar seu estuprador atrás das grades. A coragem que ela mesma não teve em enfrentar o seu, e que agora pode pagar muito caro por isso. Seu medo, sua vergonha pode colocar em perigo pessoas que ela ama muito. Um segredo que ela guardou a sete chaves, agora precisa ser revelado, mas o preço a ser pago é muito alto e o juros cobrado pode ser ainda pior.

Não, o livro não tem cenas fortes onde você pensa, não vou conseguir ler este trecho. Na verdade, Janethe escreve tão bem e de uma forma tão simples que quando você se dá conta, o livro já está acabando.
Usando como pano de fundo um crime bárbaro que se repete diariamente e a todo instante, um inclusive pode está acontecendo neste exato momento, a autora mostra que o estupro contra a mulher não escolhe idade, raça, credo, classe social... Qualquer uma pode ser vítima desta violência animalesca. E o pior é ainda ter forças para levantar e seguir em frente, ou mesmo denunciar...
Ser marcada, apontada e até mesma acusada de ter provocado o estupro, faz muitas vítimas se calarem, e aumentarem o poder destes marginais.
Como a própria autora frisa, a estória de Guida é fictícia, mas todas nós sabemos que ela poderia sem ser bem real. Não se cale diante de um crime deste. Denuncie e seja a voz que pode faltar para quem está com medo. Olhe em volta, preste atenção a pequenos sinais e não pense duas vezes em ajudar. E caso seja você que não tenha forças suficientes para falar, lembre-se que é você a força maior que pode por fim nestas atrocidades.

Nenhuma mulher merece passar por isso. Que nossas leis castiguem realmente aqueles que de tão horrendos conseguem ser condenados pelos próprios bandidos, pois estes marginais são verdadeiros câncer em nossa sociedade.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
É verdade, Rose, nenhuma mulher deveria passar por isso. Há casos de meninos também, mas em menor número do que meninas e mulheres.

Obrigada por deixar sua opinião aqui.

Bjs!

Clarice.Castanhola 27/06/2015minha estante
Esse volume é extremamente forte , gostei e realmente nenhuma mulher merece passar por isso , :D

Blog Flor Roxa 27/03/2015

Vítimas do Silêncio - autora: Janethe Fontes
Queridas Leitoras e Amigos Leitores,

Esta resenha é a meu ver a mais complexa que aceito o desafio de produzir até este preciso momento da minha recém e ainda imatura “carreira” elaborando resenhas em blog literário.

A complexidade não está na escrita da autora, pois esta se apresentou leve, fluida e muito próxima de mim como se eu estivesse sentada em um banco de praça na minha cidade e ao fundo escutasse a historia sendo narrada, esta historia é complexa justamente no ponto em que a torna sutil, a sua perigosa familiaridade.

O exemplar do livro que eu tenho é da 1ª edição cuja capa, mostrada em foto acima me incomodou por mais de uma semana, vendo a imagem da mulher oculta nas sombras com olhos vermelhos e lágrimas quase chegando a boca eu ficava imaginando tantas e quantas mulheres não poderiam perfeitamente ser moça da capa daquele livro, visto que muitas elas já ilustravam as paginas dos jornais.

A autora Janethe Fontes nos traz uma história cuja protagonista é uma jovem de 17 anos que sendo abusada sexualmente por um homem que deveria ser seu protetor resolve silenciar sobre sua dor e se afasta da das pessoas que ela mais ama por medo, muito medo. Medo de não ser compreendida, medo de ser condenada e de causar mais dor a outras pessoas, medo de ficar e continuar sofrendo estupro de seu corpo.

Margarida então se muda para casa de parentes no Gramado - RS, onde começa a construir as bases para restauração do seu emocional e psicológico.

Ela não se deixa dominar pela dor, ela sabe que sua sobrevivência depende apenas dela e havia aprendido da pior maneira a confiar sua felicidade a si mesma. Porem passam-se os anos e Guida volta a ser a jovem alegre de antes, de bem com a vida, uma otimista em potencial, a amargura não havia tocado o coração de Guida apesar de ela trazer no fundo dos olhos uma dor e uma preocupação por muito tempo ocultas.

A vida de Guida volta a sofrer nova reviravolta e ela se vez mais uma vez morando em outra cidade mais especificamente a capital São Paulo e desta vez longe de tudo que lhe fosse familiar, grávida e desempregada ela é acolhida no seio de uma família como funcionaria mais aos poucos conquista um lugar no coração de todos inclusive no de William, um jovem muito bonito e amargurado por ter tido sua carreira e toda a sua vida transformada por uma tragédia e que aos poucos vai se contagiando com a positividade de Guida.

Pois bem Guida tinha motivos e razões de sobras para preferir calar sobre a violência sofrida no passado, mas até que ponto se deve calar quando outras pessoas podem ser vitimas do mesmo criminoso que posa de bom moço e circula a solta inclusive no bojo familiar?

Eu senti certa passividade em Guida frente à ameaça existente, como se o medo ainda a paralisasse, os anos se passaram e ela já não era mais aquela garotinha de antes ela havia se tornado uma mulher forte e guerreira, uma profissional começando uma carreira onde tinha o reconhecimento pelo seu trabalho, então eu não entendia porque ela continuava contando com a sorte quando estava mais do que claro que o estuprador atacaria novamente.

Quando finalmente Guida resolve enfrentar seus próprios fantasmas e lutar por justiça infelizmente já era tarde demais para outra vitimas, e Guida sofre por isso, ela se culpa e se indaga; eu não esperei tempo demais? Eu enquanto mulher e leitora sofro por ela, sofro com ela porque eu poderia perfeitamente ser ela naquele momento e em todos os outros.

Mesmo sabendo se tratar de um romance em que a “vida” do personagem assim como sua trajetória por vezes escapa das mãos do autor, não pude deixar de notar o tom de denuncia que esta ficção tão plausível faz. Por traz de cada vitima coagida e silenciada existe um criminoso a solta na sociedade assim como inúmeras outras prováveis vitimas que serão silenciadas para sempre, tendo suas vidas interrompidas covardemente e que nós nunca saberemos como seria a vida delas, qual carreira elas teriam, elas se casariam? Teriam filhos?

No epilogo do livro um pequeno artigo consta os trágicos números que são as únicas histórias restantes das vítimas do silêncio e a violência sexual não é mero pano de fundo.

Ruth Campos elabora resenhas para o blog Flor Roxa - Poemas & Poesias

site: http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-vitimas-do-silencio-de-janethe.html

Erika 06/10/2014

Opinião: Em Vítimas do Silêncio conhecemos uma realidade chocante e dolorosa das vitimas de estupro. O livro em si tem um tema bem pesado, pois esse é um daqueles que muitos fogem e preferem não conhecer a realidade de quem passa por esse tipo de violência.

Nossa protagonista é a Margarida, uma jovem que morava com sua mãe, sua irmã mais nova e seu padrasto. Ela vinha se sentindo um pouco ameaçada por ele, porém não queria estragar a felicidade de sua mãe, pois desde que seu primeiro marido morreu ela estava bastante infeliz, e o novo casamento trouxe alegria pra sua vida.

Sempre cuidadosa, Margarida sempre trancava a porta do seu quarto, pois ela achava que o padrasto pudesse sim ter segundas intenções com ela. Mas em um dia de descuido ele acaba a violentando e depois a ameaça, dizendo que se ela contar alguma coisa a mãe, ele irá matar a mãe e sua irmã mais nova.

Transtornada, Margarida foge para a casa de sua tia e lá encontra um refúgio. Sem muitas perguntas a família a acolhe e com isso ela tenta curar as feridas que têm.
Ela começa a ficar muito próxima do primo Marcos e os dois acabam se apaixonando. Em uma noite que os dois ficaram sozinhos em casa, eles acabam ficando juntos. Mesmo com todos os traumas que ela têm, ela sente que pode confiar nele e que ele é o amor da sua vida.

No outro dia de manhã sua mãe vem a sua procura. Ela acaba de se separar do marido e veio reconstruir a vida naquela nova cidade, com suas duas filhas. Margarida fica super feliz, afinal as pessoas mais importantes de sua vida vieram ficar com ela. Nesse mesmo tempo, Marcos é obrigado pelos pais a fazer um intercâmbio em Londres, para afastá-lo da prima. Como o jovem é mimado e um pouco egoísta, acaba acatando a decisão dos pais.

Mesmo triste, Margarida segue com sua vida, afinal ela está perto de sua família. Então ela descobre que aquela noite de amor gerou um fruto e que ela esta grávida. Antes que ela tenha chance de revelar a novidade para alguém, seu padrasto volta e pede para a esposa o aceitar de volta. Vendo aquele homem que lhe fez tanto mal de volta ela decide fugir novamente. Desse vez, ela vai para São Paulo onde não conhece nada e nem ninguém. Na cidade, ela passa por muitas dificuldades até conseguir um emprego de cuidadora de um jovem rapaz que sofreu um acidente e ficou paraplégico.

A vida dela muda a partir daí. Aquela família para a qual ela está trabalhando a acolhe e lhe ajuda a passar pelas dificuldades de ser uma mãe solteira. Willian que é o rapaz de que ela é cuidadora e sua família a ajudam a voltar a estudar, conseguir trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo. Decidida a deixar o passado para trás ela segue com sua vida e tem um filhinho lindo, o Fred, que a ajuda a ter metas para o futuro e só assim poder seguir em frente.

Mas será que ficou tudo realmente para trás?
Será que aquele passado ruim e cheio de magoas pode realmente ser apagado?

O livro é intrigante e emocionante. Esperamos ver o que finalmente, vai acontecer à personagem. Se ela superou mesmo todos os problemas do passado e vai ser tornar uma pessoa feliz ou se aquele passado virá à tona e com ele os tormentos que ela tenta esconder dela mesma.

site: http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 12/11/2014minha estante
Érika,

Cada comentário, cada resenha como essa me deixa super feliz!

Obrigada por deixar aqui a sua opinião!

Bjks

Elidiane MSF 29/07/2014

Simples e maravilhoso
Vítimas do silêncio é um livro maravilhoso em minha opinião, aborda a violência sexual doméstica, que acontece com muitas mulheres diariamente em todo o mundo.

Margarida é a protagonista, no livro ela é chamada de Guida por todos, ela foi abusada pelo próprio padrasto, quando ela tinha apenas 15 anos, de forma física e psicológica, ele era um fdp pedófilo. Ela jamais abriu a boca para contar a sua mãe, preferiu permanecer em silêncio, pois tinha medo de que o padrasto fizesse algo de ruim com a mãe ou com a irmã. Então poucos anos depois ela saiu de casa e foi morar com uma tia, lá reencontrou os primos e se apaixonou por Marcos, seu primo, mas o problema era que Marcos tinha uma namorada que morava em Londres. E após quase um ano morando com a tia, Guida e Marcos dormem juntos e então ela descobre que a mãe foi morar perto da tia. Guida fica toda feliz por ter a mãe por perto e por ela ter se separado do padrasto. Em pouco tempo Marcos deixa a cidade e parte para Londres, deixando Guida sozinha e grávida. Após esse pequeno detalhe do destino a infelicidade reina e ela vê sua mãe voltar a viver com o padrasto.

Guida então está grávida, após uma única vez na cama com Marcos, e em uma noite o padrasto tenta novamente abusar dela, e é a gota d'água, ela acaba saindo de casa mais uma vez, deixando a mãe, o padrasto e a irmã mais nova com eles, ela então viaja para São Paulo. Em São paulo, foi difícil os primeiros meses e quando ela já não estava com quase nada conseguiu um trabalho de babá, que não era bem babá, pois ela não cuidaria de um bebê, mas sim de um homem feito de 25 anos, o Willian, que sofrera um acidente que o deixara paraplégico.

Aos poucos ela conquistou a confiança de todos na casa, Willian principalmente que acreditava nunca mais conseguir andar. Guida estava sempre ao seu lado, acompanhando ele na fisioterapia. E apesar do passado de Guida ela continuou sendo a pessoa bondosa de sempre.

A vida de Guida muda drasticamente, ela tem seu bebê lindo e Willian ama a criança como se fosse dele. Ela termina os estudos e entra na faculdade de Direito. Willian então volta a andar aos poucos e eles começam a trabalhar juntos, ele como advogado e ela como estagiária. Willian já está mais que apaixonado pela Guida, mas Guida parece não perceber nada disso.

Então um dia ela recebe um telegrama da irmã, e descobre uma tragédia. O mundo de Guida vem abaixo, e ela começa a repensar tudo o que ela deixou de dizer, por permanecer calada. Que se ela houvesse falado algo sobre o abuso sofrido, ela poderia ter mudado o rumo das coisas e aquela tragédia não teria ocorrido.

''Depois, ele a conduziu de volta ao sofá e aninhou-a em seu colo, como uma criança, até que o choro e os soluços transformaram-se em gemidos e posteriormente em silêncio.''

A autora tem uma escrita maravilhosa que cativa e te faz querer correr para saber o fim do livro. Narrado em terceira pessoa, é um livro que mostra a superação do dia a dia de Guida. Me apaixonei pelo Willian, ele é um fofo, carinhoso, gentil, inteligente e um monte de outros adjetivos maravilhosos.

É um livro que nos faz refletir sobre o fato de haver não apenas no Brasil, mas no mundo, diversas mulheres violentadas dentro de casa. Sendo torturadas tanto na parte física por ser abusada sexualmente, como na parte psicológica, que fica tão abalada que não consegue falar para ninguém o que esta passando.

Apesar do tema forte, não é um livro pesado e não contém cenas fortes. Super recomendo este livro para que aprecia literatura nacional.

site: http://www.lidiamedeiros.com.br/2014/07/resenha-vitimas-do-silencio.html
Janethe Fontes 30/07/2014minha estante
Olá, Lídia!

Que bom que gostou de Vítimas do Silêncio!! E muitíssimo obrigada pela recomendação do livro. Isso é importante para mim.

Beijos.

AndreLSarausa 02/04/2012

Resenha - Virimas do Silencio
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2012/04/resenha-vitimas-do-silencio.html

O livro conta a história de Margarida, uma adolescente estuprada pelo padrasto, que resolve ficar em silêncio, e se muda para casa de sua tia, em outra cidade.
Lá ela é bem recebida por todos, e passa a morar lá por um tempo indefinido para ela.
Margarida acaba se apaixonando por seu primo, e acaba gravida.

Seu primo se muda para fora do país por mandos de sua mãe, que já suspeitava do romance, e era totalmente contra.
Gravida, sem o pai da criança e sem emprego, Margarida vai para uma pensão em São Paulo e começa a procurar emprego.Depois de varias decepções, ela decide aceitar qualquer emprego, contando que seja digno.
Vendo uma placa procurando um babá na frente de uma advocacia, ela não pensa duas vezes e entra.

Ela logo é contratada, mas não é babá para criança, e sim para um adulto, o filho do advogado que a contratou que sofreu um grave acidente e agora anda somente com cadeira de rodas.
Ela começa a trabalhar, e muda a vida de todos naquela casa, e tambem sua vida muda drasticamente.

Seu filho nasce e todos na casa ficam muito felizes, o contrario do que ela achou que eles ficariam quando soubessem.
Uma morte muito tragica, e tambem muito suspeita acontece, e tudo indica que o padastro seria o culpado, e ela corre atrás para coloca-lo atrás das grades!

Nicoly 22/12/2012

Esse livro é caracterizado por ser uma leitura rápida e instigante, mas ao mesmo tempo confusa, pois as passagens de tempo e assunto acontecem de forma inusitada.
Adorei a história de superação da Guida, indico a Guida como exemplo principalmente paras as pessoas que tornam-se mãe muito cedo, mas que não desistem de buscar a realização das suas metas.
Esse livro também é um ótimo meio para alertar as pessoas que são violentadas sexualmente e preferem manter segredo da sua situação por medo da reação das pessoas ao seu redor. Sendo que isso, pode parecer uma solução viável de inicio, mas que pode trazer consequências irreparáveis no futuro, tanto para a vitima como para outras pessoas.

Paula Juliana 01/05/2014

Resenha: Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

'' - Penso que só a justiça pode fazer com que as pessoas paguem por seus atos - tornou ela, com cuidado para não deixar transparecer qualquer melancolia em seu tom de voz.''

Nossa! O que falar dessa Obra?! Forte, comovente, além de levantar uma grande bandeira, é um livro que inspira e instiga o leitor. Vítimas do Silêncio da super autora nacional Janethe Fontes, é um livro que todos devem ler. Não só por tratar de um assunto forte que deve ser, sim! Pensado, debatido e comentado. É um livro que traz um forte apelo não só de justiça, mas também de como o amor é uma fonte de força e superação.

Quando terminei a obra fiquei pensativa e parei para refletir sobre tudo que li e aprendi acima de tudo. Muito do que foi dito e mostrado na obra foi uma novidade para mim. Algumas coisas espero comentar e dividir com vocês nessa resenha.

'' E o pânico tomou seu coração, por isso, transformou por completo sua maneira de vestir. Não vestia minissaia, short ou qualquer outra peça mais ousada. Isso tudo porque, no fundo do seu coração, temia que fosse culpada do que estava acontecendo. Contudo, fechar a porta do quarto, se vestir com compostura e evitá-lo não foram suficientes para impedir que...''

Margarida nossa grande protagonista, sofreu violência sexual em casa, ela já tinha percebido olhares de desejo do padrasto e insinuações da parte do mesmo, mas acabou deixando de lado, achando que estava vendo coisas onde não tinha, até que em uma noite que mudou sua vida. Guida, foi estuprada pelo desgraçado.
Por medo, vergonha, ou por simplesmente não conseguir falar ela preferiu sair de sua casa e ir morar em Gramado com seus tios e primos.
Guida abraçou o silêncio!
E fez de sua missão juntar seus caquinhos e tentar tocar sua vida deixando sua mãe, irmã menor e seu padrasto para trás.

Como a vida é uma caixinha de surpresa o passado volta a bater na porta da moça e novamente ela tem em mãos a decisão de contar o que lhe aconteceu ou guardar para si, fugir novamente de tudo!

Eu optei nessa resenha contar somente essa parte da história, mas simplesmente queria abrir muito mais para vocês. Guida é uma protagonista muito forte e determinada. Ela usou sua força para refazer sua vida em diversas partes das história e o passado em muitas vezes voltou para assombra-la.

'' Ali, independentemente de ganhar ou perder, todos se sentiam vitoriosos, pois o simples fato de estarem vivos, de terem sobrevivido (...), já era mais que vitória.''

Em algumas partes do livro podemos até julgar seu comportamento. E vem aquele pensamento. Se ela tivesse contado naquela hora, não teria evitado determinado fato? Se ela tivesse denunciado, a história teria tomado um rumo diferente? Não teria sido mais fácil para ela abrir seu abuso para a família em vez de fugir e se esconder dentro de si mesma?
É uma grande teia de SE, se ela tivesse feito isso, SE aquilo.
E da mesma forma que o leitor se questiona, também entende o lado da vítima. Sabe como foi díficil, como ela sofreu, como no lugar que ela deveria encontrar a segurança de seu lar, ela encontrou seu próprio inferno!
Uma vez li em algum lugar que um determinado fato, tragédia, ação não acontece de forma isolada, eles são um grande conjunto de pequenos acontecimentos, uma soma das nossas ações que levam uma grande coisa a acontecer.
Mas nada no mundo faz com que culpa seja da vítima. O único culpado é o agressor, foi ele que usou de força e brutalidade para se impor e abusar de uma pessoa que não queria cometer o ato.

E além da violência física, vem uma violência tão horrível quanto e brutal que é a violência psicológica. A chantagem, a forma que o agressor usa da vítima e impõem seu silêncio. ''Não! Você não vai contar para ninguém!'' Ou ''Eu mato sua mãe e você, se contar.'' Ações desse tipo que deixam marcas permanentes em uma pessoa. Depois que a vítima consegue refazer sua vida, se conseguir, são lembranças e dores que não passam. Como curar feridas assim? Como confiar novamente? São pontos que estão na nossa narrativa. Do mesmo jeito que a autora mostra a feiura que vem com a violência, ela faz paralelo com a força que a bondade, a amizade e o amor trazem para a vida de uma pessoa e como isso pode fazer toda a diferença.

'' ... o juiz examinava também, o comportamento da vítima ao aplicar a pena ao acusado. Além disso, é provável que o advogado use de argumentos baixos para tentar provar que a vítima possa ter, de alguma forma, cooperado ou provocado tal conduta.''

Muitas coisas na obra me deixaram muito revoltada. Primeiro o modo que o padrasto se comportava, cínico, doentio, nojento. Depois a forma que as leis são. Como por Deus, o juiz tem que analisar a conduta da vítima. Quer dizer que ela pode ter se insinuado, contribuído e induzido o agressor a ter cometido o ato de violência?! Então ele é menos culpado?! Coitado não conseguiu resistir! Claro! A culpa é toda da vítima, que foi violentada! São coisas que deixam a gente puta da vida mesmo. Revoltada e com nojo! E é nessas horas que pensamos que está na hora do mundo acordar e mudar em muitos aspectos. Corro o risco de ser tachada de radical ou algo do tipo, mas se as penas para o crime de estupro fossem mais pesada, mais radicais - falando aqui de pena de morte e prisão perpetua - esse tipo de violência não seria uma realidade e sim um exceção. Minha opinião aqui! Ok!

'' Ah, pela amor de Deus, pare de sentir dó de si mesmo! Você acha que é só você que tem problemas?''

''... quando você conseguir enfrentar a si mesmo - continuou Margarida -, conseguirá superar seu problema.''

'' Ele é um anjo. Um verdadeiro anjo!''

'' - Pois eu acho que a Cinderela não chegava a seus pés.
Margarida sorriu novamente, depois o beijou com paixão.''

Esse livro também me trouxe sorrisos e muitas alegrias. Me apaixonei por um personagem em especial. Não posso abrir muito quem ele é. Seu nome é Will, ele é um homem fofo, gentil, inteligente, forte e maravilhoso! Lembrem desse nome meninas!!

A autora tem uma escrita maravilhosa, fluida e viciante, é o segundo livro que leio dela, e como o primeiro eu ''comi'' a obra em uma noite! Então meu conselho é: Se você vai ler um livro da Janhete Fontes, pegue ele numa sexta, num final de semana, ou num feriado, como eu fiz! Porque é impossível largar a leitura antes do fim.
A autora ainda aborda temas como a deficiência, as universidades e leis Brasileiras, e entre casos paralelos sobre trafico de drogas, crimes passionais, e abuso sexual trança um emaranhado de história que no fim são totalmente fechadas e amarradas com o grande enredo!

É um livro incrível! Eu recomendo Vítimas do Silêncio para todos que gostam de uma boa literatura! Não é um livro pesado, apesar do tema forte, a autora soube dosar bem, isso quer dizer que aqui você não vai encontrar descrições horrendas de violência. Vai encontrar uma forma sutil, sensível e forte de falar sobre um assunto que tem que ser abordado e discutido!
Não esquecendo do poder da família, do carinho, da confiança, da justiça e do amor!

''... Esse é apenas um ''grito de alerta'' para quebrar o ''silêncio'' que paira sobre mulheres no mundo todo, que por medo ou vergonha são '' vítimas do próprio silêncio''.

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
Sua resenha ficou linda, Paulinha!! Confesso que me emocionei.

Obrigada! Bjs

Paula Juliana 10/05/2014minha estante
Obrigada Janethe!!! Eu fiquei muito emocionada que vc gostou também!!
Beijos

Lucas 18/12/2013

Este ano, sem dúvidas foi o melhor da literatura nacional para mim. Assim que terminei “Golfinhos e Tubarões”, parti para “Vítimas de Silêncio” da Janethe Fontes e mais uma vez, gostei do que li.

Na obra de Fontes nos deparamos com um tema bastante forte – violência sexual. Margarida, ou Guida, é uma jovem que desde cedo conheceu a perversidade humana quando é violentada sexualmente. Decidida a se omitir por medo do seu agressor ou por pensar que as pessoas a condenariam por ter sido estrupada, resolve se refugiar na casa de sua tia que mora em Gramados.

Conforme os dias iam passando e Guida se descobriu apaixonada pelo seu primo, Marcos e essa atração era correspondida. Porém, sua tia não viu com bons olhos o interesse dos dois e tratou de mandar Marcos para Londres, estudar medicina. Em contrapartida, Margarida fica muito feliz ao receber a visita de sua mãe, dizendo que tinha separado do seu padrasto e viera embora morar com ela e sua outra filha.

A alegria dura pouco quando Carlos, o padrasto de Guida, bate a porta de sua casa, almejando uma reconciliação com sua mãe, que o aceita de prontidão. Ela nunca gostou dele e não pensa duas vezes antes de fugir para São Paulo e essa nova vida lhe revelaria tristes e alegres noticias.

A autora conduziu a obra com uma sutileza incrível, pois ela conseguiu abordar toda essa trama sem apegar muito a detalhes ou deixar a narração muito pesada. E isso favorece e muito ao leitor que se sensibiliza sem ficar apreensivo com o desenrolar da estória.

O livro tem poucas páginas e é narrado em terceira pessoa. Cheio de reviravoltas, felicidade e sofrimento, “Vítimas de Silêncio” é uma história de superação que um dia todos deveriam ler e refletir sobre as milhares de mulheres que sofrem abuso sexual durante todos os dias e se silenciam, por não outra coisa a não ser medo.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
Obrigada por deixar sua opinião aqui, Lucas!

Bjs

Vitoria Victor 01/09/2014

Emocionante!
Esse é o 2º livro da autora que leio e achei lindo, emocionante!

TamiresCipriano 17/05/2014

Vítimas do silêncio
A autora me surpreendeu, o livro se trata de um assunto bem polêmico e abre caminho para bastante discussão, mesmo o livro se tratando de ficção, infelizmente é o caso de várias mulheres todos os dias.

Margarida (Guida), a protagonista da história, resolve ir para Gramado morar com os tios e recomeçar sua vida, ficar longe da pessoa que abusou dela.

O problema é que sua tia consegue reparar coisa a mais na amizade de Guida e seu primo Marcos, o primeiro homem a conquistar seu coração, mas tem um obstáculo, Marcos tem uma noiva, a Olívia. Sua mãe resolve mandá-lo para Londres estudar medicina e ao mesmo tempo, conseguir afastar Guida dele.

Com sua mãe de volta, junto com sua irmã e seu padrasto, Guida tem medo de viver perto do pai de sua irmã (padrasto) e resolve mudar novamente, desta vez seu destino é São Paulo.

Na grande cidade Guida consegue um emprego, ela vira babá (acompanhante) de um homem chamado Willian, que ficou paraplégico a pouco tempo.
Com o encontro dos dois, tanto a vida de Guida quanto a de Willian melhora.

Guida luta pelos seus sonhos, se torna advogada para assim fazer justiça e o primeiro caso a bater em sua porta foi de uma menina violentada por um parente próximo, ao invés de ficar repreendida de resolver, ela lutou para colocar o opressor na cadeia.

A autora foi ótima, a escrita dela é leve e se pensa que só porque a história fala sobre este assunto possui cenas fortes, está bem enganado, Janethe escreve de maneira tão simples e gostosa que logo percebe que está ao fim do livro.

O livro não se trata somente deste assunto polêmico, na verdade, Guida mostra que mesmo tendo passado por isso, tenha fé, segue a vida, vá a luta e seja feliz, a justiça também é feita, até mais do que você pode imaginar.
Fico triste por pensar que neste exato momento tenha alguém sofrendo este tipo de abuso, pior ainda, não denuncia, são vítimas de seu próprio silêncio.
Se forem ler, preparem-se para chorar, ficar indignado, ter muita raiva e ficar feliz por muitos personagens.

Tenho que dizer que desde um certo momento do livro, eu coloquei a musica Eu sei que vou te amar para tocar durante a leitura.

Agradeço a Janethe pelo exemplar enviado, leiam, vale muito a pena.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vitimas-do-silencio.html
Janethe Fontes 30/07/2014minha estante
Que bom que a surpreendi, Tamires! Não é fácil conseguir surpreender uma leitora assídua, como você! Fiquei feliz por saber!! Obrigada.

Betinha 03/08/2010

Mais uma parceria foi confirmada aqui no Blog Mundo Sobre Linhas, trazendo para vocês mais um talento nacional. Janethe Fontes, escreveu o Livro Vítimas do Silêncio, uma obra espetacular. Tive a oportunidade de ler ele e fiquei maravilhada quando terminei. Pois o tema abordado por Janethe é tão real com as pessoas de hoje em dia, que sua obra de certa forma nos abre os olhos para o que acontece aos nosso redor.

Vítimas do Silêncio é muito triste e com cenas um poucos forte. Relata o que muitas pessoas no mundo inteiro passam. O Estupro está no dia-a-dia de muitas pessoas, mas nem sempre as pessoas tem os olhos abertos para reconhecer tal situação ou muitas vezes tem medo de enxergar aquilo que acontece até dentro de casa. Agüentando silenciosamente estes abusos por medo.

Janethe Fontes tenta nos transmitir uma mensagem com seu livro, nunca devemos nos tornar vítimas do nosso silêncio, pois isso pode modificar muito o nosso futuro, e muitas vezes ficamos com traumas. Muitas vezes essas vítimas ficam caladas, com medo de falar a verdade, tanto por preconceito, ameaças, vergonha ou por causa das suas família.

No epílogo do livro, fiquei surpresa com as estatística ali mostradas, pois muitas vezes este tipo de informação é distorcida pela sociedade.

__

“Segundo a Anistia Internacional, com bases em dados da ONU (Organização das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial as Saúde) e de organizações governamentais e não governamentais, em relatório divulgado em 5 de março de 2004:
Em todo o mundo, um quinto das mulheres foi vítima ou de tentativa desse tipo de crime. E a pratica se transformou até mesmo em uma arma de guerra.
Mais de um bilhão de mulheres – uma em cada três – foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por amigo ou parente.
Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar da AIDS, tem de ter sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for a virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta o estupro de 147 mulheres todos os dias.
Nos EUA, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.
Na França, 25 mil mulheres são estupradas por ano.
As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.
No Brasil, a OMS constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas a praticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na policia."

Vítimas do Silêncio – Janethe Fontes

__

Margarida sofreu muito em sua juventude, moça simples que perdeu o pai e agora mora com a mãe, o padrasto e sua irmã mais nova, são moradores da agitada São Paulo. Guida para os mais chegados, se tornou vítima do seu silêncio, seu padrasto que até então era um sujeito de certa forma certo, mudou as atitudes que eram transferidas para ela, quando ela entrou em seus 15/16 anos de idade. Seu padrasto era um homem viciado em bebida, e quando estava bêbado ficava pior do que são, de forma que Guida não conseguiu se proteger, em uma noite calma, enquanto sua mãe estava internada no hospital da região, ela foi estuprada por seu padrasto. Nossa história começa quando Guida resolve enfim sair de casa por causa do acontecido, pois não queria falar para ninguém o que ocorreu e muito menos contar para sua mãe, já que o homem era marido de sua mãe e pai de sua irmã querida. Então ela resolve sair de São Paulo e vem para Gramados – RS. Aonde a irmã de sua mãe mora com os filhos e o marido. Depois de muito sofrimento, enfim ela consegue um pouco de felicidade, pois sua tia apesar de não saber o motivo de sua “visita”, a acolhe em seu lar. Após alguns meses morando com a família de sua tia, ela se apega bastante aos primos, pois agora estava tendo um pouco de felicidade, amor e carinho em um lar.

Alguns meses depois Guida percebe que o mesmo apego que tinha por seus primos era bem diferente do sentimento que estava crescendo dentro dela em relação ao seu primo Marcos, e com ele o mesmo estava acontecendo. Mas como eram primos e Marcos tinha uma noiva ( apesar de a menina morar em Londres por causa dos estudos ), resolveram então tentar evitar este sentimento novo e especial. Mas nós nunca mandamos no coração, não é mesmo. Marcos não agüentou ficar perto de Guida sem ter nenhum contato físico e muito menos não poder expressar o que estava sentindo, já que o que ele sentia por Guida era bem maior do que sentia por sua Noiva. Uma noite, ah e que noite. Os pais de Marcos tiveram que viajar as pressas e deixaram o casal na casa, mesmo com os avisos da mãe, Marcos resolve procurar a prima, pois naquele dia ela estava estranha com ele, e assim eles consumaram o seu “amor”.

No dia seguinte, o destino de Guida já estava mudado completamente. Sua mãe aparece e diz que se separou do padrasto … Então elas voltam a morar juntas na antiga casa da avó de Guida(em Gramados). Não se passam uns bom meses de felicidade completa com sua mãe e irmã, e o canalha do padrasto volta para elas. A mãe de Guida resolve dar uma segunda chance, e com esta segunda chance Guida volta para São Paulo, sozinha e com um coração partido, pois os pais de Marcos mandaram ele para Londres, para estudar, de forma que Guida ficou uns bons anos sem falar com ele.

Em São Paulo, Guida acaba trabalhando como “babá” para um rapaz que tinha ficado Paraplégico. Willian até então estava muito rebelde, infeliz com a vida e nenhuma enfermeira tinha durado mais de uma semana com ele. Mas quando Will coloca seus lindos olhos azuis em Guida, algo dentro dele muda … O amor e primeira vista é lindo, não … Ele então começa a voltar a “viver”, voltou a fazer fisioterapia, e Guida como era cabeça dura e teimosa conseguiu tirar ele de casa para passear …

Alguns meses de passaram e ela continuou trabalhando para a Família Fraga … Mas a pobre garota tinha de contar um segredo para eles, pois dali a alguns meses ela não poderia trabalhar … Estava grávida de Marcos … A família muito feliz com a força de vontade de Willian e já suspeitando daquela “barriga pontuda”, estavam mais ou menos cientes da situação, e Willian como a cada dia se apaixonava mais por Guida, nunca que deixaria ela passar por dificuldades quando a criança nascesse … Alguns anos depois … Estes anos na vida de Guida foram os mais felizes … Pois apesar de Willian até então não ter se expressado em relação aos seus sentimentos, continuava ao lado de Guida e Guida ao lado dele … Guida se formou em Advogada … Começou a trabalhar no ramo, e tudo ia às mil maravilhas …

Bons tempos aqueles … Até que Guida recebe a noticia de que sua mãe estava com câncer e em estado terminal … ( seus últimos dias) … Desde jovem, quando Guida havia voltado a SP, nunca mais tinha retornado para ver a mãe e a irmã … Sua mãe morre … Guida volta para SP, com a consciência pesada, não conseguiu trazer sua irmã de Gramados, ela ficou com o pai … Será que mais um vítima será formada? Será que o próprio pai terá coragem de abusar de sua única filha … Guida terá que fazer muitas escolhas dali para frente … Sua irmã querida se tornará mais uma vítima?

Bem gente, o livro em si não é muito grande, mas a história é tão emocionante que parece que nunca irá acabar … Apesar do assunto ser triste, pois o abuso sexual acontece muito dentro das casas de família, a história de Guida é linda (em algumas partes) … Apesar de todo o sofrimento que ela tem que passar … Finalmente ela consegue colocar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos com tranqüilidade … Pois justiça será feita …

Janethe … eu queria dar meus Parabéns … Pois eu amei … Fiquei triste na hora, mas mesmo depois de as páginas estarem fechadas, eu ainda me lembro de tudo … Cada situação que os personagens passaram …

1 | 2 | 3 | 4