O Além e a Sobrevivência do Ser

O Além e a Sobrevivência do Ser Léon Denis

Resenhas - O Além e a Sobrevivência do Ser

Reginato 18/08/2023

Além da Sobrevivência
A morte não nos muda e, no Além, somos apenas o que nos tornamos neste mundo.

A própria alma constrói seu destino. A cada renascimento traz, dos seus trabalhos anteriores, o fruto, que se revela pelas aptidões, pelas faculdades de assimilação, pelas tendências, pelos gostos. Traz também o capital moral que suas vidas passadas acumularam. Conforme a seus méritos ou deméritos, conforme ao bem ou ao mal praticado, a nova vida lhe será feliz ou desgraçada, dominada pela fortuna ou pelo revés.”

Constrói a narrativa do casos, dos problemas que o Espiritismo sofria na época, como ele negava e ainda trazia justificativas para aquelas pessoas que trabalham somente por desmentir a doutrina.
Uma parte que gostei muito e que sempre acaba sendo minhas favoritas quando são dos livros de Léon, são os relatos de Espíritos que se manifestaram em diversos lugares do mundo, o que mais me chamou atenção foi o caso da manifestação de um espírito que desencarnou no naufrágio do Titanic em 1912, me arrisco a dizer que seja a parte favorita de todos que acabam lendo esse livro.

Outro ponto muito positivo dos livros do mesmo, são as referências de jornais e revista da época, e ainda faz questão de colocar essas referência em cada exemplo que ele traz durante todo o livro.

Por se tratar de um livro de época, a escrita é um pouco fadonha e repetitiva, porque o objetivo é provar a existência da vida após a morte. Particularmente para uma pessoa que ver espíritos e acredita na vida após a morte, o livro fica um puco chato de ler.(Opinião minha)
Márcia Régia 18/08/2023minha estante
Parece interessante.

viihast 21/07/2023

"O Além e a Sobrevivência do Ser" é a minha segunda leitura de Léon Denis e talvez a que eu estava mais ansiosa para ler deste autor, é um livro que me deixou apaixonada na forma de escrita de Denis, amei a forma como ele constroi a narrativa do casos, dos problemas que o Espiritismo sofria na época, como ele negava e ainda trazia justificativas para aquelas pessoas que trabalham somente por desmentir a doutrina.
Uma parte que gostei muito e que sempre acaba sendo minhas favoritas quando são dos livros de Léon, são os relatos de Espíritos que se manisfestaram em diversos lugares do mundo, o que mais me chamou atenção foi o caso da manifestação de um espírito que veio a desencarnar no naufrágio do Titanic em 1912, me arrisco a dizer que seja a parte favorita de todos que acabam lendo esse livro.
É um livro incrível de ser ler, acho que se tivesse algo negativo para trazer nessa resenha, seria só a divisão de capítulos, existem apenas 2 capítulos, ao meu ver poderia ter sido melhor reorganizado, porém a leitura é tão interessante e acaba fluindo tão bem, que isso é acaba passando despercebido.
Indico muito esse livro para aqueles que estão iniciando na doutrina e querem algo mais aprofundado, ou para aqueles que querem ler algo de Léon Denis e nao sabem por onde começar, esse é um excelente começo, um livro curto, de fácil entendimento, cheio de relatos para nos fazer refletir.

"A morte não nos muda e, no Além, somos apenas o que nos tornamos neste mundo."

"A própria alma constrói seu destino. A cada renascimento traz, dos seus trabalhos anteriores, o fruto, que se revela pelas aptidões, pelas faculdades de assimilação, pelas tendências, pelos gostos. Traz também o capital moral que suas vidas passadas acumularam. Conforme a seus méritos ou deméritos, conforme ao bem ou ao mal praticado, a nova vida lhe será feliz ou desgraçada, dominada pela fortuna ou pelo revés."

"Tudo o que fazemos recai sobre nós pelo tempo adiante em felicidade ou em dores."

"Oh! muito teremos que fazer, nós os missionários do Cristo novo, e não nos faltará trabalho na vinha do Senhor; mas, que alegria para o apóstolo é sentir que sua missão se precisa e se dilata, ver que a morte, longe de imobilizar o homem sob a lápide do sepulcro, lhe aumenta, estende, amplifica as faculdades, que a liberta das dúvidas, das hesitações, dos falsos escrúpulos que lhe turbavam a consciência!"

"O amor, qualquer que seja o mundo em que se esteja, é a força, o eixo das esferas que gravitam em suas órbitas. Na natureza, nos infinitamente pequenos, é o amor, antes de tudo, que guia o instinto. No homem, na sociedade inteira, é o amor que forma as simpatias, que torna possíveis as relações dos humanos entre si. Seja qual for a expressão sob a qual o queiram deformar, seja qual for o nome com que o ridiculizem, se analisardes um pouco, encontrareis sempre o amor, o amor mais ou menos purificado, que existe em todo ser. Ele é o centro, a causa. Reina no lar. É sobre suas fiadas que se constrói a família, a família que perpetua, no tempo e no espaço, a longa série dos séculos, marcando o progresso das humanidades. E é também o amor que rege as amizades sólidas."

"Desde o menor até o maior, amai; e, em vossos corações, em vossas almas, correrá a fonte de vida. Sim, é necessário amar ainda, amar sempre, ensinando, continuando a propagar, em toda a sua grandeza, a filosofia que encerra o porquê dos destinos humanos. Trabalhai a terra; deixai que nela entre a relha do poderoso arado do amor e, um dia, as messes louras germinarão ao sol radiante do futuro. Propagai sem descanso. Propagai amando."

"A morte não nos muda e, no Além, somos apenas o que nos tornamos neste mundo. Daí a inferioridade de tantos seres desencarnados."

"Todas as almas que se amam tornam a encontrar- se, a fim de prosseguirem juntas na sua evolução ascendente, de vida em vida, de mundo em mundo, e subirem para a perfeição, para DEUS, banhadas de uma luz cada vez mais viva, ao seio de harmonias sempre e sempre mais grandiosas."

"Trabalhando para si mesma, corre- lhe o dever de trabalhar para os outros, para a elevação de todos, para a marcha progressiva das Humanidades, para a unificação dos pensamentos, das crenças, das aspirações. Orientando para um ideal grandioso de porvir, de progresso moral, de luz, na vida sempre renovada, pela qual todos os seres se encontram unidos numa íntima solidariedade, numa comunhão de verdade e de amor, o homem chegará a melhor conhecer, a melhor compreender, a melhor servir a DEUS."

"Sim, há um Além! sim, há outras vidas! Dos nossos sofrimentos, trabalhos e lágrimas nada se perde. Nenhuma provação é inútil, nenhum labor sem proveito, nenhuma dor sem compensação... Tende confiança em vós mesmos, confiança nas forças interiores que possuís, confiança no futuro sem- fim que vos está reservado. Tende a certeza de que há no Universo uma Potência soberana e paternal, que tudo dispôs com ordem, justiça, sabedoria e amor. Essas ideias vos inspirarão mais segurança na vida, mais coragem na prova, mais fé em vossos destinos. E avançareis com passo firme pela estrada infinita que se abre diante de vós."

"O purgatório e o inferno se encontram nas amarguradas existências terrenas, por meio das quais resgatamos um passado de culpas, purificamos nossas consciências, aliviamos nossas almas e nos preparamos para novas ascensões."

"Só a dor, efetivamente, pode consumir e destruir os germens impuros, os fluidos grosseiros que tornam pesado o ser psíquico e lhe retardam a elevação."

"A filosofia das vidas sucessivas vem restabelecer o equilíbrio e mostrar- nos que a mesma ordem admirável se verifica nas duas faces do universo e da vida, que se reúnem e fundem numa unidade perfeita."

"Fios misteriosos ligam todos os seres e todas as coisas. O amor e o ódio são forças atrativas. Todos os que se hão amado, todos os que se hão odiado se reencontrarão cedo ou tarde, a fim de que a afeição que une os primeiros aumente ainda e se apure e que a aversão que separa os outros seja vencida por melhores relações e mútuos serviços."

Carlo Enrico 19/10/2020

um estudo incrível sobre um tema que pode ser muitas vezes controverso.

Volnei 08/09/2020

O Além e a Sobrevivência do Ser
"A obra traz um estudo aprofundado sobre vários aspectos da espiritualidade . O autor afirma que a morte não é mais que uma porta aberta para formas implacáveis, imponderáveis da existência As manifestações espiritas obedecem regras tão precisas quanto as da ciência .São raros os livros que fazem qualquer comentário referente aos que morreram no acidente que vitimou varias pessoas com o naufrágio do navio Titanic . Este livro nos traz o relato bem interessante de uma das vitimas deste acidente ocorrido em abril de 1912, onde muitas pessoas vieram a falecer. O espirito chega a afirmar que o sofrimento foi muito maior para os sobreviventes do que para aqueles que vieram a perecer em tal acidente .Depois desta mensagem ainda foram produzidas mais duas mensagens neste contesto. A obras nos traz um alerta com relação aos excessos que são prejudiciais em qualquer circunstancia.Assim nos traz um alerta nos é apresentado para que não aceitemos tudo sem que haja um critério rigoroso sobre aquilo que nos é apresentado,A doutrina da reencarnação é a que apresenta uma lógica maior que as demais crenças para explicar todos os problemas que a vida nos oferece..

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

jumorgensten 18/10/2019

A obra possui menos de 100 páginas em apenas dois capítulos e tem o autor mostrando através de fatos a existência pós morte ou em desdobramento no sono.

Pegando exemplos de livros seus (com alguns spoilers), de Alexandre Aksakof, de revistas e jornais da época, Léon vai esquematizando e mostrando fatos reais em situações cotidianas normais.

Uma das histórias é a do deputado Major Carne Rachse ocorrida no dia 14 de maio de 1905. O mesmo estava em casa por causa de uma indisposição e estava preocupado com a votação no Parlamento. Acabou se desdobramento e materializando no lugar. A maioria das pessoas presentes conseguiram enxergá-lo e até tentar conversar com o mesmo.

Outro evento interessante e chamou a minha atenção foi do rapaz em guerra e a mãe estava fazendo uma festa. Do nada o moço surgiu na frente da senhora todo machucado, principalmente no rosto. Dias depois foi descoberto a morte do filho com tiros na cabeça.

Também tiveram as passagens do filho querendo que os pais sejam avisados do seu desencarne, uma vítima do Titanic manifestando-se dias depois do acontecido, entre outras histórias.

Apesar do livro ser curtinho e o texto ser de fácil entendimento apesar de antigo e da linguagem, a leitura em si é um pouco demorado por causa das muitas informações.

Essa obra é uma coringa para todos os momentos. Se você terminou uma leitura longa, se quiser ler algo incrível do autor ou aprender um pouquinho mais sobre materializações e desdobramentos e por aí vai...

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/10/18/o-alem-e-a-sobrevivencia-do-ser-leon-denis/