A teoria do romance

A teoria do romance György Lukács

Resenhas - A Teoria do Romance

Luciano 13/04/2020

"O romance é a epopeia do mundo abandonado por deus"
Apesar de ser desnecessariamente hermético, A Teoria do Romance é uma leitura basilar para quem se interessa ou é do campo dos Estudos Literários.

Paulo Silas 01/10/2020

Em "A Teoria do Romance", Georg Lukács busca traçar uma análise histórico-filosófica daquilo que constitui a ideia de romance na literatura. Com uma clara preocupação em estabelecer bases conceituais que delimitem a poética dos gêneros e as formas que constituem o literário, o autor realiza uma profunda imersão nas bases teóricas que fundamentam a doutrina das formas na literatura, ultrapassando em muito a visão no âmbito desse campo teórico, uma vez que as perspectivas histórica e filosóficas se fazem amplamente presentes na abordagem. A obra é, portanto, a busca por uma dialética universal dos gêneros literários, o que é feito com um aporte histórico que transita nas questões das estéticas e das formas literárias.

Como aponta o próprio autor no posfácio do livro - escrito quase 50 anos após a publicação original -, "A Teoria do Romance" teria sido uma "tentativa que fracassou tanto no projeto quanto na execução". A autoanálise do autor se justifica quando aponta o pensamento vigente que compartilhava à época da escrita. De todo, o próprio Lukács ressalta ao final de seu intróito escrito décadas depois: "se hoje, portanto, alguém lê A teoria do romance para conhecer mais de perto a pré-história das ideologias relevantes nos anos vinte e trinta, pode tirar proveito de tal leitura crítica. Mas se tomar o livro na mão para orientar-se, o resultado só poderá ser uma desorientação ainda maior". É a proposta de intuito de leitura que deve ser adotada para o estudo da obra.

Em que pese se tratar de um ótimo livro, é desnecessariamente complexo - pelo menos é a impressão que se tem com o início da leitura. Por mais que no decorrer do estudo da obra a compreensão acabe surgindo sobre a razão pela qual o autor adotou uma escrita e abordagem hermética, o apontamento não pode deixar de ser feito. Não que diante da profundidade da temática tratada fosse possível abordar a coisa de modo singelo, porém, o tom rebuscado em demasia dificulta até mesmo o interesse do leitor até certo ponto. Como dito, é a partir da segunda parte da obra ("ensaio de um tipologia romanesca") que começa a soar mais palatável e compreensível a pretensão da abordagem. No posfácio feito pelo tradutor, alerta-se que "tanto a doutrina das formas quanto a poética dos gêneros constituem requisitos básicos para a compreensão desembaraçada de A teoria do romance" - talvez aí esteja um dos motivos para a dificuldade enfrentada com a escrita intrincada da obra, o que é sanado até certo ponto com a "propedêutica ao texto" presente no ensaio do posfácio (que deveria ser um prefácio, portanto, não!?), servindo como instrumento referencial para uma maior absorção da obra. De todo modo, tem-se em "A Teoria do Romance" um denso e excelente estudo sobre as formas e gêneros literários no âmbito circunscrito na perspectiva histórico-filosófico definida por Lukács, a partir do qual se tem uma das definições realizadas pelo autor: "o romance é a epopeia do mundo abandonado por deus".

Marcus Oliver 10/07/2020

Uma leitura rica, porém difícil
A Teoria do Romance, de Lukács, foge a ideia inicial de que qualquer interessado no Romance possa ter, pois ele não foca no estudo dos elementos constituintes do Romance: narrador, personagens, enredo, espaço e tempo. Como é o caso da Teoria do Romance, Donaldo Schuller. Georg Lukács vai além e traz em seu ensaio a ideia histórico-filosófico para compreender o Romance. A leitura é difícil porque ele requer muito poder cognitivo do leitor ao trazer muitos conceitos abstratos e utilização de teorias filosóficas complexas como a Imanência de Kant e a Dialética de Hegel, por isso, já esteja avisado que este livro precisará ser lido dias vezes. Apesar dessa dificuldade a teoria é de uma riqueza e intelectualidade riquíssima, e a cada conceitos e discussões entendidas percebemos que temos brio. Não será fácil, contudo leia porque a recompensa intelectual é gratificante.

Bell_016 10/03/2016

A experiência fundamental do homem romanesco é a separação e isso tem consequências formais.
Nosso herói romanesco por excelência é Quixote que tudo que almeja é viver uma epopéia, uma aventura infinita. Um herói, mas cômico, que se transforma e é incapaz de reconhecer o mundo como é. O mundo é impermeável ao desejo da aventura, o personagem heroico é incapaz e o mundo é outro personagem.

As formas de vida social se apresentam aos seus viventes como alheias. O homem da psicologia é o homem estranho a si mesmo, descobre dentro de si outra pessoa, não a toa o livro predileto de Freud era Dom Quixote.

Os sentidos sempre são perseguidos pelos personagens e leitores do romance parecem estar em outro lugar. A busca de mais aventuras é o épico enquanto que o romance transforma a busca de aventura em uma busca de sentido que parece sempre se furtar.

A epopeia é a totalidade uma forma de vida fechada, o romance tenta buscar e construir pela forma a totalidade oculta da vida. O combate no mundo da epopéia se dá entre iguais, num ambiente igual.

O herói não irá retirar seus valores da vida social, ele olha pro mundo e não se reconhece.

Os valores são próprios. As partes que compõe o romance são diferentes umas das outras e não derivam de cada uma.

O alheamento é o herói não se sentindo constitutivo das formas do mundo e elas não me reconhecerão como parte dessa comunidade de valores.

Egberto Vital 23/08/2023

"A Teoria do Romance", de Georg Lukács, é inegavelmente uma obra seminal na teoria literária e merece o relevo que recebe. Escrito durante os turbulentos anos de 1914 e 1915, o livro transcende a mera análise literária, estendendo-se a uma perspectiva histórico-filosófica que continua a ressoar no cenário intelectual.

Uma das características mais notáveis deste livro é o seu impacto duradouro, refletido no reconhecimento de influentes críticos literários, como Walter Benjamin, Adorno, Lucien Goldmann, Harry Levin e Fredric Jameson. A capacidade de Lukács de mergulhar profundamente nas complexidades do romance, explorando sua relação com a sociedade e a história, é verdadeiramente impressionante.

A prosa densa e, ao mesmo tempo, lírica de Lukács cativa o leitor, conduzindo-o por um intricado labirinto de ideias. Sua abordagem multifacetada do romance, que o considera como um reflexo da condição humana em constante transformação, ainda permanece extremamente relevante.

"A Teoria do Romance" de Lukács pode ser lido como um marco na crítica literária do século XX, uma obra que não apenas sobrevive ao teste do tempo, mas também continua a iluminar os caminhos da compreensão literária e cultural. A leitura deste livro é essencial para qualquer estudioso do romance e da teoria literária, pois oferece uma visão profunda e perspicaz sobre o poderoso mundo do romance como uma forma de arte e reflexão sobre a vida.

Evelyn.Rosa 10/06/2021

Livro importante para quem estuda teoria literária e quer entender as diferenças entre a épica e o romance. Porém, pelo amor de Deus, a sensação que tive durante a leitura é de que nunca fui alfabetizada na vida hahaha
Lukács escreve de maneira bastante lírica, o que para mim foi um choque, pois não esperava isso de um livro que se propõe teórico. Mas vale muitíssimo a leitura, ele nos faz pensar sobre a forma como pautamos nossas escolhas na individualidade da vida moderna, e como isso são reflexos românticos, diferente do que acontecia no tempo de Homero, onde as ideias representavam uma nação inteira.

Mari 14/12/2021

Para amantes e estudantes
Aqui nesse livro vamos aprender sobre romance de uma forma que até ler eu ainda nao tinha pensado a respeito.
O autor vai explicando sobre as narrativas e formas textuais.

Ana 11/05/2021

O livro é muito bom e traz comparações interessantes principalmente entre romance e epopeia, que foi a parte que mais entendi, mas é muito denso. É díficil de acompanhar principalemnte pois o autor cita várias coisas sem necessariamente nomeá-las, aí depende do conhecimento do leitor pra pescar. Recomendo estudar esse livro em companhia rs.

HEVELYS 12/06/2023

A teoria do romance
Este livro faz um esclarecimento contudente de varias óticas que permeiam um romance.
Muito além de um livro romanesco ele atravessa um cunho histórico, psicologico e até criativo sobre como nos percebemos em romances e como atravessamos suas provações.
Sensual, Lírico, Afetivo e Provocador.
Boa leitura