O Homem Mais Rico Da Babilônia

O Homem Mais Rico Da Babilônia George S. Clason...

Resenhas - O Homem Mais Rico da Babilônia

Anna 26/05/2010

O homem mais rico da babilônia
Tenho certeza que o autor de “Pai Rico, Pai Pobre” foi buscar inspiração neste livro de George S. Clason, O homem mais rico da Babilônia. É um livro de educação financeira, escrito inicialmente em forma de panfleto em 1926. George conta várias histórias de sucessos e fracassos financeiros que teriam ocorrido na antiga Babilônia, uma das cidades mais ricas do mundo. Ele enfatiza o fato de, que na cidade mais rica do mundo, existem pobres e pessoas com dificuldades financeiras.
A história principal é de Arkad, o homem mais rico da Babilônia. Arkad era um homem pobre, escriba que trabalhava muito sobre tabuinhas de argila. Mesmo trabalhando muito, nada conseguia guardar. Não tinha perspectivas de ver sua sorte mudar. Até que um dia, conheceu Algamish, o “emprestador” de dinheiro da cidade e lhe perguntou o que poderia fazer para ser rico como ele. Algamish respondeu simplesmente que ele deveria separar 1/10 do ganhasse para si mesmo. E este simples gesto poderia mudar sua sorte.

O trecho da conversa entre Algamish e Arkad:

- Para ser igual a mim é muito simples - disse o homem mais rico da Babilônia. – Basta entender que um décimo do que você ganha é seu.

- Isto não faz sentido – respondeu o rapaz. – Tudo o que ganho é meu.

- Você não paga o alfaiate? Não paga o padeiro todos os dias? Você não pode viver um dia sequer sem gastar, e o seu dinheiro é de todo mundo, menos seu.

“A partir de agora, reserve um décimo do seu salário para pagar a você mesmo. Use este dinheiro em seu benefício; não esqueça que os caminhos da riqueza são mágicos e estranhos. Se você cuidar bem deste décimo, ele um dia recompensará todos os seus esforços.”

Esta constatação básica de Algamish nunca estivera consciente em minha mente. É óbvio. É simples. É claro. Mas poucos de nós somos conscientes de que nosso dinheiro é de todo mundo, menos nosso. A partir deste diálogo, comecei a acreditar no que George afirmava no início do livro, que os princípios que seriam apresentados são universais e imutáveis. São eles: pague a você primeiro, isto é, reserve uma parte do que ganha para si mesmo, multiplique seus rendimentos, proteja seu dinheiro contra perdas, assegure uma aposentadoria e faça do seu lar um investimento lucrativo.

Assim como o autor do Pai Rico, Pai Pobre, George confirma que para investir é preciso tempo e estudo. Devemos procurar as oportunidades, devemos estar de olhos abertos para identificar as várias formas de aumentar os ganhos que nos cercam e principalmente, aconselhar-se com pessoas que realmente entendem do negócio no qual se deseja investir.

Porém, ao contrário de Robert Kiyosaki, George apresenta um plano prático para poupar. Ele descreve o que devemos fazer para trilhar o caminho do acúmulo de riquezas, mesmo para os endividados. Segundo George, devemos viver com apenas 7/10 de tudo o que ganhamos. Já 2/10 seriam para pagar dívidas e empréstimos adquiridos no passado e o 1/10 restante deveria ser poupado.

O homem mais rico da Babilônica garante que após pagar suas dívidas, você estará acostumado a viver com 7/10 e poderá acumular ainda mais. Isto é, poderá somar mais dois décimos à sua poupança. Além disso, ele fala quais são as características que um homem deve ter para manter o ouro perto de si. O ouro escolhe os homens de acordo com seus hábitos.

Sendo um livro fácil, direto e muito barato, leitura recomendada. Porém, se você já leu vários livros de educação financeira, talvez não acrescente nada. Mas, aí vai um conselho: se você estiver em dúvida entre ler Pai Rico, Pai Pobre ou O homem mais rico da Babilônia, leia este último. Mais uma vez, me pergunto porquê não iniciei minha educação financeira mais cedo! Nós deveríamos aprender estes conceitos no colégio!
Muriel 13/07/2013minha estante
Gostei muito de ler esse livro, foi uns dos primeiros, e quando eu for pai, darei umas tabuinhas de argila e um saco de ouro para meus filhos se virarem, kkk, brincadeira, darei esse livro..

Neto 26/12/2020minha estante
Recebi esse livro da minha filha e adorei. Parabéns pela resenha!

Adriano.Santa 31/01/2021minha estante
Ótima resenha
Parabéns

Rafael 12/02/2021minha estante
Livro fantástico pra educação financeira, regras do ouro seguem as mesmas.

O enriquecimento vem do trabalho, poupar, investir em valor , esperar e não ter dívidas...2021 passou e as pessoas ainda continuam acreditando em ganhos fáceis, em trade, acertar o futuro, 5%ao mês , e acabam terminando sem nada .

I. O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não
menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua
própria família.
II.0 ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o,
encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.
III. O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

IV. O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está
familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.
V. O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos
conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e
desejos românticos na hora de investi-lo.

Narla 08/04/2021minha estante
Só pela resenha já quero ler

Moura 10/08/2021minha estante
O livro que vai transformou meu modo de pensar o dinheiro

es_gabriel7 12/05/2022minha estante
O primeiro livro que li sobre educação financeira, foi esse, e tive uma mudança total sobre a utilização do dinheiro, transformou a minha vida para melhor!

AndreLFBorges 01/06/2022minha estante
Parabéns pela resenha! Excelente!

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 25/06/2022minha estante
Concordo com vc, como nossa vida financeira impacta todos os setores da nossa existência, isso deveria ser ensinado na escola. Ótima resenha!

Hiária 26/06/2022minha estante
Eu li ?O homem mais rico da babilônia? primeiro que ?Pai rico, Pai pobre? e tive a mesma percepção?
Contudo como a leitura de Pai Rico, Pai pobre foi secundária, foi gostosa de ler, pois era como se eu tivesse comparando as histórias similares. Como exemplo do cara que perdeu a oportunidade de comprar as cabras porque não conseguia contar todas de noite versus o cara que perdeu a oportunidade de comprar uma casa porque um vizinho deu referências ruins?
Em ambos os casos, o patrimônio se valorizou e foi oportunidade perdida?

MaurAcio 22/09/2022minha estante
Livro bom de mais já li três vezes rs

Jeferson 29/12/2022minha estante
Livro muito top.

Wilson 11/02/2023minha estante
Termino pela terceira vez a leitura deste livro, muitos novos insights recebidos

Paulo.Pinto 02/05/2023minha estante
Belíssimo resumo. Gostei muito da forma que escreveu. E estou a gostar muito ler esse livro.

Gisele526 20/12/2023minha estante
Excelente resenha! Já li os dois e tive a mesma percepção, também falo com todos para começarem pelo O Homem Mais Rico da Babilônia, é um livro menor e mais simples de ler que passam ensinamentos financeiros que transformam a vida. Pai Rico, Pai Pobre é como se fosse uma revisão desse livro com adição de poucos ensinamentos a mais, tem uma linguagem mais ?técnica? (ativo, passivo, fluxo de caixa) e apresenta novos exemplos da mesma lição do pagar a si primeiro. No próprio livro Pai Rico, Pai Pobre ele cita que aprendeu esse ensinamento no livro O Homem Mais Rico da Babilônia, esse citação está no último capítulo se não estou enganada.
Outro motivo que me faz preferir o da Babilônia é que deixa mais claro as proporções para quem está começando (1/10), principalmente para os endividados (2/20). Tenho seguido essas dicas e venho quitando as minhas dividas, fazendo a minha reserva e parei de me culpar por achar que estou gastando ao invés de pagar as contas, com tudo planejado é possível fazer de tudo um pouco ao mesmo tempo, sei que é apenas questão de tempo para as coisas de ajustarem, tem sido muito bom.

Carol Quintans Gomes 17/03/2024minha estante
Adorei a resenha Anna. Gostei do livro e você ordenou e resumiu bem. Obrigada

Vitor.lariu 23/04/2024minha estante
Livro fantástico! Leitura fácil e com bastante insights de educação e gestão financeira.

Hebert Oliveira 14/07/2021

Fantástico
Se você está iniciando a sua educação financeira recomendo ler esse livro, pois é direto, com uma linguagem fácil e com dicas práticas.
A maioria começa com pai rico pai pobre por ser mais atual e conhecido. Mas esse mostra-se de longe o melhor, não retirando o mérito do outro citado.

Foi através desse livro que resolvi por em prática os conceitos tão famosos entre os ricos.
Leiam, é um livro curto, barato e que vai agregar muito valor a sua vida.

Carol 23/01/2022

Muito bom!
A linguagem deste livro é um pouco mais difícil, mas o conteúdo dele é bem interesante. É um livro que vale à pena reler e reler.
Carla Sarmento 23/01/2022minha estante
Gostei muito deste livro

Toiço Master 23/01/2022minha estante
É top demais os ensinamentos deste livro .

Raquel.Fernandes 01/08/2021

Um clássico das finanças que eu ainda não tinha lido. Apesar da história se passar num época bem antiga, as lições são facilmente aplicáveis e adequadas para os dias de hoje.
Educação financeira é fundamental em uma sociedade que usa o dinheiro como energia para sobreviver e crescer. Questões simples como não gastar tudo que ganha e quitar dívidas deveriam ser praticadas por todos.

Layla.Ribeiro 05/09/2020

O livro nos mostra lições sobre a vida financeira de forma simplificada, utilizando a história dos babilônios, a linguagem é ótima, acredito que seria um bom livro para começar a se educar financeiramente, achei as lições válidas e importante, porém as histórias babilônicas ficaram cansativas e entediante. Para os leitores se situarem historicamente acharia que o último capítulo que faz um aporte histórico deveria ser o primeiro do livro. Esse livro éuma boa forma de ensinar para pessoas mais jovens.
Gilberto Alves 05/09/2020minha estante
Muito bem colocado!

Agnaldo 29/03/2023

Perseverar em meio as adversidades
Essa obra histórica traz ensinamentos que mesmo o tempo não é capaz de mudar. Não desistir é o segredo para alcançar grande parte dos seus objetivos, as dificuldades sempre vão nos atingir, o medo vai nos paralisar e a insegurança sobre o nosso potencial muitas vezes vai querer nos encontrar. O livro apresenta várias histórias com adversidades, dificuldades e desafios, mas que são superados quando a mente vai de encontro ao foco nos objetivos a alcançar.

Vivi 27/12/2021

Todo mundo deveria ler ainda na escola.
Um dos livros mais antigos e importantes sobre finanças pessoas que traz ensinamentos de como economizar e investir o seu dinheiro, através da sabedoria baseada nas práticas de sucesso dos antigos babilônicos.

"Faça o dinheiro trabalhar para você e não vire escravo dele."

Algumas lições:

1- Pague-se primeiro.

2- Não acredite no que a boca de um homem diz, mas sim no que suas mãos fazem.

3- Lição do livro: pessoas que agem tem mais sorte.

4- Saiba proteger o seu patrimônio.

5- Lição do livro: Invista no que você conhece.

6- Fluxo constante de dinheiro é mais importante que ganhar uma bolada.

7- Aumente a sua capacidade de ganhar dinheiro.

Jainy.Maria 25/05/2021

Livro riquíssimo em detalhes, que fala aquilo que já sabemos e precisamos por em prática, só que em uma leitura muito leve e gostosa contando histórias. Diferente de muitos livros de educação financeira com uma linguagem complexa e cansativa.

Felipe1372 24/06/2023

Excelente! Um livro pra abrir sua mente
Um livro simples e curto com histórias bem legais que te ensinam muito sobre princípios de educação financeira de uma maneira bem divertida, recomendo muito. E a frase que mais gostei desse livro foi: "Onde há determinação, o caminho pode ser encontrado".

Bual 19/09/2020

Recomendo-o a todos que desejam o êxito
Essencial para a educação financeira de qualquer um. Todos deveriam aprender no mínimo um dos ensinamentos deste livro. Durante a leitura, desejei que diversos conhecidos, que passam por dificuldades financeiras, possam tirar proveito desta leitura como eu tirei.

O livro é coleção de contos sobre histórias de pessoas que prosperam na Babilônia. Não apenas os sucessos, mas os infortúnios também.

Admirável é quanto, mesmo depois de milhares de anos, os ensinamentos do livro podem ser aplicados atualmente. Eles são tão fundamentais que considero esse livro uma mina de ouro tão próspera quanto as riquezas contadas em suas páginas.

?Os éons do tempo cobriram de areia os altivos muros de seus templos, mas a sabedoria da Babilônia permanece?.

Léo 12/01/2021

Deveria ser obrigatório
Se um dia me perguntassem qual livro eu indicaria para todas as pessoas no mundo, sem duvidas seria esse. Como gostaria de tê-lo lido muito antes, quando era mais novo, de preferência. Esse livro contém dicas valiosas para a vida, contém ensinamentos extremamente necessários e que podem evitar muita infelicidade, principalmente se tratando de finanças.
Pri 13/01/2021minha estante
Hehe coloquei na minha lista :D

Akemi 20/08/2021

No começo foi um pouco complicado e eu precisei de mais atenção pra conseguir entender e me situar. É um livro muito bom, com vários "contos" diferentes que tratam sobre finanças, motivação e a importância do trabalho. Gostei bastante pois é em formato de histórias o que me deixou empenhada no livro. Não tem grandes reviravoltas mas desde que comecei a leitura fiquei pensando continuamente no livro e aí mesmo com sono pegava pra ler acabei lendo rapidinho. Gostei bastante, e sempre guarde 1 décimo de seus ganhos

Marcos774 23/04/2023

Onde a determinação o caminho pode ser encontrado.
Sempre quis ler esse livro,todas as resenhas que via o pessoal falavam bem dele,a maioria das pessoas bem sucedida financeira também indicavam,e agora que terminei de ler entendo o motivo.Realmente recomendo e irei colocar na minha lista de favoritos.
Tentarei colocar em prática todos os ensinamentos, Engraçado que muitas das histórias desse livros podemos ver no nosso cotidiano,as pessoas compra e fazem tudo para agradar os outros,entrando em dívidas para se inflamar seu ego e passa uma imagem que nao condiz com sua atual realidade.

Pam99 19/01/2022

História da Babilônia
É um livro bom, rápido de se ler. Não chega a ser cansativo, tem muitos ensinamentos e um pouco da história da Babilônia. Eu fico de cara como era um lugar rico e tinha tanto conhecimento. Gostei dos ?meios simples para engordar a própria bolsa?.