Manfelos

Manfelos Rafael de Souza

Resenhas - Manfelos

Sol Brasil 19/07/2013

Resenha: Manfelos - A distorção da realidade
O livro nos apresenta Fred Gordon, um rapaz de 18 anos, que mora no Canadá com sua mãe. Fred começa a ter vários sonhos estranhos que se repetem dia após dia. Em uma noite de sonho, ele liga para seu amigo Leonardo, para que eles possam conversarem sobre esses sonhos. Mas ele não imaginava que esse encontro ia render muita coisa misteriosa. Se vê repentinamente rodeado por conspirações e perigos, tendo como cenário a cidade Manfelos.

Fred então descobre que seus sonhos eram lembranças e que Manfelos precisa de sua ajuda. Ele segue em frente, mas sua cabeça esta dividida entre o desejo de voltar para casa e ficar com sua família ou ficar e ajudar seus novos amigos e salvar o povo de rei de Manfelos.

"Manfelos é uma cidade grande ou pelo menos foi, antes que algo estranho acontecesse. Agora, como pode ver, nosso povo vem morrendo a cada dia e os prédios têm ficado somente na história. Precisamos descobrir exatamente o que causa isso e impedir a nossa própria morte. Como sabe também, ninguém sai e ninguém entra. Estamos presos, incontestavelmente, nesse campo de guerra."
Página 107

Gostei muito da capa, e o autor esta de parabéns, com a narração desse livro. Manfelos é apenas o primeiro livro da série. Então imagino o que ainda estar por vir. A muito o que esclarecer e contar. Recomendo.

site: http://www.loveebookss.com.br/2013/07/resenha-manfelos-distorcao-da-realidade.html

Gih Figueiredo 31/01/2013

Um prato cheio para aqueles que gostam de histórias originais, cheias de suspense e cenários degradados.
Fred Gordon nunca poderia imaginar que aquele conto traria-lhe experiências tão fantásticas em seu futuro. Aos 9 anos de idade, seu pai, Matheus, volta de uma repentina viagem e, durante um acampamento, fala-lhe sobre uma cidade que foi submetida às maldades de seu governante, onde seu povo passa por experiências assustadoras. Por fim, Matheus mostra a Fred uma pedra, que, supostamente, era encantada e estaria ligada a tudo. Dois meses depois o garoto fica órfão de pai.
Nove anos se passaram e Fred ainda é atormentado por sonhos referentes àquela história, mas nunca havia sido tão claro quanto naquela específica noite. Ele liga para seu amigo, Leonardo, com uma imensa necessidade de desabafar e o convence a se encontrar com ele. Essa foi, na realidade, uma péssima ideia.
Um vento gélido começa, luzes dos postes estouram, um estranho homem com uma capa aparece dizendo querer proteger Fred, uma fuga se inicia e, em seguida, a primeira batalha. Por fim, após um desmaio, Fred e Leonardo acordam na entrada de uma estranha cidade chamada Manfelos. O cenário do lugar não poderia ser mais apocalíptico. Todavia, enquanto lutam para encontrar o manuscrito que diz como derrotar Madraco, o governador da cidade, criarão fortes laços com Spellver, Sr. Johnson, e as gêmeas Judy, a loira, e Blunnie, a morena com quem Fred viverá as mais profundas experiências.
Manfelos - A Distorção da Realidade foi uma história que me cativou bastante. No prólogo o autor, Rafael de Souza, diz: "as ideias que deram início a esta história vieram de muita leitura e fantasia, provenientes dos livros de J. K. Rowling". Bom, isso é bastante nítido em alguns trechos do livro, embora eu só tenha visto os filmes da saga protagonizada por Harry Potter. Mas, as referências são bastante sutis, não dando o ar de fanfic.
O romance entre Fred e Blunnie, inicialmente, não me convenceu. Começou muito repentino, um beijo para aliviar a carência - interpretei eu - que resulta em uma grande paixão. Porém, no fim, gostei de como foi, do resultado. Já a amizade entre Fred e Leo, foi legal desde o início. A relação dos dois tem aquele quê proveniente das mais verdadeiras amizades, daquele tipo "te amo, seu bosta". E eu simplesmente adoro isso.
Contudo, o que mais gostei no livro foi a maneira do autor escrever. A história, além de muito bem redigida, possui uma certa característica poética, que percebi através das palavras utilizadas para a descrição das paisagens, personagens e sentimentos. Estas palavras, tão bem selecionadas, trouxeram um aspecto ainda mais fantasioso para a história, com toques sentimentalistas que me encantaram.
Parabenizo ao autor por ter essa visão e esse talento, ainda mais por ser tão jovem. Normalmente homens não tem lá uma percepção muito boa pra isso, preferem tudo muito direto, mas o Rafael seguiu uma trilha diferente e isso resultou em uma história que prende quem a lê.
A capa do livro, embora simples, é muito bonita. Não há testuras diferentes, porém os tons escuros do casaco do homem e a floresta ao fundo ajudam nas sensações relacionadas à história. Gostei também da contra capa, não é comum vê-la totalmente preenchida, no caso, há a imagem de uma floresta e, sobreposto, o mesmo texto da capa.
Bom, para finalizar esta resenha, nada mais justo que comentar sobre a edição do livro e o motivo de minha nota 4.
Erros de colocação de vírgula eram bastante comuns, porém não dos mais gravíssimos, nada que atrapalhasse o entendimento da história. Esse foi um dos fatores que fizeram Manfelos perder uma estrela. O outro foi algumas repetições em relação ao pensamento de Fred por estar em Manfelos. No início do livro o narrador falava a mesma coisa, dando aquela impressão de "já li isso antes" repetidas vezes. Mas a evolução do personagem fez esses pensamentos ficarem em segundo plano, embora eu não tenha me esquecido. E que evolução de personagem...
Não posso deixar de comparar o Fred antes de Manfelos com o Fred depois de Manfelos. Essa é uma história de batalhas e heróis. É claro que o nosso mocinho vai fazer muita burrada, mas depois vai salvar muita gente.
De fato me encantei com esse livro, e anseio muito para o lançamento dos próximos volumes. Recomendo bastante a leitura de Manfelos para todos aqueles que gostam de histórias originais, cheias de suspense e cenários degradados. É um verdadeiro prato cheio!

Resenha originalmente publicada em: http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/2013/01/resenha-manfelos-distorcao-da-realidade.html

Suellen 26/01/2013

Fred Gordon é um adolescente comum, que vive com a mãe e a irmã. Sempre sonhava com um acampamento no qual estava com seu pai, algum tempo antes deste falecer. Porém esta noite foi diferente. O sonho foi o mesmo, mas dessa vez conseguiu lembrar de toda a conversa com Matheus, seu pai, que lhe contava uma história estranha sobre um rei mau e poderoso, pedras com poderes mágicos e uma cidade em ruínas com um povo sofrido.
Fred precisava compartilhar isso com alguém e a pessoa certa era Leonardo, seu melhor amigo. Sabia que Léo viria, mesmo ainda sendo madrugada.
O que eles não esperavam é que no meio do encontro acontecesse coisas estranhas e inexplicáveis, que os deixaram numa temida escuridão em plena rua.
"Os lampiões da rua de trás vinham sendo estourados um após o outro, fazendo uma espécie de zigue-zague. O ar começou a esfriar ainda mais, causando um pesado algor entre os bairros silenciosos. Os arvoredos puseram-se a balançar, farfalhando sombriamente." [pág. 33]
Os garotos foram atacados no meio da rua escura e salvos por um homem desconhecido, que os levou para uma floresta, onde foram atacados novamente, perdendo a consciência. Acordaram em um lugar jamais visto que tinha uma velha placa indicando a cidade: Manfelos.
Na cidade eles conhecem o homem que os salvou, Spellver, seu pai Sr. Johnson e duas belas garotas gêmeas, Blunnie e Judy.
Fred então se depara com a história contada pelo pai há anos. Estava na cidade em ruínas, existiam pedras mágicas e o mais inacreditável é que o consideravam como o único capaz de salvar a todos, enfrentando o rei Mandraco.
"Era humanamente impossível imaginar que agora estava dentro das loucuras sonhadas. Fazendo parte de qualquer coisa que não parecia real aos olhos, mas já não se podia negar que estava ficando à beira da loucura. O fato é que nada era anormalidade. As histórias eram sólidas e se materializavam cada vez mais diante de si." [pág. 93]
Fred se vê, então, obrigado a participar de uma batalha que julga não ser sua. Sua mente está confusa; deseja ao mesmo tempo, voltar para casa, proteger seu amigo, salvar aquele povo e ficar perto de Blunnie. Porém, o que ele não poderia imaginar era que não enfrentaria apenas um homem comum.

Minha opinião

A história de Fred Gordon é realmente interessante, emocionante e fora do comum.
O livro foi muito bem escrito e revisado. A capa é bonita, mas deixou um pouco a desejar, pois poderia mostrar algo mais sobre a história em si. A diagramação é simples e as folhas são amarelas (o que, na minha opinião, facilita ainda mais a leitura).
O que gostei mais do livro foi a forma como o autor a escreveu, utilizando uma linguagem simples, leve e jovial, fazendo com que a leitura fluísse mais facilmente e o leitor se sentisse mesmo na história. Super recomendo =) e já estou curiosa pela continuação.

Rose 09/10/2012

Manfelos é o primeiro volume de uma série formada por:
Vol. 1 - Manfelos - A Distorção da Realidade;
Vol.2 - Manfelos - Repercussões do Caos;
Vol.3 - Manfelos - A Retenção de Esmallerz;
Vol.4 - Manfelos - Origens.
Por ser o volume 1, como o próprio prólogo explica, o livro começa contando a vida de Fred Gordon. Um garoto até então normal de 18 anos que vivia no Canadá com a mãe e a irmã. Depois de um sonho que teve com seu falecido pai, a vida de Fred muda radicalmente, e por tabela a de seu amigo Leonardo, que mesmo sem querer entra nesta aventura.
Fred acaba descobrindo que é a quinta geração de um único feiticeiro, e que por isso é o único capaz de derrotar Esmallerz, o demônio que fugiu do inferno e tomou o corpo de Mandraco, o rei de Manfelos. Por conta disso, Manfelos está sendo destruída, pois Esmallerz faz as pessoas adoecerem, perderem as esperanças e morrerem. Ele espalha o caos pela cidade.
Mas, para por fim a toda esta maldade, Fred e seus novos amigos precisam conhecer "a profecia", que explica como derrotar este forte demônio.
É um livro repleto de lutas, a eterna luta entre o bem e o mal. A realidade de Fred parece um sonho, e seus sonhos são chaves para a realidade. A história é interessante, mas eu não me identifiquei com a história e nem com os personagens. Apesar do ritmo até rápido dos acontecimentos, não me senti muito empolgada com a leitura. Isso talvez tenha ocorrido por conta de dois detalhes, a linguagem dos meninos em alguns momentos não combina com a faixa etária deles ou a época. Pelo que pude ver os acontecimentos se desenrolam em uma época próxima a que vivemos, pois é citado celular e aparelhos eletrônicos. Para vocês terem uma noção do que estou falando, separei algumas palavras ditas por Leo e Fred:
Galeando= movimento de zigue zague;
Pressuroso= apressado;
Amarfanhado= amarrotado.
Não acho que rapazes da nossa época saiam usando estes termos no dia a dia durante uma conversa. Outra coisa que achei um pouco fora da realidade, foi o fato de ao acordar do sonho que teve com seu pai, Fred ligar para seu amigo no meio da madrugada e combinar de se encontrar com ele em uma praça, que naquele horário lógico estaria deserta. Não acho que dois jovens fariam isso, um encontro no meio da madruga apenas para falar sobre o sonho que tivera. Porque não pelo próprio celular ou no outro dia? Achei estranho. Como eu disse, não houve uma empatia minha com a história, mas mesmo assim quero ler a sequência de Manfelos e ver em como tudo isso vai acabar.

Vanessa Sueroz 01/10/2012

O livro conta a história de Fred Gordon, um adolescente de dezoito anos que mora com a mãe no Canadá. Fred acredita ser um adolescente normal, porém ultimamente tem tido uns sonhos estranhos que se repetem dia após dia, o
problema é que não é um sonho qualquer é como se fosse uma lembrança reprimida de quando ele tinha nove anos de idade e estava acampando com seu pai.

Em uma das noites Fred acorda com o mesmo sonho de sempre e liga para o melhor amigo Leonardo para que possam conversar, e ambos vão se encontrar de madrugada em um parque próximo a casa deles, e é quando a história começa.

“Ouça…Pessoas más nem sempre voltam a ser o que eram e, provavelmente, querem fazer com que todas as outras também sejam assim. Nunca se deixe levar pelo poder, e sim pelo coração, pela amizade. Saber discernir entre o que é certo e o que é fácil, muitas vezes, mexe terrivelmente com a nossa cabeça.”

Os dois adolescentes são atacados por pessoas que eles não conhecem e acabam sendo salvos por um homem misterioso. Quando os dois meninos acordam eles estão em um lugar que nunca ouviram falar, Manfelos, que esta totalmente destruída, e lá são apresentados aos seus salvadores, Spellver, Sr. Johnson, Blunnie e Judy.

“Era humanamente impossível imaginar que agora estava dentro das loucuras sonhadas. Fazendo parte de qualquer coisa que não parecia real aos olhos, mas já não se podia negar que estava ficando à beira da loucura. O fato é que nada era anormalidade. As histórias eram sólidas e se materializavam cada vez mais diante de si. “

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/manfelos/

Rotina Agridoce 11/09/2012

bom
veja a resenha aqui em meu blog:

Resenha :

Conta a história de Fred Gordon, um adolescente que mora com sua família em Balfohein, Canadá.
Fred tem tido o mesmo sonho repetidamente, no qual ele tem nove anos e está em um acampamento com seu pai Matheus onde ele lhe conta uma história de um rei tirano e muito poderoso, que deixou a cidade em ruínas e fazia o seu povo sofrer muito, e também contou sobre pedras com poderes mágicos.

"Ouça...Pessoas más nem sempre voltam a ser o que eram e, provavelmente, querem fazer com que todas as outras também sejam assim. Nunca se deixe levar pelo poder, e sim pelo coração, pela amizade. Saber discernir entre o que é certo e o que é fácil, muitas vezes, mexe terrivelmente com a nossa cabeça." pág 14

Uma noite ele teve novamente esse mesmo sonho, mas lembrou com nitidez tudo o que o seu pai lhe contou, e ele sentiu uma imensa necessidade de ligar para seu melhor amigo Leonardo para compatilhar suas lembranças.
Ligou para Leo, em plena madrugada, e os dois marcam de se encontrar na praça de sua cidade. Lá, eles foram atacados e são salvos por um homem desconhecido, que os levou para um outro local, no qual foram novamente atacados e acabaram perdendo a conciência. Acordam em Manfelos, uma cidade no norte do Canadá, totalmente em ruínas. Nesse local, eles conhecem o homem que os salvou, Spellver, e também são apresentados ao Sr. Johnson, pai de Spellver, e duas garotas gêmeas, Blunnie e Judy.

"Era humanamente impossível imaginar que agora estava dentro das loucuras sonhadas. Fazendo parte de qualquer coisa que não parecia real aos olhos, mas já não se podia negar que estava ficando à beira da loucura. O fato é que nada era anormalidade. As histórias eram sólidas e se materializavam cada vez mais diante de si. " pág 93

Fred descobre que as histórias que seu pai lhe contava não eram apenas histórinhas, era tudo real, o livro que ele lera as histórias era na realidade o diário de sua vida. E agora o único capaz de salvar Manfelos, e enfrentar o rei do mal Mandraco, é ele próprio.
Fred segue em frente, mas sua mente fica conflitante entre o desejo de voltar para casa e ficar com sua família e ficar e ajudar seus novos amigos a salvar o povo de Manfelos e ao mesmo tempo ficar com a Blunnie, a qual ele se apaixona e começar a namorar.

"Lá no âmago, Fred ficava se perguntando por que estava falando coisas tão bobas e constrangedoras. Era o amor? O amor fazia isso a ele ou era de um conceito geral essa repercussão brega? Por que nossas palavras ficam tão vergonhosas e infantis quando amamos? pensou ele confrangido..." pág 188

Sobre os personagens, gostei de Leonardo por conta de seu humor, mas os outros não cheguei a me identificar com eles.

" - Legal vovô.
- Sim, é muito legal. Pare de caçoar, menino da franja lambida - caçoou Sr. Johnson se vingando de Leo pelo apelido senil." pág 196

A capa do livro é bonita, mas deixou um pouco a desejar para mim, deveria ter sido melhor pensada, já que não revela nada do tipo de história que se trata o livro. Sinceramente, se eu visse esse livro na livraria, eu pensaria que seria uma história adulta, mais direcionada para o público masculino, e nem pegaria o livro para ler a sinopse. Nunca iria advinhar que se tratava de um livro jovem de fantasia.
A diagramação é simples, folhas amarelas, o que me agrada.

Esse é apenas o primeiro livro de uma série, e os pontos que não me agradaram nesse, espero ser melhorados nos próximos volumes, e continuarei lendo a saga sem dúvida, pois a história em si é muito boa, e o escritor é muito criativo, se percebe a influência e seu amor pelos livros de Harry Potter. Recomendo.

Acesse o Artigo Original: http://www.lostgirlygirl.com/2012/09/resenha-93-manfelos-distorcao-da.html#ixzz26CLr1NWq

Moonlight Books 19/08/2012

Manfelos
Fred Gordon é um garoto de dezoito anos.
Vive numa cidade do Canadá chamada Balfohein. A própria cidade contém sua história e um passado bem interessante, contudo a sua fonte histórica ainda não é importante. A família Gordon possui, nesta saga, uma significativa participação na guerra que se aproxima.
Manfelos relata uma emocionante aventura, sobre o Apocalipse, numa visão bastante moderna e fictícia.
Você acompanhará as batalhas sangrentas entre o bem e o mal. Estará frente a frente com demônios, anjos, criaturas encantadas, exércitos... enfim: o sobrenatural.
O maior drama entre o céu e o inferno.

Fred tinha o costume de acampar com seu pai, Matheus, em um destes passeios, ainda entre oito e nove anos de idade, o pai lhe mostra uma pedra, dizendo que um dia ela seria dele, que sentia muito por isso, não queria que Fred tivesse que passar por aquilo, mas que sabia que o garoto faria a escolha certa, então conta ao menino uma história muito estranha, tirada de um velho livro de capa vermelha.
A história se passava na cidade de Manfelos, uma cidade onde todos viviam na maior alegria, até o dia, que seu governante, Mandraco, tomado pela ganância e sede de poder, passa a acreditar que somente ele era capaz de entender o universo. Assim, Mandraco começa a tratar os habitantes da cidade de forma humilhante, impedindo a entrada e a saída de qualquer um na cidade. Pior ainda que o comportamento de Mandraco, era sua residência, conhecida como "Casa-Castelo", um local que por fora era uma simples moradia, mas dentro um grande e obscuro castelo...
"Dizem que criaturas ferozes vagavam pelo seu interior misterioso. Que seus soldados eram capazes de voar..., e simplesmente possuía um manuscrito milenar, cujo teor escondia um segredo de estado."
O povo da cidade tentou pegar o tal manuscrito, mas jamais conseguiu, Mandraco o escondeu, guerras ocorreram, sangue foi derramado e Manfelos a cada dia ia ruindo mais e mais...
O garoto esperando pelo final feliz da história, foi surpreendido pelo pai, quando este disse que não sabia o final, o menino estranhou não existir um fim, mas logo o pai faleceu e aquilo ficou no passado.
Agora um adolescente, Fred sonha com aquele acampamento, quando acorda assustado com o ocorrido, decide tentar desvendar o mistério da história e marca um encontro, no meio da madrugada, com seu melhor amigo, Leonardo
Durante a conversa, os garotos vão ter sua cidade invadida por uma série de eventos sobrenaturais, ambos serão atacados, por criaturas nunca antes vistas, e num piscar de olhos ambos acordam em uma cidade fantasma, de nome...Manfelos.
Presos num mundo paralelo, onde dois meses equivalem a nove ou dez anos em nossa realidade, eles irão conhecer Blunnie, Judy, Spellver e Sr.Johnson, que serão seus aliados na batalha contra um terrível demônio, Esmallerz, que quer suas vidas e a total destruição de Manfelos e do mundo.

Bem acho que consegui passar uma parte das emoções e aventuras que Manfelos é capaz de proporcionar, eu nem consigo imaginar o que ainda está por vir, pois este é o primeiro livro desta série, e foi uma leitura tão envolvente, cheia de batalhas sangrentas, florestas e cidades que se movem, uma profecia em um manuscrito que precisa ser desvendada, criaturas sombrias, enfim uma leitura indicada para quem aprecia um enredo sobrenatural, que eu, particularmente, sou fã. Rafael, acertou em cheio, com o nome do livro, " A Distorção da Realidade", pois encontrei um mundo totalmente inacreditável e incomum em sua narrativa.
As pessoas estão cometendo suicídio. Os prédios estão apodrecendo.
Cada minuto que passa é uma chance a menos de vencer.
Como Fred sairá dessa emboscada?
O que o destino reserva para os personagens?

Parabéns, Rafael, e obrigada por me deixar viajar até Manfelos.

Tainiim 08/08/2012

Resenha Manfelos
Nativo do Canadá, Fred tem um sangue poderoso e importantíssimo para completar uma antiga profecia, porém o jovem rapaz não faz a mínima ideia disso.
Tudo começa durante um sonho do garoto de 19 anos que revive um acontecimento de sua infância há 10 anos atrás. O pequeno Fred Gordon está atento ouvindo as histórias que Matheus, seu pai, está lhe contando carinhosamente, fazendo com que nenhum detalhe lhe assustasse. Seu pai sabia que um dia Fred teria que passar por dificuldades e escolhas capazes de salvar muita gente.
Após o despertar de seu sonho, o garoto recorre ao seu melhor amigo Leonardo para aparentemente um simples desabafo. Porém, no meio da madrugada, os dois garotos saem para a rua e são surpreendidos misteriosamente por acontecimentos estranhos fazendo com que eles passem a viver um verdadeiro pesadelo.
Desacordados eles são levados até a cidade de Manfelos que está completamente destruída. Pessoas se suicidando a todo momento desesperadas com a situação e o tempo passando muito rápido não ajudam Fred e Leo que agora estão sozinhos, completamente perdidos e sem ao menos saber o que fazer. Seguindo as informações de um bilhete encontrado, eles são levados até uma mansão e acabam conhecendo seus mais novos parceiros de aventura, Spellver e Sr. Jonhson.
É claro que nem tudo começa a ficar mais fácil, (para os leitores a aventura fica mais fascinante, é claro) mas muito pelo contrário. Mais uma vez os garotos, agora juntamente com os dois homens, são surpreendidos pelo exército de Mandraco que quer desesperadamente a morte daquele que aparece na profecia e pode arruinar todos os planos do mal, FRED.
Infelizmente algumas coisas dão errado e Fred precisa salvar Leo que fora confundido e levado em seu lugar. Contando com a ajuda de mais duas belas moças, Blunnie e Judy, eles vão até a mágica Casa-Castelo para resgatar o amigo que nada tem a ver com toda aquela história.
É a partir de toda essa confusão que Fred percebe ser realmente o 5° Gordon, aquele que está escrito na profecia, capaz de carregar uma imensa responsabilidade em restabelecer a ordem na cidade de Manfelos e ser digno de elevar o bem sobre o mal.
Durante uma boa parte do primeiro volume da saga Septem Signum nos deparamos com elementos mágicos, "super poderes", duelos e até AMOR! Isso! Não é só porque prédios estão ruindo e pessoas más estão atrás de você que você não pode se apaixonar...não é mesmo?
Fred, Leo, Spellver, Sr, Jonhson, Blunnie e Judy são personagens de uma aventura fantástica em que nós todos, apesar de arriscada, ficaríamos orgulhosos de participar.
Eu realmente gostei muito deste primeiro volume e estou morrendo de curiosidade para saber o que vai acontecer nos próximos 3 lançamentos de Manfelos!! O autor da saga soube escolher muito bem as palavras para este volume que eu indico demais, pois é uma leitura muito fácil e gostosa de se fazer.
Manfelos é um destino mágico para todos os leitores.
"Profecias são descobertas e vividas..." Funner - Manfelos | A Distorção da Realidade

Elton Moraes 30/07/2012

Manfelos - A Distorção da Realidade - Livro 1
Olá, pessoal!
Hoje trago a vocês a resenha de um livro nacional, que eu gostei muito. Trata-se do livro Manfelos – A Distorção da Realidade, de Rafael de Souza, que ganhei num sorteio feito pelo próprio autor.
Espero que gostem.

Descrição:
Título: Manfelos – A Distorção da Realidade
Série: Septem Signum
Autor: Rafael de Souza
Editora: Dracaena
Páginas: 330

Sinopse: Em Manfelos, cidade ao norte do Canadá, quase não há mais resquícios de vida. A cidade se tornou uma lenda e encontra-se abandonada. Fred Gordon tem um sonho com seu falecido pai, que lhe conta uma história nada agradável. De repente, sem que esperasse por isso, ele se vê dentro daquele conto de terror. É parte da história. Precisa desvendá-la e sair vivo. Fred se vê numa corrida contra o tempo para deter um estranho lorde chamado Mandraco, o qual está reunindo um exército para concluir uma secreta tarefa.
Com a ajuda de seu amigo Leonardo, ele se une a Spellver, Sr. Johnson, Blunnie e Judy, os quais também parecem estar trancados na mesma história de terror. Todos eles se propõem a deter Mandraco, antes que a cidade de Manfelos traga algo muito pior que a morte.

Resenha:
Não sei nem como começar a resenhar, mas… Bem, como já mencionei, ganhei o livro num sorteio e fiquei, tipo, mega-hiper-feliz. Eu nunca tinha ganhado nada num sorteio, então… Bom, o livro chegou rapidamente em minhas mãos, e logo comecei a lê-lo. A história é fantástica. A maior parte se passa numa cidade chamada Manfelos, onde o caos está tomando forma. A história ronda, principalmente, em volta de um garoto chamado Fred Gordon, que, aos 18 anos, é um simples jovem que vive sua vida tranquilamente. Ao menos até ter um sonho com seu pai, de quando ele tinha nove anos. Era mais uma lembrança do que um sonho, relacionada à história de um demônio e uma pedra mágica. Só que é então que sua vida vira de pernas para o ar e ele acaba em Manfelos (tem que ler pra saber como ele chegou lá, hein!).

Citação:
– […] Nunca se deixe levar pelo poder, e sim pelo coração, pela amizade. Saber discernir entre o que é certo e o que é fácil, muitas vezes, mexe terrivelmente com a nossa cabeça […] – Cap. 1: A História e a Pedra.

O tempo passa rapidamente, não sabendo quando é dia e quando é noite. Quando você acha que passou alguns míseros minutos, na verdade já se passaram horas e o dia já é outro. O livro se superou, sinceramente. Sempre temos aquela: “Ui, o livro é brasileiro, então deve ser um porcaria”. ERRADO! Não quero puxar saco de ninguém, e estou somente dizendo a verdade.

A história é recheada de ação e aventura. Temos uma pitada de humor, por conta do personagem Leonardo. Há bastante mistério, suspense e um leve terror, que me deixou imaginando cada cena que transcorria na narração. Em meio ao caos que se alastra em meio a Manfelos, temos o início de uma paixão, relativamente, rápida entre Blunnie e Fred, mas que aumenta com o passar do tempo.

Pude sentir cada desejo, sentimento e dor vividos pelo protagonista. As escolhas de Fred não são fáceis, e perdas o fazem amadurecer ao longo da narrativa. O que eu imaginava era que algumas coisas não fossem acontecer. Não há uma grande reviravolta no livro, tanto por que é apenas o início de uma saga apocalíptica, mas o fim nos deixa com vontade de “quero mais, muito mais”.

Agora, falando um pouco da estrutura do livro em si. A capa é linda, feita por André Siqueira. Só achei que faltou um pouco mais de atenção na diagramação do livro. Exemplo: algumas partes em itálico no texto, que achei que não fazem muito sentido. E algumas partes em negrito, mesmo que fossem para destacar um grito, por exemplo. Exceto por isso, acho que o livro está maravilhoso.
Para quem não sabe, Balfohein e Manfelos, as cidades onde se passam a história, são totalmente fictícias. E os próximos volumes já possuem títulos: Manfelos – Repercussões do Caos, Manfelos – A Retenção de Esmallerz e Manfelos – Origens. O segundo volume da saga Septem Signum está previsto para ser lançado em 2013, então fiquem atentos.

Nane 30/07/2012

Manfelos - A Distorção da Realidade
O livro "Manfelos - A distorção da realidade" chegou em minhas mãos através de uma promoção do blog Moonlightbooks da Cida. De primeira eu achei a capa linda e a sinopse perfeita, a junção das duas me encantaram. Fazendo com que eu parasse a minha leitura de um outro livro para ler esse assim que ele chegou na minha casa.
Com muita ansiedade e expectativa comecei a minha leitura.
E me decepcionei.
Digo isso por várias razões, pois eu havia me encantado tanto com a capa, com a sinopse, com as resenhas que li e com a simpatia do autor, mas quando realmente tive a oportunidade de ter a minha própria opinião sobre o livro, não foi uma das melhores. Pois de início eu fiquei perdida em alguns momentos na narração do personagem e com certa dificuldade de elaborar alguns cenários e seres criados pelo autor.
A história é magnífica e a critividade não foi poupada, porém pouco elaborada. Pelo fato de ser um livro de fantasia, onde havia coisas não tão reais, precisava de um cuidado maior na narrativa, pois foi priorizado alguns detalhes menores e informações que até o final do livro não chegou a serem tão importantes.
As personalidades dos personagens também não foram muito trabalhadas, tornando o reconhecimento das falas apenas depois que lisse no final quem disse, podendo ser qualquer personagem. Com exessão do Leonard, que teve a personalidade um pouco mais diferente com o humor, e Fred, que era corajoso e tinha todas as dúvidas de um adolescente de 18 anos, todos os outros pareciam ser como o protagonista. Assim como a Judy, que nada fez durante todo o livro, sendo apenas mais um personagem, uma sombra de sua irmã gêmea, Blunnie.
Além de fantasia e mistério, o livro também tem romance. Um casal se forma no meio ao caos, o que é uma pontada de esperança apesar de todo desastre. Mesmo não sendo muito desenvolvido e algumas vezes um tanto clichê.
Mas não pense que o livro é assim uma perca de tempo, ou caso contrário eu não teria sequer terminado. A estória é muito boa, diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto em outros lugares. Sendo surpreendente e em momentos, como já na reta final, quase viciante. Na cena de uma das batalhas finais eu fiquei tão vidrada no livro que já estava sentindo cheiro de acre, que por sinal, é a parte mais emocionante. O autor entrou tanto na cena na hora de escrever que é possível você ouvir e sentir como se estivesse lá em Manfelos, assistindo o confronto.
Além disso, Rafael de Souza ainda dispôs de um vasto vocabulário, embelezando sua obra e enriquecendo o próprio leitor.
Por ser o primeiro livro de um novo escritor, os pontos que não me agradaram podem ser melhorados nos próximos volumes, e é por esse motivo que continuarei lendo a saga. Pois aposto nesse autor que tem uma mente fértil quando se trata de estórias.
Espero que vocês também possam dar uma oportunidade a obra, já que esta é a minha opinião. A sua pode ser diferente, e nada melhor que apenas conferindo o próprio livro para descobrir.

Nane
Rafael 30/07/2012minha estante
Nane, sua resenha é ótima.
"A distorção da realidade" é um livro que sofreu muito antes de ser publicado. O manuscrito passou por inúmeras reescrituras, foi maçante. Confesso que concordo com seus argumentos, principalmente pela caracterização das personagens. Posso lhe garantir alguns fatos presentes nos próximos volumes.

1) Estará mais forte a personalidade de cada um, diferindo-os com sucesso. Você não terá mais a dúvida de quem é quem quando ler uma fala;

2) Judy se tornará alguém importante. Foi bacana você apontá-la como personagem "sem vida" no primeiro volume, mas ainda não precisava dela. Pode esperar por uma garota de ação em "Repercussões do caos", próximo Manfelos.

3)Alguns mistérios não solucionados deixaram a desejar por ainda não ser a hora de explicá-los. Não é um pecado da série, fique tranquila. Não há nada posto nos livros que não sirvam para a série, você terá essa conclusão ao término de Manfelos 3 e 4!

Obrigado pela resenha crítica!
Espero surpreendê-la daqui pra frente.

Nane 30/07/2012minha estante
Olá Rafael,

Imagino realmente que a publicação de um livro não seja fácil, e se sua obra foi escolhida entre tantas é porque ela seja boa.
Aguardarei o lançamento dos próximos volumes, e acompanharei tanto a evolução dos personagens quanto sua escrita. E é por isso que amo sagas.

Sucesso em sua carreira :)

Fabi 27/06/2012

Manfelos-A Distorção da Realidade-Rafael de Souza
"Profecias são descobertas e vividas. Não se pode chegar e dizer com todas as palavras o que se deve fazer. O curso da história é uma lei imutável e tudo acontece por uma razão."

Fred Ornit Gordon terá uma importante missão pela frente, apesar de sua pouca idade, uma grande responsabilidade será depositada em seus ombros e ele não terá outra escolha, a não ser seguir em frente.

Manfelos é uma cidade enfeitiçada ou será melhor dizer amaldiçoada? O fato, é que a cidade, assim como seus habitantes enfrenta um grande mal, mas neste caso fiquem atentos, pois o mal que acomete a cidade te confundirá em tempo e espaço, as horas não mais farão sentido e a paisagem muda sem aviso.

Para decifrar o passado de seu amado pai e entender o melancolismo que o abateu em seus últimos momentos de vida, Fred aceitará trilhar por caminhos tortuosos, perigosos e certamente desconhecidos. O fardo a carregar se tornará insuportável e desesperador em muitos momentos de sua jornada, mas ele não estará só, como bom amigo que é, Leonardo não irá deixa-lo agora e outras pessoas se juntarão a eles nesta incrível estória.
Em meio ao caos e a destruição, a amizade, o amor e o ódio serão os combustíveis necessários para impulsioná-lo ao final. Terá Fred forças para deter o horror que a cada hora, a cada minuto se espalha cada vez mais pela cidade?

A guerra explodirá em Manfelos e as baixas serão inevitáveis e irreparáveis, mas tudo se justificará pela causa, por um bem maior. Será? Será mesmo que as vidas perdidas poderão ser justificadas? Quem Fred Gordon irá perder? Seu primeiro amor? Seu grande amigo? A família que lhe restou? Quem sabe o seu grande sacrifício se faça com sua própria vida? Que mal é esse que transformou Manfelos na cidade do horror e do medo?

Profecias serão decifradas, o passado se revelará amargo, a amizade será fortalecida, o amor nascerá em um beijo e a vitória chegará com o sacrifício.

Rafael de Souza nos leva a conhecer uma estória cheia de mistérios e magia, um mundo novo nos é apresentado em Manfelos, um livro que te faz querer adivinhar o capítulo seguinte e torcer, sofrer, amar e sorrir com seus personagens e ao final, nos restará apenas aguardar ansiosamente por Manfelos - Repercussões do Caos.

Camis 14/06/2012

Manfelos - A Distorção da Realidade
O livro narra a vida de Fred, um jovem que vive a normalidade diariamente. Durante os últimos dias Fred tem sonhado com a noite em que foi acampar com seu pai, na qual este lhe contou sobre uma cidade dominada por um líder cruel e que desde então vem sofrendo mais do que qualquer outra. É claro que, para aquele garoto de 9 anos que ouvia a história do pai, aquilo não passava de um conto de fadas. Mas não era bem assim...

Após um dos sonhos semelhantes que teve, Fred decidi se encontrar no meio da noite no parque na cidade com seu amigo Leonardo – o que de longe eu já sentia que não era uma boa ideia. Coisas estranhas acontecem naquela noite e, após situações inusitadas, na manhã seguinte Fred e Leonardo se encontram nos portões de Manfelos, uma cidade devastada e sofrida, que se assemelha muito àquela da história de seu pai... Será?

Em Manfelos, Fred descobrirá coisas sobre sua vida e sua família que nunca imaginou. E poderes que ele jamais sonhou ter vão colocá-lo cada vez mais em perigo.

Manfelos – A distorção da realidade é uma ótima pedida para aqueles que curtem uma boa ficção. Com uma narrativa corrida, um vocabulário rico e adequado, e muita ação não tem como não se divertir lendo essa proposta da Dracaena. No início eu confesso que fiquei um pouco perdida com os inúmeros desmaios que o Fred sofreu, mas depois descobri o motivo e percebi que não poderia julgar o livro por isso.

Elaise G. Lima 29/05/2012

Manfelos - A Distorção da Realidade
Primeiro livro de uma saga de quatro volumes, Manfelos – A Distorção da Realidade está sendo publicado pela Editora Dracaena e tem como autor Rafael de Souza.

O livro relata a história de Fred Gordon, um rapaz de 18 anos que mora com sua família em Balfohein, Canadá. Desde pequeno Fred sempre foi muito apegado ao seu pai, Matheus Gordon, e adorava acampar com ele e desfrutar dos momentos a sós entre pai e filho.

Um desses passeios foi marcante, pois através do que seria uma simples história fictícia, Matheus preparou um pouco seu filho para a realidade que ele teria que enfrentar anos mais tarde. O tempo passou, mas Fred nunca esqueceu a história que seu pai o contou enquanto acampavam no lago. E os sonhos que ele tinha constantemente o faziam acreditar que era algo relacionado a essa história.

Em uma noite em que tudo mudaria, Fred envolve seu melhor amigo, Leo, nessa inesquecível aventura cheia de mistérios. A partir de então Fred e Leo passam a contar com a ajuda de Spellver, Sr. Johnson e as gêmeas Blunnie e Judy para desvendar todo o enigma que envolve a cidade de Manfelos e vencer seus horripilantes inimigos.

Manfelos – A Distorção da Realidade é um livro cheio de mistérios que vão se desvendando ao longo da história como peças de um quebra-cabeça que precisam ser montadas pelos personagens, especialmente por Fred. A narrativa é envolvente e conduz o leitor ao mundo sobrenatural completamente destruído pelas forças do mal.