O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

pinkstarisblue 07/03/2024

Lindo, sensível e muito triste
Achei muito fofo e sensível, uma escrita incrível e poética. Gostei muito de como o amor deles tem relação com a passagem do tempo das estações. Acho interessante historias infantis que nem sempre os finais são felizes, e nem todos os amores dão certo. As vezes fui gato malhado, as vezes fui andorinha sinhá.

Eu amo historia de amores impossíveis e sempre fico triste no final.

Antonio Maluco 05/03/2024

Infantil
O livro conta várias histórias de vários animais brasileiros pelo grande escritor Jorge Amado e acho que é o primeiro livro infantil que vejo do escritor Jorge Amado.

dudaemseumoodleitora 25/02/2024

A fábula de Jorge amado encanta qualquer um, acredito que mesmo sendo feito para crianças qualquer pessoa pode lê e aprender coisas do cotidiano com ela já que a leitura é curta e fluida.

Andreia.Machado 01/02/2024

Fábula fabulosa!
Eu não conhecia muito de Jorge Amado, só o que chegou até as telas de TV. Essa fábula me surpreendeu, uma leitura deliciosa, rica em detalhes da natureza e da fauna que nos tocam, mas ao mesmo tempo tão humana na condução da historia de amor entre o gato malhado e a andorinha Sinhá. Foi triste, mas bela. Foi delicada e engraçada. E me surpreendeu!

Robremir 24/01/2024

Poesia em prosa
Uma das mais belas introduções de texto que já passou pelas minhas mãos. Que coisa linda esta fábula.

Delicada e profunda é a relação entre o gato e a andorinha e toda a sociedade animada e inanimada que os cerca. E como uma relação profunda pode transformar tudo à nossa volta.

O texto foi um presente do Jorge para o filho. Acho que o presente é o segundo parágrafo de A estação do Inverno:

Enganava-se a Rosa-Chá quando pensava que o Gato Malhado vivia solitário e não tinha nada no mundo. Bem ao contrário, ele tinha um mundo de recordações, de doces momentos vividos, de lembranças alegres. Não vou dizer que fosse feliz e não sofresse. Sofria, mas ainda não estava desesperado, ainda se alimentava do que ela lhe havia dado antes. Triste no entanto, porque a felicidade não pode se alimentar apenas das recordações do passado, necessita também dos sonhos do Futuro.

Jorge Amado resumiu para o filho, o propósito de viver uma boa vida neste simples parágrafo e nesta bela fábula.

mdjuliana 22/01/2024

Jorge escreveu esse livro pro seu filho. Longe de mim me comparar com o Jorge Amado, mas essa história parece as que conto pra minha afilhada dormir, com a diferença de que minha audiência, apesar de sonolenta, é exigente e eu sempre preciso terminar com finais felizes.

Bia(; 11/01/2024

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Gostei muito da leitura
Um livro Simple e uma história muito interessante que fala sobre uma Andorinha e um gato que vivem um amor proibido.
Mesmo que o final não seja muito feliz ):.
Mas mesmo assim recomendo muito o livro!

laurinhagti 10/01/2024

Maravilhoso
Um dos meus livros favoritos de infância, tem uma linguagem infantil mas trata do amor de uma forma muito linda e simples. Me apaixonei pelo gato e pela andorinha e a forma como o livro é contato através das estações é muito tocante e simbólica. Amo d++++¥

Érica 03/01/2024

Eu vi uma montagem teatral desse livro e fiquei apaixonada pela história.
Resolvi comprar pra minha filhinha ler e, estando ela com o pai por esses dias, não me aguentei e li antes. E que sabor!
A história é linda, engraçada, triste e talvez eu espere um pouco mais para ler para Cecília ?

lorrana29 21/12/2023

Gostei
Eu não acredito que torci para um gato ficar com uma andorinha!?
A historinha é muito boa e, as vezes, tem até uns momentos engraçados!!!

thawarael 08/12/2023

Um taciturno fim de semana
Poético, triste e infantilmente adulto. A escrita do Jorge Amado é pomposa na medida certa, profunda como um mar escuro. Sua criação de mundo nos faz, literalmente, enxergar romance entre o Vento e a Manhã. Um gato malhado e uma andorinha chamada Sinhá. Jorge Amado deu a melancolia de si - guardada em fábula, em desenhos coloridos e um humor mudo - como um presente ao seu filho.

Marcelo Paixão 21/09/2023

Ótima hisória
Já ouvi falar muito desce livro, sobre a história e pelas ilustrações do Carybé (essa versão não boa qualidade das imagens). Muito realista e profunda, sobre dois mundos tão distantes.

Carolina 09/09/2023

Foi uma leitura meio chatinha, demorei bastante para terminar, porém a história é interessante. É uma ótima ideia para um livro e se tivesse uma escrita mais fluida teria gostado muito mais.

Taly 31/08/2023

Um romance infantil
Uma história infantil com um final bem diferente, trazendo uma trama complexa e cheia de nuances da vida real!

Mary.Astoc 08/08/2023

A lei antiga que separa gatos e andorinhas
"Desde o início dos tempos, gato com gata, pássaro com pássaro, pato com pato, cão com cadela, é a lei antiga!"

Como uma das primeiras leituras do ano (mesmo escrevendo essa crítica apenas quase seis meses depois), temos o livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado, leitura obrigatória da escola, o que por si só prejudica boa parte da experiência.

Houve inúmeros fatores que interferiram na minha opinião sobre a obra, como ser obrigada a ler em um ritmo que não é o meu e a frustração pelo único livro da tão rica literatura brasileira obrigatório pelo sistema educacional português há mais de 25 anos ser este, embora eu possa listar inúmeros outros. Independentemente disso, é inevitável não refletirmos sobre a moral que a obra nos traz. Uma moral que infelizmente se encaixava perfeitamente na época do meu pai (que nasceu próximo à publicação do livro) e nos tempos em que vivo hoje e, infelizmente, acredito que seja uma moral que se encaixará na época dos meus filhos e netos. Isso me leva a criticar a intolerância demonstrada no livro, que vai bem além da ficção. Não vou comentar muito mais aqui para evitar spoilers.

Concluo, após ler inúmeras outras críticas, que, pelas circunstâncias, acredito que não pude aproveitar tanto esse livro como deveria, e pretendo relê-lo daqui a alguns anos, quando as circunstâncias e até minha mentalidade forem outras.