O Erro de Narciso

O Erro de Narciso Louis Lavelle

Resenhas - O Erro de Narciso

Rafael.Giuliano 16/01/2013

Uma reflexão sobre nosso papel no mundo!
É virtualmente impossível fazer uma única resenha de um livro que consegue tratar de uma variedade imensa de temas e reflexões acerca da condição humana.A partir do mito de Narciso, Lavelle explora nossas relações com o “outro” e com o “eu” de maneira clara, quase didática, porém, sem um doutrinamento exacerbado.
Aqui percebemos as primeiras pinceladas de sua tese propositiva sobre a “Presença Total”, num resgate do valor das ações que realizamos, tanto quanto pelos resultados que almejamos com estas.
E é a partir deste “realizar” que o autor no convida a rever o conceito de vocação, como de fato um convite à ação, à exploração de um potencial, um talento, que só se torna real quando extraído da sua virtualidade e transformado em ação concreta.
Ele permeia uma profunda crítica à maneira como lidamos com nosso ego e nossos medos, bases para os agente limitadores em nossa missão de nos realizarmos. E propõe, de maneira clara e objetiva, que o exercício de conhecer a si mesmo passa pelo ato de se reconhecer no outro, percebendo o que o outro reflete de volta daquilo que você oferece.
Estes textos, somados aos aforismos de “Regras da vida cotidiana”, correspondem a um arcabouço de reorientação, propostas de princípios que podem contribuir para que os mais diferentes perfis de pessoas possam, de fato, encontrar seu lugar e propósito nesta comunidade planetária.
Em tempo, devo comentar sobre o fato de que o autor tem uma formação religiosa pautada no cristianismo que se percebe em algumas relações, analogias e conceitos propostos. Porém, reafirmo como humanista secularista, que seus textos, com a devida abstração, tem muito a contribuir com nossa visão de mundo e sobre nossos papeis, potenciais e reais!

RGiuliano