Pao por Deus

Pao por Deus Maria Eli Braga Mannrich

Resenhas - Pão-por-Deus

Paulinha 16/01/2013

Pão-por-Deus
Um ótimo livro, apesar de um tanto maçante. Como foi publicado pela editora da própria Universidade em que a escritora estudava, nada mais do que esperado.
Maria Eli Braga conseguiu reunir nesse livro um hábito antigamente comum da região sul do Brasil. Apesar de muito mais famoso em Santa Catarina, também apareceu um pouco no Rio Grande do Sul.
Pão-por-Deus é um tipo de poema, escrito em corações enfeitados que são enviados para todas as pessoas queridas. Seu amor, mãe, padrinho, vizinho... Quanto mais enfeitado, maior a afeição do remetente para o destinatário.
É um hábito antigo há muito esquecido que deveria ser notificado pela população brasileira. Eu mesma não fazia ideia de que existia algo como o Pão-por-Deus. E acredito que esse costume deveria ser divulgado para que outras pessoas soubessem sobre essa cultura praticamente perdida.
Muitas pessoas em Santa Catarina lutam para que o Pão-por-Deus continue vivo entre sua população, apesar de não ser mais tão comum.
Eu, particularmente, espero que o Pão-por-Deus possa ser recuperado e que outras pessoas possam ter consciência desse costume que descobri ser tão lindo e estimado pelos santa catarinenses.