The Illustrated Man

The Illustrated Man Ray Bradbury

Resenhas - The Illustrated Man

Lili Machado 15/10/2012

18 tatuagens, 18 contos, 18 visões do destino da humanidade.
Ray Bradbury traz maravilha à vida. Para o autor, a maior força do universo é a natureza humana. Suas coletâneas de contos são, normalmente costuradas por um tema em comum.
Nos 18 contos desse livro, a tecnologia desperta os intintos mais primitivos e os sonhos tomam dimensões inimagináveis, num caleidoscópio de magia, imaginação e verdade: tatuagens que criam vida, uma chuva de milhões de anos, rituais da última noite do mundo...
Um homem é encontrado com tatuagens em seu corpo – cada uma respresentando um conto do futuro. 18 tatuagens, 18 contos, 18 visões do destino da humanidade.
Ele era um cenário de foguetes e pessoas, em tal detalhamento intrincado e colorido, que podia-se ouvir murmurando, as vozes das multidões que habitavam seu corpo.
Bradbury se apresenta como um narrador anônimo, que se encontra com o Homem Ilustrado – cujo corpo inteiro é coberto de tatuagens exóticas.
Cada ilustração apresenta um conto:
• crianças levam um jogo de realidade virtual às últimas conseqüências,
• astronautas entram em nossa atmosfera sem uma nave espacial,
• aliens invasores conseguem aliados improváveis em nossos próprios filhos,
• Marte é colonizado por negros fugidos dos preconceitos da Terra e esperam com apreensão a chegada de uma nave terrestre pilotada por um branco,
• guerreiros de outro planeta atacam a Terra e são surpreendidos e conquistados pelo sedentarismo e cultura rasa de nosso planeta,
• sacerdotes viajam para Marte para estudar os pecados marcianos e espalhar a palavra de Deus,
• uma cidade inteira é construída sobre pilares de vingança da mente de seus construtores,
• autores de contos de terror que foram banidos da Terra só conseguem se manter vivos pelas poucas páginas que restaram de seus livros censurados.
Apesar de ter sido escrito entre 1940 e 1950, as estórias estão atualíssimas.
As idéias de Bradbury sobre o lado melancólico da humanidade estão muito bem representadas com sua marca pessoal e poética. Os contos são apenas formas de apresentar estas idéias ao público leitor.
O pano de fundo de ficção científica é apenas um detalhe, para suas fantasias e sonhos.

MaPetrini 21/02/2022

60 anos de escrito e o mundo continua igual.
É um livro que incomoda. Apesar de ter sido escrito já há bastante tempo, as críticas continuam atuais. Por trás dos contos existe traição, discórdia, racismo, e todos os lados ruins do ser humano.

brufaber 15/02/2023

Ilustrações e contos e realidades atemporais
"We're all fools," said Clemens, "all the time. It's just we're a different kind each day. We think, I'm not a fool today. I've learned my lesson. I was a fool yesterday but not this morning. Then tomorrow we find out that, yes, we were a fool today too. I think the only way we can grow and get on in this world is to accept the fact we're not perfect and live accordingly."
"The Illustrated Man" apesar de ter sido publicado na década de 50, possui uma riqueza de críticas que se relacionam a atualidade. Nesse livro, o homem ilustrado tem diversos desenhos em sua pele que parecem se tornar realidade, eles contam histórias criativas que demonstram o "lado negro" da sociedade.
Eu realmente gostei desse livro, ele é original e interessante, sua escrita é inteligente e as histórias parecem temer um futuro sem liberdade. No entanto, para mim a leitura foi um pouco densa e cansativa, mas nada que desmereça a genialidade dessa obra.